27 de setembro de 2021

Ações de marketing no Instagram: como fazer?

celular com a tela de ações de marketing no instagram

As ações de marketing no Instagram são um dos principais meios de atrair clientes para sua empresa por meio das estratégias de marketing digital

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para empresas de todos os segmentos. Com as imobiliárias não é diferente. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário começar com atividades caras e complexas. As ações de marketing no Instagram, por exemplo, são uma ótima forma de iniciar a inserção de sua marca no mundo digital.

Apesar de serem simples, as ações de marketing para Instagram precisam de planejamento e, é claro, estratégia. Isso porque as redes sociais podem – e devem – ser utilizadas a seu favor tanto para fortalecer sua marca quanto para atrair clientes para o seu negócio.

O marketing imobiliário é bastante peculiar, uma vez que depende de ações específicas, que se aplicam somente a empresas do setor. Dessa forma, antes de elencar estratégias para sua empresa, é importante estar atento ao mercado e, especialmente, ao seu público-alvo.

Antes de começar a criar conteúdo, você deve saber para quem ele será direcionado. Os conteúdos voltados a jovens em busca do primeiro imóvel, por exemplo, são divergentes dos conteúdos que irão impactar investidores que buscam imóveis de luxo para diversificar sua carteira.

Para que você saiba como estruturar as ações de marketing no Instagram de sua imobiliária, continue a ler esse artigo. Aqui você vai conferir:

Como utilizar o Instagram para gerar engajamento e atrair novos clientes?

Como você já deve saber, o Instagram é uma ótima ferramenta para empresas e para profissionais que desejam aumentar sua presença nas redes sociais e, também, atrair clientes para o seu negócio.

No caso de imobiliárias e corretores de imóveis, por exemplo, é possível criar ações de marketing no Instagram para atender a uma série de objetivos, que devem ser definidos antes mesmo do início das atividades.

Para que você saiba como estruturar as ações de marketing no Instagram de sua imobiliária, confira o passo a passo abaixo:

Defina os objetivos que devem ser alcançados com a produção de conteúdo

Se você deseja atrair mais atenção para sua marca e, com isso, se consolidar no mercado imobiliário, precisará focar sua produção em conteúdos de engajamento. Por outro lado, se deseja atrair clientes, deverá criar conteúdos que direcionem os seguidores ou os visitantes da página aos seus canais de venda.

Dessa forma, o primeiro passo para criar ações de marketing no Instagram é definir seu objetivo. Uma vez que este está estabelecido, é chegado o momento de apontar qual público você deseja impactar com tais conteúdos.

tela de um celular que mostra o ícone do aplicativo do instagram
Antes de iniciar as ações de marketing no Instagram de sua imobiliária, é necessário definir seus objetivos e seu público-alvo

Defina as características de seu público-alvo e/ou de sua persona

Nessa etapa, é importante verificar as características de seu público-alvo, tais como gênero, faixa etária e interesses. Caso seja possível, a atitude ideal é criar a persona do seu negócio.

É importante que você saiba que público-alvo e persona são conceitos distintos e, por isso, não devem ser utilizados como sinônimos. O público-alvo, por exemplo, traz informações gerais sobre o cliente ideal, o que possibilita que o social media – ou outro profissional – saiba para quem está escrevendo.

Por outro lado, a persona é criada segundo dados e informações coletadas por meio de relatórios e de entrevistas com clientes que já consumiram seus produtos e serviços. Dessa forma, a elaboração de uma persona é um processo complexo, que envolve muitos detalhes e variáveis.

Transforme sua conta no Instagram em um perfil comercial

Depois de definir os objetivos da produção de conteúdo e qual público e/ou persona deverá ser impactado por eles, é chegado o momento de configurar a ferramenta para iniciar as publicações.

Um dos passos mais importantes, nesse caso, é a transformação de um perfil comum em um perfil comercial. Essa mudança é simples e pode ser realizada no menu de configurações do aplicativo.

Essa alteração é fundamental para sua atuação como empresa ou como profissional no Instagram, uma vez que o perfil comercial traz diversos diferenciais que não podem ser acessados por contas tradicionais, tais como:

  • Performance de cada publicação (o que inclui número de curtidas, de comentários e demais interações);
  • Dados demográficos dos usuários que foram impactados pelas publicações;
  • Dados de stories (visualizações, cliques, entre outros);
  • Interações em cada uma das publicações realizadas no período de uma semana.

Diante dessa infinidade de dados, é possível avaliar o desempenho de suas postagens. Mesmo assim, é fundamental que você saiba que um alto número de seguidores nem sempre significa um aumento nas vendas.

Mais uma vez, é importante considerar o objetivo que você tem para a rede social de sua empresa. Se a meta é gerar engajamento para tornar sua marca reconhecida, o número de seguidores e de interações em cada uma das postagens é algo relevante e que deve ser considerado.

Por outro lado, se o que você deseja é melhorar as vendas de sua imobiliária, é necessário analisar outras métricas, tais como o número de cliques em seu site, bem como o número de visitantes que se tornaram leads por meio do Instagram.

Nesse aspecto, é imprescindível que sua rede social esteja repleta de gatilhos e de CTAs, ou seja, de chamadas para a ação. A forma mais comum de atrair um seguidor ou um visitante para um site, por exemplo, é por meio de links na bio.

celular com ações de marketing no instagram
As ações de marketing no Instagram envolvem a criação de conteúdos interessantes e relevantes para o seu público

Crie conteúdo relevante e de qualidade

De nada adianta ter seu objetivo e seu público-alvo e/ou persona bem definidos, se seu conteúdo não é relevante. Descobrir o que os seguidores de sua empresa – ou de seu perfil profissional, caso você seja um corretor autônomo – querem nem sempre é uma tarefa simples, mas possível.

Uma das principais dicas para verificar o que os usuários desejam ver em seu Instagram é utilizar as caixas de interação nos stories. Enquetes e perguntas, por exemplo, são excelentes ferramentas para descobrir o que seus seguidores querem saber sobre você ou sobre sua empresa.

Nesse caso, você pode publicar uma caixa de pergunta em um story e questionar quais conteúdos os seguidores querem ver no perfil. Caso a taxa de resposta e de interação seja baixa, é possível apostar nas enquetes.

Em enquetes, você pode selecionar duas opções de conteúdo e questionar ao público qual seria mais interessante, por exemplo, para a elaboração de um vídeo ou de um reels.

Essas interações podem parecer algo simples, mas são atividades que vão guiar sua produção de conteúdo. Dessa forma, será mais fácil agradar seus seguidores e, por consequência, conquistar mais engajamento e clientes.

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Dicas para implementar ações de marketing no Instagram de sua imobiliária

Agora que você já sabe como dar início às ações de marketing no Instagram, é importante conhecer algumas dicas para melhorar sua performance na rede social cada dia mais. Veja abaixo algumas orientações para conquistar seus objetivos com o uso do Instagram:

Utilize a ferramenta de story

Os stories são publicações temporárias do Instagram. Isso significa que, em um período de 24 horas, as imagens desaparecem e não podem mais ser acessadas pelos seguidores e por demais visitantes.

Essas mídias, portanto, são de consumo rápido. Nesse aspecto, é importante que seu conteúdo seja atrativo e que proporcione interação. Lembre-se de que essa ferramenta é muito útil para que você conheça seu público e suas preferências quanto ao conteúdo.

Outro aspecto importante é publicar, pelo menos, um story por dia. A frequência de postagem na ferramenta fará com que seus conteúdos apareçam para mais seguidores e, assim, seu engajamento tende a ser maior.

Use hashtags

Ao contrário do que muitos pensam, as hashtags ainda são bastante úteis para a distribuição de conteúdos no Instagram. Elas devem ser utilizadas, principalmente, por profissionais e por empresas que têm o objetivo de atrair novos seguidores.

Para escolher as hashtags corretas para suas publicações, é importante fazer uma pesquisa. Você deve considerar não somente o volume de pesquisa de uma hashtag, mas também o perfil de usuários que a seguem na rede social.

Outra possibilidade interessante é a criação de uma hashtag única para uma campanha ou para um evento específico de sua empresa. Esse fator ajuda na divulgação e, também, auxilia na criação da identidade e da presença de sua empresa na rede social.

hashtags são importantes para as ações de marketing no instagram
O uso de hashtags auxilia no engajamento de ações de marketing no Instagram

Faça parceria e/ou colaborações

Outro aspecto importante das ações de marketing para Instagram é o estabelecimento de parcerias e/ou de colaborações. Estas podem ser desenvolvidas tanto com influencers quanto com outros profissionais do mercado imobiliário.

Nesse caso, a parceria é benéfica porque irá possibilitar a integração de seus seguidores e dos seguidores de seu parceiro. Essa troca de conteúdos poderá trazer novos clientes para o seu negócio.

Para isso, é importante que seu parceiro não seja um concorrente direto, mas alguém influente do setor que pode agregar para sua produção de conteúdo.

A presença de uma empresa nas redes sociais é fundamental para que a marca seja conhecida e reconhecida, bem como para a atração de novos clientes. Na Arbo, é possível contar com o produto Arbo Social Media, uma agência especializada na criação de conteúdos para imobiliárias que querem se destacar no mundo digital.

Quer saber mais sobre o produto? O vídeo Você conhece o Arbo Social Media? Saiba tudo sobre essa solução da Arbo, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube, te traz mais informações:

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