13 de junho de 2024

Razões para ter um CRM imobiliário em 2024

crm imobiliario

Um bom CRM imobiliário otimiza a rotina e ajuda a obter resultados cada vez melhores por meio da análise de dados. Aprenda a escolher o melhor!

O CRM imobiliário está transformando a rotina do mercado, que é popularmente conhecido pelo tradicionalismo. 

As razões para investir nesse tipo de ferramenta são muitas, porque ela permite otimizar processos, reduzir custos e, também, oferecer uma boa experiência ao cliente. Além disso, ela é essencial para auxiliar corretores de imóveis e gestores de imobiliárias a organizar suas rotinas. 

Se sua imobiliária ainda não possui um CRM imobiliário, continue a leitura desse artigo, porque exploraremos as razões pelas quais a adoção de um CRM imobiliário é essencial para imobiliárias que buscam um resultado acima da média.

Caso você já use um CRM na imobiliária, mas não está satisfeito com os resultados e pretende trocar a ferramenta, acompanhe a leitura para aprender a escolher o melhor CRM para sua imobiliária.

O que é CRM imobiliário?

O CRM imobiliário é uma ferramenta de gestão que auxilia profissionais do mercado imobiliário a organizar e gerenciar suas atividades, a fim de melhorar a experiência do cliente.

É importante destacar que existem CRMs imobiliários que realizam todos os procedimentos da negociação, desde a entrada do lead no funil até a concretização da venda ou da locação do imóvel.

Para corretores de imóveis, o CRM imobiliário simplifica todas as etapas da negociação, desde a entrada do lead no funil até a concretização da venda ou da locação do imóvel. 

Com o CRM imobiliário é possível gerenciar contatos, propriedades, transações e interações com clientes de forma eficiente.

Para os gestores, o CRM imobiliário permite uma visão mais analítica e inteligente dos resultados da imobiliária, porque todas as informações geradas e armazenadas no CRM imobiliário podem ser compiladas em dashboards para que se possa tomar decisões mais assertivas no futuro. 

O uso de um CRM imobiliário é essencial para garantir não somente a otimização de processos e de tempo dentro de uma empresa, mas também para auxiliar as imobiliárias a se adequar aos novos perfis e aos novos comportamentos dos clientes.

Mesmo assim, algumas imobiliárias ainda insistem em não investir em um bom sistema. E, uma das principais razões para isso é a falta de conhecimento sobre como um CRM imobiliário funciona.

Case de sucesso: descubra como a Easy Imóveis transformou sua gestão com um CRM imobiliário.

Banner Arbo CRM Banner 1

Como o CRM imobiliário funciona?

Antes de você entender a importância de contratar um CRM imobiliário, é importante conhecer o processo de funcionamento da ferramenta. 

A verdade é que existem inúmeras opções no mercado, mas as mais indicadas são aquelas que oferecem uma experiência completa aos usuários (gestores e corretores).

De maneira geral, um CRM imobiliário inicia seu funcionamento quando um potencial cliente demonstra interesse em obter mais informações sobre um imóvel que foi anunciado no site de sua imobiliária ou em algum portal on-line.

Na prática, o CRM imobiliário recebe as informações cadastradas e o corretor pode acessá-las a qualquer momento para iniciar o atendimento do potencial cliente.

A partir daí, o CRM imobiliário passa a monitorar e armazenar dados de todas as interações entre o corretor e o lead, como propostas, negociações, entre outras.

Com essas informações em mãos, a imobiliária tem mais conhecimento e autonomia para tomar decisões corretas quanto à jornada do cliente, entendendo qual é o melhor momento para uma abordagem, quais são as melhores estratégias de negociação, entre outras ações.

Por que investir em um CRM imobiliário atualmente?

O CRM imobiliário é uma ferramenta indispensável que traz uma série de vantagens significativas para corretores e gestores de imobiliárias. 

Veja, a seguir, as principais vantagens de investir no CRM imobiliário

  1. Organização de contatos e leads

Manter uma lista organizada de contatos e leads é essencial para qualquer corretor ou imobiliária. 

O CRM imobiliário permite armazenar todas as informações importantes em um único lugar, facilitando o acesso rápido a dados essenciais sobre potenciais clientes e parceiros de negócios.

3 perguntas sobre gestão de leads que você precisa se atentar.

  1. Acompanhamento do atendimento aos clientes

Atender um lead com agilidade é super importante. Afinal, como nós bem sabemos, quanto mais rápido um lead é atendido, maiores são as chances dele fechar negócio. 

O CRM imobiliário permite que você acompanhe todas as interações com seus clientes, registre suas preferências e necessidades, e ofereça um atendimento personalizado e de qualidade.

  1. Automação de tarefas repetitivas

A automação é uma das grandes vantagens do CRM imobiliário. 

Tarefas repetitivas, como o envio de e-mails de acompanhamento, podem ser programadas para economizar tempo precioso. Isso permite que os profissionais se concentrem em atividades mais importantes, como negociações e fechamento de negócios.

  1. Melhoria no atendimento ao cliente

A satisfação do cliente é uma prioridade no setor imobiliário. Por isso, um CRM imobiliário oferece lembretes e alertas para manter um atendimento ao cliente ágil e eficiente, garantindo que todas as necessidades do cliente sejam atendidas prontamente.

Você sabe diferenciar os leads da sua imobiliária?

  1. Otimização do processo de vendas

Um CRM imobiliário pode ajudar a otimizar o processo de vendas, acompanhando leads ao longo do funil de vendas. 

Isso permite que os profissionais identifiquem leads quentes e estejam preparados para fechar negócios com mais eficácia.

Razões para ter um CRM imobiliário em 2024
  1. Gerenciamento da carteira de imóveis

Gerenciar a carteira de imóveis fica muito mais fácil com o CRM imobiliário, porque o sistema oferece uma visão abrangente da carteira imobiliária, facilitando a organização e atualização dos imóveis disponíveis.

  1. Análise de dados

A capacidade de coletar e analisar dados é fundamental para o sucesso nos negócios imobiliários. 

Não é à toa que um CRM imobiliário fornece insights valiosos sobre o desempenho de suas estratégias de vendas e marketing, permitindo que você tome decisões mais informadas para o crescimento contínuo do negócio.

  • Você pode gostar de ler:

Como usar os dados imobiliários a seu favor

Tire suas dúvidas sobre o CRM imobiliário

Agora que você já sabe o que é um CRM imobiliário, como ele funciona e quais são os benefícios de investir em uma ferramenta desse tipo, vamos esclarecer os questionamentos mais comuns sobre o CRM imobiliário, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o sistema.

Um CRM imobiliário é adequado para imobiliárias de todos os tamanhos? 

Sim! Um CRM Imobiliário pode ser adaptado para empresas de todos os tamanhos, desde corretores autônomos até grandes imobiliárias.

Como o CRM imobiliário vai aumentar minhas vendas?

Contar com um CRM imobiliário faz toda a diferença nas vendas, porque ele permite que você acompanhe as interações com leads de maneira eficaz e saiba o momento certo de abordá-lo, a fim de melhorar as conversões de leads em clientes.

Na prática, o CRM imobiliário ajuda a aumentar as vendas, na medida em que melhora a produtividade das equipes e fornece dados para serem trabalhados em outras ações, como capacitação de vendas, ajustes de processos e identificação de erros nas etapas de vendas.

Além disso, o CRM pode ter a funcionalidade de Business Intelligence (BI). Com ela é possível acompanhar qual mídia e canal de atendimento está gerando mais leads, permitindo a gestão dos investimentos com foco em resultados, o que consequentemente vai trazer a conversão de vendas.

O CRM imobiliário pode integrar com o site da minha imobiliária?

Além de ser possível integrar o CRM imobiliário ao site da sua imobiliária, é importante que você saiba que essa integração entrega muitos benefícios para sua imobiliária. 

Adotar essa técnica melhora o relacionamento com o público e garante, ainda, vantagens em outras tarefas do seu negócio imobiliário.

Fazer essa integração promove a retenção e organização das visitas, informa a conversão, ajuda na gamificação e muito mais. 

Entretanto, é preciso ficar de olho no CRM imobiliário que você escolhe, porque nem todos têm essa funcionalidade à disposição. Então, se você está planejando investir nessa ferramenta, pesquise antes se há opção de integração com o site.

Mesmo sendo corretor de imóveis autônomo, posso trabalhar com um CRM?

Para que o seu desempenho como um profissional autônomo seja o melhor possível, não esqueça que a tecnologia deve ser uma grande aliada do seu negócio.

Um bom CRM imobiliário não só ajuda a manter os dados dos seus contatos melhor organizados, mas também possibilita que você tenha mais controle geral em seu dia a dia. 

Se você é corretor autônomo e tem, por exemplo, 50 imóveis para cadastrar em um sistema de gestão, isso não impossibilita que você utilize ferramentas que possam te auxiliar neste processo.

Conheça o Arbo Light, o CRM imobiliário feito para corretores autônomos.

É possível acessar o CRM imobiliário pelo celular ou tablet?

Sim! Dependendo do tipo de CRM imobiliário que você contratou, você pode ter acesso ao sistema pelo celular ou tablet.

O Arbo CRM imobiliário, por exemplo, possui versões mobile que permitem acesso através de smartphones ou tablets, proporcionando maior flexibilidade para que você acesse as informações da sua imobiliária a qualquer momento.

Razões para ter um CRM imobiliário em 2024

Dicas para escolher um bom CRM imobiliário

Encontrar a ferramenta ideal para sua imobiliária pode não ser uma tarefa simples, mas é possível seguir algumas orientações, já que estas podem te guiar durante o processo de escolha.

A seguir, listamos as principais funcionalidades que você deve levar em consideração antes de escolher um CRM imobiliário.

Funil de vendas

O primeiro ponto que o CRM imobiliário ideal para sua empresa deve ter é um funil de vendas, porque a ferramenta é essencial para que gestores e corretores entendam, de forma intuitiva, como estão os negócios e cada uma das etapas de negociação.

Existem funis, por exemplo, que mostram quantos leads estão na etapa de pré-atendimento, bem como no atendimento, na visita ao imóvel e na negociação. Por isso, ao buscar um CRM imobiliário, verifique se a ferramenta conta com um funil de vendas.

Aplicativo para celular

A maioria dos CRMs imobiliários contam apenas com a versão desktop, ou seja, só podem ser utilizados com um computador ou com um notebook. Entretanto, atualmente, os dispositivos mais utilizados por gestores e por corretores são os smartphones e, por isso, é necessário que o CRM esteja disponível, também, na forma de aplicativo.

O acesso ao CRM pelo celular facilita o dia a dia dos usuários, que não precisam, necessariamente, ligar o computador para ter acesso aos novos leads e aos compromissos do dia.

Análise de dados

O principal objetivo de um CRM imobiliário é otimizar o tempo e as atividades de gestores e de corretores. Por isso, é importante que a ferramenta seja capaz de mostrar dados sobre as mais diversas atividades imobiliárias.

Com o sistema, gestores devem ser capazes de visualizar as negociações em andamento, bem como o desempenho de cada um dos corretores de sua equipe de vendas. Dessa forma, antes de contratar um CRM imobiliário, verifique a qualidade dos relatórios que são gerados.

Calendário

O CRM imobiliário deve funcionar como uma agenda digital para o corretor de imóveis. 

Por isso, é essencial que a ferramenta conte com um calendário, no qual o profissional possa acompanhar todos os seus compromissos do dia.

Arbo CRM: o CRM imobiliário ideal para as suas necessidades

Se você chegou até aqui e está convencido de que precisa de um CRM imobiliário, saiba que o Arbo CRM possui todas as características que mencionamos acima e muitas outras funcionalidades que só tem a somar à sua imobiliária.

Por que escolher o CRM imobiliário da Arbo?

Com o Arbo CRM imobiliário, você tem acesso a uma solução completa e eficiente para gerenciar seus imóveis, equipes e clientes. 

O Arbo CRM imobiliário foi projetado para atender às necessidades específicas do setor, ajudando você a otimizar suas operações e impulsionar seus resultados.

Nossa experiência no mercado, recursos abrangentes, suporte técnico dedicado e compromisso com a inovação são apenas alguns dos motivos pelos quais nos destacamos como uma escolha confiável no mercado de CRM imobiliário.

Arbo CRM: feito para se encaixar às necessidades da imobiliária.

Funcionalidades do Arbo CRM

O Arbo CRM imobiliário tem funcionalidades que possibilitam o cadastro facilitado de imóveis tanto na versão desktop, quanto no aplicativo, além de gestão de chaves, sistema inteligente que avalia a qualidade do anúncio da sua imobiliária, integração com marketplaces e painel de dados sobre a carteira de imóveis que é atualizado em tempo real.

Para o atendimento ao lead, o Arbo CRM disponibiliza um aplicativo exclusivo para os corretores, com atendimento em poucos cliques, histórico do lead, agendamento de visitas e recomendação inteligente de imóveis, com base em perfis de interesse.

Com o Arbo CRM imobiliário também é possível ter uma visão completa e um acompanhamento mais inteligente e analítico dos dados dos imóveis da sua carteira, entendendo a distribuição da carteira por tipo de imóvel, VGL, VGV e ticket médio por etapa do funil, além de métricas relacionadas à performance da cada corretor.

O Arbo CRM ainda oferece recursos de automação que permitem agendar atividades, enviar lembretes sobre atividades do dia e visualizar todo o histórico de atendimento diretamente no aplicativo do celular.

Além disso, a distribuição de leads entre os corretores da sua equipe é totalmente automatizada, a partir das opções que você configurar.
Gostou do Arbo CRM? Agende agora mesmo uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

Ellen Ramos Cardoso
Ellen Ramos Cardoso

Ellen é jornalista e traz consigo uma bagagem que combina experiências em agências de comunicação, assessoria e jornais. É responsável pelos conteúdos aqui do blog e da Arbo 360º, com o compromisso de ajudar gestores e imobiliárias a descomplicar suas rotinas e impulsionar os resultados.

Postagens relacionadas

contrato-on-line

Por que usar contrato on-line no mercado imobiliário?

O contrato on-line está se tornando uma ferramenta fundamental para as transações imobiliárias. Saiba o valor dessa tecnologia para seu negócio! Investir em tecnologia é fundamental para acompanhar o ritmo das mudanças no mercado imobiliário. O consumidor dá preferência a empresas que prezam por agilidade e precisão. O contrato on-line é um dos recursos mais […]

1 comentário

  1. Excelente o serviço prestado pela Arbo, neste site, oferecendo dicas e informações instrutivas, tanto profissionais do ramo, como para clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *