29 de março de 2024

Documentação imobiliária é tema da Convenção dos Campeões Arbo

documentacao imobiliaria

Entender a documentação imobiliária é crucial para vender mais e com segurança! Veja como se organizar para isso!

A edição de dezembro da Convenção dos Campeões Arbo recebe Alan Renato, especialista em direito imobiliário, conselheiro do CRECI-MG e sócio-fundador da Realle Soluções Imobiliárias Integradas. O evento online será na próxima quinta-feira (7), às 10h, e você pode se inscrever gratuitamente neste link .

Trazendo a experiência de 22 anos de atuação no setor, Renato abordará a importância da documentação imobiliária para o sucesso das vendas. Neste artigo, vamos abordar alguns aspectos que serão tratados com maior profundidade durante o evento. Confira!

Importância da documentação imobiliária para uma negociação segura

O Brasil é um país com percentual elevado de imóveis não legalizados. Na verdade, o número é assustador. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, 50% dos imóveis do país têm algum tipo de irregularidade. Isso representa 30 milhões de domicílios urbanos – os números são de 2019.

Entre as causas apontadas para o problema, temos invasões, loteamentos feitos de forma irregular e vendas fora dos parâmetros legais. As consequências, por sua vez, passam pelo crescimento desordenado das cidades – que resulta em infraestrutura precária – e por prejuízos comerciais e econômicos.

Vale ressaltar que as irregularidades estão em imóveis de todos os tipos e em qualquer classe social. Trata-se de um problema que cria barreiras para os proprietários, que não conseguem, por exemplo, oferecer a propriedade como garantia na tentativa de obter um empréstimo.

O impacto também recai sobre os agentes imobiliários. Imóveis irregulares não podem ser financiados e estima-se que, em função disso, sua liquidez seja reduzida pela metade. Além disso, essas propriedades não podem ser colocadas à venda pelo seu preço de mercado, o que é um desafio para os captadores.

O papel do corretor de imóveis é importante no sentido de prestar consultoria e orientar vendedores e compradores quanto à importância da documentação imobiliária para garantir transações seguras. Ao longo do tempo, o aumento da regularização tende a trazer maior equilíbrio ao mercado em termos de preços, o que favorece o investimento e gera novos (e melhores) negócios.

Documentação imobiliária é tema da Convenção dos Campeões Arbo

Como garantir um nível de diferencial competitivo no mercado

Corretores e imobiliárias que valorizam a documentação imobiliária aperfeiçoam seu desempenho porque entendem muito bem as entrelinhas de todo o processo em cada transação. Isso faz com que a comunicação com o cliente seja mais clara e objetiva, algo que agrega credibilidade e confiança.

Além disso, um bom conhecimento sobre os aspectos legais traz agilidade ao lidar com a parte burocrática. Dessa forma, é possível fechar mais negócios em menos tempo – em outras palavras, ganhar mais.

  • Entre os aspectos mais relevantes dentro deste tema, podemos destacar questões como: contratos de corretagem;
  • documentação necessária para cada tipo de transação;
  • parcelamento de solo urbano;
  • noções sobre transações financeiras, como consórcios e financiamento.

Contudo, em meio aos impactos que a transformação digital vem trazendo para todos os segmentos da economia, é impossível não mencionar a relevância do investimento em tecnologia. Ferramentas que disponibilizem a assinatura de contrato digital já são praticamente obrigatórias para quem quer se manter competitivo.

Por outro lado, é essencial ter em mente que a tecnologia, por si só, não resolve tudo. Ela é um suporte para proporcionar aos agentes imobiliários o tempo que deve ser dedicado às tarefas de prospecção e atendimento.

O Blog da Arbo já conta com alguns artigos explicando sobre a documentação imobiliária e você pode acessá-los nos links abaixo:

Como ter uma organização dinâmica e eficiente na sua imobiliária

O conhecimento técnico sobre a documentação imobiliária é importante, mas, é necessário adotar algumas boas práticas para ter processos ágeis e efetivos. Para começar, é importante ter padrões para organizar a documentação, seja em mídia física ou digital, de forma que ela seja localizada facilmente quando necessário.

Eliminar arquivos desnecessários também ajuda a tornar a organização mais racional, economizando tempo e espaço. É necessário implementar rotinas para assegurar que a organização seja mantida ao longo do tempo. Essas novas rotinas ficam mais fáceis de gerenciar quando há ferramentas especializadas, como um bom CRM imobiliário..

E para que tudo isso saia do papel e se converta em atitudes no dia a dia, a capacitação de toda a equipe é indispensável. Cada colaborador precisa conhecer bem as metodologias e as ferramentas para conseguir aplicá-las de forma satisfatória. 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

marketing digital para imobiliárias

Marketing Digital para imobiliárias – Métricas de Marketing Digital #1

Seu negócio está pronto para os desafios do mundo online? Veja como elaborar boas estratégias de marketing digital para imobiliárias. Lidar com os novos padrões de comportamento do consumidor é uma das tarefas mais desafiadoras para o setor imobiliário. Novas ferramentas demandam abordagens distintas de tudo que era aplicado com sucesso até poucos anos atrás. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *