26 de maio de 2022

CRM imobiliário: como escolher a ferramenta ideal?

crm-imobiliário

Um bom CRM imobiliário otimiza a rotina e ajuda a obter resultados cada vez melhores por meio da análise de dados. Aprenda a escolher o melhor!

Apesar de ser conhecido pelo tradicionalismo, o mercado imobiliário brasileiro tem, nos últimos meses, aderido a diversas tecnologias. Os principais objetivos são otimizar processos, reduzir custos e, também, oferecer uma boa experiência ao cliente. Nesse sentido, muitas empresas investem recursos em um CRM imobiliário.

A ferramenta é essencial para auxiliar corretores de imóveis e gestores de imobiliárias a organizar suas rotinas diárias. Para isso, ela traz diversas funcionalidades, como o cadastro e a gestão de novos leads, o envio de lembretes, a produção de relatórios diários, semanais e mensais, entre outras.

Se sua empresa ainda não possui um CRM imobiliário – ou se possui e você não está satisfeito com os resultados e pretende trocar a ferramenta -, continue a leitura. Nesse texto você vai conferir:

O que é CRM?

A sigla CRM deriva do inglês Customer Relationship Management, que, em tradução literal, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Dessa forma, é possível definir que um CRM nada mais é do que um sistema utilizado para intermediar o relacionamento entre os profissionais de uma empresa e seus clientes.

No caso do CRM imobiliário, a ferramenta é utilizada, principalmente, para auxiliar corretores no registro de informações sobre potenciais clientes. Para os gestores, ela dá a possibilidade de acompanhar o desempenho da equipe de vendas por meio de dados detalhados.

Nesse aspecto, o sistema traz inúmeras vantagens aos profissionais, especialmente porque automatiza processos e facilita a interação entre os envolvidos. Existem CRMs imobiliários que realizam todos os procedimentos da negociação, desde a entrada do lead no funil até a concretização da venda ou da locação do imóvel.

Todas as informações geradas e armazenadas no CRM imobiliário podem ser compiladas para a elaboração de relatórios. 

A geração de tais dados permite a construção de um poderoso banco de dados, que será útil para que gestores e corretores possam tomar decisões mais assertivas no futuro. 

Isso ocorre porque a ferramenta é útil para demonstrar os principais comportamentos dos clientes e, ao entender o consumidor, o profissional pode se preparar para entregar bens e serviços que estão em consonância com suas necessidades.

Como você pôde perceber, o uso de um CRM imobiliário é essencial para garantir não somente a otimização de processos e de tempo dentro de uma empresa, mas também para auxiliar as imobiliárias a se adequar aos novos perfis e aos novos comportamentos dos clientes.

Mesmo assim, algumas empresas ainda insistem em não investir em um bom sistema. Uma das principais razões é a falta de conhecimento sobre como um CRM imobiliário funciona.

Como o CRM imobiliário funciona?

Para que você entenda a importância de contratar um CRM imobiliário, é importante, primeiramente, conhecer o processo de funcionamento da ferramenta. A verdade é que existem inúmeras opções no mercado, mas as mais indicadas são aquelas que oferecem uma experiência completa aos usuários (gestores e corretores).

De maneira geral, um CRM imobiliário inicia seu funcionamento quando um potencial cliente – também chamado de lead – demonstra interesse em obter mais informações e dados sobre um imóvel, que, possivelmente, está anunciado no site de sua imobiliária ou em algum portal on-line.

A ferramenta pode estar integrada tanto ao seu site – que pode ser uma landing page ou algo mais elaborado – quanto aos portais, para que, de qualquer forma, o CRM receba as informações cadastradas e, assim, possa auxiliar o corretor durante toda a jornada de compra ou de locação de um imóvel.

A partir da inserção dos dados no site, na landing page ou no portal, o cliente tem suas informações enviadas a um banco de dados, que está inserido no próprio CRM. Dessa forma, o corretor pode acessá-las e, assim, iniciar o processo de interação com o potencial cliente.

Desse momento em diante, o CRM imobiliário irá monitorar e armazenar dados de todas as interações entre o corretor e o lead, como propostas, negociações, entre outras.

Por meio dessas informações, a imobiliária tem mais conhecimento e autonomia para tomar decisões corretas quanto à jornada do cliente. Dessa forma, é possível saber qual é o melhor momento para uma abordagem, quais são as melhores estratégias de negociação, entre outras ações.

O grande erro de quem não tem um CRM

Muitos gestores imobiliários ainda erram ao não perceber a importância que um bom CRM tem para seu negócio. Há os que o consideram desnecessário porque preferem métodos de controle mais tradicionais, mas também há os que tem a ferramenta e o não a utilizam como deveriam.

No vídeo abaixo, Manoel Neto (CEO da Arbo) e Guilherme Kraemer (CEO da Revenda Imóvel) explicam como o uso de dados fortalece as estratégias de vendas e como a falta deles derruba a performance.

Por que investir em um CRM imobiliário atualmente?

O CRM imobiliário traz muitas vantagens para a rotina de corretores e de gestores de imobiliárias. Para que você veja por que deve investir na ferramenta, separamos alguns dos principais benefícios:

Automatização de tarefas diárias

Com o CRM imobiliário, você e sua equipe de corretores poderão automatizar diversas tarefas diárias, como a coleta e o armazenamento de informações de potenciais clientes. Entretanto, essas não são as únicas atividades que podem ser realizadas pela ferramenta.

Isso significa, portanto, que você irá reduzir o tempo de realização das tarefas, que pode ser destinado a ações estratégicas, que não somente melhoram a produtividade da equipe de corretores como também os resultados da imobiliária.

Redução do trabalho manual

O segundo benefício de contratar um CRM imobiliário está intimamente relacionado ao primeiro. Com a automatização de tarefas diárias, há, também, a redução do trabalho manual. 

A captação e o armazenamento de informações dos leads são processos realizados pelo sistema e, assim, o corretor e o gestor não precisam se dedicar aos processos manuais e, mais uma vez, podem focar no desenvolvimento de um plano estratégico para a empresa.

Aumento da produtividade 

Com mais tempo disponível para se dedicar às atividades estratégicas da imobiliária, tanto corretores quanto gestores experimentam um aumento na produtividade. Esse ponto é fundamental para o crescimento da empresa, que tem maiores possibilidades de apresentar bons resultados.

Menos custos e mais vendas

É claro que contratar um CRM imobiliário tem custos. Entretanto, estes costumam ser baixos em comparação com os resultados obtidos. Assim, a imobiliária consegue ajustar seu orçamento para investir em outros aspectos essenciais para o crescimento da.

Dessa forma, é possível concluir que um sistema pode trazer diversos benefícios para seu negócio. Entretanto, é essencial escolher um bom CRM imobiliário, para que todas essas vantagens sejam percebidas.

Dicas para escolher um bom CRM

Encontrar a ferramenta ideal para sua imobiliária pode não ser uma tarefa simples, mas é possível seguir algumas orientações, já que estas podem te guiar durante o processo de escolha:

O CRM deve ter um funil de vendas

O primeiro ponto que o CRM imobiliário ideal para sua empresa deve ter é um funil de vendas. Isso porque a ferramenta é essencial para que gestores e corretores entendam, de forma intuitiva, como estão os negócios e cada uma de suas etapas.

Existem funis, por exemplo, que mostram quantos leads estão na etapa de pré-atendimento, bem como no atendimento, na visita ao imóvel e na negociação. Por isso, ao buscar um CRM imobiliário, verifique se a ferramenta conta com um funil de vendas.

O CRM deve contar com um aplicativo para smartphone

A maioria dos CRMs imobiliários contam apenas com a versão desktop, ou seja, só podem ser utilizados com um computador ou com um notebook. Entretanto, atualmente, os dispositivos mais utilizados por gestores e por corretores são os smartphones e, por isso, é necessário que o CRM esteja disponível, também, na forma de aplicativo.

O acesso ao CRM pelo celular facilita o dia a dia dos usuários, que não precisam, necessariamente, ligar o computador para ter acesso aos novos leads e aos compromissos do dia.

crm-imobiliário

O CRM deve gerar relatórios completos

O principal objetivo de um CRM imobiliário é otimizar o tempo e as atividades de gestores e de corretores. Por isso, é importante que a ferramenta seja capaz de gerar relatórios completos sobre as mais diversas atividades de sua imobiliária.

Com o sistema, gestores devem ser capazes de visualizar as negociações em andamento, bem como o desempenho de cada um dos corretores de sua equipe de vendas. Dessa forma, antes de contratar um CRM imobiliário, verifique a qualidade dos relatórios que são gerados.

O CRM deve ter um calendário

O CRM imobiliário deve funcionar como uma agenda digital para o corretor de imóveis. Por isso, é essencial que a ferramenta conte com um calendário, no qual o profissional possa acompanhar todos os seus compromissos do dia.

O CRM deve ser pensado de acordo com o conceito de UX (User Experience)

Por fim, você deve verificar se o CRM imobiliário pretendido foi desenvolvido de acordo com os preceitos de UX, que, em português, significa experiência do usuário.

Isso significa que o sistema deve apresentar uma interface intuitiva, além de ferramentas simples e práticas. 

O CRM desenvolvido pela Arbo conta com todas essas características. Trata-se de uma plataforma pensada para cobrir cada etapa do funil de vendas imobiliário. Saiba mais sobre o Arbo CRM!

Gostou do conteúdo? Acompanhe a Arbo no Instagram, no YouTube e no LinkedIn para receber nossos novos conteúdos. Você também pode nos acompanhar se cadastrando na newsletter gratuita do Blog da Arbo! Basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

marketing para lancamentos imobiliarios

Marketing para lançamentos imobiliários

Uma boa estratégia de marketing para lançamentos imobiliários é a chave do sucesso para vendas bem sucedidas. Vender lançamentos imobiliários é sempre um grande desafio para os corretores. Mas as possibilidades de ganho compensam o trabalho. O primeiro passo para que tudo dê certo é montar um planejamento de marketing certeiro para este tipo de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *