25 de setembro de 2021

Saiba como precificar o seu imóvel

Veja dicas práticas e fáceis de aplicar e saiba avaliar o verdadeiro valor de mercado da sua propriedade.

Existe algum método específico para definir o valor de uma casa, terreno ou apartamento? Como as imobiliárias ou incorporadoras definem o valor dos terrenos à venda, ou das casas e apartamentos? Aprenda precificar o seu imóvel!

Antes de definir o valor de um imóvel, é importante entender como o mercado imobiliário verifica a veracidade desse valor. Para isso, podemos seguir alguns indicadores padrão usados para fazer esse tipo de análise. 

Vamos trazer neste texto informações densas que podem ajudar você a precificar o seu imóvel de maneira coerente, que seja próximo a realidade da região e às características do seu imóvel. 

Vale ressaltar que a ajuda de profissionais é sempre imprescindível na precificação do imóvel. Assim, cabe aqui orientações aos proprietários(as) sobre como funciona este sistema, mas uma opinião especialista sobre o seu imóvel é o que mais indicamos para não errar na precificação.

Metragem

A metragem é um dado imprescindível na hora de avaliar o valor do seu imóvel, já que cada região possui um valor por m² como base de cálculo. Ao encontrar o valor do metro quadrado da região onde seu imóvel se localiza, agora basta multiplicar o valor absoluto do m² com o número de metragem do seu imóvel.

Por exemplo: Preço por metro quadrado na sua região: R$5.800,00 por metro. Área do seu imóvel: 75 m². Desta forma o cálculo será: 5.800 X 75 = R$ 435.000,00. Esse valor pode ser utilizado como base inicial para cálculo de preço.

Localização

Imóveis com localização privilegiada, ou seja, com fáceis vias de acesso e transporte público, próximos a centros comerciais, shoppings, hospitais e áreas de lazer, por exemplo, são considerados ótimos negócios à venda. 

Essas vantagens comerciais valorizam o preço do imóvel, já que impactam diretamente na qualidade de vida do novo comprador(a). Se o seu imóvel está em um bairro nobre, um pouco mais distante dos grandes centros e com mais tranquilidade, valorize isso na descrição e anúncio do imóvel. 

Características do imóvel

Se a sua casa, apartamento tem um número diferenciado de quartos, suítes, ou diferenciais como sala estendida, lavabos, mobília, churrasqueira ou mais de uma vaga de garagem, ou seu condomínio tem uma área de lazer completa, com piscina, salão de festa e de jogos ou sauna, por exemplo, você deve considerar tudo na avaliação do imóvel. 

O público do mercado imobiliário já se conecta a essas novas comodidades e são influenciados por elas no momento da compra.

Conservação

Um imóvel novo, reformado ou em bom estado passa mais segurança a quem compra. Se for necessário, cuide e faça ajustes em seu imóvel, isso ajuda a valorizá-lo. Zele pelo seu bem, pois imóveis em má conservação sofrem depreciação do valor em muitos casos.

Fique por dentro do mercado imobiliário

Para avaliar imóveis é fundamental conhecer a fundo o mercado local. É importante ter o auxílio de um corretor(a) que esteja atento(a) às constantes mudanças no setor, e saber os imóveis que estão em alta, os valores praticados na região, além de, é claro, conhecer o setor de construção civil da cidade onde o imóvel está localizado.

Informe-se e faça contatos sempre

Quanto mais informações, melhor. Para precificar o seu imóvel, é importante considerar sempre que o preço é algo fixo, mas o valor pode ser influenciado por diversos fatores, levando em conta fatores externos como o mercado nacional, a valorização do bairro, a demanda, entre outros elementos.

Aqui na Arbo Imóveis podemos te ajudar com esta e outras questões de venda, locação ou investimento de imóveis. Fale com a gente pelo (11) 99929-3012 e nos acompanhe nas redes sociais.

Postagens relacionadas

Corretor de imóveis: história e importância

Profissão de corretor de imóveis completa 78 anos de regulamentação Uma história com vários nomes A profissão de corretor de imóveis tem uma história tão interessante e cheia de curiosidades que nos faz voltar a tempos bem antigos, na época do Brasil Colônia, e entender a importância que esse profissional sempre teve no processo de […]

Com Selic a 4,5%, é melhor comprar ou alugar?

Se a intenção for moradia e o valor financiado for menor, pode ser interessante comprar a casa própria. Para investir, há opções melhores. Confira a seguir opinião dos especialistas se é melhor comprar ou alugar um imóvel nesse momento econômico. Comprar ou alugar um imóvel? Um tempo atrás, considerando só a matemática, sem contar questões sentimentais, a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *