28 de maio de 2022

Automação imobiliária: vantagens e tendências para ficar de olho

automação imobiliária

A tecnologia é o caminho para os negócios do futuro. Veja os benefícios da automação imobiliária e onde sua empresa pode investir. 

Lidar com processos lentos e a falta de ferramentas para fundamentar a gestão do negócio em vários setores é um dos grandes problemas das imobiliárias. A evolução da empresa em tais aspectos depende da adoção de determinadas tecnologias de automação imobiliária, as quais precisam ser acompanhadas de metodologias adequadas.

Neste post do Blog da Arbo, vamos apresentar os benefícios de investir em tecnologia para automação de processos e as principais tendências do mercado. Além disso, você verá que levar tudo isso para o seu negócio pode ficar mais fácil. Confira!

Por que investir em automação imobiliária?

Para começar, é importante entender os motivos que tornam a automação imobiliária um fator tão determinante para a sobrevivência do seu negócio no longo prazo. Embora muitas empresas já estejam adaptadas a certos métodos de trabalho e a mudança exija algum grau de esforço, o uso de novas tecnologias e metodologias é um caminho sem volta.

Otimização de processos

Em empresas mais tradicionais, muitos controles ainda são feitos por meio de planilhas do Excel preenchidas e gerenciadas manualmente, o que demanda muito tempo e aumenta a chance de erros. A situação fica ainda pior quando há muitos arquivos em papel. Ao abdicar totalmente de soluções digitais, essas imobiliárias ficam com processos muito mais lentos, o que prejudica a qualidade do atendimento. 

Sistemas capazes de automatizar tarefas repetitivas são o caminho para obter ganhos significativos de produtividade. Dados dos clientes podem ser coletados facilmente por meio do site da empresa e repassados aos corretores e às áreas administrativas em tempo real. A própria gestão dos contratos já pode ser feita de forma totalmente digital, driblando a burocracia.

Gestão com base em dados

Muitos gestores de imobiliárias sofrem com a falta de dados sobre a performance de sua equipe de vendas e da empresa como um todo. Além de facilitar a coleta de dados, um bom sistema de automação imobiliária é capaz de cruzá-los para fornecer informações úteis sobre o desempenho do negócio em vários setores.

Com isso, fica mais fácil visualizar o cenário atual e elaborar um planejamento estratégico pensando no longo prazo. Os sistemas automatizados também são aliados importantes na gestão da equipe de corretores, já que permite controlar melhor a entrada de leads e o caminho deles dentro do funil de vendas.

Melhoria na experiência do cliente

Ninguém gosta de ter que esperar muito para ser atendido ou perder tempo vendo imóveis que estão distantes de suas necessidades. Com a tecnologia que temos hoje, o novo consumidor está acostumado a não enfrentar filas e receber atendimento rápido e personalizado.

Agilidade e precisão são fatores indispensáveis para fechar uma venda e só são possíveis com a adoção de métodos e ferramentas adequadas. Os benefícios apontados nos tópicos anteriores se refletem em uma experiência de atendimento diferenciada para o cliente habituado a usar serviços como o iFood e fazer compras pela Amazon. 

Competitividade no mundo online

Já que mencionamos alguns exemplos de negócios que se destacam pelo bom uso das ferramentas proporcionadas pela internet, vale destacar como a presença online é importante para as imobiliárias. Hoje é quase impossível pensar em um negócio capaz de crescer e sobreviver por muito tempo sem estar na internet.

É bem verdade que, embora os anúncios em grandes portais imobiliários sejam indispensáveis, eles podem ser um tanto caros para negócios em crescimento. Por isso, é fundamental não ficar limitado a eles e investir em outras maneiras de levar seus imóveis aos potenciais clientes, anunciando em plataformas como o Google.

Redução de custos

Todos os aspectos abordados até aqui convergem em um ponto crucial para qualquer empresa, que é a redução de custos operacionais. Processos mais eficientes reduzem o tempo gasto com tarefas de suporte e o direcionam para o que é essencial dentro do modelo de negócios.

A gestão com base em dados permite identificar problemas na execução de um planejamento estratégico e fazer correções de rumo antes que essas falhas cresçam demais e gerem prejuízos.

A melhoria na experiência do cliente fortalece a marca no mercado, fideliza consumidores satisfeitos e os transforma em defensores da marca. Dessa forma, as estratégias de marketing também ficam mais fortes e consomem menos recursos. Uma marca atrelada aos conceitos de qualidade e eficiência consegue se posicionar melhor no mercado e aproveitar as melhores oportunidades.

Tendências para ficar de olho

Para não ficar para trás, as imobiliárias precisam pensar desde já na implementação de certas tecnologias e metodologias para facilitar a rotina e a gestão. A seguir, você verá alguns conceitos importantes, Vale destacar que o Blog da Arbo já tem conteúdos sobre todos eles, então você pode se aprofundar em cada tema aqui mesmo.

Business Intelligence

O Business Intelligence é a metodologia que aplica a coleta e análise de dados vindos de múltiplas fontes. Depois de processados, esses dados são convertidos em informações relevantes para fundamentar a tomada de decisão dentro de uma empresa.

Mais do que apresentar as informações, é necessário que os sistemas responsáveis por esse trabalho o façam de maneira intuitiva. Para isso, são utilizados recursos visuais diversos, como gráficos e tabelas, e interfaces interativas, nas quais os usuários conseguem encontrar facilmente o que procuram.

Para saber mais, acesse nosso post sobre o uso do Business Intelligence nas imobiliárias.

Big Data

O Big Data tem bastante relação com o conceito de Business Intelligence, mas não é um sinônimo. Esse termo se refere à tecnologia necessária para analisar um grande volume de dados. Ao cruzar dados de fontes diferentes, as ferramentas feitas para o setor imobiliário conseguem, por exemplo, indicar quais imóveis são mais atrativos para determinado cliente.

O Big Data está por trás do funcionamento de plataformas como Google e Facebook, mas também se torna cada vez mais relevante para os sites de venda e locação de imóveis. Confira nosso post sobre a aplicação do Big Data para imobiliárias.

CRM para imobiliárias

O CRM (Customer Relationship Management) é todo o conjunto de ações e ferramentas utilizado por uma empresa para gerenciar o relacionamento com o cliente. Tais atividades são otimizadas com a adoção de softwares dedicados, que consolidam informações sobre geração de leads e acompanham sua trajetória em todas as etapas do funil de vendas.

O Blog da Arbo tem um post com algumas dicas para escolher o melhor sistema de CRM para sua imobiliária.

Marketing imersivo

O marketing é uma das áreas que mais mudou com o aumento do acesso à internet. Estratégias tradicionais do setor imobiliário, como o anúncio em classificados de grandes jornais, perderam força. Em seu lugar, temos as diversas oportunidades de anúncios em redes sociais e sites de buscas.

Também se faz indispensável investir em pontos de contato próprios da empresa, como sites e blogs, sempre com recursos e conteúdos que facilitem a vida do cliente. Os formatos são variados e incluem textos, fotos, vídeos, além de ferramentas como o tour virtual pelo imóvel.

Para se aprofundar nesse tema, você pode começar pelo nosso post sobre estratégias de marketing digital para imobiliárias.

Gamificação

Este é um conceito bem recente e que ainda tem muito potencial a ser explorado na relação com a automação imobiliária. A gamificação usa elementos típicos de jogos para tentar incentivar comportamentos desejáveis. É uma ferramenta importante para a gestão de equipes, pois gera engajamento e motivação. 

A gamificação é uma metodologia ideal para empresas que pretendem implementar novas ferramentas de trabalho no dia a dia ou deixar a equipe de vendas alinhada em relação ao lançamento de um novo produto, por exemplo. Contudo, há uma infinidade de outras aplicações possíveis.

O Arbocast, podcast da Arbo voltado para as tendências do mercado imobiliário, tem um episódio dedicado ao tema da gamificação

Como preparar sua imobiliária para o futuro

tecnologias de automação para imobiliárias
Usar a automação imobiliária para melhorar a gestão traz um diferencial importante em termos de competitividade.

Lidar com todas essas novidades pode ser um tanto assustador. Contudo, todas as ferramentas que listamos aqui estão ficando cada vez mais acessíveis, mesmo para imobiliárias menores ou corretores autônomos. A Arbo, por exemplo, é uma startup que desenvolve ferramentas para trazer imobiliárias e corretores para o mundo digital. 

Nossos parceiros contam com um sistema de CRM completo e ferramentas que facilitam a gestão da equipe de vendas. Além disso, podem escolher um pacote de serviços que se adequa às suas necessidades, incluindo gestão de mídias sociais, um site moderno e responsivo, entre outras funcionalidades. 

Tudo isso é acompanhado pela assessoria de uma equipe de especialistas que ajuda corretores e imobiliárias a alavancar sua performance.

No vídeo abaixo, o CEO da imobiliária Revenda Imóvel, Guilherme Kraemer, explica como utilizar dados para melhorar a performance dos corretores. Aproveite para se inscrever no canal da Arbo no YouTube e veja novos vídeos sobre gestão imobiliária toda semana.

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