28 de abril de 2024

Arbo 360º [5º edição]: queda de preços, reforma tributária, tendências para locação e mais!

arbo 360 5

Nesta edição, trouxemos um panorama do mercado imobiliário em São Paulo, abordando a tendência de desvalorização em certas áreas da cidade. 

Além disso, destacamos como a Reforma Tributária pode impactar o setor e a importância do contrato de corretagem para garantir segurança tanto para imobiliárias quanto para corretores. 

E, é claro, não deixamos de incluir outras notícias e tendências importantes do mercado. 

Fique conosco para entender os principais pontos do mercado imobiliário neste momento.

Arbo 360º [5º edição]: queda de preços, reforma tributária, tendências para locação e mais!

Por que os preços dos imóveis caíram 27% em certas regiões de São Paulo?

A procura por apartamentos e pontos comerciais em algumas áreas da região central de São Paulo está diminuindo. Tanto que quem trabalha com venda e locação na região já pode estar sentindo os efeitos da pouca demanda.


Um levantamento realizado a partir de dados municipais sobre preços pagos em transações imobiliárias indicou que o preço médio do metro quadrado em algumas regiões da cidade caiu 27% no segundo semestre de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021.

E o motivo por trás da desvalorização dos imóveis em determinadas regiões da capital paulista é a dispersão da Cracolândia, que tem trazido sensação de insegurança para moradores e comerciantes.

De acordo com o levantamento, em 2021, o valor médio do metro quadrado nas ruas ocupadas após a dispersão da Cracolândia era de R$3.635, já no segundo semestre de 2022, o valor médio do metro quadrado foi de R$2.654, o que representa 27% de desvalorização.

Em áreas vizinhas, mas em que as ruas não foram ocupadas pelos dependentes químicos, também foi observado uma redução no valor do metro quadrado. Nesses endereços, o preço médio do metro quadrado caiu 11% no segundo semestre de 2022, se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Fonte: Folha de São Paulo

Proteja-se: decisão do STF destaca a importância do contrato de corretagem 

Quem trabalha no mercado imobiliário sabe o quão importante é um contrato. Mas diferente do que alguns profissionais do setor acreditam, a relevância do documento não se aplica só em questões que envolvem locação e venda de imóveis, mas também na corretagem.

E, se o seu negócio não tem qualquer tipo de acordo formalizado com os corretores, saiba que uma recente decisão do Superior Tribunal Federal (STF) reforça ainda mais a importância de um contrato entre as partes.

No caso em questão, inicialmente, a Justiça do Trabalho considerou que havia existência de um vínculo empregatício entre um corretor de imóveis e a house de uma construtora, mesmo existindo um contrato de corretagem entre as partes.

Contudo, baseado na Lei 6.530 de 1978 que regulamenta a profissão do corretor de imóveis, o STF concluiu que o contrato existente entre o corretor e a house da construtora reconhecia outras modalidades de relações de trabalho, distintas ao vínculo empregatício regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Se você é gestor imobiliário, saiba que a assinatura de contrato com o corretor de imóveis não gera vínculo empregatício e ainda previne dor de cabeça, já que a ausência do documento pode custar caro para o seu negócio.

Se você é corretor, lembre-se que a formalização do acordo através do contrato garante que sua autonomia seja preservada.

Fonte: Imobi Report

Impactos da reforma tributária do mercado imobiliário: tudo o que sabemos até o momento

O texto base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Tributária, aprovado em julho deste ano, prevê mudanças em diversos setores, inclusive o mercado imobiliário, seja na redução de benefícios para a construção civil ou na forma como algumas transações imobiliárias acontecem.

Se a sua imobiliária trabalha com lançamentos ou incorporação imobiliária é importante saber que o texto da Reforma Tributária aprovado da Câmara prevê uma redução da tributação da construção off-site, popularmente conhecida como construção industrial ou pré-moldada.

Com a Reforma, a construção off-site passará a recolher o mesmo imposto que a construção tradicional, o que pode aumentar a produtividade da construção civil.

Para quem trabalha com carteira de locações e venda, o texto aprovado prevê que os prefeitos podem reajustar a base de cálculo do IPTU via decreto, sem necessidade de aprovação da Câmara Municipal.

Isso pode resultar em um encarecimento dos imóveis para os proprietários e até mesmo reduzir a demanda por imóveis próprios. Por outro lado, a redução da demanda por imóveis próprios tende a aumentar a procura por locações.

