24 de abril de 2024

SEO para imobiliárias: por que seu site precisa disso?

SEO para imobiliárias

Se você quer que seu negócio apareça nas primeiras posições do Google, esse artigo é pra você. Saiba porque investir em SEO para imobiliárias!

Imagine a seguinte situação: você acessa um site de buscas na internet para procurar um produto ou serviço. Na primeira busca, já encontra várias opções do que procura e fecha contrato, simples e rápido.

Se a sua empresa aparecer nos primeiros resultados que o cliente encontra quando procura um imóvel para comprar ou alugar? É isso que o SEO para imobiliárias faz pelo seu negócio!

Ainda não sabe o que é isso? Para ajudar você a aumentar o alcance dos seus anúncios, nós do blog da Arbo preparamos um post especial para que você conheça o que é SEO, e como usá-lo para fortalecer as suas vendas. Confira!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias de marketing digital para otimizar a visibilidade de um site dentro de mecanismos de busca na internet, como o Google, por exemplo.

Sempre que um cliente pesquisa um imóvel no Google, o site usa alguns mecanismos (os algoritmos) para selecionar quais anúncios e páginas mais correspondem ao que ele procura.

Quando você usa as técnicas de SEO para imobiliárias, consegue fazer com que a página do seu negócio seja encontrada de modo mais fácil nessa pesquisa. Isso faz com que ela tenha um melhor ranqueamento (apareça nos primeiros resultados). Com isso, você aumenta a chance de que seus anúncios sejam mais acessados, e aumenta suas vendas.

Por que é importante usar SEO para imobiliárias?

SEO para imobiliárias

No mundo digital, vale a regra de “quem não é visto, não é lembrado”. Poucas pessoas têm tempo e paciência para ficar horas e horas em sites de busca procurando o imóvel perfeito. Por isso, usar estratégias de SEO são tão importantes para seu negócio.

Mas é preciso conhecer e aplicar essas técnicas com frequência e de forma organizada. O trabalho de SEO precisa ser constante e planejado para longo prazo, para que sua empresa fique sempre bem posicionada, e não perca espaço e posição nos sites de busca.

O SEO para imobiliárias melhora a experiência do usuário

Uma vantagem do uso de SEO é melhorar a experiência de acesso para os clientes, isso também no caso da experiência mobile, por exemplo. O SEO para mobile oferece uma repaginada para dar conforto para que o cliente acesse o seu site de onde ele estiver, e navegue nele.

Outro ponto importante do uso do SEO é que ele ajuda a oferecer informações que o cliente realmente procura. Quando ele encontra um site completo, com detalhes sobre o imóvel e boas fotos, tem mais chances de fechar negócio. Com mais acessos, seu site passa a ser considerado importante pelo Google, e sobe de posição nos resultados.

Maior exposição e credibilidade da marca

Quanto mais sua empresa aparece nos resultados dos sites de busca, mais exposição ela consegue. Isso gera a ideia nos clientes de que sua empresa é uma referência no ramo imobiliário, e maior a chance de acesso ao seu site. As estratégias de SEO ajudam sua página a aparecer (e continuar) no topo dos mecanismos de busca.

Redução de custos com marketing a longo prazo

Você sabia que usar um SEO para imobiliárias ajuda no aumento das buscas orgânicas do seu site? Ainda não sabe o que é isso? Funciona assim: existem dois tipos de busca no Google, a busca paga e a busca orgânica. Na paga, é preciso investir em um link patrocinado. Esses links aparecem nas primeiras posições quando um cliente faz uma busca, procurando um imóvel para alugar, por exemplo.

Logo em seguida, aparecem os sites com mais acesso espontâneo. Quando um site é popular entre os usuários, o Google entende que ele tem conteúdos que valem a pena aparecer nas primeiras posições de busca. Isso é chamado de busca orgânica.  Com o uso do SEO a longo prazo, você melhora o ranqueamento do seu site sem precisar pagar por links patrocinados.

Ficou curioso(a) para saber como usar o SEO? Confira as dicas abaixo de como usar algumas dessas técnicas:

Use as palavras-chave certas!

SEO para imobiliárias

A palavra-chave é uma palavra (ou até mesmo uma frase) que podemos pesquisar para encontrar resultados em sites de busca. Por exemplo, ao digitar “apartamento à venda em Londrina”, o Google mostrará todos os sites que trouxerem essa palavra-chave.

O uso de palavras-chave é uma das estratégias de SEO mais utilizadas. Por exemplo, se você acha que o cliente procura por um apartamento na praia de uma determinada cidade, o anúncio deve ter exatamente essas palavras. Usar a palavra-chave no título do anúncio também ajuda a torná-lo mais visível.

A escolha da palavra-chave também é essencial para que o anúncio chegue até o cliente certo. Ferramentas como o Google Trends mostram quais são as palavras mais procuradas, e facilitam esse processo da escolha dos termos mais adequados.

Outra dica é fazer uma pesquisa no próprio Google dos temas mais populares no setor imobiliário. Por exemplo, você pode digitar “apartamento à venda”, e ver quais opções o site traz para completar a frase. Os resultados dessa busca mostram os termos mais procurados pelos usuários.

Organize seu site

Outra estratégia de uso do SEO para imobiliárias é a estruturação correta do site da imobiliária. É importante organizar as informações na página para que fiquem visíveis e com fácil acesso. Lembre-se de incluir links para o início da página e informações sobre a empresa.

Organizar os anúncios de venda e locação de maneira prática e fácil para o cliente também é essencial para garantir que ele se interesse em continuar navegando. E não se esqueça de incluir um campo de pesquisa (que funcione!) para que o cliente encontre o que precisa rapidamente.

Capriche na descrição dos imóveis

Uma boa descrição dos imóveis anunciados garante que seu anúncio tenha mais visibilidade. Informações sobre o tamanho da propriedade, a quantidade de cômodos e a sua localização são essenciais. 

Destaque também os pontos fortes do imóvel, e não esqueça de usar as palavras-chave que ajudam que o anúncio se destaque nos sites de busca. O termo “casa com quintal amplo”, por exemplo, vai aparecer na pesquisa de um cliente que se interesse por esse tipo de imóvel, mas pode ficar de fora se for anunciado somente como “casa para alugar”.

Use imagens otimizadas e de boa qualidade

Você já sabe que um bom anúncio de imóvel precisa de ótimas imagens. Mas para conseguir uma boa posição nos sites de busca, é preciso ficar atento também à otimização das fotos.

O primeiro passo é dar um nome adequado para as imagens. Ao invés de nomear as fotos do anúncio apenas como “imagem 1”, por exemplo, escolha um título que ajude na visibilidade. Uma foto com o título “apartamento no centro” ajuda o cliente a ter acesso rápido ao seu anúncio, principalmente se estiver buscando fotos pelo Google imagens.

Qualidade e tamanho das fotos

Outra dica é ficar atento ao tamanho das imagens. Fotos muito pequenas e com baixa resolução acabam não tendo um bom ranqueamento, e ficam perdidas na busca.

Já as imagens maiores e com bom enquadramento tem mais chance de conseguir mais acessos. É importante também compactá-las sem perder a qualidade, e garantir que o cliente consiga abri-las sem problemas.

Na hora de salvar as imagens, escolha as extensões mais comuns, como os formatos GIF, PGN e JPEG. Isso garante que seu anúncio não seja descartado porque o cliente não tinha o programa certo para visualizar a foto.

Faça otimizações técnicas

Otimizar seu site é essencial para garantir que ele esteja entre os primeiros resultados de pesquisa do cliente. O primeiro cuidado é garantir o carregamento rápido da página da imobiliária. Quanto mais rápido o site abrir e carregar as informações, mais chance de conseguir uma boa posição nas ferramentas de busca.  

Outro ponto que você deve ficar atento é a criação de um layout responsivo. Isso significa que o site de sua empresa deve ser adaptado e otimizado para acesso em qualquer tipo de dispositivo, computadores, celulares, e até mesmo em um smartwatch.

Facilidade de acesso e navegação

A navegabilidade da página também faz parte do SEO para imobiliárias. Garanta que o cliente consiga acessar tudo o que precisa de maneira rápida e agradável em sua página.  Sites confusos e com navegação complicada afastam os clientes, e você perde chances de cliques e de negócios.

Escolha também uma “URL amigável”: o endereço virtual de um site é chamado de URL. Uma forma de garantir que seu site seja encontrado rapidamente é usar URLs fáceis e que facilitem a busca. Por exemplo, se o cliente quer acessar a área de locação, uma boa URL pode ser “www.nomedaempresa/locacao”.

Uma URL amigável melhora a experiência do cliente no seu site. Com isso, a chance de que sua empresa fique entre os primeiros resultados nas ferramentas de busca aumenta.

Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de conferir outros posts sobre o mundo imobiliário aqui, no nosso blog da Arbo!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

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