13 de junho de 2024

Como tirar Creci e se tornar corretor?

como-tirar-creci

Se você deseja se tornar um corretor de imóveis, precisa conhecer as exigências da profissão. Nesse texto você confere todas as informações sobre como tirar Creci

O mercado imobiliário está em constante crescimento e, por isso, precisa de profissionais capacitados. Os corretores de imóveis, portanto, são fundamentais. Se você deseja se tornar um corretor, precisa saber como tirar Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e, é claro, quais são os requisitos para dar início à carreira.

Ao contrário do que muitos pensam, os corretores de imóveis precisam estar preparados– e muito – para atuar em sua profissão. Nesse texto, elaborado pelo Blog da Arbo, você irá conferir as principais informações para começar sua carreira. Veja abaixo os tópicos que serão abordados:

O que é preciso para se tornar um corretor de imóveis?

A rotina profissional de um corretor de imóveis varia de acordo com suas escolhas e preferências. Existem profissionais, por exemplo, que preferem trabalhar como autônomos. Enquanto isso, outros são contratados e trabalham para uma imobiliária.

De qualquer modo, é importante que o corretor tenha paixão pelo que faz. Mesmo assim, isso não é suficiente, uma vez que, para se tornar um bom corretor de imóveis, é necessário cumprir uma série de requisitos.

O primeiro passo para se tornar um corretor – e, portanto, para descobrir como tirar Creci – é realizar um curso de especialização. Mesmo que você já possua uma formação superior, irá precisar passar pelo curso, uma vez que este é específico para corretores de imóveis.

Apesar de não ser obrigatório, um diploma de ensino superior pode ajudar o profissional. Suponha, por exemplo, que você tenha uma formação em Administração. Nesse caso, será muito mais simples planejar a abertura e a gestão de sua própria imobiliária.

De qualquer forma, para se tornar um corretor de imóveis, é necessário atender a três requisitos básicos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter ensino médio completo;
  • Se matricular em um curso de especialização para corretores de imóveis – passo fundamental para quem deseja saber como tirar Creci.

Se você atende a todos os requisitos apontados acima, pode dar início à sua carreira. No tópico abaixo você confere as informações para tirar o Creci.

como-tirar-creci
Descobrir como tirar Creci é um passo fundamental na carreira de um corretor de imóveis

Como tirar Creci no Brasil?

O Creci é um dos órgãos reguladores da profissão do corretor de imóveis. Para se tornar um profissional autorizado, o corretor precisa emitir o documento conhecido como carteira do Creci.

A carteira nada mais é do que o documento que comprova que o profissional está em consonância com as determinações legais de sua atuação. Ao buscar um corretor de imóveis, muitas pessoas verificam o documento para checar se o profissional é, de fato, capacitado.

Para descobrir como tirar Creci no Brasil, é necessário seguir um passo a passo, que é indispensável para a emissão do documento e, portanto, para a atuação do profissional.

Faça um curso de especialização

O primeiro passo para quem deseja se tornar um corretor de imóveis é fazer um curso de especialização na área. Isso porque este é fundamental – e obrigatório – para a atuação do profissional.

No curso profissionalizante, você irá aprender não somente sobre a rotina de um corretor de imóveis, mas também sobre o mercado imobiliário. O setor é complexo e, para que sua atuação profissional seja satisfatória, você precisa, necessariamente, entender os termos e os conceitos.

Lembre-se de que um corretor de imóveis trabalha em constante contato com os clientes e estes, por sua vez, podem – e vão – fazer muitas perguntas durante o processo de compra. Se você, como corretor, não souber sanar as dúvidas do cliente, ele provavelmente não irá confiar em seu trabalho.

O curso de especialização é fundamental para a formação de um corretor de imóveis, mas não é o único aspecto importante. Isso porque, mesmo após o término das aulas, você precisa continuar a estudar para se manter atualizado sobre as novidades do mercado e das transações imobiliárias.

Após finalizar as aulas do curso profissionalizante, você conclui a primeira etapa de como tirar Creci e, portanto, pode dar continuidade ao processo.

como-tirar-creci

Faça um estágio em uma boa imobiliária

O segundo passo para tirar Creci é realizar um período de estágio em uma imobiliária. Como estagiário, você ainda não precisa apresentar a carteira do Creci e, para encontrar uma oportunidade, basta pesquisar as melhores empresas do setor em sua cidade ou região.

Imobiliárias de pequeno, médio e grande portes costumam contratar estagiários e, muitas vezes, o efetivam após a obtenção do registro no Creci. É importante ressaltar que bons corretores de imóveis, que estão sempre informados e preparados para os desafios do mercado, se destacam.

A duração do período de estágio é variável e, após a conclusão, você poderá passar para o terceiro passo de como tirar Creci.

Quer saber mais sobre o estágio para corretores de imóveis? Assista ao vídeo Estágio para corretor de imóveis, publicado no canal Vida de Corretor, no YouTube:

Entregue os documentos necessários ao Creci

O terceiro e último passo para emitir a carteira do Creci consiste na entrega dos documentos aos órgãos responsáveis. É importante mencionar que essa é a etapa mais burocrática do processo e, por isso, você deve ter bastante atenção.

A entrega dos documentos necessários deve ser realizada em um dos postos do Creci, que podem ser encontrados em diversas cidades brasileiras.

Veja abaixo a lista dos documentos que devem ser entregues ao órgão:

  • Diploma ou certificado digital do curso de especialização;
  • Foto 3 x4 colorida (o corretor deve vestir traje social nas imagens, obrigatoriamente);
  • Cédula de identidade;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • Certificado de reservista (no caso dos homens);
  • Comprovante de conclusão do ensino médio ou diploma do ensino superior;
  • Comprovante de residência.

Ao realizar a entrega dos documentos junto ao Creci, você deverá pagar a taxa de inscrição e, a partir de então, a anuidade do documento.

Qual é a importância de ter Creci?

O Creci não é o único órgão que regulamenta a profissão dos corretores de imóveis. Isso porque, acima deste, há o Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis). As instituições têm relação e são essenciais para a atuação profissional do corretor.

Estar em conformidade com as regulamentações dos órgãos – o que inclui realizar o passo a passo de como tirar Creci – é um processo importante para os profissionais, uma vez que traz diversas vantagens ao corretor:

Autonomia para a realização de transações imobiliárias

Uma vez que o corretor de imóveis emite sua carteira do Creci e realiza o pagamento correto da anuidade, tem a autonomia para realizar transações imobiliárias. Isso ocorre, principalmente, porque os órgãos oferecem cursos importantes para a formação do profissional.

O Creci, por exemplo, oferece diversas aulas e formações que tem como objetivo capacitar o profissional. Alguns dos temas tratados nos cursos são:

  • Noções de arquitetura;
  • Aspectos jurídicos e legais de transações de imóveis;
  • Matemática financeira;
  • Técnicas de venda;
  • Noções de marketing.
como-tirar-creci
Estar regularizado junto ao Creci é essencial para a construção de uma relação de credibilidade com o cliente

Credibilidade junto aos clientes

Conforme mencionado acima, muitos clientes questionam seus corretores sobre a inscrição no Creci. Isso porque o órgão, por regulamentar a profissão, é responsável por fiscalizar as atividades do corretor, o que traz mais segurança aos consumidores.

Suponha que um de seus clientes te questione sobre o cadastro no Creci e sua resposta é negativa. Possivelmente, ele irá buscar um profissional que esteja registrado junto ao órgão, uma vez que sua confiança nesse profissional tende a ser maior.

Outro aspecto que você deve considerar é a perda de oportunidades de trabalho em boas imobiliárias. Isso porque, quando um profissional não está regulamentado junto ao órgão, tende a não ser contratado pelas empresas – especialmente devido à questão da credibilidade junto aos clientes.

Dessa forma, se você deseja se destacar e transmitir credibilidade e confiança aos seus clientes, invista no registro no Creci. Lembre-se de que esse é um investimento para a sua carreira.

Como tirar Creci e se tornar corretor?
Agora que você já sabe como tirar Creci, pode dar início à sua carreira como corretor de imóveis

Capacitação profissional

Além de promover cursos para profissionais iniciantes, o Creci oferece aulas e treinamentos para capacitar o corretor de imóveis cada vez mais. Você já deve saber que o mercado imobiliário é muito dinâmico e, por isso, o profissional deve estar sempre atualizado sobre as novidades.

Dessa forma, os cursos oferecidos pelo Creci são uma excelente oportunidade, especialmente porque os professores e mentores são especialistas nos temas tratados.

A atualização constante, bem como o aprimoramento da formação, é um ponto essencial para que o corretor de imóveis se torne um profissional capacitado. Lembre-se de que comprar ou alugar um imóvel é uma grande transação e, por isso, os clientes buscam um corretor que lhes transmita segurança, confiança e credibilidade.

É válido ressaltar, ainda, que você não deve depender apenas dos cursos oferecidos pelo Creci e por outras instituições, uma vez que as novidades do setor são recorrentes. Mantenha-se sempre informado para atender às necessidades e às expectativas de seus clientes.

Se você está no começo de sua carreira como corretor de imóveis, pode contar com o auxílio da Arbo. Em nosso Blog você confere os principais conteúdos sobre o mercado imobiliário e, com isso, sempre se mantém informado sobre o setor.

Para receber nossas novidades diretamente em seu e-mail, preencha o formulário abaixo e faça seu cadastro em nossa newsletter. Todas as semanas iremos te enviar os conteúdos mais acessados por nossos leitores.

Você pode, ainda, contar com a Arbo em sua rotina profissional. Isso porque oferecemos aos corretores – autônomos ou de imobiliárias – ferramentas que facilitam sua rotina e, é claro, que maximizam seus resultados.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

como aumentar a produtividade mercado imobiliário

Corretor de imóveis: como aumentar a produtividade?

Aumentar a produtividade na rotina profissional significa otimizar suas tarefas e, com isso, atingir resultados melhores. Como corretor de imóveis, você deve ser produtivo e, neste texto, vai conferir dicas para potencializar sua rotina Um corretor de imóveis precisa gerenciar seu tempo de forma correta, especialmente devido à quantidade de atividades que devem ser realizadas […]

arbo 360

Boom em Goiânia, fôlego na construção civil, boas expectativas para financiamento imobiliário, IGP-M e mais!

Está no ar mais uma edição da newsletter que te deixa por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário! Nesta edição, trazemos insights do que têm impulsionado o mercado imobiliário em Goiânia, dados que indicam que a construção civil está ganhando fôlego no segundo trimestre de 2023, novidades que podem afetar os contratos de locação […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *