29 de novembro de 2021

Descubra como montar o planejamento de redes sociais da imobiliária

planejamento de redes sociais dicas

O planejamento de redes sociais de uma imobiliária deve ter um objetivo. Por isso, precisa ser pensado de acordo com a necessidade de cada negócio. Neste texto você confere o passo a passo para montar o seu

As mídias sociais têm um papel importante para as imobiliárias dos mais variados portes. Isso porque são um importante canal de comunicação com clientes e com potenciais consumidores. Entretanto, para que as publicações sejam efetivas, é necessário definir um planejamento de redes sociais.

Nem sempre é fácil definir os objetivos e a estratégia das mídias sociais de uma empresa, por isso, o Blog da Arbo preparou esse conteúdo completo, no qual você vai conhecer conceitos importantes e, ainda, o passo a passo para montar um planejamento.

Continue a leitura, pois, neste texto, você vai conferir:

Por que elaborar um planejamento de redes sociais?

Conforme citado anteriormente, as redes sociais devem ser utilizadas por uma empresa – nesse caso, por uma imobiliária – de forma estratégica. Produzir e publicar conteúdos sem que haja um objetivo bem definido possivelmente não irá trazer retornos financeiros para seu negócio.

Dessa forma, o planejamento de redes sociais é essencial, uma vez que determina toda a base do processo de construção de conteúdo. É nele que estarão apontados os objetivos, as ações, bem como os detalhes de cada uma das etapas do processo.

O planejamento de redes sociais deve ser realizado antes do início das publicações em uma determinada conta. Porém, se sua imobiliária já produz conteúdo e você deseja alterar a estratégia, não há problema em começar agora.

Na verdade, o planejamento pode ser realizado de forma semanal ou mensal. O importante é que haja um objetivo bem definido, para que as ações sejam pensadas de acordo com os resultados que a imobiliária deseja atingir.

planejamento de redes sociais objetivos
O planejamento de redes sociais é essencial para determinar os objetivos da produção de conteúdo

Quais são os passos do planejamento?

Neste tópico do artigo você vai conferir o passo a passo necessário para a elaboração de um bom planejamento de redes sociais. Confira as orientações de cada uma das etapas e, caso tenha dúvidas, escreva sua pergunta nos comentários.

Antes de iniciar a leitura dos passos, contudo, o Blog da Arbo te convida a conferir uma série especial sobre marketing digital, que, com certeza, irá te ajudar na elaboração de toda a estratégia de sua empresa:

Pronto! Agora você já pode conferir todas as dicas e orientações para construir o planejamento de redes sociais de sua imobiliária:

1. Defina seu público-alvo e/ou sua persona

O primeiro passo para elaborar o planejamento de redes sociais de uma imobiliária – ou de qualquer outro negócio – é definir o público-alvo e/ou a persona, ou seja, o perfil do potencial consumidor que você deseja atingir.

É comum que haja uma confusão entre os termos, mas é importante que você saiba que público-alvo e persona não são sinônimos. Enquanto o público-alvo define as características gerais dos potenciais clientes, a persona aponta detalhes específicos destes, o que irá facilitar a produção de conteúdo.

Para estabelecer uma persona, você vai precisar realizar diversas pesquisas. Isso envolve investigar qual a faixa etária dos potenciais compradores, bem como seus comportamentos, tais como os hobbies, os lugares frequentados e outros.

É importante que você saiba que os dados para a elaboração de uma persona não devem ser inventados, mas sim pesquisados e investigados a fundo. Na maioria dos casos, criar uma persona não é um processo fácil nem rápido.

Dessa forma, se você deseja obter resultados de forma mais ágil, a indicação é estabelecer um público-alvo, que, apesar de mais abrangente, também costuma trazer bons resultados.

A investigação também é necessária para definir um público-alvo, mas esta não é tão minuciosa e detalhista, por isso é possível acelerar essa etapa do planejamento de redes sociais.

2. Estabeleça metas e objetivos

Para que as redes sociais tragam bons resultados, é necessário que você saiba quais são seus objetivos. Existem imobiliárias, por exemplo, que desejam transformar as mídias sociais em um canal de vendas. Por outro lado, existem aquelas que têm o objetivo de criar um canal de comunicação para se relacionar com o cliente de forma mais direta.

A definição dos objetivos depende do que sua empresa deseja alcançar com as redes sociais e, por isso, é necessário verificar qual é a real situação e quais são as maiores necessidades.

Na maioria dos casos, as redes sociais são excelentes canais de divulgação de imóveis – seja esta realizada por meio de tráfego pago ou por meio de tráfego orgânico. Além disso, é possível utilizar as mídias para levar conhecimento e informações para os potenciais clientes.

Além de estabelecer os objetivos, é importante que você desenhe as metas que deseja alcançar com as redes sociais. Nesse aspecto, é possível estipular um número de seguidores, uma média de engajamento ou, ainda, uma porcentagem de vendas que deve ser atingida por meio desses canais.

planejamento de redes sociais metas
Para definir o planejamento de redes sociais, é necessário pensar em estratégias para atingir as metas

3. Escolha ferramentas para mensurar os resultados

Agora que você já definiu os objetivos e as metas para o planejamento de redes sociais, é necessário selecionar quais ferramentas serão utilizadas para mensurar os resultados dos perfis.

Para isso, é necessário realizar uma busca pelos aplicativos e pelas plataformas disponíveis. Existem diversas opções gratuitas que podem te ajudar a medir a performance das redes sociais de acordo com seus objetivos.

O Facebook Insights e o Instagram Insights, por exemplo, são ferramentas próprias das respectivas plataformas e permitem o acompanhamento de variáveis como o engajamento, o alcance da publicação, o número de seguidores, o número de curtidas e de comentários em um determinado período de tempo, entre outros.

Por outro lado, se você deseja verificar quantos potenciais clientes visitaram o site da imobiliária por meio das redes sociais, a principal indicação é utilizar o Google Analytics, que permite a visualização de dados mais aprofundados.

Existem, também, ferramentas pagas que geram relatórios completos sobre a performance das mídias sociais. Duas das mais conhecidas e utilizadas por empresas no Brasil são o Etus e o mLabs.

4. Elabore um cronograma

Uma vez que você definiu os objetivos e as metas que pretende alcançar com as redes sociais, bem como as plataformas que serão utilizadas para medir a performance dos canais, é chegado o momento de estruturar o cronograma de postagens.

Mais uma vez, é necessário se lembrar que o planejamento depende do público-alvo e/ou da persona de seu negócio, bem como dos objetivos definidos por você no início desse passo a passo.

Se seu objetivo é conquistar seguidores e, por consequência, aumentar o reconhecimento de sua marca, é essencial que seu cronograma de postagens inclua posts informativos, que tragam dicas e conhecimentos sobre o mercado imobiliário, por exemplo.

Contudo, se seu objetivo é atrair potenciais clientes para seu site de forma mais direta, é necessário produzir postagens que mostrem os imóveis. Nesse caso, procure selecionar as melhores fotos possíveis, para que a percepção dos seguidores seja positiva.

Você pode potencializar os resultados das redes sociais de sua imobiliária por meio de anúncios, que são veiculados por meio de um investimento financeiro. Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago – os anúncios – traz resultados de forma mais rápida.

planejamento de redes sociais etapa cronograma
Estruturar o cronograma é uma das etapas do planejamento de redes sociais

5. Produza o conteúdo

O último passo do planejamento de redes sociais é, então, a produção do conteúdo. Procure seguir o que foi estabelecido no cronograma, para que você não se perca na estratégia que foi definida.

Nunca se esqueça que o conteúdo deve ser produzido de acordo com o público-alvo, então a linguagem, bem como as imagens e/ou as artes, deve ser pensada de acordo com os clientes que serão atingidos.

Quer saber como montar um bom cronograma de postagens? O vídeo Como fazer uma planilha de conteúdo para as redes sociais, publicado no canal Dóris Baumer, no YouTube, pode te ajudar:

Uma boa dica é contar com a ajuda de um profissional de marketing, que é o mais indicado para trazer bons resultados para as redes sociais de sua imobiliária. Na Arbo Imóveis, você pode contratar o produto Arbo Social Media, que consiste em uma agência de produção de conteúdos específicos para o mercado imobiliário.

O grande diferencial do Arbo Social Media é a qualidade dos conteúdos, uma vez que estes são produzidos por profissionais especializados no setor de imóveis. Outro ponto bastante relevante – e determinante para nossos clientes – são os valores dos pacotes, que são acessíveis a imobiliárias de todos os portes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo e não se esqueça de continuar a navegar pelo Blog da Arbo.

Na aba mercado imobiliário você pode encontrar diversos conteúdos que, com certeza, vão te ajudar na sua rotina como gestor de imobiliária ou como corretor de imóveis. Acesse e confira!

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