16 de maio de 2022

9 dicas para fazer um bom anúncio de imóvel na internet

Não é novidade que a internet passou a ser a primeira opção na hora de escolher imóveis para comprar ou alugar!  

Procurar nos classificados de jornal um imóvel para comprar ou alugar definitivamente ficou no passado. Não é novidade que a internet passou a ser a primeira opção na hora de escolher produtos e serviços, inclusive imóveis para comprar ou alugar.  

O que muitas imobiliárias ainda não sabem é que um bom anúncio de imóvel online pode fortalecer a sua divulgação, e garantir ótimos resultados. Mas como se destacar no meio de tantos outros? Continue aqui e veja as dicas que nós da Arbo preparamos para que seus anúncios façam sucesso!

1. Faça bons títulos

Um bom anúncio começa com um ótimo título. É ele que irá “fisgar” o cliente para que ele queira saber mais sobre o imóvel. Nada de títulos padronizados e sem criatividade.

O pulo do gato é que o título seja curto, porém deve trazer informações básicas sobre o imóvel. Não se esqueça de incluir o diferencial desse empreendimento. É barato? Tem localização privilegiada? É espaçoso e iluminado? Destaque o ponto forte no título, e depois dê mais detalhes na descrição do anúncio.

2. Atenção à descrição do imóvel

Fazer uma descrição bem completa é importante para que o cliente saiba tudo sobre o local, e decida se é realmente o que está procurando. Um anúncio de imóvel ideal, tanto para venda quanto locação, deve ser claro e objetivo, com todas as informações que o cliente pode querer.

Não economize nos detalhes sobre as medidas do imóvel, quantidade e tamanho dos cômodos, tipo de acabamentos, número de vagas na garagem, área de lazer, etc.  Muitos anúncios acabam sendo ignorados por falta de informações.

anúncio-do-imóvel

Destaque os pontos fortes

É uma residência com quintal grande? Clientes com crianças e pets podem se interessar. Um flat mobiliado pode ser um diferencial para estudantes. Já um apartamento pequeno e moderno pode ser perfeito para casais jovens. Analise para quem o imóvel se destina, e coloque informações que interessem a esse público-alvo.

Preencha todos os filtros

Outra dica para que um anúncio de imóvel tenha visibilidade é preencher todos os filtros disponíveis no cadastro do anúncio. Selecione se o imóvel é uma casa ou um apartamento, se tem vagas de garagem, a quantidade de quartos e banheiros, se é mobiliado, etc. Tudo isso ajuda o cliente a filtrar os imóveis que ele realmente tem interesse, e destacar seu anúncio nas buscas.

3. Foco nas comodidades

Não se esqueça de mostrar também as comodidades que o imóvel possui. Portaria 24 horas, área de lazer completa, piscina, tudo que o local oferece em conforto e segurança deve ser colocado no anúncio. Isso pode ser um fator de escolha decisivo na compra ou locação.

4. Indique a localização do imóvel

A localização é um dos critérios de seleção mais importantes para quem procura um imóvel. Por incrível que pareça, muitos anúncios não informam o endereço da propriedade, e isso causa desistência em muitos clientes. Afinal, ninguém quer perder tempo ligando para saber sobre um imóvel, e descobrir que ele fica em uma região totalmente fora do que procura.

Uma boa dica é, além do endereço completo, incluir pontos de referência atrativos na região para o público-alvo do anúncio. Uma rede próxima de escolas, mercados, farmácias, restaurantes e bares são pontos que devem ser destacados em relação à localização.

5. Capriche nas fotos do anúncio de imóvel!

Depois de uma descrição impecável do imóvel, são as fotos que vão dar o toque final para que o cliente se interesse a ponto de agendar uma visita. Vale lembrar que as imagens passam a  primeira impressão que ele terá do imóvel, então é hora de caprichar!

Equipamento adequado e ângulos perfeitos

Se possível, contrate um fotógrafo profissional para fazer as imagens dos anúncios. Caso  escolha fazer você mesmo as imagens, treine muito até dominar técnicas básicas, como aproveitar a iluminação do local para destacar pontos fortes do ambiente e usar ângulos que valorizem o local. Um bom recurso é tirar fotos na diagonal, pois isso ajuda a aumentar a amplitude dos cômodos.

Descubra qual é o horário em que o imóvel recebe mais iluminação, pois isso ajuda a conseguir bons cliques. Não há problemas em tirar fotos com o celular, desde que ele tenha uma câmera com boa resolução. O uso de um tripé também ajuda a evitar imagens tremidas.

Não esqueça das fotos externas que valorizem o imóvel, como um quintal bem cuidado, ou uma bela fachada do prédio, por exemplo.

Prepare o ambiente

O imóvel precisa estar preparado para a sessão de fotos. Se for preciso, vale a pena fazer uma limpeza rápida no local antes das imagens. Afinal, imóveis sujos ou desorganizados não causam boa impressão, e podem afastar potenciais interessados.

Se a propriedade estiver em reforma, verifique se é possível aguardar até que ela termine antes de fazer os cliques. Assim, você evita fotos com entulhos e materiais de construção aparecendo.

6. Faça um tour virtual

Além de boas imagens, incluir um tour virtual do imóvel também é uma boa ideia. Ele funciona como uma apresentação em 360º de todos os ambientes. O visitante tem a experiência de estar realmente no local, e pode circular pelo ambiente e até mudar o ângulo de visão para ver todos os detalhes que quiser.

Imagine deixar seu imóvel aberto 24 horas para visitação? Com o tour virtual isso é possível. É preciso contratar profissionais que tenham equipamentos para criá-lo, mas as vantagens compensam o investimento.

7. Coloque a planta do imóvel 

Esse desenho da disposição dos cômodos e do tamanho de cada um na casa ou apartamento possibilita que o cliente consiga ver se o imóvel atende ao que ele precisa, como um banheiro maior, ou se a cozinha é espaçosa, por exemplo. A dica é tirar uma foto da planta e incluir no anúncio. 

8. inclua o preço no anúncio de imóvel

Quem nunca viu um anúncio de imóvel e ficou interessado, mas acabou desistindo por achar que o preço poderia ser muito alto? Informar o valor do imóvel é essencial para que o cliente saiba se ele cabe no seu orçamento. Além disso, é preciso incluir outras taxas, como IPTU ou condomínio, que o proprietário ou inquilino terá que pagar.

O valor de venda ou locação precisa ser compatível com o mercado, para que o imóvel não fique “encalhado”. Vale conversar com o proprietário para rever o preço do aluguel ou da venda e aumentar as chances de negócio. Não esqueça de informar se é possível financiar ou aceitar linhas de crédito, no caso de compra de imóveis. E para locações, não esqueça de acrescentar as formas de negociação que a sua imobiliária aceita. 

9. Deixe seu contato!

Parece óbvio, mas ter vários contatos informados em um anúncio de imóvel pode ajudar (e muito) a aumentar as chances de fechar negócio. Quando o cliente procura uma casa ou apartamento, geralmente entra em contato com muitos corretores. Se não conseguir falar com você, ele vai para o próximo anúncio, e a chance de uma boa venda ou locação se vai.

Dados como telefone, WhatsApp e e-mail são obrigatórios. Você pode incluir também seu perfil nas redes sociais, mas fique de olho na caixa de entrada, caso o cliente envie uma mensagem por lá.

Gostou desse conteúdo? Com essas dicas, seu anúncio vai ficar cada vez mais atrativo, e aumentar sua chance de fechar bons negócios! Acompanhe outros assuntos do mundo  imobiliário aqui, no nosso blog da Arbo!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Coronavírus: Corretores de imóveis podem receber o Auxílio Emergencial do Governo

Com a finalidade de amenizar os efeitos econômicos da crise COVID-19, um projeto de Auxílio Emergencial do Governo foi aprovado pelo Senado. Os corretores de imóveis que se enquadrem nos requisitos poderão solicitar o recurso, veja mais informações nessa matéria. Sobre o projeto O projeto segue agora para a sanção presidencial. O benefício será concedido […]

Home office cresce a busca por casa no interior

Se agora você está trabalhando no modo home office e você busca sair da agitação da cidade grande, veja as vantagens de morar em uma casa no interior Com a chegada da pandemia da Covid-19, centenas de milhares de pessoas se depararam tendo que lidar com inúmeras mudanças repentinas e uma nova realidade passou a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *