14 de maio de 2022

ERP imobiliário: o que é e como funciona?

ERP imobiliário

Uma das plataformas mais conhecidas e usadas no segmento imobiliário é o ERP imobiliário, um sistema que ajuda muito o trabalho de imobiliárias e corretores

O uso de softwares de gestão nas imobiliárias tem se tornado cada vez mais comum, e por uma boa razão. Os benefícios são muitos: eles ajudam a otimizar o tempo, a facilitar a execução de tarefas administrativas e financeiras, e a organizar o acesso a informações estratégicas. Uma das plataformas mais conhecidas e usadas no segmento imobiliário é o ERP imobiliário, um sistema que ajuda muito o trabalho de imobiliárias e corretores. Ainda tem dúvidas sobre como ele funciona, e se realmente vale a pena investir nessa plataforma?  Conheça um pouco mais sobre o assunto nesse post especial que a Arbo preparou para você!

O que é o ERP

O ERP (Enterprise Resources Planning) é uma plataforma que integra e faz a gestão de todos os processos administrativos e financeiros da empresa.

Na prática, o ERP funciona como um grande banco de dados que faz a gestão de todas as informações e processos da empresa. Ele simplifica a rotina diária e também contribui  na tomada de decisões estratégicas, já que todos os dados ficam reunidos em um só local, e podem ser acessados de forma rápida e simples.

Antes deste tipo de plataforma ficar popular, as imobiliárias costumavam usar sistemas diferentes para gerenciar cada área da empresa, o que pode gerar desencontro de informações e prejuízo.

Com o uso do ERP, todos os setores “conversam” entre si, as informações são cadastradas só uma  vez e podem ser encontradas de forma rápida. Isso facilita as tarefas do dia a dia e diminui a possibilidade de erros.

O ERP imobiliário melhora a gestão?

A resposta é sim. O uso de uma plataforma ERP adequada para as necessidades da sua imobiliária traz uma série de benefícios, inclusive no aumento de lucros. Conheça as principais vantagens de ter esse sistema na sua empresa:

Integração de dados

O ERP reúne os dados de todos os setores da empresa em um único banco  de dados, e o acesso é rápido e fácil. Qualquer informação necessária, como controle de documentação, lista de imóveis disponíveis, relatório de visita de corretores e folha de pagamento, por exemplo, fica ao alcance de um clique, sem complicação e demora.

Automação de processos

Outra função desta plataforma é fazer a automação de todos os processos da empresa. Atividades que antes eram feitas de forma manual, como emissão de arquivos de remessa bancária, lançamento de contas a pagar, cálculo de reajuste de locação e muitas outras, são feitas de modo automático. Isso agiliza a rotina do dia a dia e evita retrabalho, liberando funcionários para outras tarefas.

Controle de régua de cobrança

Uma funcionalidade importante dos softwares de ERP imobiliário é a possibilidade de incluir e configurar uma régua de cobrança em seu banco de dados de forma rápida e totalmente automatizada. Assim, o envio de boletos, lembretes, alertas sobre falta de pagamento e qualquer outra notificação é enviada ao cliente de forma automática.

Além disso, como o ERP integra todas as informações da empresa, a verificação da necessidade de envio de mensagens ao cliente, caso ele esteja inadimplente, por exemplo, já é feita pelo próprio sistema, sem necessidade de conferência manual.

Controle de atividade dos funcionários

Você sabia que pode acompanhar mais de perto o trabalho de todos os colaboradores de sua empresa? Por meio do registro das atividades que cada pessoa faz no sistema, você consegue verificar se um funcionário tem tempo livre para assumir outras funções, ou se está sobrecarregado. Com isso, é possível reorganizar funções e melhorar o fluxo de trabalho até mesmo de áreas inteiras, garantindo otimização da rotina de trabalho.

Redução do tempo de atendimento pós-venda

Vários softwares de ERP oferecem a possibilidade de criação de uma área exclusiva para proprietários e inquilinos no site da imobiliária, onde os clientes podem pesquisar pagamentos feitos, atualizar e emitir boletos ou entrar em contato com a empresa. Com isso, o atendimento pós-venda ganha agilidade e qualidade, e não há necessidade de manter um funcionário para atender exclusivamente esta tarefa.

Segurança de dados

Perder dados importantes para sua imobiliária pode causar prejuízos e uma grande dor de cabeça para recuperá-los. Para evitar este problema, o ERP imobiliário armazena todas as informações do banco de dados em nuvem. 

Além de maior segurança, isso permite que você possa consultar tudo o que precisar mesmo que não esteja na empresa. Basta ter um computador ou smartphone com acesso à internet. É possível ainda configurar diferentes níveis de acesso às bases. Dados estratégicos podem ser liberados somente ao gestor ou proprietário, e informações sigilosas ficam totalmente protegidas.

Como escolher um bom ERP imobiliário?

Existem muitas opções de plataformas de ERP imobiliário. Para escolher a ideal para sua imobiliária, é preciso pesquisar as opções que melhor atendam às necessidades da sua empresa, e ficar atento a alguns critérios:

Quais as funções  oferecidas?

O primeiro ponto que você deve pensar ao escolher um ERP é quais processos precisam ser modificados ou otimizados em sua empresa. É preciso agilizar os processos de emissão de contratos? Ou na emissão de boletos? Precisa criar uma área exclusiva para emissão de boletos no site da empresa? Há necessidade de mais controle no pagamento de comissão de corretores?

A partir desta análise você conseguirá  escolher um ERP que atenda às demandas do seu negócio de forma eficiente. Existem opções de ERPs imobiliários direcionados para empresas de pequeno, médio e grande porte, com funcionalidades e valores variados.

A dica é sempre escolher um sistema com preço acessível, mas que tenha todas as qualidades que você precisa.

Como funciona o atendimento e suporte?

Um bom ERP deve ter uma equipe de suporte sempre à disposição. Procure saber quais canais de atendimento a plataforma disponibiliza em caso de problemas. Além disso, é importante que ela forneça treinamento, materiais de apoio ou tutoriais de uso do sistema.

Outro ponto importante é a implantação do sistema. Algumas plataformas apenas liberam o acesso depois da compra do software, e a instalação e orientação dos funcionários sobre seu funcionamento fica por conta da imobiliária. Dê preferência a empresas que ofereçam treinamento aos seus colaboradores, para que não fique nenhuma dúvida.

Qual a sua reputação no mercado?

Fique atento à avaliação de outros compradores sobre a plataforma que deseja adquirir. Afinal, ela vai cuidar de dados importantes da sua empresa, como cadastro de clientes e movimentação financeira. É preciso ter certeza de que a empresa escolhida é séria. Antes de fechar negócio, pesquise a opinião de clientes que usam a marca em relação à qualidade do software, disponibilidade do suporte, e, principalmente, à segurança das informações armazenadas.

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