27 de fevereiro de 2021

Corretor de imóveis: história e importância

Profissão de corretor de imóveis completa 78 anos de regulamentação

Uma história com vários nomes

A profissão de corretor de imóveis tem uma história tão interessante e cheia de curiosidades que nos faz voltar a tempos bem antigos, na época do Brasil Colônia, e entender a importância que esse profissional sempre teve no processo de crescimento e urbanização das cidades do país como um todo.

Em São Paulo, a organização da categoria foi formalizada logo após a do Rio, no ano de 1938. Neste ano, no Largo do Café, perto do marco zero da capital, ou seja, muito próximo do coração da cidade, surgiu a Associação Profissional dos Corretores de Imóveis

Os destaques são três corretores, membros da Junta Provisória, que coordenou a criação da associação entre os dias 7 e 12 de maio de 1938. A Junta Provisória era composta por Nelson Mendes Caldeira, Werner Sack e Antônio Macuco Alves. 

É importante registrar que os primeiros corretores de imóveis eram consultores da família – pessoas de confiança que não mediam esforços e distâncias para atender bem a seus clientes.

Eles eram conhecidos também por “intermediadores de negócios”, com a oferta de vendas de imóveis em cartazes nas ruas, armazéns e pequenas lojas de comércio; e por “agentes imobiliários” durante o surto de urbanização nas primeiras décadas do século XX, conhecendo todas as características da região e dos imóveis. 

Foi só em 1942 que a profissão foi conhecida por “corretores de Imóveis”, designado pelo Ministério do Trabalho, em Carta Sindical. 

Regulamentação

As imobiliárias só surgiram em meados 1950, o que levou a profissão a ser regulamentada apenas em 27 de agosto de 1962, quando foram criados o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI), e os Conselhos Regionais(CRECI´s). 

Considerada inconstitucional 

Logo após ser regulamentada, a falta de curso técnico de profissionalização levou a lei 4.116/62 a ser considerada inconstitucional. Só mais tarde, e depois de muita luta dos corretores é que foi aprovada a lei 6.530 de 12/05/1978, e seu decreto regulamentador nº 81.871/78 de 29/06/1978, que criou o Curso Técnico em Transações Imobiliárias (T.T.I.) e foi elaborado o Código de Ética do Corretor de Imóveis.

Os primeiros cursos superiores

Para profissionalizar ainda mais uma área que crescia bastante e continua crescendo, foram criados os primeiros cursos superiores de graduação tecnológica de ciências imobiliárias e também de gestão imobiliária no ano 2000. Atualmente, você também consegue fazer em escolas o Curso Técnico em Transações Imobiliárias, tanto presencial quanto a distância.

O corretor atual

Com a difusão da tecnologia e o aumento do nível de exigência por parte dos clientes, uma nova postura dos profissionais passou a ser exigida. A prestação de serviços e o apoio na realização do melhor negócio ganharam destaque entre as principais características da profissão. 

O trabalho do corretor hoje não se restringe mais à comercialização de imóveis. Em tempos de informática e alta velocidade na transmissão de informações, para ser bem-sucedido e conquistar a confiança do cliente é necessário estar bem preparado.

Algo muito importante para se frisar é que hoje em dia é expressamente proibido atuar como corretor de forma amadora. Apenas um profissional da área, com as devidas qualificações e documentações, pode executar os serviços imobiliários.

Na Arbo você tem acesso aos serviços dos melhores e mais bem preparados corretores de imóveis da região. Fale conosco e continue nos acompanhando para mais informações. 

E se você é corretor de imóveis, faça parte da Arbo e tenha ajuda de uma plataforma de gestão para fazer ainda mais negócios. 

Postagens relacionadas

painel captação de recuros

Captação de recursos – Empreendedorismo e Startup

Manoel Gonçalves, CEO da Arbo e empreendedor do mercado imobiliário há 12 anos, participou do painel Captando recursos da edição do Londrina Innovation Summit 2019 e contou sua experiência na fase de captação de fundos de investimento para a Arbo. Ao longo de todos estes anos de experiência no mercado imobiliário londrinense, vendendo e alugando […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *