26 de abril de 2024

Sistema para imobiliárias: qual a diferença entre CRM e ERP?

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Não é novidade que a administração de imobiliárias fica muito mais eficiente com o uso de um sistema imobiliário de gestão, como o CRM e o ERP.

Mas você sabe a diferença entre os dois, e qual a melhor opção para a sua empresa? Conheça os benefícios de cada um para sua imobiliária.

Se você trabalha no ramo, já deve ter ouvido falar que o trabalho manual para administrar contratos, pagamentos e clientes está com os dias contados. O fato é que a gestão de uma imobiliária é trabalhosa e exige muita atenção para que tudo seja feito de maneira correta. O menor erro pode provocar problemas e até perdas financeiras.

Mas como garantir que o seu negócio está sendo administrado de forma eficiente, e obtendo os melhores resultados econômicos? É aí que entra o uso de um programa imobiliário de gestão, como é o caso do CRM e do ERP. Eles facilitam os processos rotineiros da imobiliária, evitam erros causados por falha humana, e ainda te ajudam a buscar novas oportunidades de negócio. Com isso, sua empresa pode crescer muito mais.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre como funciona um sistema imobiliário, suas diferenças, e qual deles é o melhor para a sua empresa, fique tranquilo. Hoje a Arbo preparou um post especial para você conhecer as principais diferenças entre o CRM e o ERP e quais as vantagens de cada um. 

Vamos também te apresentar a Superlógica, uma das melhores empresas de sistemas imobiliários, para você conhecer e entrar de vez no mundo da administração digital com o seu negócio. Confira!

O que é ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão imobiliária voltado para a administração do processo contábil, fiscal e financeiro de uma empresa. Esse sistema imobiliário centraliza todas as informações em um banco de dados, e é uma solução tecnológica que otimiza esses processos dentro de uma imobiliária. 

Com o uso do ERP, todas as atividades que eram feitas manualmente, passam a ser automatizadas, como emissão de boletos, controle e lançamento de contas a pagar, cálculo de reajuste de aluguel e várias outras.

Isso diminui a chance de erro, facilita o acesso a todos esses documentos para toda a equipe e evita retrabalho. Além disso, com a agilização de processos, os colaboradores ficam liberados para fazer outras atividades, o que também melhora a produtividade da equipe. 

Outra facilidade que o ERP oferece é a possibilidade de incluir uma régua de cobrança no sistema. Assim, envio de faturas, notificação de falta de pagamento e aviso sobre reajuste de aluguéis é feito de forma automática. Como o ERP integra todas as atividades da empresa, não é preciso a conferência manual desses processos, como o envio de uma notificação caso um inquilino esteja inadimplente, por exemplo. 

Outra vantagem do uso do ERP é que você tem mais controle sobre as atividades da sua equipe. Como esse sistema monitora o acesso e o tempo de uso de cada funcionário no software, é possível verificar quem está com tempo livre para assumir outras demandas, e quais tarefas podem ser reorganizadas na equipe de funcionários, e você garante a otimização de todo o trabalho na empresa. 

Alguns ERPs também permitem a inclusão de uma área exclusiva para inquilinos e proprietários, para verificação de dados, envio de documentos e download de boletos, por exemplo. Essa facilidade agiliza o serviço de pós-venda, e evita que você precise de um funcionário exclusivo para esse tipo de atendimento.

Como funciona o CRM?

Sistema para imobiliárias: qual a diferença entre CRM e ERP?

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema imobiliário de relacionamento com o cliente. Geralmente ele é adquirido pela imobiliária por meio de um software, e é essencial para otimizar os processos comerciais da empresa.

Um dos objetivos principais do uso do CRM é melhorar a experiência do cliente. Para isso, o mesmo conta com um sistema de organização das rotinas que envolvem contato com o cliente. Na prática, esse sistema cria uma lógica mais fácil e rápida em todos os processos que envolvem o atendimento, como a busca de imóveis de acordo com o perfil do cliente e análise de cadastro, por exemplo. 

O CRM também centraliza todas as informações em um banco de dados integrado, que “conversa” com todos os setores. Com isso, o atendimento ao cliente fica muito mais eficiente, e sem possibilidade de erros por falta de dados ou falha humana.

É possível aproveitar também as facilidades desse sistema imobiliário para analisar novas possibilidades de ações para aumento de venda, e estratégias comerciais e de marketing. Isso porque ele permite que você gere relatórios variados sobre todas as interações que seus clientes fizeram com a imobiliária, por exemplo. 

Com esses conhecimentos, é possível verificar e analisar as necessidades dos clientes, qual o perfil de compradores em potencial, qual a renda média dos principais clientes, entre várias outras informações. Com isso, as decisões comerciais ficam bem mais alinhadas com o que seu público procura.

Qual sistema imobiliário preciso implantar na minha empresa?

Se você quer começar a otimizar as vendas e o atendimento em sua empresa, já sabe que precisa entrar no mundo digital. Mas muitas imobiliárias se preocupam com os custos envolvidos na implantação dessa tecnologia. 

Se você ainda administra manualmente todos os processos da sua imobiliária, a dica é começar com um ERP, que vai agilizar a gestão financeira, contábil e fiscal. O próximo passo é pensar em um CRM para potencializar as oportunidades de negócios.

A boa notícia é que é possível adquirir um sistema imobiliário de gestão muito completo, que integra as funcionalidades do ERP e do CRM em um só lugar: A Arbo e a Superlógica se uniram em uma fusão que revolucionou o mercado de tecnologia e gestão imobiliária. 

Com essa parceria, clientes e imobiliárias contam com o melhor serviço de compra, venda e locação de imóveis, e também com uma solução completa em tecnologia para administração imobiliária. 

A  Superlógica nasceu como um software de gestão, e hoje oferece uma plataforma tecnológica e financeira completa para os mercados condominial e imobiliário.  Com ela, você tem muito mais facilidade, segurança e tranquilidade para administrar sua empresa e  fazer potencializar as chances de novos negócios, com uma análise muito mais eficaz de riscos e oportunidades.

Além das vantagens de ter um sistema imobiliário completo, que integra as funcionalidades do ERP e do CRM, é possível aproveitar tudo isso de acordo com as possibilidades financeiras de cada empresa. Isso porque a Superlógica oferece planos diferenciados, com funcionalidades diferentes para necessidades específicas, e com valores que cabem no orçamento de qualquer negócio. 

Além do sistema de gerenciamento da parte contábil e financeira, o sistema imobiliário da Superlógica ainda oferece um acompanhamento completo da jornada de vendas. A implantação do sistema na imobiliária é totalmente supervisionada pela equipe técnica, que garante que a mudança dos processos para a plataforma seja feita de forma rápida e fácil.  Assim, você aproveita o melhor do ERP e do CRM sem precisar pagar mais por isso, e garante o crescimento do seu negócio. 

É possível continuar administrando meu negócio sem o uso de um sistema imobiliário?

Sistema para imobiliárias: qual a diferença entre CRM e ERP?

É possível, porém, a tendência é que sua empresa acabe sendo ultrapassada por imobiliárias que tenham uma administração mais eficaz por meio do uso de um sistema imobiliário de gestão, como o ERP e o CRM. 

O uso de ferramentas de gestão já é uma realidade nas empresas bem sucedidas no Brasil e no mundo. Essa transformação digital agiliza e melhora a eficiência dos processos internos da imobiliária, aprimora o atendimento ao cliente e ajuda a descobrir novas possibilidades de negócio. O investimento nessa tecnologia com certeza é a chave para a sobrevivência das empresas, em um mercado cada vez mais exigente.

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joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

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