12 de maio de 2022

Veja como fazer um blog imobiliário

Criar um blog imobiliário é uma ótima estratégia de marketing. Além de ajudar na conquista de novos clientes, ainda potencializa a marca.

Como funciona um blog imobiliário?

O que é um blog?

Um blog é um tipo de diário virtual. Seu  proprietário  pode publicar diversos tipos de conteúdo, como textos, fotos e vídeos, que são chamados de posts. É comum encontrar esses portais sobre diversos assuntos na internet. No caso do setor imobiliário, todo o conteúdo postado é voltado para temas relacionados a essa temática.

Mas é bom lembrar que o conteúdo do post não deve ter anúncios de imóveis, nem propagandas de empreendimentos. A ideia principal de um blog é garantir que o cliente tenha acesso a informações interessantes sobre o mundo imobiliário, e associe o nome de sua imobiliária como uma referência na área. Quanto mais clientes acessam o conteúdo, mais sua marca fica conhecida e aparece nos resultados mais relevantes dos sites de busca.

Como atrair leitores?

Um blog imobiliário com bons conteúdos atrai leitores interessados em informação imobiliária de qualidade. Então uma boa forma de garantir que ele seja popular é postando informações interessantes sobre o tema, com bastante variedade de assuntos.

 É muito importante também ficar atento aos comentários dos usuários, pois geralmente eles deixam dicas sobre o que gostaram ou não, e o que pode melhorar. Com isso, você pode otimizar ainda mais os conteúdos postados.

O cliente também pode chegar até você procurando por assuntos específicos em sites de busca, como o Google. Esses sites classificam os resultados da pesquisa de acordo com a palavra-chave usada pelo usuário, pela qualidade do conteúdo da página e pela proximidade dos conteúdos com o que o internauta pesquisou.

Outra dica  para atrair novos leitores é divulgar o blog da empresa nas redes sociais. Quando o cliente curte a página da imobiliária no Facebook, por exemplo, pode se interessar também em acessar o canal. Se gostar do conteúdo, se torna um leitor fiel.  

Mas como criar um conteúdo que realmente traga resultados? Confira algumas dicas:

Escolha a plataforma certa

O primeiro passo é escolher onde hospedá-lo. Existem boas opções de plataformas gratuitas para criar seu blog imobiliário, como o Wix, Blogger e WordPress.

Você também pode aproveitar a mesma plataforma do site da imobiliária para inserir um link que direcione o visitante para os posts.

É importante conhecer as funcionalidades da plataforma que você escolher, para aproveitar todos os seus recursos. Elas são fáceis de usar, mas é preciso saber como postar fotos e vídeos, inserir links para outras postagens relacionadas ao tema do post, ou destacar títulos e palavras-chave, por exemplo. Reserve um tempo para navegar no blog e testar todas as possibilidades de uso.

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Personalize com a identidade visual da sua marca

Outro ponto importante na criação do blog imobiliário é a associação dele com a sua empresa. As plataformas de hospedagem tem várias opções para você deixá-lo com as características da sua marca, como com as cores e a logo da imobiliária. Isso ajuda a associar os conteúdos ao nome da empresa.

Invista também no design do blog. Caso a plataforma escolhida trabalhe com templates (modelos prontos para inserir conteúdo), escolha aqueles que podem ser customizados, ou seja, que permitam algumas adaptações para as necessidades do seu negócio.

Fique atento também à questão da navegabilidade deste canal: ele deve ser fácil de acessar, e sem poluição visual. Escolha cores e letras com boa visualização, que combinem com a identidade visual da imobiliária, e deixe apenas as informações importantes no blog. Com isso, o usuário consegue encontrar tudo com rapidez e tem uma boa experiência de navegação.

Planeje bem o conteúdo dos posts

Depois que você escolheu a plataforma e planejou a identidade visual do blog, agora é a hora de pensar no conteúdo. É ele que vai atrair novos clientes e criar uma autoridade da sua marca no mercado. Faça uma boa pesquisa sobre os temas mais procurados na área imobiliária, e invista em posts que tenham essa temática.

Vale lembrar que você não deve focar apenas em assuntos relacionados a imóveis. Temas como jardinagem, dicas de reformas, como procurar um bom imóvel para comprar ou alugar, entre vários outros, também são indicados.

A dica é sempre lembrar que o objetivo dessa ferramenta é atrair leitores e fixar sua marca na mente dos clientes. Quanto mais conteúdo interessante ele encontrar, mais vai voltar para novos acessos e indicar o blog para outras pessoas.

Outro planejamento necessário é a quantidade e a periodicidade dos posts. Faça uma lista com os principais assuntos que vai publicar, e organize uma agenda de postagens.

 Você precisa definir quantos posts vai publicar por semana ou por mês, por exemplo, mas é importante manter a quantidade planejada. Blogs “abandonados” perdem leitores rapidamente.

Mantenha também o tamanho e a quantidade mínima de palavras em cada conteúdo. Isso é importante para garantir um padrão e a qualidade dos materiais publicados.

Não se esqueça de cuidar da qualidade do conteúdo postado. Textos mal escritos, fotos e vídeos com baixa qualidade podem gerar efeito contrário, e afastar clientes em potencial.  Invista em postagens bem elaboradas para garantir a qualidade do conteúdo.

Vale a pena investir em profissionais para cuidar dessa parte, como redatores publicitários e editores de foto e vídeo para garantir a qualidade do material que você divulga.

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Invista em SEO

O SEO (Search Engine Optmization) é um conjunto de técnicas de otimização nos mecanismos de buscas na internet. Na prática, quando você usa estratégias de SEO, seu blog aparece mais facilmente nas primeiras posições nos sites de busca quando o cliente procura um termo na internet.

Além de otimizar o posicionamento dele nos sites de busca, as técnicas de SEO também  ajudam o conteúdo a ser mais útil para o leitor, por isso é importante utilizá-las na hora de postar seus conteúdos.

Use as palavras-chave certas

Uma das técnicas de SEO  mais utilizadas nos posts é o uso de palavras-chave incluídas nos conteúdos. Elas direcionam o usuário para o blog quando ele pesquisa um termo em um site de busca. Por exemplo, se você incluir o termo “documentos para locação de imóveis” em um post, todos os usuários que pesquisam esse assunto no Google encontrarão sua postagem na lista de resultados.

A escolha da palavra-chave certa  é essencial para que seus posts cheguem até os clientes em potencial. Uma boa dica é usar o Google Trends, uma ferramenta do Google que  mostra quais são as palavras mais procuradas, e facilitam a escolha dos termos mais adequados para você incluir nas publicações do blog.

Invista na qualidade dos posts

Outra dica para usar o SEO é ficar atento à qualidade dos conteúdos postados. Títulos interessantes e diferenciados atraem mais visitantes, por exemplo.

Outro ponto de atenção é a variedade de assuntos: pesquise sobre os assuntos mais procurados no ramo imobiliário e diversifique os temas das postagens. Quanto mais opções de temas, mais interesse seu blog atrai.

Na hora de escrever o texto, organize as informações separadas por intertítulos. Isso facilita a leitura e deixa o post visualmente mais leve. E não se esqueça de cuidar da qualidade das imagens e vídeos, se eles não tiverem boa resolução, por exemplo, podem fazer com que seu posicionamento caia nos sites de busca.

Não se esqueça de disponibilizar uma caixa de comentários nas postagens, e responder todos usuários. Isso gera engajamento dos clientes, e também faz com que sites de busca entendam que o conteúdo é interessante para os usuários, melhorando seu posicionamento no ranking de resultados.

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