27 de setembro de 2021

CRM imobiliário: 5 dicas para escolher a ferramenta

crm-imobiliário

Um CRM imobiliário é fundamental para a organização de sua empresa. Entretanto, para que tudo funcione corretamente, é necessário escolher a melhor ferramenta para seus corretores

Apesar de ser conhecido pelo tradicionalismo, o mercado imobiliário brasileiro tem, nos últimos meses, aderido a diversas tecnologias. Os principais objetivos são otimizar processos, reduzir custos e, também, oferecer uma boa experiência ao cliente. Nesse sentido, muitas empresas investem recursos em um CRM imobiliário.

A ferramenta é essencial para auxiliar corretores de imóveis e gestores de imobiliárias a organizar suas rotinas diárias. Para isso, ela traz diversas funcionalidades, como o cadastro e a gestão de novos leads, o envio de lembretes, a produção de relatórios diários, semanais e mensais, entre outras.

Se sua empresa ainda não possui um CRM imobiliário – ou se possui e você não está satisfeito com os resultados e pretende trocar a ferramenta -, continue a leitura. Nesse texto você vai conferir:

O que é CRM?

A sigla CRM deriva do inglês Customer Relationship Management, que, em tradução literal, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Dessa forma, é possível definir que um CRM nada mais é do que um sistema utilizado para intermediar o relacionamento entre os profissionais de uma empresa e seus clientes.

No caso do CRM imobiliário, a ferramenta é utilizada, principalmente, para auxiliar corretores a se comunicarem com potenciais clientes e, também, pelos gestores da empresa, que podem acompanhar o desempenho de sua equipe de vendas com o uso do software.

Nesse aspecto, o sistema traz inúmeras vantagens aos profissionais, especialmente porque automatiza processos e facilita a interação entre os envolvidos. Existem CRMs imobiliários que realizam todos os procedimentos da negociação, desde a entrada do lead no funil até a concretização da venda ou da locação do imóvel.

Todas as informações geradas e armazenadas no CRM imobiliário podem ser compiladas para a elaboração de relatórios – que são emitidos de acordo com a periodicidade pretendida pelos profissionais responsáveis. 

A geração de tais dados permite a construção de um poderoso banco de dados, que será útil para que gestores e corretores possam tomar decisões mais assertivas no futuro. 

Isso ocorre porque a ferramenta é útil para demonstrar os principais comportamentos dos clientes e, ao entender o consumidor, o profissional pode se preparar para entregar bens e serviços que estão em consonância com suas necessidades.

Como você pôde perceber, o uso de um CRM imobiliário é essencial para garantir não somente a otimização de processos e de tempo dentro de uma empresa, mas também para auxiliar as imobiliárias a se adequar aos novos perfis e aos novos comportamentos dos clientes.

Mesmo assim, algumas empresas ainda insistem em não investir em um bom sistema. Uma das principais razões é a falta de conhecimento sobre como um CRM imobiliário funciona.

crm-imobiliário

Como o CRM imobiliário funciona?

Para que você entenda a importância de contratar um CRM imobiliário, é importante, primeiramente, conhecer o processo de funcionamento da ferramenta. A verdade é que existem inúmeras opções no mercado, mas as mais indicadas são aquelas que oferecem uma experiência completa aos usuários (gestores e corretores).

De maneira geral, um CRM imobiliário inicia seu funcionamento quando um potencial cliente – também chamado de lead – demonstra interesse em obter mais informações e dados sobre um imóvel, que, possivelmente, está anunciado no site de sua imobiliária ou em algum portal on-line.

A ferramenta pode estar integrada tanto ao seu site – que pode ser uma landing page ou algo mais elaborado – quanto aos portais, para que, de qualquer forma, o CRM receba as informações cadastradas e, assim, possa auxiliar o corretor durante toda a jornada de compra ou de locação de um imóvel.

A partir da inserção dos dados no site, na landing page ou no portal, o cliente tem suas informações enviadas a um banco de dados, que está inserido no próprio CRM. Dessa forma, o corretor pode acessá-las e, assim, iniciar o processo de interação com o potencial cliente.

Desse momento em diante, o CRM imobiliário irá monitorar e armazenar dados de todas as interações entre o corretor e o lead, como propostas, negociações, entre outras.

Por meio dessas informações, a imobiliária tem mais conhecimento e autonomia para tomar decisões corretas quanto à jornada do cliente. Dessa forma, é possível saber qual é o melhor momento para uma abordagem, quais são as melhores estratégias de negociação, entre outras ações.

Por que investir em um CRM imobiliário atualmente?

O CRM imobiliário traz muitas vantagens para a rotina de corretores e de gestores de imobiliárias. Para que você veja por que deve investir na ferramenta, separamos alguns dos principais benefícios:

Automatização de tarefas diárias

Com o CRM imobiliário, você e sua equipe de corretores poderão automatizar diversas tarefas diárias, como a coleta e o armazenamento de informações de potenciais clientes. Entretanto, essas não são as únicas atividades que podem ser realizadas pela ferramenta.

Isso significa, portanto, que você irá reduzir o tempo de realização das tarefas, que pode ser destinado a ações estratégicas, que não somente melhoram a produtividade da equipe de corretores como também os resultados da imobiliária.

Redução do trabalho manual

O segundo benefício de contratar um CRM imobiliário está intimamente relacionado ao primeiro. Com a automatização de tarefas diárias, há, também, a redução do trabalho manual. 

A captação e o armazenamento de informações dos leads são processos realizados pelo sistema e, assim, o corretor e o gestor não precisam se dedicar aos processos manuais e, mais uma vez, podem focar no desenvolvimento de um plano estratégico para a empresa.

Aumento da produtividade 

Com mais tempo disponível para se dedicar às atividades estratégicas da imobiliária, tanto corretores quanto gestores experimentam um aumento na produtividade. Esse ponto é fundamental para o crescimento da empresa, que tem maiores possibilidades de apresentar bons resultados.

Menos custos e mais vendas

É claro que contratar um CRM imobiliário tem custos. Entretanto, estes costumam ser baixos em comparação com os resultados obtidos. Assim, a imobiliária consegue ajustar seu orçamento para investir em outros aspectos essenciais para o crescimento da.

Dessa forma, é possível concluir que um sistema pode trazer diversos benefícios para seu negócio. Entretanto, é essencial escolher um bom CRM imobiliário, para que todas essas vantagens sejam percebidas.

E, por falar em lead, você sabe como está a qualidade dos clientes de sua empresa? No vídeo Vamos falar de lead para a sua imobiliária? A qualidade de leads, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube, você encontra mais informações:

Dicas para escolher um bom CRM

Encontrar a ferramenta ideal para sua imobiliária pode não ser uma tarefa simples, mas é possível seguir algumas orientações, já que estas podem te guiar durante o processo de escolha:

O CRM deve ter um funil de vendas

O primeiro ponto que o CRM imobiliário ideal para sua empresa deve ter é um funil de vendas. Isso porque a ferramenta é essencial para que gestores e corretores entendam, de forma intuitiva, como estão os negócios e cada uma de suas etapas.

Existem funis, por exemplo, que mostram quantos leads estão na etapa de pré-atendimento, bem como no atendimento, na visita ao imóvel e na negociação. Por isso, ao buscar um CRM imobiliário, verifique se a ferramenta conta com um funil de vendas.

O CRM deve contar com um aplicativo para smartphone

A maioria dos CRMs imobiliários contam apenas com a versão desktop, ou seja, só podem ser utilizados com um computador ou com um notebook. Entretanto, atualmente, os dispositivos mais utilizados por gestores e por corretores são os smartphones e, por isso, é necessário que o CRM esteja disponível, também, na forma de aplicativo.

O acesso ao CRM pelo celular facilita o dia a dia dos usuários, que não precisam, necessariamente, ligar o computador para ter acesso aos novos leads e aos compromissos do dia.

crm-imobiliário

O CRM deve gerar relatórios completos

O principal objetivo de um CRM imobiliário é otimizar o tempo e as atividades de gestores e de corretores. Por isso, é importante que a ferramenta seja capaz de gerar relatórios completos sobre as mais diversas atividades de sua imobiliária.

Com o sistema, gestores devem ser capazes de visualizar as negociações em andamento, bem como o desempenho de cada um dos corretores de sua equipe de vendas. Dessa forma, antes de contratar um CRM imobiliário, verifique a qualidade dos relatórios que são gerados.

O CRM deve ter um calendário

O CRM imobiliário deve funcionar como uma agenda digital para o corretor de imóveis. Por isso, é essencial que a ferramenta conte com um calendário, no qual o profissional possa acompanhar todos os seus compromissos do dia.

O CRM deve ser pensado de acordo com o conceito de UX (User Experience)

Por fim, você deve verificar se o CRM imobiliário pretendido foi desenvolvido de acordo com os preceitos de UX, que, em português, significa experiência do usuário.

Isso significa que o sistema deve apresentar uma interface intuitiva, além de ferramentas simples e práticas. 

O que você achou desse conteúdo?

Após acompanhar todas as informações apresentadas sobre o CRM imobiliário, você considera que a ferramenta poderia auxiliar os corretores de sua imobiliária no dia a dia?

Se você gostou desse artigo, te convidamos a acompanhar os demais conteúdos do Blog da Arbo. Você pode, ainda, se cadastrar no formulário abaixo para receber nossa newsletter semanal, que reúne os artigos mais acessados da semana.

Faça seu cadastro e tenha acesso a informações exclusivas sobre o mercado imobiliário, além de orientações para melhorar o desempenho e os resultados de sua empresa.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

kitnet-para-alugar

Procurando kitnet para alugar? A Arbo pode ajudar

Se você está em busca de uma kitnet para alugar, a Arbo Imóveis pode te auxiliar em todas as etapas da locação, deixando-as mais simples, rápidas e menos burocráticas Uma kitnet é a opção ideal para muitos estudantes que precisam se mudar de suas cidades para estudar. Isso porque esse tipo de imóvel é, além […]

processo de follow up de vendas

Follow up de vendas: saiba a importância

Mais do que vender, uma empresa deve se preocupar em desenvolver um bom relacionamento com o cliente. E é exatamente nesse contexto que as marcas precisam conhecer o follow up de vendas, que você irá conferir no artigo abaixo O processo de venda de um produto ou de um serviço pode ser bastante longo. Por […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *