18 de outubro de 2021

Tipos de copo: quais você deve ter em seu imóvel?

tipos de copo como usar

Se você está de mudança, deve saber que existem diversos tipos de copo. Neste texto você vai conhecer quais precisa ter em sua nova casa

Nada melhor do que receber os amigos em casa, organizar uma noite de pizza ou só curtir um filme na companhia de pessoas especiais, não é mesmo?! E para tudo ficar ainda mais perfeito, não pode faltar comidas e bebidas para acompanhar. E você sabia que para cada bebida há tipos de copo específicos? Sim, é verdade!

A função de um copo pode parecer óbvia, mas, além de ser um recipiente para beber algo, a peça pode valorizar o sabor e ajudar na apresentação da bebida. Nesse momento, é possível que você esteja se perguntando quais são as diferenças entre os tipos de copos e, principalmente, quando usá-los.

Para te ajudar na hora de escolher o copo ou taça ideal para servir os seus convidados, o Blog da Arbo preparou este guia  completo, no qual você vai descobrir os tipos de copos existentes e seu uso correto. Confira:

O que são tipos de copos?

Antes de tudo, você deve estar se perguntando: “como assim tipos de copo? Não é possível usar o mesmo pra tudo?”. Sim, é possível, mas existem muitos modelos que são fabricados com um formato único para promover a melhor experiência no momento de degustar a cerveja, o drink, o whisky e outras bebidas.

Inclusive, o tipo de material usado na fabricação influencia na liberação das características olfativas de cada bebida. Enquanto os de vidro são mais resistentes, os de cristal são mais leves e sonoros e, como contam com chumbo em sua composição, são mais porosos. Isso porque as moléculas da bebida se dividem ao baterem contra a parede da taça, liberando assim toda a sua intensidade.

Usar o copo adequado faz muita diferença, principalmente, na hora de receber visitas em casa e deixar esse encontro entre amigos e família ainda mais gostoso. Curioso (a) para conhecer as diferenças e especificidades de cada copo? Então continue a leitura!

tipos de copo indicações e usos
Existem diversos tipos de copo e é importante que você conheça as características e as indicações de uso de cada um

Quais os tipos de copo que toda casa deve ter?

Agora que você já sabe por que há vários tipos de copo no mercado, veja a seguir os modelos de copos e taças ideais para apreciar cada bebida.

1. Americano

O mais popular dos copos é o americano, que tem capacidade para 190 ml. Ele é usado para os mais diversos fins pela sua praticidade, acomodando cafés, sucos, refrigerantes, cerveja, entre outros.

Apesar do nome, a produção é brasileira: é um orgulho nacional e seu tamanho garante que a bebida, seja ela quente ou gelada, esteja na temperatura ideal até o último gole.

2. Lager

Com formato alto e cilíndrico, esse tipo de copo foi desenvolvido para tomar cervejas que são do tipo lager.

Sua forma facilita a produção de espuma e garante a manutenção da temperatura e do gás por mais tempo. Ele tem capacidade para 250 ml ou 350 ml de cerveja.

3. Pokal

Também desenvolvido exclusivamente para cervejas, esse formato facilita ver o líquido e o estreitamento da borda ajuda na retenção dos aromas, que vão direto ao nariz. Ele é ideal para tomar os mais variados tipos de cerveja, sejam elas claras ou escuras.

tipos de copos bebidas
Dentre os tipos de copo mais comuns, há o de chopp, que é utilizado tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais

4. Weizen

Também na linha de cervejas, o weisen é um dos tipos de copo que foi desenvolvido para apreciar cervejas feitas à base de trigo. 

Como comporta até 500 ml da bebida, permite que todo o conteúdo de uma garrafa seja colocado no copo para a cerveja ser apreciada aos poucos. 

Sua boca, que é estreita, garante uma melhor formação de espuma, o que também ajuda a manter a temperatura ideal e o gás da bebida por mais tempo.

5. Canecas de chopp

Há vários modelos de canecas que são usadas, preferencialmente, para servir chopes. Bastante conhecidas nas festas alemãs — em que são chamadas de mugs — ou inglesas, são usadas, principalmente, pelo tamanho, formato e tradição, já que foram os primeiros tipos de recipientes de vidros usados para servir cervejas. Suas alças ajudam a não esquentar o líquido interno com o calor das mãos.

6. Taça de whisky

Desenvolvido para servir whisky, esse copo é baixo e tem boca larga para acomodar várias pedras de gelo. 

A peça também costuma ser usada para outras bebidas, como caipirinhas, saquerinhas e o drink negroni, que é feito com gim, Campari, Vermute e rodelas de laranja.

7. Copo de suco

O copo de suco considerado ideal comporta aproximadamente 300ml de bebida e é mais alto para permitir que sejam acrescentadas pedras de gelo. 

Tem formato fino e alto e foi desenvolvido para que a bebida seja degustada aos poucos. E não há nada melhor que um suco natural bem geladinho que dure tempo suficiente para refrescar o calor, não é mesmo?!

8. Copo de shot

Pequenos e com capacidade que varia entre 35 a 60 ml, o copo de shot foi desenvolvido para bebidas fortes como tequila, rum, cachaça, vodca e outros destilados, o que facilita a ingestão em apenas um gole, o famoso shot.

tipos de copo variedade
As peças dedicadas aos shots também são essenciais para quem deseja ter uma variedade de tipos de copo em casa

9. Copo para cachaça

Idêntico a um copo americano, mas com proporções muito menores, esse é um dos tipos de copo ideal para apreciar uma boa cachaça. A peça é diferente do copo de shot apenas pelo formato e desenho. 

O copo para cachaça comporta entre 45 e 60 ml de bebida e também permite tomar a bebida em apenas um gole.

10. Taça para água

No ramo de taças, há diversos tipos e formatos e, inclusive, existe uma específica para água. Porém, a única função dela é dar mais elegância para beber o líquido, já que, por natureza, a água não possui sabor nem odor que possa ser alterado pelo formato do copo.

11. Taça para degustação

Já a taça de degustação foi desenvolvida para permitir a degustação dos mais variados tipos de vinhos. Ela tem o tamanho menor, haste mais curta e boca estreita, tudo que favorece a retenção dos aromas e a oxigenação da bebida.

12. Copo de espumante

A taça para espumante tem haste longa, que evita que a temperatura da mão esquente a bebida. 

O formato alongado e com a boca estreita permite que os aromas e as borbulhas formadas pelo gás carbônico do espumante durem mais tempo e garanta a qualidade até o último gole.

Dentre os tipos de copos que você precisa ter em casa, há o de espumante, que pode ser usado em diversas ocasiões especiais

13. Licor

Ao servir licores ou outras bebidas doces e mais densas, prefira as taças de licor, que são de tamanho médio a pequeno, parecidas com as de degustação, mas feitas com vidro mais grossos. 

Com haste mais curta e boca estreita, favorecem que o líquido seja consumido aos poucos, o que garante a melhor degustação da bebida.

Tipos de copo descartável

Os copos descartáveis também fazem parte do nosso cotidiano, até mesmo em casa. Os materiais mais famosos e mais usados são o poliestireno (PS), o polipropileno (PP) e o PET. 

Estes não são indicados para servir bebidas quentes, pois, caso tenham contato com o calor, podem liberar substâncias tóxicas. 

O polipropileno possui o número “5” no símbolo triangular embaixo do copo. É um dos mais seguros para a alimentação, sendo transparente, reciclável e não tóxico. 

Já as embalagens feitas com o material PET possuem o número “1” no símbolo triangular. É usado em garrafas de refrigerante e água, por exemplo. Tem resistência química e é uma barreira contra gases e odores. Seu material é transparente e brilhante.

Na maioria das vezes, as pessoas consideram que toda essa variedade de copos é uma coisa bem supérflua. 

No entanto, como conhecimento nunca é demais, entender os diferentes tipos de copo e descobrir o propósito de acordo com a bebida a ser servida é algo bem interessante e que com certeza você pode precisar em algum momento.

Se deseja saber mais sobre o uso dos diferentes tipos de copo, assista ao vídeo Como usar: taças e copos, publicado no canal Vida de Casada, no YouTube:

Quer conferir mais dicas para decorar e organizar seu novo imóvel? Então continue a navegar pelo Blog da Arbo.

Você pode, ainda, se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

caixas-para-mudança

Caixas para mudança: saiba como escolher

Vai se mudar, mas está na dúvida sobre como preparar suas coisas? Aprenda a se organizar e veja onde conseguir as caixas para mudança. Quem já fez mudança para um novo imóvel sabe que esse costuma ser um processo bastante trabalhoso. Sempre vem aquele receio de quebrar ou de perder alguma coisa importante. E uma […]

primeira-casa

O que você deve saber para comprar a primeira casa

Investir em um imóvel é um passo importante na vida de muitos brasileiros. Por isso, antes de comprar uma casa, é necessário estar atento a todas as informações da negociação e do mercado Se você deseja investir em um imóvel e decidiu que está na hora de comprar sua primeira casa, precisa se preparar para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *