3 de setembro de 2021

Redes sociais para corretores de imóveis: saiba tudo!

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As redes sociais para corretores de imóveis são ferramentas úteis tanto para as vendas quanto para manter um bom relacionamento com os clientes. Nesse texto você confere todas as informações sobre como utilizar as mídias de formas efetiva

A transformação digital já é uma realidade e as empresas precisam se adaptar ao cenário. Dessa forma, é possível afirmar que as mudanças impactam, também, os profissionais. No caso do mercado imobiliário, as redes sociais para corretores de imóveis são ferramentas essenciais tanto para concretizar vendas quanto para nutrir os clientes com informações e com um bom relacionamento.

Apesar de sua importância, as mídias digitais nem sempre são utilizadas de forma correta pelos profissionais. Essas ferramentas, quando aplicadas de forma estratégica, são grandes aliadas do marketing imobiliário.

Se você é um profissional do mercado imobiliário – gestor ou corretor de imóveis -, precisa saber como utilizar as redes sociais a seu favor ou em benefício de sua empresa. Para que essa tarefa seja simples, o Blog da Arbo preparou esse guia completo, no qual você vai conferir:

Quais são as principais redes sociais para corretores de imóveis?

Se seus clientes estão no mundo digital, você também precisa estar. Isso porque, ao utilizarem as redes sociais, os consumidores são impactados tanto por conteúdos destinados ao entretenimento quanto por conteúdos que os direcionam a comprar um produto ou um serviço.

E é claro que você deve usar isso para alavancar seus negócios. Dessa forma, é importante que você, como corretor de imóveis, conheça as principais redes sociais e, também, saiba como utilizá-las da forma correta para concretizar mais vendas e para se relacionar melhor com seus clientes.

Na lista abaixo você confere as principais redes sociais para corretores de imóveis:

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular de todo o mundo e, de acordo com dados da plataforma, quase três milhões de usuários acessam a ferramenta todos os meses.

A plataforma foi criada em 2004 e, desde então, tem sido utilizada por profissionais de diversas áreas para a produção de conteúdo voltado às vendas e ao relacionamento com os clientes.

No Brasil, o Facebook conta com quase 130 milhões de usuários ativos e, atualmente, mais de 80 milhões de empresas utilizam a plataforma para alavancar seus negócios no mundo digital.

Dessa forma, é importante que, para suas atividades profissionais, você crie uma página no Facebook, que deve ser informativa. Além disso, esta deve ser um canal de contato com você, para que seus clientes façam questionamentos com mais facilidade.

A boa notícia sobre o Facebook é que, além da página de conteúdos, a ferramenta permite que você anuncie seus imóveis. Os anúncios podem ser veiculados tanto em sua página quanto em grupos específicos quanto na aba marketplace.

Portanto, se você deseja obter uma boa performance no Facebook, é importante ter conhecimentos sobre a geração de conteúdos e, também, sobre a gestão de anúncios. É possível, também, contratar profissionais especializados na área para gerenciar sua rede social.

Instagram

Fundado em 2010, o Instagram é, atualmente, uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, especialmente pelo público jovem – cuja faixa etária varia de 15 a 40 anos. A plataforma foi comprada pelo Facebook em 2012 e, desde então, tem sido utilizada por muitas empresas para fins profissionais.

Segundo dados da plataforma, mais de um bilhão de usuários acessam a rede social todos os meses e cerca de 90% destes seguem, pelo menos, um perfil comercial – ou seja, uma empresa. 

O Instagram tem o objetivo de proporcionar aos usuários o compartilhamento de fotos e de vídeos. Para isso, a rede social passa por constantes atualizações, que demandam conhecimento por parte dos profissionais.

Atualmente, o Reels é uma das ferramentas mais utilizadas do Instagram, especialmente porque é uma forte concorrente ao TikTok, rede social concorrente. E é claro que os corretores de imóveis devem utilizá-la para estar em contato com seus clientes.

O engajamento das publicações do Instagram é muito maior do que o do Facebook e, por isso, você deve utilizar a rede social para a criação de conteúdos relevantes, que irão atingir não somente seu público, mas também outros usuários da plataforma.

LinkedIn

Antes de começar a utilizar o LinkedIn, você precisa saber que a ferramenta é a maior rede social profissional de todo o mundo. Ao contrário do Facebook e do Instagram, a plataforma é utilizada somente para fins profissionais e, por isso, você deve estar atento aos conteúdos que compartilha.

Como corretor de imóveis, é interessante que você utilize o LinkedIn como uma forma de estabelecer parcerias profissionais e para fortalecer seu posicionamento on-line. É claro que você também pode utilizar a ferramenta como um canal de comunicação constante com seus clientes.

O LinkedIn possui mais de 41 milhões de usuários ativos todos os meses e pesquisas indicam que a geração de leads na rede social é mais eficaz do que no Facebook, por exemplo.

Dessa forma, é importante que você utilize a plataforma da maneira correta. Lembre-se de que a rede social é voltada aos negócios e, por isso, conteúdos voltados para o entretenimento não são bem-vindos.

TikTok

Por fim, é necessário completar a lista com o TikTok. A plataforma, que teve seu crescimento impulsionado pela pandemia de covid-19 em 2020, foi o aplicativo mais baixado no último ano.

Com boas tendências de crescimento em 2021, a rede social estima que, mensalmente, mais de 1,2 bilhões de usuários passem pela plataforma para consumir conteúdos. Esse fato deixa claro que você, como corretor de imóveis, também precisa estar presente nessa rede social.

O TikTok é utilizado, principalmente, por pessoas mais jovens, especialmente aquelas com idades entre 15 e 30 anos. Por isso, ao contrário do LinkedIn, os conteúdos devem ser mais leves e descontraídos. Entretanto, não se esqueça: isso não significa que estes não precisam ser informativos.

Recentemente, o corretor de imóveis Ricardo Martins se tornou um fenômeno da rede social. Os conteúdos do profissional são compostos, principalmente, por vídeos motivacionais e, também, pela exposição de imóveis de luxo.

O sucesso de Martins é um dos exemplos que mostram que é possível utilizar o TikTok de forma profissional e, assim, nutrir seus clientes com conteúdo informativo e de qualidade.

Quais são os primeiros passos para utilizar as redes sociais?

As redes sociais para corretores de imóveis são ótimas ferramentas para a angariação de leads e para a nutrição do relacionamento com clientes e com potenciais clientes. Entretanto, para que a estratégia seja efetiva, é necessário seguir alguns passos.

Escolha as redes sociais adequadas

No tópico acima você pôde conhecer as principais redes sociais para corretores de imóveis. Entretanto, isso não significa que você deve estar presente em toda. Na realidade, a escolha das plataformas em que vai atuar depende do tipo de conteúdo que você deseja produzir e, principalmente, do público que você quer atingir.

Suponha, por exemplo, que seu foco é criar conteúdos para clientes iniciantes, ou seja, que nunca compraram ou alugaram um imóvel. Nesse caso, é possível que os consumidores pertençam a uma faixa etária mais jovem, o que sugere que seus conteúdos devem estar presentes em redes sociais como o Instagram e o TikTok.

Entretanto, se você deseja atingir um público mais específico, como investidores e compradores de imóveis de luxo, é importante criar conteúdos mais profissionais e, para isso, a principal indicação é investir no LinkedIn.

Apesar dos exemplos citados, não existem regras para a produção de conteúdo e para a escolha das redes sociais. Isso porque você pode adequar sua estratégia a todas as plataformas, caso deseje, e, assim, pode atingir diferentes públicos.

Estude sobre marketing digital imobiliário

O marketing digital imobiliário é uma área abrangente e, para saber como criar conteúdos e se posicionar nas mídias on-line, é essencial que você estude – e muito!

Dessa forma, é importante que você faça cursos voltados para o tema e esteja atualizado sobre as principais tendências das redes sociais. Caso prefira, pode, também, contratar um profissional ou uma agência especializada.

Seja criativo

As redes sociais permitem que todos os profissionais criem conteúdos e, para se diferenciar de seus concorrentes, é necessário que você seja criativo.

É claro que você pode se inspirar em perfis semelhantes ao seu, mas não é aconselhável copiar os conteúdos. Além de configurar plágio – que é crime no Brasil -, a ação não é benéfica para seus negócios, já que seus clientes podem perceber que o conteúdo é uma réplica.

E se você pensa que a criatividade é um dom, está enganado. É possível ter boas ideias de conteúdos após estudar e analisar o marketing digital imobiliário. Lembre-se sempre de diferenciar seu perfil dos demais.

Se você deseja saber mais sobre o tema, assista ao vídeo Como usar as mídias sociais para vender mais imóveis?, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube:

E aí, você já sabe como utilizar as redes sociais?

Como você pôde perceber, as redes sociais para corretores de imóveis são ferramentas essenciais para as vendas e para o relacionamento com os clientes. Após conferir as dicas que listamos nesse texto, você já sabe como utilizar as mídias a seu favor?

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