12 de maio de 2022

Treinamento para corretores de imóveis: como fazer?

treinamento para corretores de imóveis profissionais

Treinamentos especializados para corretores são essenciais para alavancar as vendas. Veja como planejar o desenvolvimento do seu time!

O interesse em aprender cada vez mais e desenvolver as habilidades necessárias para o exercício de uma profissão é essencial. Contudo, o investimento em treinamento para corretores também deve partir da empresa, uma vez que ela mesma será beneficiada ao ter uma equipe bem preparada.

Para que o tempo dedicado aos estudos seja mais efetivo, é necessário montar um bom plano de desenvolvimento. Neste artigo do Blog da Arbo, destacamos alguns tópicos nos quais todo corretor precisa se aprofundar e explicamos como sua imobiliária deve se organizar para ter um time sempre em evolução.

Quais são os principais temas para capacitar seu time?

A seleção dos treinamentos para seu time deve ser feita com base nas necessidades da empresa, tanto no curto prazo quanto no longo prazo. Separamos aqui alguns possíveis temas dentro de áreas específicas.

Vendas

Melhorar as habilidades em vendas nunca é demais. Treinamentos para corretores dentro dessa vertente se tornaram ainda mais importante com as mudanças trazidas pela transformação digital.

É bem verdade que as novas tecnologias parecem assustadoras em um primeiro momento. Muitas empresas surgiram com o propósito de digitalizar as negociações imobiliárias de ponta a ponta, algo que seria uma ameaça para corretores e imobiliárias. Entretanto, na verdade, isso vem se mostrando impraticável.

Por ser um tipo de transação bastante complexo, a imensa maioria do público-alvo do mercado imobiliário ainda precisa de um acompanhamento mais próximo. Portanto, o futuro do mercado imobiliário inclui imobiliárias e corretores, mas em um novo papel.

Com praticamente toda a parte burocrática sendo agilizada pelas plataformas digitais, o corretor assume a posição de consultor. Sua função não é, necessariamente, apresentar o imóvel e suas características. Afinal, a tendência é que o cliente já tenha essa informação em outros lugares.

Agora, o papel do corretor é ajudar o cliente a entender o mercado e fazer a melhor escolha dentro das diversas possibilidades disponíveis. O rol de conhecimentos que o profissional precisa ter cresce, e quem se prepara consegue transmitir maior credibilidade no contato com o lead.

É aí que entra a venda consultiva. O corretor deixa de ser um vendedor que tenta empurrar um imóvel a todo custo e passa a ter maior envolvimento com a necessidade do cliente. A Arbo tem um e-book gratuito sobre esse assunto e basta clicar no banner abaixo para ter acesso a ele.

O conceito da venda consultiva se conecta perfeitamente com metodologias como o Spin Selling. Criada a partir de estudos de psicologia comportamental, essa filosofia de vendas coloca o cliente como foco central do atendimento. Você pode aprender mais sobre o Spin Selling neste artigo.

Marketing digital

O marketing digital é essencial para os seus resultados dentro do novo mercado imobiliário e não deve ser negligenciado. Em um mundo conectado, onde as redes sociais desempenham um papel importante na divulgação de nosso trabalho, é importante ter noções sobre conceitos como:

  • Público-alvo;
  • Persona;
  • Produção de conteúdo;
  • Tráfego orgânico;
  • Tráfego pago;
  • Métricas de marketing.

Aqui no blog, nós temos vários materiais relacionados a esses assuntos. Mas você também pode baixar nosso e-book gratuito sobre métricas de marketing digital para imobiliárias. Nele, nós abordamos desde de os conceitos básicos da área até os indicadores de desempenho mais utilizados.

Para baixar, é só clicar no banner abaixo.

Legislação

O mercado imobiliário é envolto por diversas legislações específicas. Por isso, muitos gestores investem em treinamentos voltados à área jurídica, mais especificamente sobre a documentação imobiliária.

O principal objetivo desse tipo de treinamento é conferir os conhecimentos necessários aos profissionais, especialmente no que se refere a:

  • Financiamentos imobiliários;
  • Lei do inquilinato;
  • Contratos de locação;
  • Contratos de compra e venda;
  • Direitos e deveres do cliente;
  • Direitos e deveres do corretor;
  • Prestação de serviços.

Nesse caso, é essencial contratar um profissional especializado para realizar o treinamento. Advogados especializados no mercado imobiliário são os principais indicados.

Outra dica importante é fornecer essas orientações assim que os corretores são contratados, para que iniciem sua atuação na empresa de forma correta e sem dúvidas.

Comportamento

Os treinamentos para corretores de imóveis envolvem, também, conhecimentos voltados à área comportamental. Essa parte da capacitação precisa envolver tanto os aspectos mais práticos de uma boa abordagem ao cliente quanto aspectos interiores, como a inteligência emocional.

Aqui no blog, nós temos muitos conteúdos com dicas para aperfeiçoar a comunicação entre o corretor e o lead. Caso você queira continuar se aprofundando no tema, recomendamos começar por este artigo sobre técnicas de persuasão e gatilhos mentais.

Por que investir em treinamentos para corretores?

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não oferecer um treinamento para seus corretores de imóveis, confira na lista abaixo algumas vantagens que mostram a importância dessa capacitação:

Mais produtividade

Um corretor de imóveis qualificado, com habilidades bem desenvolvidas, terá mais capacidade e autonomia para resolver problemas de seu dia a dia. Além disso, por deter mais conhecimento, é provável que o profissional consiga desempenhar mais funções em um menor período de tempo.

A eficiência de um corretor é essencial para a obtenção de resultados da imobiliária. Por isso, essa é uma das principais vantagens de investir em treinamentos para os profissionais da empresa.

Melhor atendimento

A qualidade do atendimento imobiliário é um aspecto essencial para garantir a satisfação do cliente. Por isso, cada vez mais, esse tem sido o tema de um treinamento para corretores de imóveis.

Os treinamentos, além de oferecer conhecimentos atualizados sobre o mercado, podem mostrar técnicas de venda e de atendimento mais eficientes, como é o caso da venda consultiva. Você pode saber mais sobre esse tema no artigo publicado no Blog da Arbo.

Mais resultados

Ao considerar as duas vantagens apresentadas acima, é possível perceber que realizar um treinamento para corretores de imóveis contribui, também, para a melhora de resultados de toda a empresa.

Uma vez que o profissional está mais preparado para atender os clientes, seu desempenho é melhor e, com isso, suas chances de concretizar uma venda aumentam. Esse aspecto é positivo para todos os envolvidos: corretor, imobiliária e cliente.

Como organizar treinamentos profissionais?

Se você, como gestor de uma imobiliária, deseja organizar um treinamento para corretores de imóveis, precisa estar atento a alguns aspectos essenciais. Lembre-se de que, para trazer bons resultados, a capacitação deve ser pensada, especificamente, para a equipe de profissionais.

Veja abaixo o passo a passo para organizar um bom treinamento para corretores de imóveis:

Defina o objetivo

O primeiro passo para organizar seu treinamento para corretores de imóveis é definir o objetivo da capacitação. Muitas vezes, a ideia é atualizar os profissionais sobre o que está acontecendo no mercado imobiliário brasileiro. Entretanto, em outros casos, o foco é ensinar novas técnicas de venda.

Para definir o objetivo do treinamento, é essencial entender as necessidades de sua imobiliária. Se seus corretores parecem desmotivados, por exemplo, o evento deve trazer algo para estimulá-los.

Planeje os detalhes

Depois de definir o objetivo do treinamento para corretores de imóveis, você deve planejar todos os detalhes do evento. Quais materiais serão usados? Quem irá ministrar o treinamento? Quais serão as formas de divulgação?

Todas essas perguntas devem ser respondidas nessa etapa da organização. Uma boa dica para divulgar o treinamento é produzir informativos, que podem ser enviados pelos canais de comunicação entre os profissionais e a empresa, como e-mail e WhatsApp.

Para que o evento seja completo e bem organizado, veja abaixo tudo que deve ser determinado na etapa de planejamento:

  • Data e horário do treinamento;
  • Local do treinamento;
  • Palestrante e/ou mentor;
  • Duração do treinamento;
  • Tema e conteúdos abordados.

Verifique o que é essencial

Depois de planejar o treinamento para corretores de imóveis, você vai precisar verificar se tudo que é essencial para o evento está em ordem. Dias antes, confirme a presença do palestrante e repasse o tema e os conteúdos que serão abordados.

Além disso, caso o treinamento seja presencial, certifique-se de que o local está devidamente reservado e preparado para o evento.

Caso identifique algum problema nessa etapa, é essencial comunicar os corretores, especialmente para evitar quebras de expectativa. Erros acontecem e, nesse caso, é importante ser transparente e honesto com seus profissionais.

Aqui na Arbo, nós investimos muito em inovação imobiliária em termos tecnológicos, mas acreditamos que o verdadeiro diferencial para aumentar as vendas é o fator humano. A experiência do cliente é o que realmente traz credibilidade para uma imobiliária.

É por isso que os pilares que sustentam nossos serviços são tecnologia e metodologia. Dentro do Arbo Performance, nossos parceiros recebem treinamentos exclusivos para garantir que corretores e gestores conseguirão tirar o máximo desempenho das ferramentas que desenvolvemos.

Nosso sucesso é fazer sua imobiliária vender mais. Saiba mais sobre o Arbo Performance e veja como levar o desempenho do seu time a outro nível.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

fotografia imobiliária corretores de imóveis

Fotografia imobiliária: 5 dicas para corretores

A fotografia imobiliária é uma das principais responsáveis por um bom anúncio. Por isso, é importante saber quais imagens utilizar, além, é claro, de aprender como tirar fotos para impressionar potenciais clientes Os anúncios on-line são uma das principais formas de vender imóveis atualmente. Para que as casas e os apartamentos chamem atenção dos internautas […]

imobiliarias-em-Curitiba

Saiba tudo ao buscar imobiliárias em Curitiba

Está em busca de ótimas imobiliarias em Curitiba? Então confira todas as informações para encontrar o imóvel ideal na capital paranaense Morar na capital paranaense significa poder desfrutar de muitas vantagens, como viver com ótima qualidade de vida e com bem-estar. Por isso, encontrar boas imobiliarias em Curitiba é uma excelente opção que ajuda no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *