28 de abril de 2024

A bola de neve: o mito da inadimplência

inadimplencia 1

A conscientização dos consumidores sobre suas responsabilidades financeiras e uma comunicação eficiente entre as empresas do ramo imobiliário e seus clientes podem ajudar a evitar a inadimplência. Descubra como gerenciá-la a favor da sua imobiliária.

A inadimplência no mercado imobiliário é um problema que ocorre quando o morador de um imóvel, seja ele locatário ou proprietário, não cumpre suas obrigações financeiras, como o não pagamento do aluguel ou das parcelas do financiamento, por exemplo. Esse tipo de atraso financeiro pode prejudicar o fluxo de caixa das empresas do ramo imobiliário e, a longo prazo, afetar sua sustentabilidade.

Impacto na experiência

Os atrasos nos pagamentos podem impactar diretamente a experiência do proprietário e, consequentemente, recair sobre a responsabilidade da empresa que administra os imóveis, no caso, a imobiliária. Por exemplo, se a empresa não receber o aluguel que cobra do locatário, o proprietário pode ficar insatisfeito com o serviço prestado.

Apesar de o mercado imobiliário brasileiro ter apresentado uma melhora significativa, em tempos de crise, a inadimplência se torna ainda mais recorrente. Durante a pandemia, houve um aumento na taxa de inadimplência em todo o país, sendo que em Salvador, por exemplo, esse aumento chegou a 30%.

No entanto, os consumidores brasileiros geralmente priorizam o pagamento de suas responsabilidades de moradia, como o aluguel ou a taxa do condomínio, antes de outras dívidas, o que acaba reduzindo naturalmente a inadimplência nesse mercado. Contudo, é importante ressaltar que a economia do país pode afetar diretamente o setor imobiliário e, consequentemente, a taxa de inadimplência.

Evite a inadimplência na sua imobiliária

Para evitar a inadimplência, é importante que as empresas do ramo imobiliário tenham um sistema eficiente de cobrança e, principalmente, uma boa comunicação com os locadores e locatários, orientando-os sobre suas responsabilidades e prazos de pagamento. Por outro lado, os locatários devem ter a consciência de que a inadimplência pode trazer consequências negativas para todos os envolvidos e procurar sempre manter suas obrigações financeiras em dia.

Mas, na prática, é possível gerenciar a inadimplência a favor da imobiliária? 

Os especialistas da Superlógica Imobiliárias e Arbo desenvolveram um material especial sobre o assunto em nosso canal do YouTube. Assista ao vídeo e descubra os motivos da inadimplência ser comum e, principalmente, gerenciável. 

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

ERP imobiliário

ERP imobiliário: o que é e como funciona?

Uma das plataformas mais conhecidas e usadas no segmento imobiliário é o ERP imobiliário, um sistema que ajuda muito o trabalho de imobiliárias e corretores O uso de softwares de gestão nas imobiliárias tem se tornado cada vez mais comum, e por uma boa razão. Os benefícios são muitos: eles ajudam a otimizar o tempo, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *