19 de maio de 2022

Tecido boucle: conheça a tendência decorativa de 2022

O tecido boucle pode ser utilizado tanto em sofás e em poltronas quanto em cortinas. Sua aparência inconfundível o tornou uma das principais tendências

Decorar e redecorar imóveis é uma atividade terapêutica para muitas pessoas. Muitas vezes, os moradores sentem a necessidade de mudar os cômodos e, por isso, buscam informações sobre as principais tendências decorativas do momento. Em 2021, um dos principais destaques é o tecido boucle, que pode ser utilizado na confecção de estofados, como sofás e poltronas, e de cortinas.

Para saber mais sobre a tendência, basta continuar a ler esse artigo. Nesse texto você irá conhecer as principais características do tecido boucle, bem como seus principais usos para a decoração de casas e de apartamentos. Ao final, irá conferir, também, algumas das tendências decorativas que vão marcar o ano de 2022.

Quer saber mais sobre o tecido boucle? Continue conosco!

O que é tecido boucle?

Criado na década de 1940, o tecido boucle surgiu, inicialmente, com o objetivo de ser a matéria-prima para a produção de poltronas. Entretanto, com o passar dos anos, sua beleza e seu conforto foram reconhecidos por arquitetos e por designers de interiores e, assim, seu uso se estendeu para outros estofados, como sofás e, também, para cortinas. 

No Brasil, o tecido boucle ainda é pouco utilizado, mas a tendência ganhou força ao integrar a lista de principais tendências de decoração de 2022. Desse modo, é esperado que o tecido apareça em diversos itens decorativos de casas e de apartamentos.

Saiba mais sobre o tecido boucle neste vídeo do canal 3S Decorações, disponível no Youtube.

A textura e o glamour são os principais atributos do tecido boucle, que é considerado, ao mesmo tempo, confortável, sofisticado e elegante. Conforme mencionado acima, pode ser utilizado na produção de estofados e de cortinas, mas também de outros itens decorativos, capas de vasos e cachepôs.

O tecido boucle pode ser utilizado em diversos estilos decorativos, como na decoração escandinava e até mesmo na decoração rústica. No primeiro caso, a indicação é optar por poltronas e por cortinas de cores claras, que conferem aconchego ao ambiente.

Já em cômodos que seguem o estilo rústico, a dica é investir em peças de cores relacionadas à natureza, como o marrom. Nesse caso, é importante criar um contraponto entre o tom das poltronas e dos demais elementos do ambiente.

Descubra como utilizar o tecido boucle na decoração de seu imóvel

Ao contrário de tendências da moda e da beleza, as tendências de decoração podem durar muitos anos. E essa é a expectativa para o tecido boucle, que promete ser um dos maiores protagonistas da decoração de salas de estar e de salas de jantar.

Para utilizar a tendência em sua casa ou em seu apartamento, veja as dicas abaixo:

Tecido boucle em cadeiras

O tecido boucle pode ser utilizado para a produção de cadeiras. De textura fofa e extremamente confortável, permite que o mobiliário seja mais do que apenas um artigo decorativo da sala de jantar.

Com o tecido boucle, as cadeiras se tornam aconchegantes para moradores e para visitantes, que podem desfrutar de um momento confortável e elegante na companhia de pessoas importantes.

Poltronas confortáveis e sofisticadas

Conforme mencionado acima, o tecido boucle foi, inicialmente, criado para compor poltronas. E, atualmente, o uso para a produção desses móveis ainda é muito comum. 

As poltronas são artigos decorativos importantes não somente para a estética dos cômodos, como as salas e os quartos, mas também para o conforto dos moradores. Desse modo, se o seu objetivo é obter aconchego e elegância, aposte no tecido boucle.

Existem diversos modelos de poltronas disponíveis e, por isso, não é necessário encomendar uma peça única. Entretanto, essa ação é recomendada caso você deseje ter um móvel personalizado e adaptado ao seu imóvel.

Tecido boucle em sofás

Os sofás também podem ser produzidos em tecido boucle. No entanto, os modelos não podem ser encontrados com facilidade, uma vez que o tecido é sofisticado e, por isso, possui um custo superior ao de outras opções.

Contudo, isso não significa que você deve desistir de ter um sofá de tecido boucle em sua casa ou em seu apartamento. Nesse caso, o ideal é que você busque referências de modelos e faça uma encomenda em uma loja especializada.

Lembre-se de considerar os aspectos do estilo decorativo do cômodo para acertar nas cores e no modelo do sofá.

Mesas de centro

Por fim, é necessário apontar que o tecido boucle também pode ser utilizado na confecção de mesas de centro. Esse uso é incomum e, por isso, pode trazer personalidade e originalidade para os cômodos de seu imóvel.

Na maioria dos casos, as mesas de centro de tecido boucle se parecem com banquetas baixas e, por isso, podem ser posicionadas entre o sofá e a estante, por exemplo.

Apesar de a possibilidade ser uma boa opção para quem deseja inserir o tecido boucle na decoração, é necessário se lembrar de que a harmonia deve estar presente na decoração dos cômodos. Por isso, se seu sofá e suas poltronas já são confeccionados com o material, prefira não sobrecarregar o ambiente com o uso excessivo do tecido.

As principais tendências de decoração de 2022

O tecido boucle é uma das tendências de decoração de 2022, mas não é a única. Para que você conheça as principais, o Blog da Arbo preparou a lista abaixo:

Imóveis inteligentes

A tecnologia é uma tendência não somente para 2022, mas também para os próximos anos. E é claro que o cenário abrange, também, os imóveis. Desse modo, as casas e os apartamentos inteligentes, que já são uma realidade no Brasil e no mundo, irão se tornar comuns.

Os imóveis inteligentes utilizam recursos de automação, que se comunicam por meio de uma rede. Dessa forma, os moradores conseguem administrar funções de forma remota, como acender e apagar luzes e ligar e desligar o ar condicionado.

Quer saber mais sobre o tema? Clique aqui e tenha acesso ao texto completo no Blog da Arbo.

Ambientes integrados

Os ambientes integrados são uma verdadeira tendência de decoração, especialmente para casas e apartamentos que apresentam áreas modestas. Um dos principais motivos para a adesão da tendência é o home office, que exige que os moradores adaptem suas residências.

É possível integrar os ambientes de diversas formas e, assim, obter espaços funcionais e confortáveis, com o máximo de aproveitamento de espaço.

Contato com a natureza

Ao mesmo tempo que a tecnologia surge como uma tendência de decoração, o contato e a conexão com a natureza assume uma importância ímpar para os moradores. Esse fato se deve, principalmente, à força que o discurso sustentável possui atualmente.

Entretanto, essa não é a única razão. Por estarem localizados, especialmente, em grandes centros urbanos, os imóveis são atingidos por fatores prejudiciais, como a poluição. Dessa forma, a natureza se mostra uma excelente aliada.

Diante desse cenário, é comum encontrar plantas e árvores de diversas espécies em casas e em apartamentos de todos os tamanhos. Além de contribuir com a estética dos ambientes, são responsáveis por trazer mais qualidade de vida aos moradores, já que apresentam muitas vantagens, como a melhora do ar.

Se você se interessa pelo contato com a natureza, precisa conhecer a tendência Urban Jungle. Clique aqui para conferir o artigo completo sobre o tema.

A predileção pela madeira

A madeira é, atualmente, um dos principais materiais da decoração contemporânea. Isso porque é versátil e se adapta facilmente a diversos estilos decorativos, como a tendência escandinava e a tendência rústica.

O material pode ser utilizado tanto na composição de móveis quanto na produção de objetos decorativos, como vasos de plantas e estatuetas. A madeira pode trazer uma atmosfera elegante e rústica aos cômodos, o que confere benefícios estéticos ao imóvel como um todo.

Não se esqueça de avaliar todas as possibilidades para inserir o material na decoração de sua casa ou de seu apartamento.

Quer conferir mais tendências de decoração? No vídeo do canal Dênia Carla Arquitetura, no YouTube, a arquiteta mostra ideias e dicas importantes. Vamos assistir?!

Qual é a sua opinião sobre esse artigo?

Agora que você já conhece as características e as formas de inserir o tecido boucle na decoração de sua casa ou de seu apartamento, não se esqueça de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo. As informações apresentadas te ajudaram de alguma forma? Qual das tendências de decoração de 2021 mais chamou a sua atenção? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Quer conferir artigos semelhantes? Então continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra, por exemplo, dicas para não errar na mudança de imóvel, bem como informações sobre o consórcio de imóveis.

O Blog também é o lugar ideal para saber mais sobre decoração. Aqui você encontra orientações para renovar todos os cômodos e áreas exteriores de casas e de apartamentos, como quartos, banheiros, jardim e muito mais. Para conferir todas as informações sobre o tema, basta clicar aqui para acessar o artigo completo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar a resolver inúmeros problemas do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, informações sobre os melhores provedores de internet das principais cidades do Brasil, como São Paulo e Curitiba, e o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica e de água.

Por fim, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo, que reúne milhares de casas e de apartamentos em mais de 300 cidades do Brasil. Use nossos filtros de busca para encontrar o lar ideal para você e para sua família.

Postagens relacionadas

sala-minimalista

Sala minimalista: saiba como aplicar a decoração

Quer renovar os cômodos de seu imóvel e pensa em algo simples, mas moderno? Então a sala minimalista é uma opção que você precisa conhecer Decorar com pouco é o princípio básico do estilo minimalista. A tendência é bastante comum entre os brasileiros, já que preza pela organização e pela funcionalidade dos ambientes. Por isso, […]

portas-de-casa

Descubra a origem das portas de sua casa

Saiba como esse item tão essencial para as casas modernas nasceu e quais são os tipos mais usados nos dias de hoje.  Atualmente, é impossível pensar em uma casa sem portas, não é mesmo? Essa é uma parte que 100% dos lares se preocupam em instalar. Mas, você sabe qual a origem das portas? Eles […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *