6 de novembro de 2024

O Guia definitivo de Marketing Imobiliário

marketing imobiliário

O marketing é uma das áreas que mais evoluiu com as novas tecnologias da internet. Conheça as ferramentas mais importantes para o marketing imobiliário!

O setor de imóveis, como qualquer outro segmento de alta competitividade, requer a busca constante por inovações que aumentem a performance. Um dos segmentos que mais se beneficiou das tecnologias desenvolvidas nas últimas décadas é o marketing imobiliário, que hoje conta com instrumentos muito eficazes para trazer grandes resultados.

Neste post do Blog da Arbo, vamos explicar que tecnologias são essas e como elas podem fazer a diferença na sua imobiliária. Além disso, verá a importância de entender esses recursos, que se tornaram indispensáveis para a evolução do seu negócio. Confira!

O que é marketing imobiliário?

O marketing é um conjunto de atividades planejadas para estabelecer uma comunicação com o público-alvo sobre um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia. Ao aplicar as estratégias de marketing de forma eficiente, sua empresa consegue transmitir a seus potenciais clientes a percepção de valor do que está oferecendo.

Falando mais especificamente sobre o setor imobiliário, o marketing tem a tarefa de apoiar as negociações de venda e locação pela aplicação de meios diversos. Quando articulados de forma inteligente, esses meios fazem com que sua marca esteja cada vez mais presente e seja lembrada por aqueles que pensam em comprar ou alugar um imóvel.

Assim como todas as outras atividades empresariais, o marketing imobiliário vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Se antes a busca por imóveis era realizada por meio dos classificados de grandes jornais, hoje a principal maneira de levar sua mensagem a potenciais compradores é pela internet.

A grande rede está presente em nossas vidas o tempo todo. Seja em casa, onde usamos nossos computadores, ou na rua , com os smartphones, a informação de que precisamos está ali, acessível em questão de segundos. Por isso, os gestores precisam conhecer e aprender a utilizar as diversas ferramentas que a transformação digital proporciona.

Por que investir em marketing?

Em empresas menores ou até mesmo naquelas que já são grandes e tradicionais, pode haver certa resistência quanto ao investimento nas ferramentas de marketing online. Isso faz com que essas imobiliárias estejam na internet de forma muito tímida, apenas inserindo anúncios em portais, um site muito simples e redes sociais pouco exploradas.

Veja alguns bons motivos para mudar a relação da sua empresa com o mundo digital:

Estreitar relações com potenciais clientes

As plataformas online são perfeitas para promover a aproximação com seu público-alvo. Afinal, uma boa estratégia de criação de conteúdo e anúncios vai levar até você pessoas com alta probabilidade de se tornarem clientes – os chamados leads. O melhor de tudo é que um trabalho bem feito nesse sentido tende a reduzir os gastos com marketing ao longo do tempo. 

Encurtar o tempo médio das vendas

Conforme sua empresa ganha relevância por meio do marketing imobiliário, o caminho do cliente até a concretização da venda ou da locação fica cada vez mais curto. As ferramentas online facilitam a comunicação e ainda proporcionam diversas maneiras de entender como o seu público se comporta e direcionar o imóvel certo para o cliente certo.

Fortalecer a marca

Quanto maior o volume de conteúdos de qualidade que sua imobiliária tiver na internet, maior será o engajamento de potenciais clientes. E com o engajamento crescendo, você terá cada vez mais facilidade para expor sua marca e se mostrar como autoridade quando o assunto é venda e locação de imóveis. É um ciclo virtuoso que alavanca suas vendas no longo prazo.

Saiba mais sobre os 3 pilares do Marketing Imobiliário neste vídeo do canal O Corretor tá on – Ricardo Martins, disponível no Youtube.

Como melhorar o marketing na minha imobiliária?

Junto com as novas ferramentas de marketing, a transformação digital trouxe a necessidade de aprender novas maneiras de comunicar o valor dos seus produtos e serviços. Também se tornou fundamental usar a tecnologia para compreender as tendências de mercado e se adaptar mais rapidamente. 

Veja alguns aspectos-chave que os gestores precisam observar para aperfeiçoar o marketing imobiliário:

Focar na experiência do cliente

Trabalhar com marketing significa colocar a experiência do cliente em primeiro lugar. É necessário criar estratégias que facilitem ao máximo a vida do seu público-alvo e o incentive a ouvir o que você tem a dizer. Como você verá nos próximos tópicos, a chamada customer experience precisa ser considerada em qualquer tentativa de estabelecer uma interação com o público.

O primeiro passo para isso é conhecer muito bem o perfil do cliente que você deseja alcançar. É a partir do estudo aprofundado das características e dos padrões de comportamento do público-alvo que o seu time de marketing terá as melhores ideias para criar conteúdos e anúncios que geram leads e concretizam vendas.

E quando a interação com um possível cliente finalmente começa, o atendimento precisa ser um diferencial. Em todos os canais nos quais sua empresa se dispuser a atender, sua equipe precisa fornecer informações de forma  objetiva e precisa. 

Ter um site atrativo e funcional

Ao observar os sites das imobiliárias, você perceberá que muitos deles são extremamente simples e não utilizam plenamente os recursos que a internet oferece. Para se destacar, o seu site tem que começar sendo rápido, responsivo e fácil de usar. Ou seja, o usuário deve encontrar o que precisa sem dificuldades.

Além disso, um site pode ser muito mais que uma página com o logo da sua empresa, algumas fotos, o endereço e número de telefone. Um bom site para imobiliária deve dar aos visitantes a chance de conhecer sua carteira de imóveis em detalhes e enviar uma proposta na hora ou se cadastrar para ser atendido por um corretor logo em seguida.

Você pode tornar a sua estratégia de produção de conteúdo ainda mais completa adicionando um blog que aborde temas de interesse do usuário. Seria uma maneira a mais de estreitar relações com o público e fazer com que sua marca seja lembrada. 

Aliás, qualquer empresa que queira obter posições de destaque em mecanismos de pesquisa como o Google deve investir em conteúdo produzido a partir das boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Elas fazem com que seu site apareça logo nas primeiras posições quando um usuário faz uma busca.

Priorizar dispositivos móveis

Aqui nós vamos destacar de novo a importância da experiência do usuário. Em 2020, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostrou que 98,1% dos brasileiros com mais de 10 anos que acessaram a internet usaram o celular. 

Portanto, os sites precisam ser desenvolvidos pensando em responsividade, ou seja, seu layout se adapta automaticamente ao tamanho da tela do usuário. Todos os elementos do site precisam ter um visual ajustado ao dispositivo móvel e serem leves o suficiente para que o carregamento não demore muito. 

Explorar as redes sociais

Hoje é impossível falar em marketing imobiliário sem pensar em redes como o Facebook e o Instagram. Os benefícios que essas plataformas trazem em termos de conhecer seu público e fazer o conteúdo chegar até ele é inquestionável.

Além de facilitar a comunicação por meio dos comentários, as redes sociais permitem realizar campanhas de anúncios altamente segmentadas. Isso significa que você pode estabelecer certos critérios sobre o perfil de quem deve receber determinado anúncio e a plataforma o entregará a partir do cruzamento dos dados que os usuários fornecem durante o uso.

Investir em fotos e vídeos de qualidade

A pesquisa PNAD Contínua também revelou que 86,1% das pessoas que usam a internet no Brasil assistem vídeos. Além disso, 95,7% enviam e recebem mensagens de texto, voz ou imagens. Isso mostra claramente a importância de investir em fotos e vídeos bem produzidos.

Inclusive, esse tipo de material valoriza bastante os anúncios. O usuário de um portal vai se sentir muito mais atraído por anúncios com muitas fotos do imóvel e um vídeo que o apresente em detalhes. Se esse conteúdo for acompanhado por um texto bem escrito apresentando as características do local, melhor ainda.

Usar Big Data

Para que todas as ações do marketing imobiliário sejam mais efetivas, é fundamental aplicar o Big Data, um conjunto de ferramentas tecnológicas que permite coletar e analisar grandes volumes de dados. Esse material é convertido em informações e estatísticas que vão guiar a tomada de decisão dos gestores.

Um bom sistema baseado em Big Data centraliza dados de diversas fontes internas e externas para fornecer insights precisos. Em uma imobiliária, por exemplo, essa ferramenta pode identificar o perfil de um lead e cruzá-lo com dados dos imóveis da sua carteira para indicar opções com maiores chances de venda. É a tecnologia facilitando o trabalho dos corretores.

Ao adotar as estratégias e ferramentas que abordamos aqui, sua imobiliária se tornará muito mais competitiva e construirá uma base sólida para o crescimento no mercado imobiliário. 

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joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

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