Para investidores, um possível aumento na tributação do Imposto de Renda sobre os ganhos de capital pode afetar o retorno dos investimentos. 

O texto da Reforma Tributária também pode afetar os incentivos fiscais no mercado imobiliário, no que diz respeito a isenções fiscais para construção ou reabilitação de imóveis.

Arbo 360º [5º edição]: queda de preços, reforma tributária, tendências para locação e mais!

1️⃣ Empreendedora tem feito sucesso em plataformas de aluguel e hospedagens ao transformar imóveis com decoração instagramáveis. Isso explica porque é importante caprichar nas fotos ao anunciar um imóvel da sua imobiliária.

2️⃣ A prática de Customer Success é muito comum em empresas de softwares, mas pode se tornar um importante diferencial na satisfação dos clientes da sua imobiliária.

3️⃣ Nômades digitais têm transformado a dinâmica do mercado imobiliário e imobiliárias que trabalham com aluguel por temporada estão se beneficiando com essa realidade.

4️⃣ Com a crescente utilização da inteligência artificial em diversas áreas, não é surpresa que essa tecnologia também esteja revolucionando a forma como os imóveis são divulgados

5️⃣ Santa Catarina é o novo fenômeno no mercado imobiliário brasileiro e algumas cidades catarinenses aparecem como campeãs de valorização, de acordo com um estudo da FipeZap.

Arbo 360º [5º edição]: queda de preços, reforma tributária, tendências para locação e mais!

O mercado imobiliário está passando por uma série de transformações e o CUPOLA Conference Aluguel, realizado no dia 23 de agosto, trouxe à tona algumas reflexões cruciais para todos os envolvidos nesse setor dinâmico. 

Com os juros em alta e a estagnação da renda, o custo dos imóveis para compra vem se tornando um obstáculo cada vez maior para as gerações mais jovens. Isso tem impulsionado o mercado de locação, tornando-o uma oportunidade valiosa a ser explorada.

O evento enfatizou a importância da análise de dados na identificação de gargalos e oportunidades de negócios, além de ressaltar que facilitar a jornada do cliente é essencial para que a locação seja lucrativa a longo prazo.

Também foi possível conhecer tendências do mercado, como o “shortstay”, que demonstra que imóveis bem mobiliados e decorados estão se destacando na locação por temporada. Nessa tendência, as imobiliárias podem e devem surfar na onda da administração de aluguéis por temporada, que garantem lucro sobre curto e médio prazo. 

O CUPOLA Conference Aluguel também foi uma grande oportunidade de levarmos as nossas soluções tecnológicas e operacionais para o mercado imobiliário. 

Recebemos feedbacks valiosos de como nossa marca é percebida pelo mercado e pudemos pontuar que não somos uma imobiliária, mas sim uma plataforma de tecnologia para o mercado imobiliário. Jogamos juntos e não contra o mercado. 

Arbo 360º [5º edição]: queda de preços, reforma tributária, tendências para locação e mais!

Nosso time participou do CUPOLA Conference Aluguel

_________________________________________

Confira as últimas notícias no blog da Arbo e nos siga nas redes sociais para receber conteúdos sobre o dia a dia da imobiliária.

Youtube | Instagram | Facebook | Linkedin 

Até a próxima edição! 

Arbo 360º [5º edição]: queda de preços, reforma tributária, tendências para locação e mais!
joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

administração de locação

5 Lições que aprendemos na administração de locação de nossas imobiliárias parceiras

A administração de locação proporciona muitas as experiência durante o processo de operação de pós-locação de imóveis. Atuar com o serviço de administração de locação cria uma importante bagagem de conhecimento em relação ao que funciona, o que não é tão interessante assim, e como opera o universo imobiliário. Dentro disso, a pós-locação é um […]

métricas de vendas para imobiliárias

Métricas de vendas para imobiliárias: suas campanhas funcionam? – Métricas de Marketing Digital #5

Entender o que acontece em cada etapa do fluxo de atendimento é imprescindível para sua imobiliária. Saiba quais são e como medir as principais métricas de vendas! Trabalhar com vendas requer processos bem estruturados e uma boa capacidade analítica para entender o cenário atual e implementar um fluxo de melhoria contínua. As métricas de vendas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *