21 de novembro de 2024

Open House: como usar essa estratégia para vender?

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O Open House é uma estratégia que vem conquistando espaço nas imobiliárias como um diferencial na hora de divulgar e vender imóveis

Você já deve ter visto em séries e filmes americanos um evento imobiliário bem comum nos Estados Unidos: o Open House. Essa técnica de marketing imobiliário vem se popularizando no Brasil nos últimos anos, e é uma ótima maneira para divulgar imóveis e potencializar as vendas. Quer saber mais sobre o assunto?  Então acompanhe as dicas que a Arbo preparou sobre o que é e como preparar um Open House de sucesso. Confira!

O que é um Open House?

O Open House tem se tornado febre como estratégia de venda para corretores e imobiliárias. A tradução do termo significa “casa aberta”, e na prática, significa fazer um evento para a apresentação de um imóvel.  No Open House, os participantes fazem uma visita coletiva, que pode ser presencial ou até mesmo virtual.

Experiências positivas

O objetivo do Open House é fazer com que os visitantes tenham a experiência de saber como realmente é morar no local. Durante o evento, eles podem explorar o imóvel, que deve estar preparado nos mínimos detalhes para gerar uma ótima impressão e estimular o desejo de compra. A ideia é criar um momento descontraído e agradável para o cliente se familiarizar com o imóvel e descobrir o que o local tem de melhor.

Vantagens do Open House

A diferença entre um Open House e o plantão de vendas, por exemplo, é que no Open House o imóvel vai ficar disponível para visita somente em um dia específico. Com isso, o corretor economiza tempo e mostra o imóvel para várias pessoas de uma só vez. Isso ajuda inclusive a criar a ideia de escassez, pois o cliente sente que existem várias pessoas interessadas no negócio, o que ajuda a acelerar a venda da propriedade.

Como preparar o Open House

Open House: como usar essa estratégia para vender?

Para que o Open House seja um sucesso, é preciso preparar tudo nos mínimos detalhes, desde a escolha do imóvel para visitação, a divulgação do evento até a preparação do ambiente. Confira um passo a passo de como preparar tudo para que seu Open House seja bem sucedido!

Escolha o imóvel certo

O primeiro passo é escolher o imóvel adequado para este tipo de ação. Uma boa opção pode ser um empreendimento novo que precisa ser bem divulgado, como um prédio residencial, por exemplo. Imóveis de alto padrão também são bons candidatos para um Open House. Isso porque organizar esse tipo de evento exige tempo e dá mais trabalho que uma visitação individual, por isso é preciso valer a pena!

Outro ponto importante é que o imóvel escolhido não deve ter problemas estruturais nem estéticos. No Open House, a aparência do local conta muito, e a ideia é criar uma sensação de que o cliente está “em casa”, e ninguém quer morar em um imóvel que precisa de reformas. Escolha sempre um imóvel em ótimas condições para organizar o Open House.

Prepare o imóvel

No Open House, o ambiente faz toda a diferença. Ele deve estar preparado para criar uma experiência incrível de como é viver no local. Uma ótima estratégia para preparar o local é usar o home staging. O termo em inglês significa “encenar a casa”, e usa técnicas de preparação do local para que ele fique muito atrativo para os clientes.

A ideia é fazer uma transformação na decoração do imóvel, desde a posição dos móveis até itens como iluminação, velas ou quadros, para potencializar os pontos fortes. Os especialistas garantem que o uso do home staging faz com que um imóvel seja vendido em até 80% menos tempo.

Em alguns casos é bom contratar um arquiteto ou decorador para preparar o local para o Open House. Mas detalhes simples, como móveis bem organizados e uma decoração moderna, já melhoram a aparência do imóvel. 

Prepare o evento

Depois o imóvel pronto, agora é hora de planejar o Open House. O segredo está nos detalhes, que devem ser minuciosamente pensados para criar a melhor experiência no cliente. É preciso pensar no ambiente que você quer criar. Quais músicas serão tocadas enquanto o evento acontece? Como será a recepção das visitas?

Comidas e drinks também podem ser servidos durante o Open House. As melhores opções são aperitivos que os clientes podem consumir enquanto circulam pelo local, mas um jantar também pode ser organizado em eventos mais exclusivos. Ter uma lista de bons fornecedores para esse tipo de evento é fundamental. Afinal, ninguém quer descobrir no dia do Open House que a comida atrasou ou não foi entregue.

Divulgue o evento

O próximo passo é divulgar o evento. Aqui é importante conhecer o público-alvo da ação para que o convite chegue às pessoas certas. Usar as redes sociais e o site da imobiliária para isso é sempre uma boa pedida. Outra opção é criar panfletos, cartazes e outdoors. Lembre-se que o evento deve atrair várias pessoas, então uma boa divulgação garante o sucesso do Open House.

No caso de imóveis mais diferenciados, como os de alto padrão, a melhor estratégia é a exclusividade. Nesse caso, vale enviar convites personalizados para o público que realmente tem o perfil de compra deste tipo de propriedade. A dica é conhecer bem o público-alvo para que a divulgação seja eficaz.

Durante o Open House

Open House: como usar essa estratégia para vender?

O grande dia chegou, e agora é o momento de receber possíveis clientes! O primeiro passo é ter uma ou mais pessoas preparadas para receber as visitas. Alguns visitantes acabam ficando um pouco tímidos, então é importante deixá-los à vontade para explorar o ambiente. É bom explicar também como funciona o evento, e quais locais estão abertos à visitação, como ambientes externos, por exemplo.

O desafio do Open House é conseguir atender com eficiência todos que visitam o imovel. Afinal, é um evento em que tudo acontece de forma dinâmica, e é essencial que os corretores fiquem atentos para atender os visitantes. A dica é ter uma equipe de vendedores se revezando nos locais para tirar dúvidas.

Outro ponto de atenção é a necessidade de ter uma equipe de suporte para repor aperitivos, servir bebidas e manter a limpeza durante o evento. Dependendo do caso, é preciso também garantir a segurança dos visitantes, como no Open House de imóveis de alto padrão, por exemplo.

O que não fazer no Open House

Alguns cuidados devem ser tomados durante o Open House para garantir que tudo fique perfeito. O primeiro ponto é avaliar se o proprietário do imóvel deve estar na residência durante o evento, caso ele more no local. Lembre-se que os clientes devem ficar à vontade para explorar o imóvel, e a presença do morador pode causar desconforto.

Evite também deixar animais de estimação no local durante a visita. Muitas pessoas não gostam ou têm medo de cães e gatos, e a presença de pessoas estranhas pode estressar os animais. O ideal é que eles sejam levados para um local tranquilo enquanto o Open House acontece.

Outro erro comum durante o Open House é não deixar que os clientes conheçam o local por conta própria. Muitos corretores acabam sendo invasivos, e não deixam espaço para que o cliente circule pelo local. A dica é manter o equilíbrio entre ficar disponível para tirar as dúvidas dos visitantes e deixá-los à vontade para conhecer o imóvel com tranquilidade.

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joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

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2 Comentários

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