21 de maio de 2022

Instagram da imobiliária: 5 dicas para atrair mais clientes

instagram da imobiliária

Estar nas redes sociais aumenta o alcance da sua marca e impulsiona as vendas. Veja como cuidar bem do Instagram da imobiliária!

As redes sociais são ferramentas das quais nenhuma empresa pode abrir mão. Estar fora dessas plataformas limita demais o alcance das marcas. Na verdade, hoje é muito difícil imaginar o crescimento de um negócio no longo prazo sem a produção de conteúdo para a internet. E o Instagram da imobiliária é uma peça essencial dentro de uma boa estratégia de marketing de relacionamento.

Neste post do Blog da Arbo, você vai ver uma lista de dicas básicas para quem ainda não conhece tão bem os recursos que o Instagram oferece. Separamos algumas orientações para que imobiliárias e corretores comecem a explorar melhor essa ferramenta e aumentem suas vendas. Confira!

  1. Tenha um perfil comercial
  2. Defina um público-alvo
  3. Produza conteúdo relevante
  4. Use bem as hashtags
  5. Automatize ou terceirize as publicações

1. Tenha um perfil comercial

Muitos empreendedores nem sabem que o Instagram permite criar um tipo de conta específico para negócios. O perfil comercial traz funcionalidades que um usuário comum não tem, como ferramentas específicas para venda e uma série de dados analíticos que permitem conhecer melhor seus seguidores. Vamos conhecer alguns desses recursos:

Botão de contato

É possível conectar o instagram da imobiliária a outros canais de atendimento por meio de botões. Esse recurso é interessante porque muita gente desiste de entrar em contato com uma empresa se o processo for muito demorado. Os botões disponíveis são os seguintes:

  • Ligar;
  • Enviar mensagem;
  • Visitar site;
  • Enviar e-mail;
  • Entrar em contato pelo WhatsApp.

Sua empresa também pode utilizar recursos para gerenciar campanhas e fazer anúncios patrocinados – mas vamos falar mais disso na nossa nona dica.

Loja Virtual

Com a função shooping, as empresas podem criar sua própria vitrine virtual e compartilhar ações promocionais. Os produtos cadastrados em sua loja podem ser postados também no stories, aumentando o alcance. 

Analytics

Os resultados das suas ações no Instagram podem ser medidos a partir das várias estatísticas que a própria plataforma coleta e armazena. A lista de informações interessantes que a conta comercial proporciona inclui:

  • número de interações
  • alcance
  • engajamento
  • percentual de usuários que salvaram a publicação
  • localização dos seguidores
  • faixa etária dos seguidores
  • gênero.

2. Defina um público-alvo

Como você viu, um perfil comercial proporciona ferramentas capazes de direcionar as campanhas com base em um conjunto de informações muito rico. Contudo, seu potencial só pode ser aproveitado ao máximo quando elas estão inseridas em uma estratégia focada no público-alvo certo.

Pense no tipo de imóvel que você pretende vender ou alugar e quem seria o cliente ideal para eles. Qual é a faixa de renda do seu público-alvo? Em que região ele mora ou gostaria de morar? São pessoas casadas ou solteiras? Elas têm filhos? 

Essas e outras questões são relevantes porque a comunicação pelo Instagram da imobiliária precisa ser produzida especialmente para essas pessoas. É justamente sobre isso que trata a nossa próxima dica.

3. Produza conteúdo relevante e variado

instagram como ferramenta de venda
A produção de conteúdo no Instagram deve ser orientada pelos interesses do público-alvo.

O Instagram começou como uma rede social que trabalhava apenas com fotografias. Com o passar do tempo, novos elementos foram adicionados e a transformaram em algo completamente diferente de sua proposta inicial. Vamos ver que tipo de conteúdo você pode publicar para seus seguidores: 

Fotos de qualidade

As fotos continuam sendo, em muitos casos, o primeiro ponto de contato da audiência com seu conteúdo e um local para estabelecer a conexão com os seguidores de forma mais duradoura. Por isso, o feed onde as fotos aparecem não pode ser esquecido, mesmo que os stories estejam chamando muita atenção.

Isso porque, ao contrário de outros formatos de conteúdo, o que é postado no feed não desaparece depois de um tempo. Isso abre espaço para alguns tipos de conteúdo muito interessantes para gerar engajamento:

  • demonstrações: separe as melhores fotos de algum imóvel seu e complemente com uma boa descrição;
  • tutoriais: procure assuntos que têm relação com o seu produto (como dicas para cuidar do lar) e faça tutoriais curtos e diretos;
  • listas: os “top alguma coisa” sempre chamam a atenção do público, pois são conteúdos rápidos e capazes de fomentar boas ideias.

Stories e Lives

O Instagram Stories é uma febre e são formas dinâmicas de transmitir sua mensagem ao público-alvo. Você pode misturar diversos elementos, como texto, foto, emoji e gifs, entre outros. Apenas tenha a certeza de não deixar a tela poluída demais, pois isso impede que o público veja o ponto principal da sua comunicação.

Os Stories também são muito úteis para criar o senso de comunidade entre o público e quem trabalha na sua empresa. Para isso, muitas marcas postam pequenas partes do dia a dia da empresa ou situações divertidas, como festas temáticas dos colaboradores em datas comemorativas.

As transmissões ao vivo também ganharam muita força, especialmente no contexto da pandemia de covid-19. As lives são uma maneira bem direta de entrar em contato com seus seguidores e humanizar a comunicação. É possível fazer lives de perguntas de respostas para tirar dúvidas comuns dos clientes, por exemplo.

Eduque os seguidores

Por falar em tirar dúvidas, o conteúdo do Instagram da imobiliária deve sempre ser pensado para ajudar a solucionar um problema ou explicar algo que é complexo para quem não trabalha na área. Esse tipo de material tem a vantagem de posicionar sua empresa e os profissionais que trabalham nela como referências no mercado.

4. Use bem as hashtags

As hashtags devem ser utilizadas de forma inteligente para renderem bons frutos. Evite excessos, porque isso deixa o visual da postagem muito poluído. O ideal é utilizar até cinco delas, no máximo, e sempre escolher tópicos condizentes com o que sua marca oferece e com o conteúdo em si.

Para ajudar nessa tarefa, experimente usar o buscador do próprio Instagram e verificar o tipo de conteúdo que costuma aparecer nas tags que você pretende usar. Outra boa dica é se colocar no lugar do público e pensar na maneira como você mesmo buscaria o material que será publicado. 

Além disso, é claro, crie hashtags próprias. Procure por termos fáceis de lembrar e que se encaixem bem com o propósito das suas campanhas. E tome cuidado com hashtags muito genéricas, pois elas podem atrair um público muito diferente do que você gostaria.

5. Automatize ou terceirize as publicações

Uma estratégia de comunicação consistente não pode ser totalmente baseada em posts feitos de uma hora para outra ou só quando sobra um tempinho. É essencial ter um calendário de publicações em que você define a data e o conteúdo de cada post com, pelo menos, um mês de antecedência.

Para facilitar sua vida, esses posts podem ser agendados com o uso de ferramentas de automação como mLabs e Etus. Contudo, se sua imobiliária não tem um setor específico para o marketing, vale a pena considerar a contratação de terceiros para criar e publicar seu conteúdo.

Se for seguir esta última alternativa, uma das opções é o Arbo Social Media. Nesse serviço, a Arbo cuida do seu perfil no Instagram, produzindo e publicando conteúdo voltado para o público correto. O diferencial da Arbo é ser uma empresa especializada no setor imobiliário, diferente de outras agências de marketing digital.

Seguindo essas dicas, imobiliárias e corretores têm plenas condições de transformar seus perfis no Instagram em poderosas ferramentas de venda. Ao levar o conteúdo certo para as pessoas certas, é possível criar um relacionamento com possíveis clientes logo no início da jornada de compra, aumentando suas chances de ser lembrado na hora da conversão.

Agora que você já sabe como melhorar o Instagram da Imobiliária, que tal aprender sobre outra grande plataforma de marketing? Continue no Blog da Arbo e saiba como anunciar no Google.

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