28 de maio de 2022

Influência digital: Como utilizar na venda de imóveis

A influência digital é uma estratégia de marketing muito utilizada, e pode trazer vários benefícios para o ramo imobiliário.

Imagine a seguinte situação: você quer comprar um celular novo, mas tem várias dúvidas sobre qual modelo e marca deve escolher e qual o melhor custo benefício dos aparelhos mais novos. Qual é a sua primeira reação?  Pesquisar na internet para saber mais,certo? 

Durante a sua pesquisa, você encontra um vídeo no Youtube de um especialista em tecnologia bem conhecido, falando sobre as vantagens de um determinado celular. Depois de assistir,  se convence , e compra o aparelho que ele indicou.

 Se esta cena já aconteceu na sua vida, saiba que você foi influenciado por uma estratégia de marketing muito popular, e que traz ótimos resultados de venda: a influência digital. Essa ferramenta ajuda corretores e imobiliárias a divulgar sua marca e alavancar as vendas. Confira!

O que é influência digital?

Com a popularização da internet, é essencial que sua imobiliária esteja disponível no meio digital para ser encontrada facilmente pelos clientes. Sites e redes sociais são ferramentas indispensáveis nesse processo.

Mas além disso, outras estratégias podem ser usadas para divulgar a sua marca, e associá-la a pessoas que podem influenciar a decisão de compra dos clientes. É aí que entra o trabalho do influenciador digital. 

Saiba mais sobre influência digital neste vídeo do canal UOL, disponível no Youtube.

A forma de atuação desse profissional é parecida com a dos garotos-propaganda do rádio e da TV, que anunciam produtos e serviços. Mas o trabalho do influenciador digital acontece na internet, e vai além de somente fazer propaganda.

Na prática, esses profissionais geralmente têm canais próprios no Youtube, ou escrevem em  um blog, por exemplo, e produzem conteúdo sobre vários assuntos. Quando esse conteúdo gera interesse, ele gera a chamada influência digital, ou seja, influencia na decisão de compra das pessoas, que são os seus “seguidores”.

Vantagens

Quando você contrata um  influenciador digital, ele divulga o seu produto ou sua marca. Como os influenciadores são formadores de opinião, sua marca fica associada a ele e ganha mais visibilidade para potenciais clientes. Com isso você aumenta as chances de fazer bons negócios. 

O que é uma imobiliária digital e quais as vantagens?

Como escolher o melhor influenciador digital para o seu negócio

Antes de correr para fazer uma parceria com um influenciador digital, é preciso analisar com atenção alguns pontos, já que o nome da sua empresa vai ficar associado a esse profissional. Se ele não tiver um perfil alinhado com a imagem da sua marca, o resultado pode não ser tão eficaz, ou até mesmo prejudicar a sua empresa. 

Confira algumas dicas para escolha de seu influenciador neste vídeo do canal Júlia Dinalli, disponível no Youtube.

Confira algumas dicas para acertar na hora de contratar um influenciador digital:

Comece com um bom plano de marketing

A influência digital é somente umas das estratégias de marketing digital que você pode usar para potencializar a divulgação do seu negócio. Mas sozinha, ela pode não trazer todos os resultados esperados.  A contratação de um influenciador digital  deve fazer parte de um conjunto de estratégias para que sua imobiliária tenha sucesso.

E é aí que entra o plano de marketing: ele é um planejamento completo de todas as ações de marketing que serão feitas na empresa, para atingir ótimos resultados de divulgação da empresa, consolidação da marca no ramo imobiliário, etc. 

Com o plano de marketing pronto, você consegue visualizar de forma bem mais clara quais as necessidades da sua imobiliária, qual o  perfil de influenciador se encaixa na estratégia que foi planejada, e por quanto tempo a parceria será feita, por exemplo. 

Alinhe as personas!

Antes de contratar um influenciador digital, é preciso definir  exatamente qual é a persona do seu negócio, e também de seus clientes.  Ainda não sabe o que é isso? Na prática, a persona é um “personagem fictício”que representa a personalidade de sua empresa, e também  dos seus clientes.

 A sua imobiliária pode ter um perfil de clientes mais jovens, antenados com a tecnologias, que procura imóveis modernos, por exemplo. Todo o conteúdo de marketing da empresa deve ser direcionado para essa persona, ou seja, pensando nesse tipo de cliente.

A persona da imobiliária deve acompanhar o perfil dos clientes para conseguir os melhores resultados, e o influenciador digital também deve seguir essa mesma linha. 

Por exemplo, se a persona do seu cliente é mais tradicional, não adianta contratar um influenciador que trabalha com conteúdos voltados para o público mais moderno. Quanto mais afinidade ele tiver com o perfil dos seus clientes, melhores os resultados.

5 ações de marketing digital para fazer na sua imobiliária

Fique atento à linguagem

Outro ponto que você deve avaliar na hora da escolha é que linguagem o influenciador usa para a comunicação com o público. Isso é essencial na hora de escolher um profissional para uma parceria. Assim como  no caso da persona, a linguagem que o influenciador usa é decisiva para conseguir bons resultados. Se o seu público é mais jovem e descolado, um youtuber que usa uma linguagem mais descontraída e divertida vai se conectar facilmente com os seus clientes. 

Mas se o seu público alvo é mais tradicional, com uma faixa etária mais alta, com interesse em imóveis de alto padrão, por exemplo, esse tipo de linguagem vai afastá-lo, e até desconectar sua marca de potenciais novos clientes. 

Fique atento, e sempre analise os conteúdos produzidos pelo profissional, para ver se ele tem o perfil certo para representar a sua marca. E não se esqueça também de avaliar a seriedade e  credibilidade desse profissional. Se ele se envolver em um escândalo ou em polêmicas na internet, por exemplo, isso pode afetar a sua marca também. 

Avalie a possibilidade de parcerias mais longas

Uma boa estratégia de marketing digital leva tempo para dar os melhores resultados. E no caso da influência digital, também funciona da mesma forma.

Depois de escolher o melhor influenciador para o seu perfil de negócio, a indicação é fazer uma parceria com um tempo de duração mais longo. A ideia é construir uma associação mais duradoura do profissional  com a sua empresa, e fortalecer o branding (construção da marca). 

Se o influenciador divulgar a sua marca só de vez em quando, por exemplo, isso pode passar uma mensagem para o público de que a informação é uma “ficção”, ou seja, apenas mais uma propaganda enganosa. Quanto mais duradoura for a parceria, mais os seguidores terão confiança em sua marca. Com isso, você ganha credibilidade e visibilidade no meio digital. 

Site imobiliário: saiba o que não pode faltar no seu

Conheça o público e o engajamento do influenciador

Muitas vezes  esse especialista em influência digital pode ter uma quantidade enorme de seguidores, mas nem sempre isso significa que isso vai trazer resultados para a sua empresa. 

Antes de fechar uma parceria faça uma boa pesquisa sobre quem é o público-alvo do influenciador, e se ele se encaixa com o perfil de clientes que você precisa.

Fique atento também para checar se todas  as pessoas que seguem aquele perfil são reais. Infelizmente é comum a prática de “comprar” seguidores, para dar a impressão de que o canal ou blog é popular, e isso não contribui em nada para a divulgação do seu negócio.  

Outro ponto de atenção é a necessidade de verificar o engajamento da página . Para que você tenha benefícios com a parceria, é preciso que, além de uma boa quantidade de seguidores, o influenciador digital também consiga um bom engajamento (interação dos seguidores, como curtidas e comentários). 

Uma conta fácil que você pode fazer para medir o engajamento é dividir o número de curtidas e comentários de um vídeo ou post pela quantidade de seguidores. Quanto mais alto for esse número, maior é a interação dos seguidores. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância da influência digital para o marketing imobiliário? Acompanhe outros posts sobre o mundo imobiliário aqui, no blog da Arbo!

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