27 de setembro de 2021

Treinamento para corretores de imóveis: como fazer?

treinamento para corretores de imóveis profissionais

Ao oferecer um treinamento para corretores de imóveis, a imobiliária tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades em seus profissionais, bem como de aprimorar técnicas de vendas e outras estratégias

Todos os profissionais precisam ter habilidades para apresentar bons resultados em suas respectivas áreas. A capacitação dos colaboradores deve partir da empresa, uma vez que o desenvolvimento e/ou o aprimoramento das aptidões profissionais irão trazer resultados positivos para todos. No mercado imobiliário, portanto, é essencial que as empresas entendam a importância do treinamento para corretores de imóveis.

Ser um corretor bem-sucedido exige tempo, dedicação e, claro, muito estudo. Por isso, estar em constante aprendizado é essencial. E é exatamente nesse aspecto que as imobiliárias devem agir com o oferecimento de treinamentos – que podem estar voltados para o desenvolvimento de diversas habilidades.

No setor de imóveis, é essencial conhecer não somente boas técnicas de vendas, mas também as práticas de atendimento e de experiência do cliente. Outro aspecto fundamental é estar sempre atualizado sobre o mercado, que está em constante mudança.

Se você é gestor de uma imobiliária e deseja oferecer treinamento para corretores de imóveis em sua empresa, continue a leitura deste texto. Neste guia, elaborado pelo Blog da Arbo, você vai conferir:

Qual é a importância de oferecer treinamento para corretores de imóveis?

O mercado imobiliário é repleto de desafios, especialmente para os corretores de imóveis. Esses profissionais precisam estar em constante contato com as atualizações dos cenários nacional e mundial, além de ter acesso a diversos conhecimentos referentes às vendas, ao marketing e muitas outras áreas.

Para que a imobiliária consiga desenvolver habilidades e levar as informações necessárias aos seus profissionais, é importante investir em um treinamento para corretores de imóveis. Os temas podem ser variados e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades de cada equipe e de cada empresa.

treinamento para corretores de imóveis objetivos
O treinamento para corretores de imóveis pode ter diversos temas e objetivos

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não oferecer um treinamento para seus corretores de imóveis, confira na lista abaixo algumas vantagens que mostram a importância dessa capacitação:

Mais produtividade

Um corretor de imóveis qualificado, com habilidades bem desenvolvidas, terá mais capacidade e autonomia para resolver problemas de seu dia a dia. Além disso, por deter mais conhecimento, é provável que o profissional consiga desempenhar mais funções em um menor período de tempo.

A eficiência de um corretor é essencial para a obtenção de resultados da imobiliária. Por isso, essa é uma das principais vantagens de investir em treinamentos para os profissionais da empresa.

Melhor atendimento

A qualidade do atendimento imobiliário é um aspecto essencial para garantir a satisfação do cliente. Por isso, cada vez mais, esse tem sido o tema de um treinamento para corretores de imóveis.

Os treinamentos, além de oferecer conhecimentos atualizados sobre o mercado, podem mostrar técnicas de venda e de atendimento mais eficientes, como é o caso da venda consultiva. Você pode saber mais sobre esse tema no artigo publicado no Blog da Arbo.

Mais resultados

Ao considerar as duas vantagens apresentadas acima, é possível perceber que realizar um treinamento para corretores de imóveis contribui, também, para a melhora de resultados de toda a empresa.

Uma vez que o profissional está mais preparado para atender os clientes, seu desempenho é melhor e, com isso, suas chances de concretizar uma venda aumentam. Esse aspecto é positivo para todos os envolvidos: corretor, imobiliária e cliente.

treinamento para corretores de imóveis organização
É necessário se preparar para organizar um treinamento para corretores de imóveis

Como organizar treinamentos profissionais?

Se você, como gestor de uma imobiliária, deseja organizar um treinamento para corretores de imóveis, precisa estar atento a alguns aspectos essenciais. Lembre-se de que, para trazer bons resultados, a capacitação deve ser pensada, especificamente, para a equipe de profissionais.

Veja abaixo o passo a passo para organizar um bom treinamento para corretores de imóveis:

Defina o objetivo

O primeiro passo para organizar seu treinamento para corretores de imóveis é definir o objetivo da capacitação. Muitas vezes, a ideia é atualizar os profissionais sobre o que está acontecendo no mercado imobiliário brasileiro. Entretanto, em outros casos, o foco é ensinar novas técnicas de venda.

Para definir o objetivo do treinamento, é essencial entender as necessidades de sua imobiliária. Se seus corretores parecem desmotivados, por exemplo, o evento deve trazer algo para estimulá-los.

Planeje os detalhes

Depois de definir o objetivo do treinamento para corretores de imóveis, você deve planejar todos os detalhes do evento. Quais materiais serão usados? Quem irá ministrar o treinamento? Quais serão as formas de divulgação?

Todas essas perguntas devem ser respondidas nessa etapa da organização. Uma boa dica para divulgar o treinamento é produzir informativos, que podem ser enviados pelos canais de comunicação entre os profissionais e a empresa, como e-mail e WhatsApp.

Para que o evento seja completo e bem organizado, veja abaixo tudo que deve ser determinado na etapa de planejamento:

  • Data e horário do treinamento;
  • Local do treinamento;
  • Palestrante e/ou mentor;
  • Duração do treinamento;
  • Tema e conteúdos abordados.

Verifique o que é essencial

Depois de planejar o treinamento para corretores de imóveis, você vai precisar verificar se tudo que é essencial para o evento está em ordem. Dias antes, confirme a presença do palestrante e repasse o tema e os conteúdos que serão abordados.

Além disso, caso o treinamento seja presencial, certifique-se de que o local está devidamente reservado e preparado para o evento.

Caso identifique algum problema nessa etapa, é essencial comunicar os corretores, especialmente para evitar quebras de expectativa. Erros acontecem e, nesse caso, é importante ser transparente e honesto com seus profissionais.

treinamento para corretores de imóveis marketing
Marketing e vendas são os principais temas do treinamento para corretores de imóveis

Quais são os principais temas para os treinamentos de corretores de imóveis?

Conforme mencionado acima, o treinamento para corretor de imóveis em sua imobiliária vai depender das necessidades de sua equipe e de sua empresa. Isso porque existem diversos temas que podem ser abordados, sendo os principais:

Marketing

O marketing digital é essencial para os resultados de uma imobiliária e, por isso, os corretores de imóveis precisam conhecer os principais conceitos da área. Dentre os principais termos, estão:

  • Público-alvo;
  • Persona;
  • Produção de conteúdo;
  • Anúncios;
  • Métricas de marketing.

No Blog da Arbo você encontra um guia completo sobre os conceitos essenciais do marketing digital. Uma boa dica é utilizar os conhecimentos presentes no artigo para produzir o material de seu treinamento para corretores de imóveis.

Comercial

Os corretores de imóveis devem ter diversas habilidades comerciais para conquistar bons resultados profissionais. Por isso, os treinamentos voltados à área são bastante comuns nas imobiliárias.

Para aplicar um bom treinamento de vendas, é essencial identificar quais técnicas devem ser ensinadas. A venda consultiva, por exemplo, costuma ser bastante efetiva no mercado imobiliário.

Se você deseja ter um material para te auxiliar na produção do treinamento para corretores de imóveis, pode conferir o e-book sobre venda consultiva, elaborado pela Arbo Imóveis. O conteúdo é totalmente gratuito e você pode fazer o download clicando na imagem abaixo.

Legislação

O mercado imobiliário é envolto por diversas legislações específicas. Por isso, muitos gestores de imobiliárias investem em treinamentos voltados à área jurídica.

O principal objetivo desse tipo de treinamento é conferir os conhecimentos necessários aos profissionais, especialmente no que se refere a:

  • Financiamentos imobiliários;
  • Lei do inquilinato;
  • Contratos de locação;
  • Contratos de compra e venda;
  • Direitos e deveres do cliente;
  • Direitos e deveres do corretor;
  • Prestação de serviços.

Nesse caso, é essencial contratar um profissional especializado para realizar o treinamento. Advogados especializados no mercado imobiliário são os principais indicados.

Outra dica importante é fornecer essas orientações assim que os corretores são contratados, para que iniciem sua atuação na empresa de forma correta e sem dúvidas.

O treinamento para corretores de imóveis é essencial para capacitar os profissionais

Comportamento

Os treinamentos para corretores de imóveis envolvem, também, conhecimentos voltados à área comportamental. Isso acontece, principalmente, porque esses profissionais estão em constante contato com seus clientes e, por isso, devem se comportar de modo adequado.

O comportamento de um corretor de imóvel deve envolver tanto aspectos voltados aos consumidores quanto aspectos interiores, como a inteligência emocional. Esses e outros temas podem ser ensinados para os profissionais por meio de treinamentos.

Ao contrário do que muitos pensam, os aspectos comportamentais são muito importantes para os corretores. Por isso, não tenha dúvidas quanto aos treinamentos voltados para a área. Lembre-se de que, para que os conhecimentos sobre venda tenham efeitos, o profissional precisa saber como agir.

Quer conferir uma prévia de um dos treinamentos que os parceiros da Arbo Imóveis recebem? Manoel Neto, CEO da empresa, mostra algumas informações no vídeo Por que a venda consultiva é importante para o corretor de imóveis?, publicado no canal da Arbo, no YouTube:

Quer conferir mais artigos com dicas sobre a gestão de imobiliárias? A aba mercado imobiliário, aqui no Blog da Arbo, está repleta de conteúdos que podem te auxiliar em sua rotina como gestor.

Não deixe de acessar outros artigos e, sempre que tiver alguma dúvida ou considerações, comente na caixa que se encontra ao final dos textos.

Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Saiba como calcular o valor do aluguel ideal

Em muitos casos, a locação de um imóvel se apresenta como a melhor opção. Assim, é importante que você saiba como calcular o valor do aluguel ideal para sua realidade Morar em um bom imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Para isso, é necessário avaliar diversas questões, como: a localização da casa ou do […]

importância qualidade no atendimento imobiliária

Qualidade no atendimento: o que você deve saber?

A qualidade no atendimento é determinante para garantir a satisfação dos clientes de uma imobiliária antes, durante e após o processo de compra. Continue a leitura e confira tudo que você precisa saber para oferecer uma boa experiência ao consumidor A experiência do cliente – também chamada de CX (Customer Experience, em inglês) – tem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *