21 de novembro de 2024

Como fazer campanha de marketing para imobiliária?

campanha de marketing ações para imobiliária

Grande parte dos clientes de uma imobiliária conhece a empresa por meio da internet. Por isso, é importante que você saiba como estruturar uma boa campanha de marketing, que irá lhe trazer bons leads

Ao contrário do que acontecia no passado, a busca por imóveis não acontece mais no interior de uma imobiliária. Isso porque, atualmente, os clientes encontram e conhecem casas e apartamentos de uma empresa por meio da internet. Nesse sentido, sua imobiliária precisa ser vista e, para isso, deve estruturar uma boa campanha de marketing.

As ações voltadas para o marketing imobiliário dependem, entre outros fatores, de seus objetivos e de seu público-alvo. Toda a campanha deve ser definida de acordo com essas determinações, uma vez que, sem elas, não há um ponto norteador.

Dessa forma, antes de estruturar uma campanha de marketing para sua imobiliária, você deverá analisar o perfil e os comportamentos de seus clientes. E esse é apenas um dos aspectos que você precisará se atentar.

Para que estruturar uma campanha de marketing não seja uma tarefa tão complexa, o Blog da Arbo preparou esse artigo exclusivo, no qual você vai conferir:

O que é campanha de marketing?

Uma campanha de marketing pode ser definida como um conjunto de ações que tem o objetivo de promover um produto ou uma empresa de forma geral. É importante ressaltar que toda campanha deve ter um objetivo bem definido, para que seja possível acompanhar os resultados.

Ao contrário do que muitos pensam, uma campanha de marketing não precisa, necessariamente, acontecer somente em canais on-line. Isso porque as ações podem ser veiculadas em diversos canais, incluindo as possibilidades off-line, como mídia impressa e televisiva, por exemplo.

A escolha dos canais para a veiculação de uma campanha de marketing, entretanto, depende dos objetivos que devem ser alcançados e, ainda mais, do público-alvo que deve ser atingido pelas ações.

Suponha, por exemplo, que seu objetivo é vender imóveis do programa Casa Verde e Amarela para jovens com idades entre 20 e 30 anos. Nesse caso, veicular uma campanha de marketing somente em mídias off-line se mostra uma péssima escolha, uma vez que essa faixa etária está presente, principalmente, nas redes sociais.

Dessa forma, fica fácil perceber que todas as determinações de uma campanha de marketing dependem dos objetivos e do público-alvo das ações. Isso significa, portanto, que o primeiro passo para estruturar uma campanha é definir suas metas e sua persona.

computador com ícones de campanha de marketing
Antes de estruturar uma campanha de marketing para sua imobiliária, é importante definir quais serão deus objetivos para as ações

É válido ressaltar que o conceito de público-alvo não é sinônimo de persona. Enquanto o público-alvo mostra dados gerais sobre as pessoas que você deseja atingir, a persona foca em detalhes que podem ser cruciais para definir os rumos de uma campanha.

Outro aspecto importante de uma campanha de marketing é que ela ocorra de acordo com um conceito. Isso significa, portanto, que cada ação deve estar interligada à outra e todas precisam seguir um objetivo comum.

Existem campanhas, por exemplo, que se dedicam a promover a marca. Enquanto isso, outras têm o objetivo de divulgar um produto específico. Existem, ainda, campanhas que são realizadas em períodos específicos do ano, como a Black Friday.

Quais ações compõem uma campanha de marketing?

Agora que você já sabe o que é uma campanha de marketing, precisa conhecer quais ações devem ser realizadas para que os resultados sejam satisfatórios.

Marketing de conteúdo (ou tráfego orgânico)

Uma das principais estratégias utilizadas para uma campanha de marketing é a produção de conteúdo. Nesse caso, não há investimento em anúncios e, por isso, é esperado que o conteúdo por si só traga o público para a marca ou para o produto divulgado.

No caso de imobiliárias, é importante criar conteúdos voltados para os clientes. Dessa forma, se seu objetivo é atingir consumidores que desejam comprar um imóvel, por exemplo, deve criar conteúdos sobre essa temática.

Existem diversas formas de veicular o conteúdo produzido para uma campanha de marketing. As redes sociais são as ferramentas mais utilizadas, já que são utilizadas por boa parte da população.

Além disso, é possível considerar a criação de materiais ricos, ou seja, materiais mais longos e mais aprofundados do que aqueles que são veiculados nas redes sociais. Webinars e e-books são bons exemplos de materiais ricos.

Nesse caso, você pode utilizar os materiais como gatilho para conseguir os dados de seu cliente, que se torna um lead. Essa é uma excelente oportunidade para conseguir o e-mail do potencial consumidor e, assim, dar início à outra etapa da campanha de marketing.

campanha de marketing uso do facebook
As redes sociais podem ser utilizadas para as ações de uma campanha de marketing

E-mails marketing

Uma vez que você possui o e-mail de seu potencial cliente, existe a oportunidade de começar a nutri-lo com conteúdo. Essa ação é desenvolvida, na maioria dos casos, por meio de e-mails marketing.

As estratégias são diversas e, mais uma vez, você precisa avaliar o que faz sentido para seu objetivo e para seu público. Uma das ações mais comuns é montar uma régua de e-mails, que tem a meta de passar confiança ao lead.

Nesses e-mails, você pode falar de sua empresa e mostrar por que ele deve investir no seu produto.

Para isso, existem muitas estratégias que podem ser utilizadas. Uma das mais comuns, entretanto, é a prova social, na qual um cliente que já fez negócio com sua empresa conta como sua experiência foi positiva.

Tráfego pago

Por fim, uma campanha de marketing pode contar com ações de tráfego pago, ou seja, anúncios patrocinados. Nesse caso, é necessário que haja investimento por parte do gestor da imobiliária.

Dessa forma, patrocinar um conteúdo significa mostrá-lo às pessoas certas. Isso ocorre, principalmente, porque, durante a veiculação de um anúncio, é possível selecionar o público que será impactado pelo conteúdo.

Enquanto o marketing de conteúdo traz resultados a médio e longo prazo, o tráfego pago é uma boa solução para quem deseja obter soluções imediatas.

Como os anúncios envolvem investimentos financeiros – que podem, muitas vezes, ser bastante significativos –, é essencial que a imobiliária contrate uma empresa especializada, como a Arbo Imóveis.

Como criar ações de marketing para imobiliária?

A criação de uma campanha de marketing não é algo rápido. Isso porque, para que bons resultados sejam observados, é necessário passar por algumas etapas.

Planejamento

O primeiro passo para estruturar uma boa campanha de marketing para sua imobiliária é planejar cada uma das ações com bastante atenção. Lembre-se de que definir o objetivo e o público que sua campanha deseja atingir é um ponto fundamental para a obtenção de resultados.

Dessa forma, antes de começar a estruturar as ações de fato, é importante responder algumas perguntas básicas:

  • Qual é o objetivo dessa campanha de marketing?
  • Qual é o perfil das pessoas que desejo atingir com essa campanha?
  • Em quais canais (on-line e off-line) esse público está presente?

Ao responder a essas questões, você já deverá saber quem vai ser atingido, bem como os locais que eles frequentam (física e virtualmente).

análise de resultados de uma campanha de marketing
Analisar os resultados da campanha de marketing é essencial para verificar a efetividade das estratégias escolhidas

Ação

Após definir todos os aspectos do planejamento de sua campanha de marketing, é chegado o momento de estruturar as ações e colocá-las em prática. Dessa forma, você irá precisar definir o que será feito, bem como onde o material será veiculado.

Suponha, por exemplo, que seu público esteja presente tanto nas redes sociais quanto no consumo de conteúdos televisivos. Nesse caso, você precisará desenvolver peças que possam ser veiculadas nos dois locais, para que o máximo de pessoas seja atingido.

É importante salientar que as ações de uma campanha de marketing estão interligadas por um mesmo conceito. Dessa forma, ao criar peças, você deve respeitar a identidade visual e outros aspectos, como o tom e voz do texto.

Análise

Depois de veicular a campanha de marketing por um determinado período de tempo – que também deve ser definido no momento do planejamento –, você vai precisar analisar os resultados.

Existe a possibilidade de avaliar o desempenho da campanha mesmo que ela esteja em andamento. Na verdade, esse aspecto é essencial para que você verifique se as estratégias utilizadas estão ou não surtindo efeito.

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Como você pôde aprender nesse texto, uma campanha de marketing é composta por diversas ações. As estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo, são essenciais para garantir que sua marca seja vista e conhecida pelo público.

Nesse sentido, é essencial que sua imobiliária esteja presente de forma ativa nas redes sociais. Em um cenário ideal, é necessário contratar um profissional social media – que é especialista nas atividades – para obter os melhores resultados.

Por outro lado, o contexto econômico do Brasil não se encontra favorável – mesmo que as tendências do mercado imobiliário sejam de crescimento. Por isso, é compreensível que muitas imobiliárias não tenham condições de investir na contratação de um social media.

Pensando nisso, a Arbo criou o Arbo Social Media, uma agência especializada na criação de conteúdos para as redes sociais de imobiliárias. E a melhor parte é que os serviços contam com valores acessíveis que cabem no seu bolso.

Se você deseja investir em outras ações de campanha de marketing, deve conhecer os outros produtos e serviços da Arbo. Aqui temos a solução para todos os problemas de nossos parceiros e, por isso, você tem a segurança de que terá melhores resultados após se juntar a nós.

Confira abaixo o vídeo Você conhece o Arbo Social Media? Saiba tudo sobre essa solução da Arbo, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube, e veja os detalhes de nosso produto:

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autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

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