As ações de marketing no Instagram são um dos principais meios de atrair clientes para sua empresa por meio das estratégias de marketing digital
O marketing digital é uma ferramenta poderosa para empresas de todos os segmentos. Com as imobiliárias não é diferente. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário começar com atividades caras e complexas. As ações de marketing no Instagram podem ser uma eficiente e barata de começar a inserir sua marca no mundo digital.
Obviamente, a gestão dessa estratégia não pode ser feita de qualquer forma. Para aproveitar ao máximo o potencial das redes sociais, é fundamental conhecer bem a ferramenta e saber medir o desempenho do seu trabalho.
O marketing imobiliário tem características bem peculiares. As compras não ocorrem por impulso e a jornada do cliente é longa, pode durar muitos meses. Portanto, a estratégia não pode focar só no fundo do funil de vendas. é necessário estar presente muito antes do momento de compra.
Além disso, antes de começar a criar conteúdo, você deve saber para quem ele será direcionado. Os conteúdos voltados a jovens em busca do primeiro imóvel, por exemplo, são divergentes dos conteúdos que irão impactar investidores que buscam imóveis de luxo para diversificar sua carteira.
Para que você saiba como estruturar as ações de marketing no Instagram de sua imobiliária, continue a ler esse artigo. Aqui você vai conferir:
- Como utilizar o Instagram para gerar engajamento e atrair novos clientes?
- Dicas para implementar ações de marketing no Instagram de sua imobiliária
Como utilizar o Instagram para gerar engajamento e atrair novos clientes?
Como você já deve saber, o Instagram é uma ótima ferramenta para empresas e profissionais que desejam aumentar sua presença nas redes sociais e atrair clientes. Para que você saiba como estruturar as ações de marketing no Instagram de sua imobiliária, confira o passo a passo abaixo:
Defina os objetivos que devem ser alcançados com a produção de conteúdo
Se você deseja atrair mais atenção para sua marca e, com isso, se consolidar no mercado imobiliário, precisará focar sua produção em conteúdos de engajamento. Por outro lado, se deseja atrair clientes, deverá criar conteúdos que direcionem os seguidores ou os visitantes da página aos seus canais de venda.
Entre as diversas possibilidades disponíveis para sua estratégia, podemos destacar:
Defina as características de seu público-alvo e/ou de sua persona
Nessa etapa, é importante verificar as características de seu público-alvo, tais como gênero, faixa etária e interesses. Caso seja possível, a atitude ideal é criar a persona do seu negócio.
É importante que você saiba que público-alvo e persona são conceitos distintos e, por isso, não devem ser utilizados como sinônimos. O público-alvo traz informações gerais sobre o cliente ideal, o que possibilita que o social media – ou outro profissional – saiba para quem está escrevendo.
Por outro lado, a persona é criada segundo dados e informações coletadas por meio de relatórios e de entrevistas com clientes que já consumiram seus produtos e serviços. Dessa forma, a elaboração de uma persona é um processo complexo, que envolve muitos detalhes e variáveis.
Transforme sua conta no Instagram em um perfil comercial
Depois de definir os objetivos da produção de conteúdo e qual público e/ou persona deverá ser impactado por eles, é chegado o momento de configurar a ferramenta para iniciar as publicações.
Um dos passos mais importantes, nesse caso, é a transformação de um perfil comum em um perfil comercial. Essa mudança é simples e pode ser realizada no menu de configurações do aplicativo.
Essa alteração é fundamental para sua atuação como empresa ou como profissional no Instagram, uma vez que o perfil comercial traz diversos diferenciais que não podem ser acessados por contas tradicionais, tais como:
- Performance de cada publicação (o que inclui número de curtidas, de comentários e demais interações);
- Dados demográficos dos usuários que foram impactados pelas publicações;
- Dados de stories (visualizações, cliques, entre outros);
- Interações em cada uma das publicações realizadas no período de uma semana.
Diante dessa infinidade de dados, é possível avaliar o desempenho de suas postagens. Mesmo assim, é fundamental que você saiba que um alto número de seguidores nem sempre significa um aumento nas vendas.
Mais uma vez, é importante considerar o objetivo que você tem para a rede social de sua empresa. Se a meta é gerar engajamento para tornar sua marca reconhecida, o número de seguidores e de interações em cada uma das postagens é algo relevante e que deve ser considerado.
Por outro lado, se o que você deseja é melhorar as vendas de sua imobiliária, é necessário analisar outras métricas, tais como o número de cliques em seu site, bem como o número de visitantes que se tornaram leads por meio do Instagram.
Nesse aspecto, é imprescindível que sua rede social esteja repleta de gatilhos e de CTAs, ou seja, de chamadas para a ação. A forma mais comum de atrair um seguidor ou um visitante para um site, por exemplo, é por meio de links na bio.
Crie conteúdo relevante e de qualidade
De nada adianta ter seu objetivo e seu público-alvo e/ou persona bem definidos, se seu conteúdo não é relevante. Descobrir o que os seguidores de sua empresa – ou de seu perfil profissional, caso você seja um corretor autônomo – querem nem sempre é uma tarefa simples, mas possível.
Uma das principais dicas para verificar o que os usuários desejam ver em seu Instagram é utilizar as caixas de interação nos stories. Enquetes e perguntas, por exemplo, são excelentes ferramentas para descobrir o que seus seguidores querem saber sobre você ou sobre sua empresa.
Nesse caso, você pode publicar uma caixa de pergunta em um story e questionar quais conteúdos os seguidores querem ver no perfil. Caso a taxa de resposta e de interação seja baixa, é possível apostar nas enquetes.
Em enquetes, você pode selecionar duas opções de conteúdo e questionar ao público qual seria mais interessante, por exemplo, para a elaboração de um vídeo ou de um reels.
Essas interações podem parecer algo simples, mas são atividades que vão guiar sua produção de conteúdo. Dessa forma, será mais fácil agradar seus seguidores e, por consequência, conquistar mais engajamento e clientes.
Dicas para implementar ações de marketing no Instagram de sua imobiliária
Agora que você já sabe como dar início às ações de marketing no Instagram, é importante conhecer algumas dicas para melhorar sua performance na rede social cada dia mais. Veja abaixo algumas orientações para conquistar seus objetivos com o uso do Instagram:
Utilize a ferramenta de story
Os stories são publicações temporárias do Instagram. Isso significa que, em um período de 24 horas, as imagens desaparecem e não podem mais ser acessadas pelos seguidores e por demais visitantes.
Essas mídias, portanto, são de consumo rápido. Nesse aspecto, é importante que seu conteúdo seja atrativo e que proporcione interação. Lembre-se de que essa ferramenta é muito útil para que você conheça seu público e suas preferências quanto ao conteúdo.
Outro aspecto importante é publicar, pelo menos, um story por dia. A frequência de postagem na ferramenta fará com que seus conteúdos apareçam para mais seguidores e, assim, seu engajamento tende a ser maior.
Use hashtags
Ao contrário do que muitos pensam, as hashtags ainda são bastante úteis para a distribuição de conteúdos no Instagram. Elas devem ser utilizadas, principalmente, por profissionais e por empresas que têm o objetivo de atrair novos seguidores.
Para escolher as hashtags corretas para suas publicações, é importante fazer uma pesquisa. Você deve considerar não somente o volume de pesquisa de uma hashtag, mas também o perfil de usuários que a seguem na rede social.
Outra possibilidade interessante é a criação de uma hashtag única para uma campanha ou para um evento específico de sua empresa. Esse fator ajuda na divulgação e, também, auxilia na criação da identidade e da presença de sua empresa na rede social.
Faça parceria e/ou colaborações
Outro aspecto importante das ações de marketing para Instagram é o estabelecimento de parcerias e/ou de colaborações. Estas podem ser desenvolvidas tanto com influencers quanto com outros profissionais do mercado imobiliário.
Nesse caso, a parceria é benéfica porque irá possibilitar a integração de seus seguidores e dos seguidores de seu parceiro. Essa troca de conteúdos poderá trazer novos clientes para o seu negócio.
Para isso, é importante que seu parceiro não seja um concorrente direto, mas alguém influente do setor que pode agregar para sua produção de conteúdo.
A presença de uma empresa nas redes sociais é fundamental para que a marca seja conhecida e reconhecida, bem como para a atração de novos clientes. Na Arbo, é possível contar com o produto Arbo Social Media, uma agência especializada na criação de conteúdos para imobiliárias que querem se destacar no mundo digital.
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Se você gostou desse conteúdo, aproveite para se aprofundar no tema com nossa série sobre métricas de marketing digital para imobiliárias. São 5 artigos nos quais abordamos desde os conceitos básicos do marketing digital até os indicadores que precisam ser analisados para otimizar o desempenho do seu time.