12 de maio de 2022

Primeira visita ao imóvel: o que observar?

primeira visita imóvel

A visita a um imóvel é essencial para que você decida comprá-lo (ou alugá-lo) ou não. Neste texto você vai conferir tudo que precisa observar para verificar se o imóvel é, de fato, o ideal para suas necessidades e preferências

Antes de comprar ou alugar um imóvel, é necessário conhecer todas as características da propriedade. Isso acontece na primeira visita à casa ou ao apartamento, que pode ser realizada tanto de forma virtual quanto de forma presencial.

A primeira visita a um imóvel é essencial para que o cliente – nesse caso, você – avalie se, de fato, a propriedade atende às suas necessidades e preferências. Para isso, é necessário verificar todos os detalhes, que, muitas vezes, não são observados e, por consequência, não são considerados.

Para que você não se esqueça de avaliar o imóvel como um todo, o Blog da Arbo preparou este guia, no qual você vai encontrar dicas sobre o que observar na primeira visita. Continue a leitura, pois, neste artigo, você vai conferir:

O que verificar na primeira visita ao imóvel?

Visitar o imóvel pela primeira vez pode parecer algo complexo. Contudo, é possível simplificar o processo com algumas orientações.

Para que você saiba exatamente o que observar para tomar sua decisão posteriormente, confira a lista abaixo, que contém os principais detalhes que não podem ficar de fora da sua avaliação.

1- A visita começa na chegada ao imóvel

A primeira visita ao imóvel deve começar antes mesmo de sua chegada à casa ou ao apartamento. Isso significa que você precisa estar atento a alguns fatores que poderão ser avaliados no percurso.

Para isso, saia de seu trabalho – ou de algum local que você costuma frequentar rotineiramente – e vá até o imóvel. Não tenha pressa, pois o caminho deve ser realizado da mesma forma que você irá percorrê-lo nos demais dias.

Durante a ida ao imóvel, é importante que você verifique como é o trânsito, bem como a qualidade e a segurança das vias.

Se você vai utilizar o transporte público após se mudar, fique atento para os pontos de ônibus localizados nas proximidades, bem como as linhas de metrô (em grandes centros urbanos).

Outra recomendação é, antes de chegar ao imóvel para se encontrar com o corretor, visitar diferentes ruas do bairro. Veja como a vizinhança se comporta, bem como se a infraestrutura da região é satisfatória para você e para sua família.

primeira visita casa apartamento
A primeira visita ao imóvel é essencial para avaliar se a casa ou o apartamento está em boas condições

2- Verifique o estado de conservação

Assim que você chega à primeira visita ao imóvel, deve se atentar ao estado de conservação da propriedade. Verifique todos os detalhes, desde as áreas externas até os ambientes internos.

Preste atenção no estado de conservação de toda a estrutura, como os pisos e as paredes. Não se esqueça de avaliar interruptores, tomadas, vasos sanitários e todos os outros itens que fazem parte do imóvel.

É importante verificar a qualidade e o estado de conservação dos objetos para que possa negociar a compra e a locação, o que envolve a definição de um valor que seja justo e benéfico para ambos os envolvidos.

3- Avalie toda a estrutura

E, por falar em estrutura, é importante que você saiba que esse é um dos aspectos mais importantes a serem observados na primeira visita – assim como nas demais. Isso acontece porque a má qualidade da estrutura de um imóvel pode comprometer não somente sua qualidade de vida, mas também sua segurança.

Nesse aspecto, são destacados três pontos principais: as instalações hidráulicas, as instalações elétricas e a alvenaria.

Instalações hidráulicas

Para verificar a qualidade das instalações hidráulicas, você deve procurar por vazamentos e pontos de umidade, que podem aparecer tanto nas paredes quanto nos pisos.

Para verificar entupimentos, por exemplo, é importante testar todas as torneiras do imóvel. Para isso, deixe a água correr por um determinado tempo e observe o que acontece.

Não se esqueça, também, de verificar os registros, as descargas e outros itens referentes às instalações hidráulicas.

Instalações elétricas

As instalações elétricas de seu novo imóvel precisam, necessariamente, estar em perfeito estado. Isso porque, caso apresentem alguma irregularidade, podem comprometer a segurança de sua família, uma vez que os erros podem favorecer a ocorrência de acidentes e até mesmo de incêndios.

Para verificar se tudo está em ordem, observe os interruptores, as tomadas e os fios (se houver algum aparente). Além disso, não se esqueça de conferir o quadro de distribuição de energia.

Alvenaria

Na primeira visita, você também precisa direcionar sua atenção à alvenaria do imóvel. Isso significa que você deve se atentar às condições das paredes, do piso, das portas e das janelas.

Nas paredes, verifique se há manchas e rachaduras. Nos pisos, é necessário analisar se a instalação está correta e se não há peças soltas ou estufadas. Nas portas e janelas, não se esqueça de observar se todas estão abrindo corretamente.

Caso as paredes, os pisos, as portas e/ou as janelas apresentem irregularidades, é necessário contratar um profissional de reparos, o que vai interferir no valor da compra ou da locação.

primeira visita imóvel detalhes
Uma inspeção detalha faz parte da primeira visita ao imóvel

4- Tome notas, tire fotos e grave vídeos

Durante a primeira visita ao imóvel, é essencial que você tome notas das informações que o corretor está fornecendo. Você pode anotar os itens mais relevantes em um bloco de papel ou até mesmo no seu celular. Nesse caso, o importante é escrever para não se esquecer depois.

Além disso, a orientação é tirar fotos e gravar vídeos do imóvel apresentado. Isso fará total diferença na hora de analisar qual opção é, de fato, a ideal para você e para sua família.

5- Verifique o trânsito e a infraestrutura do bairro

Você já sabe que é importante conhecer o trajeto entre seu possível novo imóvel e os locais que frequenta com regularidade. Essa orientação, com certeza, vai te ajudar a avaliar o trânsito que deverá ser enfrentado todos os dias.

Outro ponto que você deve se atentar é a infraestrutura do bairro. Quando se mora em uma região bem abastecida de produtos e serviços, raramente é necessário se deslocar por grandes distâncias.

Dessa forma, verifique se o bairro – ou as regiões próximas – possuem mercados, farmácias, bancos, shoppings, comércios e outros locais que você geralmente precisa. Caso tenha, o bairro deve ser considerado positivo, uma vez que você não precisará enfrentar o trânsito sempre que quiser resolver alguma pendência.

primeira visita corretor de imóveis
Desde a primeira visita, você deve contar com o auxílio de seu corretor de imóveis

6- Visite o imóvel mais de uma vez e em dias e horários diferentes

Por fim, a indicação é que você visite um mesmo imóvel mais de uma e em dias e horários diferentes. Esse aspecto é essencial para que você verifique como é, de fato, morar no local.

A rotina de um bairro varia de acordo com os dias da semana e com as horas do dia. Suponha, por exemplo, que a rua de seu futuro imóvel abrigue uma feira nos sábados pela manhã.

Se você visitar o imóvel somente na parte da tarde, não saberá como a feira pode impactar sua qualidade de vida, uma vez que é possível que esta produza barulhos e até mesmo comprometa o trânsito.

Ao visitar o imóvel mais de uma vez, é possível observar, também, o comportamento dos vizinhos. É provável que, durante o dia, os moradores estejam fora de suas casas e apartamentos por conta do trabalho.

Dessa forma, é essencial visitar a propriedade à noite, para entender como os vizinhos agem quando realmente estão em casa.

Se você deseja saber mais sobre o tema, confira o vídeo Checklist: o que observar na hora de visitar um imóvel, publicado no canal ZAP, no YouTube:

Agora que você já sabe quais detalhes observar na primeira visita ao imóvel, pode começar a agendá-las. Se você ainda não se interessou por um imóvel ou deseja conferir outras opções, não deixe de acessar o Portal da Arbo.

Lá, você vai encontrar milhares de casas, apartamentos e muito mais em centenas de cidades brasileiras. Temos certeza de que a opção ideal para você está aqui. Ah, e não se esqueça de utilizar nossos filtros de busca para encontrar o imóvel que atende a todas as suas necessidades e preferências.

Para conferir conteúdos semelhantes a esse que você acabou de ler, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui, você vai encontrar artigos sobre o que avaliar antes de comprar um imóvel, bem como dicas para organizar sua mudança.

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos da semana diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

como organizar um quarto pequeno

Como organizar um quarto pequeno: veja 5 dicas

Quer deixar seu cantinho mais bonito e funcional? Confira nossas dicas e aprenda a organizar um quarto pequeno com praticidade e estilo!  Organizar um quarto pequeno pode até parecer uma tarefa muito difícil, mas é possível deixar o ambiente mais agradável e aconchegante. É importante entender quais são suas necessidades, ter consciência do espaço disponível. […]

Veja se disponibilizar o imóvel para alugar é vantajoso

Investir no mercado imobiliário é uma excelente opção para quem busca rentabilidade. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é disponibilizar o imóvel para alugar O mercado imobiliário é tido como um dos investimentos mais tradicionais pelos brasileiros. Isso porque o setor apresenta uma boa estabilidade e os resultados para os investidores costumam ser […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *