8 de junho de 2022

Business intelligence para imobiliárias: como usar?

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O conceito de business intelligence ganha cada vez mais relevância no contexto empresarial. Para que sua imobiliária seja beneficiada pela tecnologia, é importante conhecer o termo e suas funcionalidades

É possível que você já tenha se deparado com o conceito de business intelligence – também chamado de BI – durante sua rotina profissional. Entretanto, será que você conhece o significado e a importância do termo? E mais: sabe como utilizá-lo de forma correta para beneficiar sua imobiliária?

Se as respostas para as questões acima foram negativas, você encontrou o artigo certo. Nesse conteúdo, elaborado pelo Blog da Arbo especialmente para corretores de imóveis e para gestores de imobiliárias, você vai conferir:

O que é business intelligence?

BI (Business Intelligence) pode ser definido como processo que, por meio da tecnologia, analisa dados e apresenta informações relevantes para que gestores de empresas tomem as melhores decisões.

Mesmo que a explicação pareça vaga no início, é válido ressaltar que a definição do conceito é ampla e, por isso, será mais fácil entender por meio da aplicação do termo no setor imobiliário.

O conceito de business intelligence ficou conhecido pela primeira vez em 1958, com a publicação do artigo A Business Intelligence System. Contudo, o BI só começou a ser aplicado de forma incisiva a partir da década de 1970.

De qualquer forma, o business intelligence é composto por uma variedade de ferramentas e de plataformas, cujo objetivo é coletar dados – tanto internos quanto externos à empresa – para a postulação de informações por meio de análises.

As ferramentas de BI são conhecidas, principalmente, por acessarem bancos de dados e retirar deles as informações necessárias para uma determinada empresa. Nesse caso, os dados são exportados em tabelas, gráficos, relatórios, mapas e outros formatos.

O business intelligence concentra todas as informações necessárias a uma empresa no sistema conhecido como Data Warehouse. Neste local estão inseridos todos os dados, tais como aqueles armazenados em planilhas, tabelas e até mesmo em CRMs (Customer Relationship Management).

A vantagem de agrupar todas as informações em um único local é a possibilidade de integrá-las para, assim, estabelecer análises e métricas mais eficientes e tangíveis para a empresa.

Aplicar business intelligence em sua imobiliária é um passo fundamental para fortalecer seu modelo de negócio

Como o business intelligence funciona?

Antes de explicar como o business intelligence funciona, é importante apontar que as ferramentas de BI não irão apontar soluções para os gestores, ao contrário do que muitos pensam. O que acontece, na verdade, é a exposição de dados, que precisam ser analisados e transformados em informações relevantes.

Diante desse cenário, é possível entender que as ferramentas de business intelligence facilitam as atividades de mineração e de busca de dados, que podem ser um dos gargalos de uma empresa, já que encontrar tais informações nem sempre é uma tarefa simples.

Por meio das plataformas, os gestores de uma empresa podem descobrir diversas informações relevantes, tais como:

  • Perfis e comportamentos dos consumidores;
  • Características dos produtos que mais trazem resultados;
  • Características dos funcionários que mais trazem resultados;
  • Processos que atrasam a produção e/ou a entrega dos itens;
  • Processos que mais trazem custos para a companhia.

Conforme citado anteriormente, os dados são captados de diferentes fontes – internas e externas – e, então, armazenados em um banco específico de sua empresa. Dessa forma, fica mais simples visualizar, de forma personalizada, as informações necessárias para a tomada de decisão.

Quais são as vantagens de aplicar o BI em uma imobiliária?

Atualmente, empresas do mercado imobiliário, especialmente as que investem em tecnologia, lidam com dados a todo momento. Apesar disso, muitos gestores ainda não conseguem analisar as informações de forma correta e, por isso, perdem oportunidades de negócio e, também, de aprimoramento da empresa.

Diante disso, o business intelligence se mostra uma ótima solução, já que, por meio da coleta de dados, irá fornecer informações importantes aos corretores e aos gestores, que terão a função de analisar o que está sendo mostrado para verificar o que está funcionando ou não na empresa e no processo de venda.

Se você ainda não está convencido sobre a utilização de BI em sua imobiliária, confira abaixo as principais vantagens de investir nessa tecnologia:

Minimização de erros e de riscos

Como o BI possibilita a análise de informações e de dados antes desconhecidos, é possível reconhecer erros e, de imediato, corrigi-los. Esse fator é benéfico, principalmente, porque minimiza os riscos da empresa, especialmente aqueles que ameaçam sua atuação e sua continuidade no mercado.

Muitas vezes, as empresas do setor imobiliário se veem diante de desafios e imaginam suas causas. Por outro lado, não é possível ter certeza, uma vez que se trata de uma suposição.

Com o business intelligence, as suposições são confirmadas ou não e, com isso, os gestores podem analisar o plano de negócios de forma mais assertiva, com foco tanto na solução de problemas já existentes quanto na prevenção de riscos futuros.

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A melhora no processo de tomada de decisão é uma das vantagens de investir em business intelligence

Auxílio na tomada de decisões

Uma das principais vantagens de utilizar o BI em uma empresa do mercado imobiliário é contar com o auxílio dos dados na tomada de decisões. Isso porque as soluções estratégicas de um plano de negócios não podem depender de ideias subjetivas, mas sim de informações concretas.

Com o business intelligence, é possível reconhecer não somente o funcionamento de sua empresa e do mercado como um todo, mas também o perfil e os comportamentos dos clientes.

A união dessas informações, bem como suas análises, é fundamental para a tomada de decisões, que deve considerar as ações necessárias, a antecipação de problemas futuros e a análise de possíveis riscos.

Auxílio no planejamento e na gestão do negócio

É possível que muitas imobiliárias tenham diversas informações sobre o funcionamento de seu negócio, especialmente no que se refere à parte operacional. Contudo, é bastante comum que o excesso de dados confunda os gestores da empresa.

Isso acontece, principalmente, porque as informações estão desorganizadas, já que, muitas vezes, se encontram em documentos diferentes e os profissionais não conseguem unir os dados e avaliá-los de forma conjunta.

Com o BI, o gestor terá acesso às informações agrupadas e, por isso, conseguirá reconhecer o funcionamento de seu negócio com mais facilidade. Isso permitirá, também, a identificação de quais comportamentos devem ser adotados perante a concorrência.

Fidelização de clientes

Por fim, mas não menos importante, é necessário ressaltar que o uso de business intelligence em uma empresa favorece o processo de fidelização dos clientes.

Isso ocorre, principalmente, porque os processos da empresa se tornam mais otimizados, o que traz mais eficiência no atendimento das necessidades do cliente, que se sente satisfeito com os produtos e com os serviços.

Uma vez que o BI permite que o gestor de uma imobiliária conheça seu cliente a fundo, possibilita a produção, por exemplo, de campanhas de marketing direcionadas, que, com certeza, irão trazer mais resultado do que propagandas genéricas.

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Como aplicar business intelligence em uma imobiliária?

Agora que você já sabe o significado de business intelligence, bem como seu funcionamento e suas principais vantagens, chegou o momento de descobrir como aplicar o conceito em sua imobiliária.

Para investir no business intelligence, é necessário que você saiba que vai precisar de um profissional especializado, como um analista de dados ou um analista de TI (Tecnologia da Informação).

Na Arbo, nossos clientes têm acesso ao BI por intermédio de profissionais especializados na análise de dados, o que facilita a interpretação das informações e traz resultados mais expressivos.

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As ferramentas de business intelligence reúnem diversos dados em um único local, o que facilita as analises

Se você tiver condições de investir nos profissionais, o ideal é montar uma equipe especializada em business intelligence. Esses funcionários serão o ponto central de contato entre a empresa e os dados coletados pelas ferramentas e, por isso, devem ter conhecimento sobre o tema.

O analista de dados é o profissional central do BI, já que é o funcionário que estará em constante contato com as informações e será o responsável por transmitir aos gestores as análises e as interpretações de cada uma delas.

Mesmo que seja fundamental para a implementação do processo de business intelligence, o analista de dados não pode trabalhar sozinho. Com o passar dos dias, a estrutura de BI irá precisar de manutenção. E é exatamente nesse momento que se faz necessário o trabalho de um profissional de TI.

Por fim, é necessário que sua equipe seja composta por um gestor ou por um administrador de business intelligence. Esse é o profissional responsável por verificar as informações apontadas pelo analista de dados e, então, uni-las às métricas e às expectativas da empresa.

Se você é gestor de uma imobiliária de pequeno porte, deve começar o investimento aos poucos. Comece pela contratação do analista de dados e, então, verifique os resultados. Com certeza a análise correta dos dados irá te trazer retorno e, com isso, será possível dar continuidade à formação da equipe.

Se você deseja saber mais sobre business intelligence, pode conferir o vídeo O que é BI – Business Intelligence (guia definitivo), publicado no canal Rafael Piton, no YouTube:

E aí, gostou de saber mais sobre business intelligence e sobre como este pode auxiliar no desempenho de sua imobiliária? O Blog da Arbo conta com inúmeros conteúdos que podem tornar sua rotina profissional mais produtiva e melhorar os resultados de sua empresa.

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