18 de outubro de 2021

5 estratégias para gerar leads no setor imobiliário

corretor de imóveis atendendo clientes

Quer alavancar as vendas com tecnologia? Veja algumas estratégias para gerar leads e ampliar os resultados do seu negócio!

Os efeitos da transformação digital estão cada vez mais evidentes no comportamento do consumidor no mercado imobiliário. Cada vez mais acostumados com serviços online e atendimento ágil, todos nós damos preferência a empresas que estejam adaptadas a essa nova realidade. Nesse cenário, as estratégias para gerar leads também mudaram.

Neste post do Blog da Arbo, vamos abordar algumas das formas mais eficazes de atrair potenciais clientes com o uso da tecnologia. São pontos indispensáveis para que sua empresa seja competitiva no mercado e tenha chances de crescer no longo prazo. Confira!

  1. Tenha seu próprio site
  2. Crie conteúdo em um blog
  3. Produza vídeos para o YouTube
  4. Faça campanhas online
  5. Invista em automação

1. Tenha seu próprio site

O site deve ser o ponto central das suas estratégias para gerar leads. Contudo, para que isso seja possível, ele precisa ser mais do que uma página informativa com algumas fotos, o número de telefone e o endereço de email. O site deve funcionar como sua vitrine e permitir que os visitantes interajam diretamente com sua empresa.

Um bom site para imobiliária mostra toda a sua carteira de imóveis, dá ao usuário a chance de ver mais detalhes com boas fotos e vídeos e conta com descrições bem desenvolvidas. Além disso, recursos cada vez mais imersivos são um diferencial decisivo. Opções como busca por mapa e tour virtual, por exemplo, prendem a atenção do visitante.

Além disso, em vez de direcionar o possível cliente para um número de telefone ou o endereço da sua sede física, o site precisa permitir que o usuário se cadastre, faça propostas pelos imóveis de seu interesse na hora. Se ele receber o contato de um corretor logo em seguida, melhor ainda.

Tudo isso é possível quando há investimento em sistemas de automação, como veremos mais adiante. Sem dúvidas, um site próprio vai fortalecer muito sua presença no mercado, mas seu potencial deve ser ampliado com outros canais de relacionamento, os quais abordaremos nos próximos tópicos.

2. Crie conteúdo em um blog

Você já ouviu o termo inbound marketing? Ele se refere a um conjunto de ações cujo pilar é produzir e compartilhar conteúdo relevante para um público específico. No caso de uma imobiliária, esse público é composto por pessoas interessadas em comprar ou alugar imóveis, evidentemente. 

Só que, em vez de fazer uma campanha publicitária tradicional, o inbound marketing trabalha com a construção de um relacionamento duradouro. Isso quer dizer que o impacto não ocorre só no momento da conversão. Ele começa muito antes disso e abrange diferentes etapas da jornada de compra.

O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam sua marca antes mesmo de apresentar diretamente seus produtos e serviços. Ao fornecer conteúdo útil e de qualidade, sua empresa se posiciona como referência no mercado, o que aumenta suas possibilidades de ser lembrada quando chegar o momento da compra. 

Em vez de inserir sua marca de forma a interromper o consumo de outro conteúdo, como ocorre com comerciais de TV, a oferta de material relevante faz com que as pessoas sejam atraídas pela empresa. 

O inbound marketing ocorre pelas plataformas digitais, mas isso não significa que ou outbound marketing – aquele baseado em anúncios – deva ser abandonado. Na verdade, ambos são úteis e devem existir como complemento um do outro. 

Contudo, uma boa estratégia de inbound marketing, focada no longo prazo, tende a ter custos cada vez menores em relação aos resultados que gera. 

3. Produza vídeos para o YouTube

O YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, atrás apenas do Google – que é seu proprietário. Isso faz com que a plataforma de vídeos também seja o segundo mecanismo de buscas mais utilizado. Para se ter uma ideia do alcance da plataforma, ela atende cerca de 2 bilhões de usuários por mês.

Todos os dias, mais de um bilhão de horas de vídeo são consumidas por esses usuários. E se engana quem pensa que ali só há vídeos de games, desenhos infantis e gatinhos serelepes. Segundo estudo divulgado pela Video Brewery em 2018, 90% dos participantes afirmaram que assistir um vídeo foi essencial para que eles realizassem uma compra.

Esse dado se relaciona com outro, levantado pela Hootsuite, segundo o qual os usuários do YouTube estão 3 vezes mais interessados em vídeos que têm relação com seus interesses pessoais do que em conteúdos sobre pessoas famosas. 

Além disso, a relevância do material é considerada mais importante que os valores de produção. Isso significa que não adianta investir em uma superprodução se o conteúdo não for útil. 

Todas essas informações demonstram como a produção de vídeos para o YouTube pode ser decisiva nas suas estratégias para gerar leads. E o melhor é que dá para começar com poucos equipamentos. Nós já temos um artigo com várias dicas para começar a fazer vídeos de imóveis e evoluir ao longo do tempo.

4. Faça campanhas online

As redes sociais também são pontos de contato indispensáveis em suas estratégias para gerar leads. Essas plataformas facilitam muito a comunicação com o público e fornecem ótimas ferramentas para fazer campanhas de anúncios que levam sua marca para pessoas propensas a se interessar pelos seus produtos e serviços.

Nosso blog também já conta com artigos específicos sobre como anunciar no Facebook e como fazer ações de marketing no Instagram. Mas vale bater novamente na tecla de que só os anúncios não são suficientes para ter o engajamento desejado. É necessário ter bom conteúdo para oferecer.

Entretanto, nem toda imobiliária conta com uma equipe voltada exclusivamente para o gerenciamento das redes sociais. Nesse sentido, o Arbo Social Media é uma boa opção para quem quer ter perfis atualizados frequentemente e todo o acompanhamento necessário para obter bons resultados.

É óbvio que o gigante das buscas não pode ficar de fora das suas ações de marketing. O Google Ads é uma plataforma de publicação de anúncios com uma série de ferramentas para obter mais visibilidade na internet. Seu grande diferencial é que esses anúncios podem ser configurados para atingir um público bastante segmentado. 

Seja inserindo sua marca na página de pesquisa por termos específicos, pelos banners espalhados em inúmeros sites ou em anúncios dentro do YouTube, o algoritmo leva sua marca para as pessoas certas. Confira nosso post sobre o assunto para conhecer melhor o Google Ads.

5. Invista em automação

Os tópicos anteriores falam sobre várias ações de marketing que precisam trabalhar de forma conjunta. Os conteúdos de um blog, os vídeos no YouTube, os perfis nas redes sociais e os anúncios no Google servem para, no fim das contas, levar usuários ao seu site. 

E, como explicamos antes, o site precisa estar pronto para recebê-los e fornecer o que os visitantes precisam. Para isso, deve haver uma estrutura bem construída em funcionamento nos bastidores. 

As imobiliárias parceiras da Arbo contam com uma plataforma de gestão que recebe os leads adquiridos em diversos canais – inclusive em portais como Zap e Viva Real – e os encaminha rapidamente aos corretores. Isso permite que o atendimento seja muito mais rápido e contribui para que o cliente tenha uma experiência diferenciada.

Os leads são recebidos por meio de um aplicativo, pelo qual o corretor pode gerenciar toda a negociação. Com isso os gestores têm dados para acompanhar o desempenho da equipe de vendas e acompanhar o caminho percorrido dentro do funil de vendas. 

Além disso, a Arbo desenvolve o site da sua imobiliária com tudo que ele precisa ter para garantir interatividade e imersão. Tudo para que seu negócio esteja alinhado com a nova realidade do mercado imobiliário e esteja preparado para o futuro. 

Quer saber mais? Acesse o Portal Arbo e conheça serviços feitos para aperfeiçoar a gestão da sua carteira de imóveis!

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