27 de abril de 2024

Como construir uma carteira de locação

Como construir uma carteira de locação

Criar uma carteira de locação é uma tarefa que exige muita organização, disciplina, dedicação e um padrão. Sem isso, é difícil conseguir construir seu cadastro de imóveis de maneira adequada.

Considerada como um grande ativo dentro de uma imobiliária, que facilita não só o processo de locação, mas também podendo até ser um produto oferecido à venda, no post de hoje vamos te explicar alguns pontos importantes para você poder construir a sua carteira de locação, bem como aprender a fazer uma gestão mais eficiente dela.

O maior desafio da carteira de locação: a angariação de imóveis

Como construir uma carteira de locação

Não tem como negar que carteiras bem estruturadas mostram um diferencial entre uma performance excelente das imobiliárias. Além disso, ter uma carteira de locação não se resume a relacionar os imóveis em uma planilha. 

É preciso ter uma boa angariação de imóveis, também chamada de captação, que pode ser definido como processo de encontrar unidades com potencial de locação e convencer o proprietário de que o seu trabalho de corretor será a melhor estratégia para intermediar e fechar um negócio no imóvel.

Mas não é uma tarefa fácil. Considerando que todos os concorrentes estão em busca da mesma coisa, no cenário atual sobra de clientes que estão à procura de locação, e falta imóveis. A captação de imóveis exige do profissional habilidades para chegar na frente e construir um portfólio invejável.

Entender a sazonalidade no mercado imobiliário e vender o ano todo

Além disso, na captação é importante que o corretor tenha plena noção do mercado imobiliário e entenda perfeitamente como funciona cada região para angariar os imóveis corretos e atender as sazonalidades. 

Para dar um exemplo disso, no verão, imóveis localizados em regiões praianas tendem a ser mais requisitados, especialmente para locação. Dessa forma, esta será uma ondulação positiva sobre o setor imobiliário localizado no litoral. 

Enquanto, em períodos mais frios, como o inverno, a tendência é que a ondulação seja baixa, com a locação desses imóveis sendo uma tarefa mais difícil. Ter a compreensão das sazonalidades possibilita elaborar uma estratégia para aproveitar momentos de alta e não sofrer prejuízos com períodos de baixa.

Aluguel ou Venda: como lidar com os processos?

Vender ou alugar um imóvel é uma dúvida comum para quem investe em imóveis e está em busca de construir uma boa carteira de locação. Mas para facilitar, é necessário lembrar que o ponto que mais influenciará na decisão entre vender ou alugar um imóvel será o potencial de valorização da propriedade. 

A opção de vender ao invés de alugar um imóvel pode ser boa para quem quer deseja uma alta comissão, contudo, muitas vezes, tem um prazo mais longo (pode durar meses ou anos), mas que será bem lucrativo no final. 

Já, alugar um imóvel, por outro lado, proporciona um tipo diferente de lucro. Com o aluguel, o fluxo recorrente de dinheiro entrando no caixa da sua imobiliária é constante, ainda que em valores bem menores, mas todo mês. É o salva vidas da imobiliária. 

O que é importante ter ou fazer para começar a captar imóveis?

A captação de imóveis é um trabalho que exige planejamento para que o corretor não saia em uma busca aleatória, sem saber ao certo qual será o alvo. É preciso desenvolver um bom plano de angariação e colocar em prática as melhores estratégias. 

Para ter a confiança do proprietário e conquistar um contrato de exclusividade ele precisa sentir que vale a pena deixar o imóvel nas suas mãos. Uma das vantagens é visualizar um o cliente ideal para o imóvel prestes a entrar na carteira de locação.

Por isso, veja as dicas que preparamos abaixo: 

  1. Faça Networking; 
  2. Defina um nicho de mercado: escolha a tipologia dos imóveis que quer trabalhar e as regiões de atuação;
  3. Deixe seu contato em locais estratégicos: edifícios, lojas de construção, lojas de serviço (barbearia, pet shop e etc), comércios, mídias digitais, captadores profissionais, construtoras e etc;
  4. Avalie os imóveis, conheça o mercado e as sazonalidades;
  5. Construa um relacionamento com o proprietário, sendo transparente quanto aos negócios e tratativas. 

O que fazer após a captação de imóveis?

Como construir uma carteira de locação

Agora você já passou pelo processo da captação de imóveis, e já tem o imóvel, então a próxima etapa é: conseguir o cliente ideal. Nesse processo, novas estratégias entram em cena e são essenciais para que você feche um bom negócio. Algumas delas merecem atenção e nós citamos abaixo:

  • Não esqueça de fazer um bom anúncio: Fotos bem iluminadas e com boa visibilidade, clareza na informação dos valores e apresentação detalhada do imóvel são elementos indispensáveis.
  • Atendimento: investigar informações essenciais do cliente ligadas ao trabalho, e haverá fiador ou não, estilo de vida, informações consistentes, entre outras questões, também são importantes.
  • Proposta e contraproposta: Antes de tudo, durante uma negociação, saiba manter a formalidade, esteja aberto às possibilidades de negociação, busque avaliar as ofertas oferecidas e também apresente as suas.
  • Análise de perfil comercial: É importante que você faça uma verificação do perfil de comercial de cada cliente. Isso pode evitar a inadimplência ou demais problemas maiores no futuro.

O que não pode faltar no contrato de locação?

Até aqui você já aprendeu a criar uma boa carteira de locação, como captar imóveis e o que você precisa fazer para conquistar um Lead ideal. E nesse processo, um dos documentos mais necessários onde constam informações importantes para as partes envolvidas é o contrato. Nele precisam constar pontos determinantes como:

  1. Validação da pessoa e da renda: Qualificação financeira comprovada de pelo menos o dobro do valor do aluguel;
  2. Renda: Comprovação de que essa pessoa poderá pagar pelo aluguel;
  3. Vistoria de entrada e de saída: É um dever do proprietário do imóvel garantir boas condições de uso antes do aluguel, enquanto que o inquilino tem por obrigação, ao final do contrato, se não houver renovação, entregar o imóvel também em boas condições, assim como o encontrou;
  4. Garantia locatícia: Forma de assegurar o proprietário do imóvel;
  5. Seguro fiança: Garantia contratada pelo locatário para dar segurança ao proprietário do imóvel;
  6. Fiador: Uma pessoa que coloca um capital para garantir 
  7. Caução: Forma de garantia que permite ao locador mais segurança na hora de alugar o imóvel;
  8. Título de capitalização: Produto vendido por uma seguradora, onde valor aplicado fica retido por um prazo determinado na conta da companhia de seguros, semelhante a uma caução;
  9. Cartão de crédito: Inovação do mercado imobiliário criada em resposta às dificuldades encontradas em outras garantias locatícias;
  10. Seguro incêndio: Serviço que protege o imóvel contra danos causados por fogo, raio, explosão e queda de aeronave, e a Lei do Inquilinato determina que na locação ele é obrigatório.

Este conteúdo foi útil para você? Conseguiu entender algumas das particularidades do processo de construção de uma carteira de locação? Conte com o Blog da Arbo para te ajudar em qualquer assunto ligado ao universo imobiliário!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

Vendas de imóveis: como a tecnologia ajuda

Vendas de imóveis: como a tecnologia ajuda

O mercado imobiliário registrou crescimento em 2020 e, para se destacar no setor e ser referência na venda de imóveis, as empresas precisam estar adaptadas ao novo contexto Ao contrário do que muitos especialistas apontaram, a pandemia de covid-19 influenciou o mercado imobiliário de maneira positiva. As mudanças de comportamento, de perfil e das necessidades […]

Tendências do mercado imobiliário pós-pandemia

Tendências do mercado imobiliário pós-pandemia

A mudança na economia brasileira e mundial por conta da pandemia começa a ficar visível a partir deste segundo semestre de 2020. Assim como em diversos setores, o mercado imobiliário também passa por transformações, e é inegável que elas impactarão no comportamento dos consumidores, como já estão impactando.   E quais são as tendências que podemos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *