25 de setembro de 2021

Descubra a origem das portas de sua casa

portas-de-casa

Saiba como esse item tão essencial para as casas modernas nasceu e quais são os tipos mais usados nos dias de hoje. 

Atualmente, é impossível pensar em uma casa sem portas, não é mesmo? Essa é uma parte que 100% dos lares se preocupam em instalar. Mas, você sabe qual a origem das portas? Eles são bem antigos e, por mais estranho que possa parecer, foram criados para uma finalidade bem diferente da que estamos acostumados. 

Quer saber tudo sobre a origem das portas da sua casa? Então, continue com a gente neste post. 

Portas de casa: qual a origem? 

portas-de-casa

Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.

Os primeiros a concederem as portas da maneira que estamos acostumados, foram os gregos antigos. Pouco tempo depois, inclusive, foram os mesmos gregos que inventaram as portas automáticas. 

A invenção de Heron, de Alexandria, é o primeiro registro de automatização arquitetônica da história. 

Depois dessa época, nunca mais houve concepção de casas sem portas. No geral, encontramos registros de portas construídas com diversos materiais, embora a madeira seja o material mais popular. Outros materiais incluem alumínio, aço, ferro, plástico PVC e vidro.

Quais são os tipos de portas de casa mais comuns? 

portas-de-casa

Hoje em dia, como explicamos acima, existem muitas variações de portas disponíveis para as pessoas escolherem. O ideal é que você escolha um tipo que se adeque bem ao seu estilo de decoração. Isso faz toda a diferença na hora de compor a beleza do seu cômodo ou lar. 

Confira abaixo quais são os tipos de portas que mais fazem sucesso na decoração atual. 

Porta de abrir

O tipo de porta mais comum entre todos. Possui dobradiças verticais e precisa de um espaço livre para ser aberta do outro lado da casa ou do cômodo. Além de um bom espaço na parede para a instalação do batente.

Porta de correr

Como o próprio nome sugere, esse é o estilo de porta que, para ser aberto, corre sob trilhos. Tem a vantagem em relação a anterior de não precisar de um espaço para ser aberto. 

Porta basculante

Esse tipo de porta é muito comum em armários e garagens. Geralmente, possui abertura para cima, por meio de um basculante embutido. 

Porta pivotante

Tipo de porta mais comum para quem procura elegância para o seu ambiente. O pivotante  não necessita de dobradiças, pois fixa no batente com 2 pivôs e faz movimentos giratórios.

Geralmente, é usada nas entradas das casas e tem larguras maiores do que o padrão. É essencial para projetos de alto padrão e de luxo. 

Porta sanfonada

Talvez um dos tipos mais conhecidos no Brasil. Como o próprio nome já diz, esse tipo de porta lembra uma sanfona e tem as suas superfícies que se grudam ao abrir. É bem simples e tem a vantagem de ser bem econômica.

Porta camarão

Tem o mesmo princípio da porta sanfonada, mas com quantidade de dobradiças muito  menor. Além disso, geralmente é feita por um material mais durável, como a madeira. A porta camarão é indicada para ambientes com espaço reduzido.

portas-de-casa

Porta balcão

Tipo de porta que é muito indicado para espaços externos de sacadas, terraços ou varandas.

Tem a sua composição formada por duas folhas com ventilação, que são instaladas na parte externa, e duas folhas internas que trazem iluminação para o ambiente.

Porta holandesa

Tipo de porta que não é muito comum na arquitetura brasileira. Sendo comum mais no estilo europeu. Essa porta tem uma separação horizontal no meio, permite um controle maior da entrada e saída dos ambientes para quem tem animais de estimação, por exemplo.

Porta bang bang (ou vai e vem)

Modelo que não tem fechadura e é utilizado principalmente em cozinhas, bares e áreas de lazer.

Porta veneziana

O tipo de porta possui diversas aberturas horizontais, permitindo maior circulação de ar nos ambientes. Costuma ser utilizada em sacadas ou locais que não têm bastante circulação de ar.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Como escolher a porta de casa ideal? 

Agora que você já conhece tudo alguns modelos de portas que você pode escolher para a sua casa, que tal alguns passos para não errar na escolha? Confira abaixo. 

Para caprichar na decoração de interiores da sua casa, é necessário se atentar a diversos aspectos que vão desde o planejamento do espaço até a escolha de cada item. Os detalhes fazem toda a diferença, por isso, confira o passo a passo para criar um visual único e sofisticado para seu lar.

portas-de-casa

Tire as medidas do cômodo

Antes de escolher os modelos de porta, as cores das paredes ou qualquer outro item decorativo, é essencial ter a perfeita noção do espaço em que você vai trabalhar. Por isso, pegue uma trena para medir todo o ambiente que pretende decorar. Anote a altura do pé-direito e o comprimento das paredes.

A mobília precisa ser proporcional ao tamanho do cômodo, por isso, é importante considerar também o tamanho e a posição das portas e das janelas. Enquanto estiver fazendo a medição, você já conseguirá imaginar algumas alternativas interessantes.

Escolha um estilo decorativo

A escolha das portas e de todos os demais elementos também será guiada pelo estilo decorativo que você mais gosta. O Blog da Arbo já tem uma série de conteúdos explicando características de estilos variados e mostrando como aplicá-los ao seu imóvel. Você pode começar pelo nosso post sobre como escolher um estilo de decoração.

Para resumir, o ideal é que o visual do seu lar seja a representação da sua identidade. Isso pode ser refletido por vários aspectos, como a paleta de cores, o posicionamento e o estilo dos móveis, os recursos de iluminação e a maneira como os cômodos são divididos.

Busque referências

O passo seguinte é buscar referências visuais para se inspirar. Hoje é muito fácil encontrar conteúdos com dicas de decoração e muitas imagens. Depois de identificar o estilo decorativo que mais agrada, é só procurar por informações sobre ele para entender como implementá-lo.

Vamos supor que você tenha se interessado pela decoração minimalista, que é ideal para quem quer praticidade e funcionalidade. É interessante saber que um de seus componentes essenciais é o uso de cores neutras, como o branco, o preto e o bege. Além disso, os móveis priorizam as linhas retas e a economia de espaço, valorizando ambientes pequenos. 

Faça esboços

Pensando na melhor maneira de posicionar a mobília, ter uma representação visual de como o cômodo ficará depois de pronto vai ajudar bastante. Felizmente, não é necessário ser um expert dos desenhos para fazer isso, já que hoje temos muitos apps que ajudam a fazer isso.

Estabeleça um orçamento

portas-de-casa

A próxima etapa é estabelecer um orçamento, ou seja, procurar lojas especializadas e pesquisar o custo dos elementos que você gostaria de utilizar na escolha da sua porta. Obviamente, você vai encontrar uma infinidade de possibilidades com preços e padrões de qualidade distintos. 

Portanto, sua tarefa é definir prioridades: quais itens demandam um investimento maior? Será que algum elemento pode ser deixado de lado para viabilizar outro? É o momento de filtrar o que vale mais a pena e, claro, o que cabe no seu bolso.

E aí, gostou do conteúdo sobre portas de casa. O Blog da Arbo tem um monte de conteúdos para quem quer conhecer ainda mais sobre o tema e caprichar no visual do lar. Confira nosso post com tudo que você precisa saber para decorar sua casa.  

Postagens relacionadas

entrega-das-chaves

O que verificar antes da entrega das chaves imóvel?

Antes de realizar a entrega das chaves de um imóvel, é necessário verificar alguns pontos importantes. Confira quais são eles neste texto.  Entregar um imovél é quase tão complicado quanto entrar nele. São muitas etapas e processos que você deve prestar atenção na hora da entrega de chaves. É muito comum, por esse acúmulo de […]

plantas-para-o-quarto

Descubra quais são as melhores plantas para o quarto

Além de um ótimo item de decoração, as plantas podem ser essenciais para melhorar nossas emoções no interior de nossas casas. Por isso, iremos mostrar as melhores opções de plantas para o quarto Se você estiver buscando novas formas de decorar seu quarto ou realmente precisando trazer novas energias ao cômodo, as plantas podem fazer […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *