27 de setembro de 2021

Inovação imobiliária: saiba como se diferenciar

Inovação imobiliária

Cada vez mais é importante pensar em como sua empresa vai participar da inovação imobiliária apresentada pelo mercado. 

Na última década, o mercado brasileiro passou por grande inovação imobiliária. Passando por períodos de altos e baixos, geralmente puxados pelo desempenho econômico do país, as empresas do setor precisam constantemente se atualizar para acompanharem as novas tendências que o mercado apresentava. 

Uma pesquisa global do Banco de Compensações Internacionais (BID, na sigla em inglês), indica que a valorização imobiliária no Brasil foi de 121% até 2018. A valorização anual ficou acima dos 20%

Porém, em 2020, todo o cenário se alterou. Com a  pandemia da COVID-19, uma nova realidade bateu na porta do mercado imobiliário brasileiro.

Dessa vez, de uma forma totalmente inesperada e abrupta. Mudanças no cenário econômico, no perfil do consumidor e avanços tecnológicos obrigaram as empresas do setor a se atualizarem e a mudarem as formas como atendem a essas novas demandas. 

No começo da pandemia, a expectativa de especialistas era que todos os setores sofressem algum tipo de retração. Mas o mercado imobiliário surpreendeu. 

De uma forma totalmente inesperada, o setor cresceu muito durante esse período e abriu diversas oportunidades para novos negócios.  

Mesmo em meio à pandemia da covid-19, o mercado imobiliário apresenta forte crescimento. Segundo o balanço mensal da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), houve um aumento de 58% nas vendas de novas unidades habitacionais em julho, em comparação ao mesmo mês no ano passado

Mas, para fazer parte de todo esse crescimento, é preciso estar atualizado. 

As imobiliárias mais bem-sucedidas apostaram rapidamente na tecnologia, em novas plataformas e na desburocratização de seus processos para se destacar entre suas concorrentes durante o período. 

Por onde começar esse processo? Vamos trazer algumas dicas neste artigo do Blog da Arbo. 

Selecione as suas prioridades quando o assunto é divulgação 

Inovação imobiliária

A era digital fez com que as imobiliárias e incorporadoras selecionassem as suas prioridades. 

A exemplo do que ocorreu com outros setores, as mudanças de comportamento do público consumidor motivaram uma fuga das imobiliárias e das incorporadoras das mídias off-line. 

Aos poucos, o digital ganhou espaço e relevância a ponto de, atualmente, representar quase 80% dos gastos em marketing de alguns grandes players do mercado. 

Esse novo cenário fez com que toda a estrutura de marketing fosse alterada, desde a geração de oportunidades (leads) até o fechamento do contrato. Como em toda transição, as empresas precisam de tempo para se acostumar a essa nova realidade e, claro, quem começa antes tem vantagens. 

É visível, por exemplo, que os clientes já não estão disponíveis tão facilmente. As tradicionais estratégias de panfletagem e anúncios de jornal não são mais suficientes.

Otimize as suas estratégias de marketing 

Segundo dados do Google, 60% do tempo da jornada de compra dos interessados em imóveis já se concentra na internet, considerando desde o processo de pesquisa até o fechamento do negócio.

No entanto, esse ponto é apenas uma parte da estratégia. Quando esse potencial cliente chega até sua equipe pela internet, é preciso ter uma estratégia de atendimento bem definida para seguir com a jornada de compra. 

E é nesta questão que ainda vemos imobiliárias e incorporadoras com grande potencial derrapando. 

A questão é que, ano após ano, a nova realidade se impõe e exige novas metodologias e tecnologias. Os velhos tempos não voltam, então as antigas técnicas também não vão mais funcionar. 

Atualize os seus processos de vendas 

Inovação imobiliária

Todas as áreas de uma empresa precisam se relacionar, conversar, realizar consultorias e, principalmente, obter informações relevantes para aperfeiçoar seus processos. 

Isso é ainda mais relevantes para a área de vendas, já que o relacionamento nunca será perda de tempo, e sim um investimento.  Pois, mesmo que o cliente não feche na hora, ele continuará lembrando da experiência única de atendimento que teve com sua equipe quando estiver pronto para realizar a compra ou a locação. 

Por isso, é importante conhecer e aplicar algumas ferramentas e estratégias que têm revolucionado o mercado imobiliário nos últimos anos. 

Algumas estratégias que podemos citar são: 

  • Atração de qualidade de potenciais clientes em mídias sociais; 
  • Compra de mídia on-line para anunciar seus imóveis; 
  • SEO ou estratégias realizadas em uma anúncio para torná-lo mais visível em portais e mídias on-line; 
  • Marketing de conteúdo para educar seu público e guiá-lo na jornada de compras; 
  • Nutrição de leads/relacionamento tanto para resgatar antigos clientes quanto para angariar novos.  
  • Entenda as novas dores dos seus clientes 
  • Como já citamos neste e-book, o perfil do cliente mudou. Logo, as principais dores são outras. 

É muito importante que seu time de atendimento esteja ciente dessas mudanças e preparado para quebrar essas objeções. 

Para começar, dificilmente seu cliente chegará até você sem antes ter pesquisado o nome da sua imobiliária na internet. Existem sites de avaliação de serviços, como o Reclame Aqui, por exemplo, que fazem muito sucesso entre os consumidores. 

Além disso, seu cliente deve chegar até você com plenas condições de discutir particularidades do seu imóvel. Já que, por meio de buscas em portais ou em redes sociais, é possível saber quase todas as informações que ele deseja. 

Em segundo lugar, é muito importante tratar seus clientes com exclusividade. Ou seja, nada de tratá-los apenas como números, oferecendo um atendimento robótico e repetitivo. 

Não se esqueça: você está tratando de sonhos, expectativas e problemas reais. Não de robôs. Mesmo que a conversa seja realizada apenas por WhatsApp, seja cordial e se mostre flexível para suprir as necessidades de seu cliente. 

Em geral, podemos destacar algumas outras dores, como: 

  • Não sabe comprar imóveis, pois pouquíssimos clientes adquirem imóveis com
  • recorrência e o aluguel ocorre também em períodos esparsos;
  • Reclama da postura dos corretores de imóveis que estão desinformados ou repetem operações;
  • Não entende sobre como faz para adquirir ou alugar um imóvel; 
  • Reclama da espera para ser atendido pelos corretores. 
  • Aposte na Experiência do usuário 

Uma das áreas mais estudadas no mundo digital é a Experiência do Usuário, conhecida como UX. 

Esse termo está relacionado à maneira com que um usuário lida com conteúdos em ambientes virtuais, como softwares e sites. Mas também pode ser estendido para o atendimento. 

É por isso que o atendimento da sua equipe deve ser diferenciado. O corretor precisa se mostrar presente e informado em todas as etapas, até o fechamento dos negócios. 

Tudo precisa estar alinhado para que seu cliente sinta que tem uma experiência de atendimento humanizado. 

Aqui vai uma dica especial: existem plataformas que podem te ajudar, e muito, a realizar todas essas organizações. Você pode saber mais sobre o assunto clicando aqui. 

Por isso, aposte no treinamento da sua equipe. Para que seus colaboradores estejam preparados, invista em cursos, eventos e palestras sobre as novas tendências do mercado imobiliário. Esse, com certeza, será um grande diferencial da sua imobiliária. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Conheça a Arbo Rent

O Arbo Rent funciona da seguinte maneira: você aluga seus imóveis pela Arbo e, a partir deste momento, as propostas começam a chegar para a equipe de análise de crédito. A partir deste momento, os profissionais da Arbo são os responsáveis por todos o relacionamento entre locador e locatário, o que inclui desde a análise da documentação até o agendamento da vistoria e a entrega das chaves.

Um diferencial de quem utiliza o Arbo Rent é poder realizar a aprovação da locação sem precisar de um fiador. Entretanto, caso o cliente não passe na garantia da Arbo, há a possibilidade de usufruir de outras soluções financeiras, como o seguro fiança, com as melhores taxas do mercado. 

Os contratos de locação são assinados digitalmente, por meio de uma plataforma de assinatura eletrônica que garante 100% da legalidade jurídica em todo o território nacional. O sistema efetua todas as exigências do Código de Processo Civil Brasileiro e, assim, sua assinatura está digitalmente segura contra falsificação. Clique aqui e saiba como funciona a assinatura digital da Arbo.

Além disso, você também pode acompanhar o desenvolvimento das propostas pelo CRM (sistema de gestão de relacionamento com o cliente) e contatar a Arbo por meio de um canal de comunicação direto. Desse modo, tem disponível um suporte jurídico, financeiro e contábil para prevenir possíveis dores de cabeça. Quando finalizar o processo, aguarde a entrega das comissões e custos de gerenciamento.

CONHEÇA OS DETALHES SOBRE O SERVIÇO AQUI.

Postagens relacionadas

podcasts do mercado imobiliário

5 podcasts do mercado imobiliário para acompanhar

Os podcasts do mercado imobiliário são ótimas opções para quem deseja acompanhar as novidades do setor. Nesse texto você vai conhecer cinco recomendações para você ouvir e aprender mais no dia a dia Os podcasts são ótimas fontes de informações sobre diversos temas. Crianças, jovens e adultos acompanham os programas para se manter informados sobre […]

captação de clientes

7 dicas de captação de clientes para corretores

Precisa alavancar as vendas? Antes de mais nada, você precisa caprichar na captação de clientes. Veja como se aperfeiçoar nisso! A captação de clientes é um dos grandes desafios de quem está em início de carreira no mercado imobiliário. Felizmente, hoje existem muitas possibilidades para identificar e aproveitar oportunidades de venda, já que a tecnologia […]

2 Comentários

  1. Tentei fazer meu primeiro cadastro mas o site parou logo após informar o endereço do imóvel. Entrei no chat, escrevi a pergunta mas a mensagem não foi enviada. Preciso de ajuda.

    1. Olá, Angela, boa noite! Como você está?

      Poderia nos informar qual foi o canal utilizado para o contato? Temos o Portal da Arbo, as redes sociais e outros. Com essa informação, podemos resolver o problema e encaminhar seu atendimento para o responsável.

      Aguardamos sua resposta. Estamos sempre à disposição! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *