28 de abril de 2024

O combate à inadimplência na sua imobiliária

inadimplencia 3

Nossos especialistas explicam práticas e serviços que auxiliam as imobiliárias a controlar a inadimplência, como seguro fiança, título de capitalização e cobrança de aluguel no cartão de crédito. Aprenda a estabelecer uma rotina estruturada para a gestão de inadimplentes e evite prejuízos desnecessários.

Mais do que prevenir, é preciso entender as maneiras de recuperar a renda perdida e tornar seus locatários bons pagantes.

Assista ao vídeo que os nossos especialistas preparam, com todas práticas e serviços que podem auxiliar as imobiliárias a controlar a inadimplência.

A gestão de inadimplentes é essencial para evitar que o locatário acumule atrasos e desista de pagar, portanto, é importante antecipar o menor sinal de inadimplência e oferecer facilidades para o pagamento atrasado antes do vencimento do próximo boleto. 

Para isso, é necessário estabelecer uma rotina bem estruturada para as tentativas de contato e negociações, com muito cuidado na frequência e no tom da cobrança.

Seguro Fiança

Modalidade bastante popular e difundida no mercado. Embora não garanta a ausência da inadimplência, ele transfere o risco para a seguradora, que se encarrega da análise de crédito, aliviando a carga de trabalho da imobiliária. No entanto, é importante seguir todos os procedimentos, datas e prazos corretamente para evitar prejuízos desnecessários para a imobiliária ou ao proprietário.

Título de capitalização

Pode ser mais caro do que o seguro fiança, mas tem a vantagem de possibilitar a transferência para um novo imóvel, desde que haja a liberação da caução pela imobiliária e pelo proprietário. 

É necessário observar o prazo mínimo para a desocupação e verificar se a análise de crédito é feita pela seguradora ou pela própria imobiliária ou terceiros. Em caso de inadimplência, a imobiliária terá que tomar todas as providências necessárias para resolver a situação.

Cobrança de aluguel no cartão de crédito

Serviço que pode ajudar a controlar a inadimplência. A análise de crédito é fundamental nesse caso e, embora não seja muito comum, somando uma boa análise de crédito com essa modalidade de cobrança, a taxa de inadimplência e atraso podem ser reduzidas. 

Essa modalidade pode ainda viabilizar a oferta de garantia de aluguel para os clientes proprietários da imobiliária. Quanto mais previsibilidade de pagamentos em dia, menor e mais controlada a taxa de inadimplência pode ser, sendo mais fácil calcular o quanto de capital é necessário injetar na operação para oferecer essa garantia e manter a inadimplência baixa.

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

O poder da bolha especulativa no mercado imobiliario

O poder da bolha especulativa no mercado imobiliário

Uma bolha especulativa pode trazer consequências muito negativas não só para o mercado imobiliário, mas para toda a economia. Entenda! Em 2008, uma crise financeira começou nos Estados Unidos, e se espalhou pelo mundo, causando problemas na economia de vários países, inclusive do Brasil. Tudo começou no setor imobiliário: o que parecia ser o início […]

1 comentário

  1. Olá! Mesmo criando regras para melhor poder aprovar o ingresso a locação, muitos fatores podem colaborar para a geração da inadimplência. O que poderia acontecer é em relação a retomada do imóvel. A justiça seria mais ágil. Uma outra situação, será sempre buscar a parceria com a empresa onde o inquilino venha trabalhar e promover o desconto em folha. O ideal é que no momento da inadimplência, procurar promover um acordo de imediato. Já que o acordo não cumprido, passa a ser reconhecido como sendo um título de crédito e assim, poder de imediato a busca da penhora de um bem do inquilino. Se livrar da inadimplência é com certeza algo que em determinado momento é quase impossível, que seja evitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *