13 de maio de 2021

Corretor de imóveis: história e importância

Profissão de corretor de imóveis completa 78 anos de regulamentação

Uma história com vários nomes

A profissão de corretor de imóveis tem uma história tão interessante e cheia de curiosidades que nos faz voltar a tempos bem antigos, na época do Brasil Colônia, e entender a importância que esse profissional sempre teve no processo de crescimento e urbanização das cidades do país como um todo.

Em São Paulo, a organização da categoria foi formalizada logo após a do Rio, no ano de 1938. Neste ano, no Largo do Café, perto do marco zero da capital, ou seja, muito próximo do coração da cidade, surgiu a Associação Profissional dos Corretores de Imóveis

Os destaques são três corretores, membros da Junta Provisória, que coordenou a criação da associação entre os dias 7 e 12 de maio de 1938. A Junta Provisória era composta por Nelson Mendes Caldeira, Werner Sack e Antônio Macuco Alves. 

É importante registrar que os primeiros corretores de imóveis eram consultores da família – pessoas de confiança que não mediam esforços e distâncias para atender bem a seus clientes.

Eles eram conhecidos também por “intermediadores de negócios”, com a oferta de vendas de imóveis em cartazes nas ruas, armazéns e pequenas lojas de comércio; e por “agentes imobiliários” durante o surto de urbanização nas primeiras décadas do século XX, conhecendo todas as características da região e dos imóveis. 

Foi só em 1942 que a profissão foi conhecida por “corretores de Imóveis”, designado pelo Ministério do Trabalho, em Carta Sindical. 

Regulamentação

As imobiliárias só surgiram em meados 1950, o que levou a profissão a ser regulamentada apenas em 27 de agosto de 1962, quando foram criados o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI), e os Conselhos Regionais(CRECI´s). 

Considerada inconstitucional 

Logo após ser regulamentada, a falta de curso técnico de profissionalização levou a lei 4.116/62 a ser considerada inconstitucional. Só mais tarde, e depois de muita luta dos corretores é que foi aprovada a lei 6.530 de 12/05/1978, e seu decreto regulamentador nº 81.871/78 de 29/06/1978, que criou o Curso Técnico em Transações Imobiliárias (T.T.I.) e foi elaborado o Código de Ética do Corretor de Imóveis.

Os primeiros cursos superiores

Para profissionalizar ainda mais uma área que crescia bastante e continua crescendo, foram criados os primeiros cursos superiores de graduação tecnológica de ciências imobiliárias e também de gestão imobiliária no ano 2000. Atualmente, você também consegue fazer em escolas o Curso Técnico em Transações Imobiliárias, tanto presencial quanto a distância.

O corretor atual

Com a difusão da tecnologia e o aumento do nível de exigência por parte dos clientes, uma nova postura dos profissionais passou a ser exigida. A prestação de serviços e o apoio na realização do melhor negócio ganharam destaque entre as principais características da profissão. 

O trabalho do corretor hoje não se restringe mais à comercialização de imóveis. Em tempos de informática e alta velocidade na transmissão de informações, para ser bem-sucedido e conquistar a confiança do cliente é necessário estar bem preparado.

Algo muito importante para se frisar é que hoje em dia é expressamente proibido atuar como corretor de forma amadora. Apenas um profissional da área, com as devidas qualificações e documentações, pode executar os serviços imobiliários.

Na Arbo você tem acesso aos serviços dos melhores e mais bem preparados corretores de imóveis da região. Fale conosco e continue nos acompanhando para mais informações. 

E se você é corretor de imóveis, faça parte da Arbo e tenha ajuda de uma plataforma de gestão para fazer ainda mais negócios. 

Postagens relacionadas

imobiliarias-em-Curitiba-PR

5 melhores imobiliarias em Curitiba PR

Está buscando por excelentes imobiliarias em Curitiba PR? Então confira as principais opções para você ! Realizar uma mudança para outro imóvel pode ocasionar um esgotamento físico e emocional. Isso se não houver um planejamento organizado. Pensando nesse tema, reunimos as melhores imobiliarias em Curitiba PR que podem te ajudar nesse momento tão delicado. Confira! […]

calcular aluguel

Tudo o que você precisa saber para calcular aluguel

Você está precisando de ajuda para calcular aluguel? Então confira aqui as principais dicas para não errar nesse momento Se você aluga ou já alugou uma casa ou apartamento, conhece muito bem o momento de vencimento do contrato e o reajuste do valor do aluguel. Ainda assim, se você estiver do lado do locatário ou […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *