12 de maio de 2022

Vistoria de imóveis: as melhores dicas para não errar

Vistoria-de-imóveis

Existem vários fatores que devem ser levados em conta antes de adquirir uma residência. A vistoria de imóveis, por exemplo, pode evitar problemas futuros e garantir que você faça um bom negócio

Só quem já teve contratempos depois de uma vistoria mal executada sabe o quão estressante essa situação pode ser. O ideal é que a vistoria de imóveis documente detalhadamente quais são as condições do imóvel. 

Outra recomendação é que o comprador esteja presente na hora da inspeção. Mas, para falarmos do que verificar na vistoria antes de comprar um imóvel, primeiro precisamos entender por que ela é tão importante. 

A vistoria de imóveis é uma análise cuidadosa que pode revelar defeitos na construção e inconvenientes com os quais o proprietário teria que lidar no dia a dia. É a oportunidade de evitar erros, ainda mais se estiver pensando em comprar seu primeiro imóvel.

Pensando nisso, listamos os principais aspectos para ficar de olho na hora de conhecer melhor aquela casa ou apartamento dos sonhos. Você vai aprender várias dicas para fazer uma boa inspeção e evitar problemas futuros. Confira!

As melhores dicas para você!

Vistoria-de-imóveis

A decisão de investir em uma casa ou apartamento requer atenção a cada detalhe antes de fechar negócio. Saiba o que avaliar para assegurar sua satisfação com a nova moradia.

Conheça a vizinhança

Ter mais qualidade de vida é um dos principais objetivos de quem quer mudar de casa. Então, para se certificar de que a nova moradia é boa para você, comece visitando o local em diferentes horários para entender o ambiente. 

Veja como é o movimento nas ruas próximas e se o lugar é barulhento. Pesquise locais de interesse como escolas, supermercados e hospitais. Para quem usa o transporte coletivo, é bom descobrir logo de início as linhas de ônibus que passam pela região.

Outro ponto interessante é falar com os vizinhos para saber se o bairro é seguro. Quem está adquirindo um apartamento pode conversar com o síndico ou o zelador para obter informações sobre a estrutura do prédio e as regras do condomínio.

Teste a rede elétrica

Na hora de fazer a vistoria no imóvel, leve uma lâmpada para testar bocais e interruptores. Um carregador de celular é suficiente para ver se as tomadas estão funcionando. Olhe atentamente em busca de sinais que indiquem problemas elétricos, como fios expostos e retorcidos. No banheiro, veja se a fiação do chuveiro está bem protegida.

Outra boa dica é verificar se a instalação elétrica do imóvel tem fio-terra, essencial para evitar danos em caso de quedas de raios. Se estiver planejando a mudança para um apartamento, verifique se há extintores próximos e em bom estado. Procure também a caixa de disjuntores e veja se ela tem algum indício de ferrugem.

Sobre esse assunto, o canal Oficina Arquitetura e Construções realizou um vídeo em que aponta quais são os principais lugares para vistoriar e a maneira que esses locais devem ser observados. Seguindo esses conselhos, você evita de não ter nenhum problema com o futuro possível imóvel.

O vídeo foi publicado em julho de 2016, mas as dicas servem para qualquer momento. Quer ver a explicação na íntegra? Então saiba tudo sobre esse assunto a seguir.

E aí, o que achou das dicas apresentadas pelo canal Oficina Arquitetura e Construções? Deixe nos comentários a sua opinião no que diz respeito a explicação registrada no vídeo acima.

Verifique a rede hidráulica

Para testar os encanamentos, abra torneiras, chuveiros e registros. Preste atenção à cor da água – se ela estiver turva, significa que a tubulação precisa de manutenção. Além disso, procure por possíveis goteiras e vazamentos 

Verifique as pias para garantir que não há sinais de entupimento. No banheiro, acione a descarga e observe a vazão da água. Veja também se as louças e metais estão bem conservados.

Examine paredes, piso e teto

Procure por rachaduras nas paredes e passe a mão nelas para identificar ondulações ou pintura estufada. Manchas, principalmente perto do teto ou do chão, indicam a possibilidade de infiltrações. Olhe atentamente os azulejos em busca de defeitos no assentamento.

Leve um cabo de vassoura para testar o estado do piso. É só bater no chão e prestar atenção ao som – um ruído oco indica que a cerâmica não está bem assentada e pode descolar. Verifique ainda a existência de buracos e riscos. Você também pode usar uma bolinha de gude ou de pingue-pongue para verificar o caimento do piso.

Vistoria-de-imóveis

Observe portas, janelas e vidros

Abra e feche todas as portas para analisar o estado das fechaduras, maçanetas e chaves. Elas precisam trancar e abrir sem muito esforço. Também é importante verificar sinais de ferrugem e corrosão por cupim. 

O mesmo vale para as janelas. Veja se elas abrem e fecham com facilidade e aproveite para conferir o estado das vidraças – rachaduras e estilhaços podem comprometer a segurança. Se o imóvel já inclui alguma mobília, como armários ou estantes, teste portas e gavetas. 

Seguindo nossas dicas, você conseguirá fazer uma vistoria de imóveis detalhada. Lembre-se de tirar fotos e anotar tudo que for relevante para garantir que o local esteja em perfeitas condições para os novos moradores.

Gostou do artigo? Então aproveite e veja algumas ideias de decoração simples para deixar o novo lar com a sua cara sem gastar muito.

Qual a importância da vistoria de imóveis?

vistoria-de-imóveis

A vistoria de imóveis tem como objetivo documentar condições de habitabilidade de uma casa ou apartamento. Pode ser feita em situações de compra ou de locação, representando sempre uma garantia aos envolvidos e evitando problemas futuros. 

O profissional responsável pela vistoria do imóvel deve ser qualificado, pois o laudo sem embasamento técnico pode ter a legalidade contestada em uma disputa jurídica. Por isso, é essencial que o técnico tenha formação específica, podendo também fazer parte do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, o IBAPE.

O que você deve verificar antes da compra?

Existem muitos elementos que devem ser observados em uma vistoria de imóveis para ela ser feita com qualidade. Aqui vai um checklist: 

Pintura

  • Verifique a pintura de todas as paredes que ficam expostas à chuva e ao sol.
  • Fique atento às manchas que podem indicar possíveis infiltrações.
  •  Veja se azulejos e pisos estão padronizados no banheiro e cozinha. 
  • Observe se as paredes estão planas e regulares. 

Pisos

  • Note se os pisos não apresentam manchas, riscos, buracos ou rachaduras. 
  • Em caso de piso de tacos ou laminados, veja se estão faltando peças.
  • Preste atenção se o piso apresenta som característico de oco. 

Portas e janelas

  • Trincos, fechaduras e maçanetas devem funcionar corretamente.
  • Fique atento se todas as chaves correspondem às portas. 
  • Verifique se não há esforço ao abrir e fechar portas e janelas.
  • Observe se existem manchas ou irregularidades em esquadrilhas e vidros. 

Sistema elétrico

  • Observe se existem fios expostos.
  • Teste tomadas, interruptores, chuveiros e campainha.
  • Se atente ao quadro de força e em caso de apartamentos, aos extintores. 
  • Atenção em caso de fiação antiga.

Fachada 

  • Verifique a segurança e estado de portões, portas e janelas. 
  • Se existirem portões elétricos, veja se estão funcionando corretamente.

Sistema hidráulico

  • Teste torneiras de todos os cômodos para ver se há vazamento.
  • Avalie o funcionamento de registros.
  • Preste atenção em ralos e canos.
  • É muito importante verificar a pressão e o funcionamento de descargas.

Se o imóvel for novo, observe se tudo está de acordo com a planta. Para isso, o comprador deve ter em mãos o memorial descritivo do imóvel. Caso a estrutura ou acabamento do imóvel estejam comprometidos, a construtora tem até seis meses para fazer os reparos. 

Vistoria de imóveis financiado

Se estiver financiando, a vistoria de imóveis é feita por um técnico escolhido pelo banco. Saiba mais no vídeo Como funciona o processo de avaliação ou engenharia no financiamento?, publicado no canal Corretor César Pinheiro, no YouTube. 

E aí, o que achou do vídeo explicativo do canal Corretor César Pinheiro? Comente abaixo as suas impressões sobre o assunto abordado pelo corretor de imóveis na plataforma do YouTube.

Você gostou dessas dicas sobre vistoria de imóveis?

Agora você já sabe os cuidados necessários na vistoria antes de comprar um imóvel. Deixe sua opinião sobre essa publicação na caixa de comentários abaixo e nos conte a dica que mais te chamou a atenção.

No Blog da Arbo você também encontra outros conteúdos, como o que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel, 6 cuidados ao comprar um apartamento na planta e dicas de leitura para quem deseja se aprofundar no mercado imobiliário.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em questões do dia a dia. Alguns dos temas abordados são: a emissão da segunda via de contas, os melhores provedores de internet nas principais cidades e a troca de titularidade de serviços essenciais. Visite e descomplique o seu cotidiano com as orientações.

Não deixei de visitar o Portal da Arbo Imóveis. Nele, você encontra as melhores opções de casas, apartamentos e outros tipos de propriedades que estão localizados em diversas de cidades do Brasil. O que você está esperando para morar com comodidade e com qualidade de vida? Veja agora mesmo!

Postagens relacionadas

animais em condomínio

Animais em condomínio: quais são as regras?

Está de mudança para um condomínio ou pensando em adotar um pet? Saiba como evitar problemas com animais de estimação nesses ambientes! Ter animais em condomínio pode causar bastante confusão quando não existem regras básicas de convívio. Os bichinhos podem virar motivo de briga entre os vizinhos e tornar o dia a dia bastante turbulento. […]

reforma-de-apartamento

Reforma de apartamento: o que você precisa saber

A verdade é que fazer uma reforma de apartamento é sim algo trabalhoso, mas que não precisa ser uma dor de cabeça. Confira as orientações para se organizar e para evitar problemas na obra Quando o assunto é reforma de apartamento, sabemos que é necessário considerar uma grande quantidade de variáveis. Sendo assim, é comum […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *