13 de novembro de 2024

SEO local para imobiliárias: 6 práticas essenciais

SEO local para imobiliárias: 6 práticas essenciais

O SEO local é um conjunto de técnicas que pode alavancar sua visibilidade na internet e aumentar suas vendas!

Você com certeza já fez uma pesquisa em um site de buscas para procurar algum produto ou serviço. Em quantas páginas precisou buscar antes de encontrar o que precisava? Poucas, não é verdade? Agora imagine as chances de negócio se os seus anúncios estiverem nos primeiros resultados de busca em sites como o Google. É isso que o uso das técnicas de SEO fazem pela sua imobiliária. 

Quer saber mais? Então acompanhe esse post especial que a Arbo preparou para você conhecer mais sobre o SEO local para imobiliárias, uma técnica de construção de conteúdos na internet que vai te ajudar a otimizar suas vendas!

O que é SEO local para imobiliárias?

Se você acompanha as novidades do marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO. A sigla vem do inglês Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, em português. Na prática, o SEO é um conjunto de técnicas para melhorar a visibilidade e o ranqueamento da sua página ou anúncio em sites de busca, como o Google, por exemplo.

Quando você usa técnicas de SEO, melhora o seu posicionamento nas buscas orgânicas nesses sites. Assim, você consegue aparecer nos primeiros resultados para o cliente sem ter que pagar por isso.

Já o SEO local foca em melhorar o posicionamento local de sua empresa. Isso significa um aumento de visibilidade quando um cliente procura por um anúncio na região em que a sua empresa está. O que diferencia o SEO local para imobiliárias de outras técnicas é que ele usa critérios de localização geográfica, e também informações de redes sociais para atrair clientes.

Vantagens

A vantagem da aplicação dessas técnicas é que sua empresa consegue aparecer mais nas buscas dos clientes da sua região. A internet é o local de maior alcance atualmente, e quando você aparece nessas buscas, aumenta muito suas chances de negócio.

Outro benefício do uso do SEO local é o aumento da presença online da sua marca. Quanto mais você aparece na internet, mais sua empresa ganha credibilidade e passa a ser vista como confiável para os clientes. O reforço do nome da imobiliária na internet também atrai mais clientes.

Além disso, você também consegue alcançar clientes que se encaixam no perfil de anúncios da imobiliária, tanto os moradores locais como aqueles que estejam procurando um imóvel para temporadas curtas. Quando o cliente busca uma casa na praia, por exemplo, ele consegue chegar até o seu anúncio de maneira rápida e fácil com o uso das estratégias de SEO local.

Confira algumas práticas essenciais para usar o SEO local para imobiliárias e alavancar suas vendas:

Capriche nas informações de localização

Uma das estratégias mais importantes do SEO local para imobiliárias é investir na localização. Se você consegue ser localizado de maneira rápida e fácil nas buscas por imóveis na sua região, tem grandes chances de aumentar suas vendas.

Uma ótima dica é sempre incluir o endereço da imobiliária no rodapé do site e também dos anúncios. Os sites de busca usam alguns algoritmos para localizar e mostrar resultados para o cliente. Quando você insere o endereço de seu negócio na página, já garante que ele seja incluído de forma mais eficaz nos resultados de busca, e melhora o seu ranqueamento.

Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é oferecido de forma gratuita pela plataforma. Quando você cadastra sua imobiliária, ela passa a aparecer como um ponto comercial no Google Maps. Com isso, você passa a ter mais visibilidade nas pesquisas. A dica é preencher a maior quantidade possível de informações sobre sua empresa, pois isso facilita que ela seja encontrada pelos clientes.

Atenção para o marketing local e para as avaliações dos clientes

Um ponto de atenção quando você se cadastra no Google meu negócio, é que os clientes podem deixar avaliações sobre os atendimentos ou negociações que fizeram com a sua imobiliária. Elas são públicas, e não podem ser apagadas por você.  Faça o monitoramento frequente sobre como está a sua reputação na internet, e tente sempre resolver qualquer situação que possa gerar uma avaliação negativa.

Cuide da otimização da experiência de navegação do seu site

SEO local para imobiliárias: 6 práticas essenciais

Uma estratégia fundamental do SEO local para imobiliárias é manter seu site rápido e com uma navegação fácil para o cliente. A experiência que ele tem ao visitar sua página é essencial para garantir que ele continue navegando, e também a indique para outras pessoas. Invista no layout do seu site, com informações claras, bem localizadas e fáceis de encontrar.

Não deixe de publicar imagens de boa qualidade nos anúncios, elas fazem toda a diferença na hora do cliente procurar uma propriedade. Vale também investir na inserção do tour virtual para alguns imóveis. Esses cuidados são importantes, pois o Google leva isso em consideração para colocar (ou não) sua página nos primeiros resultados de busca.

Invista na versão mobile

Outra dica valiosa na hora de aplicar o SEO local para imobiliárias é investir na versão mobile para acesso ao seu site. Segundo uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, 74% das pessoas usam o celular em pelo menos uma etapa na compra de produtos e serviços. 

Então, vale a pena preparar uma versão de seu site para acesso em smartphones. Esse modelo deve ter uma navegação simples, com acesso fácil e rápido. É bom lembrar que a tela do celular é diferente de um notebook, por exemplo, e é preciso cuidar para que o layout do site fique adaptado para esse tipo de navegação.

Invista em marketing de conteúdo local

SEO local para imobiliárias: 6 práticas essenciais

Uma ótima técnica de SEO para imobiliárias é investir na produção de conteúdo direcionado à sua região de atuação, chamado de Inboud marketing. 

O objetivo dessa estratégia é marcar o nome da sua empresa na mente dos clientes e gerar confiança e credibilidade. Não é preciso de um alto investimento para usá-la. Você pode começar criando um blog, por exemplo, e trazer conteúdos interessantes sobre o mercado imobiliário e a região em geral, como pontos turísticos, bons locais para jantar ou os melhores bairros para quem gosta de sossego, entre outros temas. Com isso, você gera na comunidade a ideia de pertencimento ao local, e passa a ser uma referência imobiliária na região.

Construa seu Link Building

O link building é uma técnica com a qual os links da sua página vão aparecer em outros sites. Quando o cliente clica nesse link, é direcionado para o endereço da sua empresa, ou de um anúncio postado. Quando um site insere um link da sua imobiliária em suas postagens, isso é chamado de backlink. O objetivo de ter vários backlinks em sites é justamente aumentar o alcance de seu negócio na internet. Com isso, você gera mais tráfego para seu site, consegue mais visibilidade nos mecanismos de busca, e melhora o seu ranqueamento.

Mas é bom lembrar que a eficácia dessa técnica está na qualidade, e não na quantidade. O mais importante é que seus links estejam em sites que tenham credibilidade e sejam relacionados ao ramo imobiliário e também à sua região. Para construir seu link building, é essencial investir em conteúdos realmente interessantes, que valham a pena ser compartilhados por outros sites.

Monitore sempre os resultados

O último passo para garantir sucesso com o SEO local para imobiliárias é monitorar sempre os resultados. Fique atento às avaliações de clientes no Google e responda rapidamente às dúvidas ou pedidos de informações. Em caso de avaliações negativas, entre em contato com o cliente para entender a reclamação, e resolva da melhor forma possível. Se ele ficar satisfeito, você pode pedir que ele altere a avaliação no Google.

Outro ponto é ficar atento à postagem de anúncios ou conteúdos no blog, e também às informações gerais no site, para conferir se tudo está correto.  Não deixe de responder aos comentários publicados em postagens, por exemplo. Isso mostra que você realmente está atento aos clientes. O contato frequente com os clientes gera engajamento, e aumenta sua visibilidade e ranqueamento nos mecanismos de busca.

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joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

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