13 de maio de 2022

Dimob 2022: o que é, para quê serve, como fazer e muito mais

dimob

Reunimos em um só lugar as principais informações sobre a Dimob 2022. Veja tudo que você precisa na hora de fazer a declaração. 

O começo de ano é a época de prestar contas sobre tudo que sua empresa fez ao longo dos 12 meses anteriores. No setor imobiliário, uma das principais obrigações é a entrega da Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias).

Neste post do Blog da Arbo, reunimos as principais dúvidas sobre o tema. Você também conhecerá uma forma muito mais fácil de fazer sua Dimob e evitar qualquer transtorno. Confira!

O que é Dimob?

A Dimob é a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias. Ela foi criada em 2003 pela Receita Federal para evitar possíveis fraudes, visto que havia um volume elevado de irregularidades e a fiscalização era muito difícil. Ela precisa ser feita todos os anos pelas pessoas jurídicas (PJ) que atuam no mercado imobiliário.

Por que a Dimob é importante?

A Dimob é importante porque assegura que as atividades da sua empresa estão de acordo com a lei. Afinal, a declaração é um documento de fiscalização que o governo utiliza para cruzar informações e identificar possíveis fraudes em vendas e locações de imóveis.

Quem precisa entregar a Dimob?

A Dimob é obrigatória para qualquer pessoa jurídica que atue no setor imobiliário, teve faturamento ao longo do ano anterior e se enquadre nos seguintes requisitos:

  • comercializou imóveis que construiu, loteou ou incorporou;
  • intermediou compra, alienação ou locação de imóveis;
  • realizou sublocação de imóveis;
  • constituiu para construção, administração, locação ou alienação de imóvel próprio, de seus condomínios ou de sócios.

É obrigatório o uso de certificado digital, exceto para empresas do regime tributário Simples Nacional. Todas as movimentações declaradas precisam de comprovação por nota fiscal. Empresas que não tiveram faturamento não precisam fazer a declaração.

Para mais detalhes, acesse a instrução normativa da Receita Federal do Brasil nº 1.115/2010.

Qual é o prazo para fazer a Dimob?

A Dimob deve ser feita até o último dia do mês de fevereiro de cada ano. 

Como fazer a Dimob?

Basicamente, a Dimob deve ser feita em duas etapas: 

1. preencher todas as informações a serem declaradas por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD), disponível no site da Receita Federal;

2. Enviar a declaração por meio do programa ReceitaNet, que também pode ser baixado pelo site da Receita Federal.

O que acontece se a declaração não for feita dentro do prazo?

Entregas fora do prazo são punidas com multa – em 2021, o valor foi de R$ 500.

Qual é o jeito mais fácil de fazer a Dimob?

Embora a Receita Federal disponibilize um software para preenchimento da Dimob, fazer isso manualmente é uma tarefa árdua, principalmente para empresas que fizeram muitas transações. Por isso, as imobiliárias precisam de softwares de controle financeiro que automatizem esse trabalho.

Esse é o caso da plataforma de gestão desenvolvida pela Superlógica, que se uniu à Arbo para formar uma das maiores prestadoras de serviços do mercado imobiliário brasileiro

O ERP Superlógica gera o arquivo da Dimob automaticamente a partir dos dados já existentes. Um trabalho que levaria muitas horas é reduzido a poucos cliques, como explica este artigo no blog da Superlógica.

E essa é apenas uma das diversas funções do ERP Superlógica, que tem total integração com o Arbo CRM. Juntas, as plataformas entregam tudo que sua imobiliária precisa para tornar os processos burocráticos mais ágeis e melhorar o desempenho em vendas e locações. 

Saiba mais sobre a Superlógica neste link

Saiba mais sobre a Arbo neste link.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

anunciar no instagram imóveis

Anunciar no Instagram: confira o passo a passo

Anunciar no Instagram é uma excelente estratégia de venda para imobiliárias de todos os portes. Neste texto você vai conferir um tutorial para elaborar anúncios que realmente convertem A pandemia de covid-19 acelerou o processo de digitalização de processos em todas as áreas do cotidiano. A compra de imóveis, por exemplo, passou a acontecer, essencialmente, […]

Taxas-e-impostos-sobre-imoveis-1

Taxas e impostos sobre imóveis no Brasil

É importante conhecer quais taxas e impostos sobre imóveis são obrigatórios nas negociações imobiliárias, para não ser pego de surpresa com custos não planejados É importante conhecer quais taxas e impostos sobre imóveis são obrigatórios nas negociações imobiliárias, para não ser pego de surpresa com custos não planejados.  Pagar impostos e taxas não é novidade […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *