29 de novembro de 2021

Guia: como fidelizar clientes no mercado imobiliário?

como fidelizar clientes corretor

Fidelizar clientes é uma das melhores formas de consolidar uma empresa no mercado. No setor de imóveis, em especial, é possível adotar uma série de técnicas para conquistar a confiança dos clientes e, ainda, para fazê-los promover sua imobiliária

Se você é gestor de uma imobiliária ou corretor de imóveis, já sabe a importância de fidelizar clientes. Contudo, o que muitos profissionais não sabem é como conquistar a confiança de seus clientes a ponto de estes serem considerados fiéis à empresa.

A fidelização de clientes está diretamente relacionada à consolidação da marca e da empresa no mercado, o que demonstra um grande diferencial competitivo, sobretudo no setor de imóveis.

Para que você saiba como fidelizar clientes em sua imobiliária, o Blog da Arbo elaborou este guia completo, no qual você vai conferir:

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes pode ser definida como um processo no qual o cliente volta a fazer negócio com sua empresa após a primeira compra ou contratação. Isso acontece, principalmente, porque os consumidores se sentem satisfeitos com o produto, com o serviço e com o atendimento.

Além disso, um cliente fiel à empresa apresenta grandes probabilidades de recomendar o produto e/ou o serviço para seus conhecidos, o que é chamado de marketing boca a boca – ou marketing passa-a-palavra.

No mercado imobiliário, descobrir como fidelizar um cliente está relacionado, principalmente, às recomendações. Isso porque, ao comprar um imóvel, é provável que o cliente demore um tempo até se interessar por outro.

como fidelizar clientes com venda consultiva
Aprender como fidelizar clientes é essencial para garantir o futuro de sua imobiliária

Nesse caso, o consumidor pode até não contratar os serviços da imobiliária novamente, mas, quando fidelizado, este pode indicar a empresa para pessoas do seu convívio que estejam em busca de uma casa, de um apartamento ou de outro tipo de propriedade.

Para que um cliente seja fiel à empresa – nesse caso, à imobiliária –, é necessário que haja um relacionamento baseado na confiança. Por isso, tanto os gestores do negócio quanto os corretores responsáveis pelo atendimento devem saber como se portar.

A fidelização de clientes depende de uma série de fatores, mas é possível utilizar algumas técnicas para garantir o sucesso das ações. Você vai conferir mais detalhes sobre o assunto nos próximos tópicos.

Qual é a importância de fidelizar clientes?

A atração de novos clientes é essencial para o funcionamento de qualquer negócio. Contudo, é necessário investir tempo e esforço no processo de fidelização de consumidores que já compraram um produto e/ou contrataram um serviço oferecido pela empresa.

Uma vez que a imobiliária entende como fidelizar clientes, se torna capaz de conquistar novos negócios independente de seus investimentos com marketing – seja este digital ou off-line.

A fidelização de um cliente acontece durante toda a jornada de compra, uma vez que a qualidade do atendimento é um fator determinante para que o consumidor se sinta ou não satisfeito com a empresa.

Para entender como fidelizar clientes no mercado imobiliário, é necessário conhecer uma série de técnicas, que serão apresentadas no tópico seguinte.

vendas como fidelizar clientes
O corretor de imóveis que sabe como fidelizar clientes obtém bons resultados em suas vendas

Como fidelizar clientes no mercado imobiliário?

Fidelizar clientes é um processo tão complexo quanto conquistar novos. Por isso, é importante que o gestor da imobiliária prepare seus corretores para prestar um atendimento de qualidade. Você pode ler mais sobre o tema nesse artigo, publicado no Blog da Arbo.

Existem diferentes técnicas que podem direcionar a fidelização dos clientes, como o pós-venda. Porém, essa não é a única forma de conquistar a confiança dos consumidores ao ponto de transformá-los em defensores da marca de sua imobiliária.

Por isso, o Blog da Arbo separou três formas de como fidelizar clientes no mercado imobiliário. As técnicas, quando aplicadas corretamente, trazem resultados positivos para seu negócio.

e-book venda consultiva

Foque no pós-venda

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre o pós-venda. Como o próprio nome sugere, o termo consiste em uma série de ações que acontecem depois que o cliente compra o produto ou contrata o serviço de uma empresa.

Em outras palavras, isso significa que, mesmo após a negociação, o vendedor – ou o corretor, no caso de uma imobiliária – precisa estar em contato com o consumidor.

Apesar de não ser muito comum, o pós-venda é um dos métodos mais efetivos para imobiliárias que desejam saber como fidelizar clientes. Isso ocorre, principalmente, porque o consumidor sente que a empresa não está preocupada somente com a venda, mas também com a solução de um problema.

No mercado imobiliário, é essencial que o corretor entenda as necessidades de seu cliente, de acordo com as técnicas de venda consultiva. Se você deseja saber mais sobre esse tema, acesse o artigo publicado no Blog da Arbo, que traz diversas informações relevantes.

O processo de pós-venda depende de uma série de estratégias, que devem ser aplicadas de forma correta.

Um dos pontos mais importantes para o corretor nesse processo é estar disponível e acessível para o cliente. Isso significa que o profissional deve disponibilizar ao consumidor seu e-mail ou seu telefone, para que ele possa entrar em contato em casos de urgência.

Outro aspecto que precisa ser considerado é o bom senso. Mesmo que o cliente goste de se sentir cuidado, a atenção em excesso é prejudicial. Por isso, antes de dar início ao pós-venda, é essencial que o corretor conheça os limites e as preferências de seu consumidor.

Saber como fidelizar clientes é importante para a imobiliária reduzir seus custos com marketing

Aplique as técnicas de venda consultiva

A venda consultiva já foi mencionada nesse texto e, agora, você vai descobrir algumas técnicas relacionadas ao processo. De maneira geral, a venda consultiva é aquela na qual o vendedor age como um consultor.

Isso significa, portanto, que o profissional, antes de iniciar o processo efetivo de venda, deve entender as necessidades de seu cliente. Esse aspecto é essencial para que o vendedor – ou o corretor de imóveis, nesse caso – solucione, de fato, o problema do consumidor.

É exatamente por esse motivo que a venda consultiva apresenta diversas vantagens quando comparada com as abordagens tradicionais.

A experiência do consumidor – ou customer experience (CX), em inglês – é uma das maiores favorecidas pela venda consultiva e é claro que isso é benéfico para as imobiliárias que investem em processos de como fidelizar clientes.

Garantir a satisfação do cliente aumenta as chances de o consumidor recomendar os serviços de sua imobiliária para seus conhecidos, o que diminui os investimentos da imobiliária com marketing.

Para obter bons resultados com a venda consultiva, é necessário realizar cada uma das etapas, que consistem na prospecção, na apresentação, na negociação e no pós-venda.

Invista em ferramentas tecnológicas

A tecnologia no mercado imobiliário já é uma realidade e, para não ficar de fora do processo de digitalização, sua empresa precisa agir. Os métodos tradicionais não atendem mais às necessidades do cliente atual e, por isso, se você insistir neles, não terá os resultados desejados.

Nesse cenário, as ferramentas tecnológicas, como sites e CRM (Customer Relationship Management) são fundamentais, uma vez que trazem uma série de vantagens para os gestores de imobiliárias e, também, para os corretores.

O site de uma imobiliária é, basicamente, seu cartão de visitas. É por meio dessa página que o consumidor irá conhecer sua empresa e os imóveis disponíveis para compra e para locação.

Dessa forma, é essencial que seu site seja atrativo, responsivo e, também, agradável à experiência do usuário. Nesse artigo publicado no Blog da Arbo você confere todas as informações que precisa para montar o site de sua imobiliária de forma correta.

O CRM imobiliário, por sua vez, consiste em um sistema de gestão que intermedia o relacionamento entre os profissionais de uma empresa e seus respectivos clientes. No mercado imobiliário, a ferramenta é utilizada para que os corretores consigam se organizar e entrar em contato com seus leads.

A tecnologia é fundamental para imobiliárias que desejam saber como fidelizar clientes

O sistema traz inúmeras vantagens aos corretores e aos gestores da imobiliária, que têm a facilidade de conferir todos os dados e informações de sua empresa em um único lugar. Nesse artigo publicado no Blog da Arbo você descobre o que precisa considerar antes de escolher o sistema ideal para sua imobiliária.

A CRM da Arbo Imóveis foi pensado para potencializar a produtividade e a performance dos corretores de imóveis, o que traz mais resultados para a empresa. Além disso, oferecemos aos nossos parceiros um aplicativo para dispositivos móveis, que permite que os corretores tenham o controle de toda a sua rotina na palma da mão.

Fidelizar clientes no mercado imobiliário não é uma tarefa simples, mas, com as técnicas e com as ferramentas corretas, é possível transformar o consumidor em um grande defensor de sua empresa.

A Arbo possui um amplo portfólio de produtos e de serviços que podem te ajudar na fidelização de clientes. A tecnologia é uma de suas maiores aliadas e, aqui, você tem acesso a diversas ferramentas que vão transformar seu atendimento e sua imobiliária.

Para saber mais sobre como a tecnologia da Arbo pode ajudar sua imobiliária, assista ao vídeo A melhor ferramenta para imobiliárias e corretores de imóveis!, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube:

Se você gostou desse conteúdo, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Na aba mercado imobiliário você encontra artigos sobre inúmeros temas relacionados à gestão de uma imobiliária, bem como à rotina profissional de um corretor de imóveis.

Você pode, também, se cadastrar em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

dicas para montar uma reserva de emergência

Reserva de emergência: como montar a sua?

Montar uma reserva de emergência é essencial para comprar um imóvel por meio de um financiamento imobiliário. Para não ter problemas com o pagamento das parcelas, confira as dicas que o Blog da Arbo trouxe nesse artigo Ter uma reserva de emergência é essencial para prevenir problemas financeiros, uma vez que imprevistos e acidentes acontecem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *