25 de setembro de 2021

Primeiro imóvel: confira dicas para não errar na compra

A aquisição do primeiro imóvel é um verdadeiro sonho realizado. Contudo, para que a escolha seja acertada, é necessário prestar atenção em alguns pontos

Comprar o primeiro imóvel é um grande passo na vida de muitos brasileiros. Para alguns, é a verdadeira realização do sonho da casa própria. E não é para menos: adquirir uma casa ou um apartamento não é uma tarefa fácil, mas que traz muitas vantagens.

Desse modo, se você está decidido a desfrutar de todos os benefícios de ter seu imóvel próprio, é necessário ficar atento a alguns pontos, para que a compra seja feita da forma correta.

No entanto, antes de conferir as dicas para não errar na hora da aquisição do primeiro imóvel, é preciso decidir entre comprar uma casa ou um apartamento. Ambos oferecem vantagens e desvantagens, que devem ser avaliadas de acordo com as necessidades dos moradores. 

Casa ou apartamento?

Para decidir entre comprar uma casa ou um apartamento, você precisa conhecer as especificidades de cada uma das moradias. Abaixo você pode conferir uma lista com os principais prós e contras dos imóveis:

Vantagens de comprar uma casa

As vantagens de comprar uma casa como seu primeiro imóvel estão relacionadas, principalmente, às questões de autonomia e de liberdade dos moradores. Contudo, existem outros pontos que devem ser levados em consideração.

Mais privacidade

Quando em comparação com os apartamentos, as casas oferecem mais privacidade para os moradores. Isso porque não existem vizinhos tão próximos ao lado, no andar de cima e no andar de baixo.

Desse modo, o imóvel oferece mais liberdade aos moradores, que podem conversar em um tom mais alto sem se preocupar se algum vizinho irá ouvir.

A questão do barulho

Os condomínios de apartamentos são conhecidos, entre outros fatores, por alguns barulhos, especialmente provindos das áreas de convivência. Desse modo, os moradores, especialmente aqueles que moram em unidades localizadas no térreo, podem enfrentar problemas quanto ao excesso de ruídos.

Por outro lado, os edifícios costumam deter uma política rígida quanto a barulhos no interior dos apartamentos. Por isso, é comum que os condôminos não possam ouvir música em um volume alto ou até mesmo mudar alguns móveis de lugar sem incomodar os vizinhos, que podem registrar uma reclamação junto ao síndico.

Mais autonomia e liberdade

A autonomia e a liberdade também são atributos positivos de comprar uma casa. Isso porque, nessa propriedade, os moradores não precisam seguir as regras do condomínio, que tem o objetivo de manter a boa convivência entre os condôminos.

Nesse ponto, os indivíduos podem, por exemplo, ter um ou mais animais de estimação, que costumam ser proibidos em alguns empreendimentos.

Desvantagens de comprar uma casa

Assim como ocorre com os apartamentos, as casas apresentam alguns contras aos moradores, especialmente no que se refere à segurança pessoal, patrimonial e material.

Menos segurança

Quando em comparação com os condomínios de apartamentos, as casas apresentam um menor índice de segurança. Isso porque os empreendimentos, na maioria dos casos, contam com guaritas e portarias, que dificultam o acesso de pessoas não autorizadas aos imóveis.

Apesar disso, os moradores de casas podem tomar algumas atitudes, como instalar câmeras de monitoramento e cercas elétricas.

Responsabilidade completa pela manutenção

Em condomínios, a manutenção do imóvel é, de maneira geral, uma responsabilidade conjunta entre o morador e o síndico. Por isso, é comum que, em caso de problemas, o morador arque apenas com os custos financeiros.

Já nas casas, a manutenção é de completa responsabilidade do morador, que, além de arcar com as despesas, precisa falar com os profissionais e realizar orçamentos.

Vantagens de comprar um apartamento

Os apartamentos são boas opções para quem deseja ter segurança com o primeiro imóvel. Veja abaixo alguns dos principais benefícios de morar em um condomínio:

Mais socialização

Se você acha importante manter uma boa relação com os vizinhos, vai gostar de saber que os condomínios de apartamentos permitem que os moradores socializem com mais frequência, especialmente nas áreas de convivência.

Esse ponto é visto como positivo, também, por moradores que possuem filhos, já que as crianças têm mais chances de conhecer amigos e de brincar sem sair de casa.

Mais segurança

A questão da segurança é uma das principais vantagens para os moradores de apartamentos. Isso porque, na maioria das vezes, os condomínios contam com portarias e com equipamentos de segurança, que dão maior proteção aos condôminos.

primeiro-imóvel

Desvantagens de comprar um apartamento

Apesar de seguros, os apartamentos apresentam alguns pontos desfavoráveis para os moradores, como:

Regras do condomínio

Ao morar em um apartamento, o morador deve, acima de tudo, respeitar as regras do condomínio, que têm a função de manter a harmonia entre os condôminos. Desse modo, é necessário respeitar uma série de normas, relacionadas aos barulhos, ao estacionamento de veículos e muito mais.

Menos privacidade e liberdade 

Por estarem cercados de vizinhos, os moradores de apartamentos não possuem muita privacidade. Isso porque, com a proximidade, é possível que os demais escutem conversas que deveriam ser particulares.

Se, depois de conferir as vantagens e as desvantagens, você optar por comprar um apartamento para ser seu primeiro imóvel, que tal conhecer algumas dicas para escolher o local certo? 

No vídeo 10 dicas para escolher um apartamento, publicado no canal Lia Camargo – Just Lia, em com parceria com o grupo Zap, a apresentadora pontua, de acordo com suas experiências, alguns pontos que devem ser levados em consideração antes da escolha. Assista:

Dicas para não errar na compra do primeiro imóvel

Após optar pela compra de uma casa ou de um apartamento, é necessário ficar atento a alguns pontos, com o objetivo de não errar na aquisição do primeiro imóvel. Para isso, o Blog da Arbo selecionou algumas dicas importantes. Confira:

Defina suas prioridades

Antes de comprar o primeiro imóvel, é necessário definir quais são suas prioridades – bem como as prioridades dos demais moradores. Nesse ponto, é preciso avaliar qual metragem o imóvel deve ter, o número de quartos, bem como verificar se possui área de lazer (se esse item for algo relevante para a família).

Definir as prioridades auxilia, também, na escolha entre uma casa e um apartamento. Isso porque, caso os moradores prezem pela segurança, por exemplo, podem optar por um apartamento. Contudo, se a privacidade for a prioridade, o ideal é escolher uma casa.

Imóvel novo ou usado?

Depois de selecionar quais são as prioridades dos moradores, é necessário decidir se seu primeiro imóvel será novo ou usado. Se você optar por uma casa ou por um apartamento usado, não se preocupe: existem inúmeras boas opções no mercado.

Mesmo assim, a recomendação é que o primeiro imóvel seja adquirido ainda na planta. Isso porque o comprador pode negociar um valor melhor diretamente com a construtora. Nesse caso, o ponto negativo é a espera pela entrega.

Avalie a localização

A localização é um dos principais atributos de um imóvel e, por isso, deve ser avaliada com atenção antes da compra do primeiro imóvel. Escolher uma casa ou um apartamento situado em bom bairro, com boas opções de comércios e com linhas de ônibus ou de metrô nas proximidades pode influenciar – e muito – na qualidade de vida do morador.

Além disso, é necessário considerar a distância entre o imóvel e os locais que fazem parte da rotina dos moradores, como o trabalho e a escola das crianças. O ideal é que o morador escolha um imóvel nas proximidades desses espaços.

Verifique quais são as formas de pagamento

Após escolher e visitar seu primeiro imóvel, você precisa verificar quais são as possíveis formas de pagamento. Existem inúmeras maneiras de pagar por uma casa ou por apartamento, o que depende do contrato firmado entre o proprietário e o comprador.

É claro que a alternativa mais recomendada é o pagamento à vista, mas, como essa possibilidade não está ao alcance de todos, existem outras opções, como o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário.

Nesses casos, o ideal é que o comprador pesquise a fundo todas as condições dos bancos e das demais instituições envolvidas. Isso porque arcar com um financiamento ou com consórcio consiste em uma grande responsabilidade.

primeiro-imóvel

Tenha um corretor de imóveis de confiança

Um bom corretor de imóveis é parte essencial da compra do primeiro imóvel. Isso porque o profissional, que é devidamente certificado para auxiliar em transações imobiliárias, conhece o mercado e pode auxiliar nas decisões dos compradores.

É função do corretor sanar todas as dúvidas dos clientes, bem como aconselhar sobre boas ou más decisões. Não se esqueça: um bom corretor de imóveis, que deve ser confiável, pode te livrar de muitos problemas nesse processo.

O que você achou das dicas para comprar o primeiro imóvel?

Após ler as dicas apontadas pelo Blog da Arbo, você se sente mais confiante para comprar seu primeiro imóvel? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo e não se esqueça de, em caso de dúvidas, fazer sua pergunta. Conte-nos, também, qual foi a dica que você considerou mais importante.

Leia, também, outros conteúdos do Blog da Arbo, que podem te auxiliar em diversas questões relacionadas ao seu primeiro imóvel. Aqui você pode aprender, por exemplo, como organizar sua casa depois da mudança e, também, como decorar a sala de jantar.

Conheça a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversos problemas do cotidiano, como a emissão da segunda via de contas, a troca de titularidade de serviços essenciais e dúvidas relacionadas ao carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

E, para encontrar o primeiro imóvel ideal, a indicação é visitar o Portal da Arbo, que reúne as melhores casas e os melhores apartamentos nas principais cidades de todo o Brasil.

Postagens relacionadas

o que evitar erros de organização da casa

5 erros de organização da casa que você deve evitar

Existem alguns erros de organização da casa que podem comprometer a aparência do imóvel e a qualidade de vida dos moradores. Nesse texto você descobre quais são os principais erros e, com isso, como evitá-los Nada como uma casa bem arrumada, limpa e organizada para aumentar a sensação de bem-estar, não é mesmo?! Entretanto, às […]

morar na vila madalena

O que você deve saber para morar na Vila Madalena?

Morar na Vila Madalena significa viver em um dos melhores bairros de São Paulo. Antes de comprar ou de alugar seu imóvel na região, conheça os detalhes da Vila Madalena e descubra se o bairro é o ideal para você A Vila Madalena é um dos bairros mais desejados da capital paulista. Isso porque o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *