18 de outubro de 2021

5 dicas para melhorar as vendas de imóveis com ajuda da tecnologia

melhorar as vendas com tecnologia

Está ficando cada vez mais difícil se manter competitivo sem investir em inovação. Veja como a tecnologia contribui para melhorar as vendas de imóveis.

Você ainda conhece alguém que não reconheça o investimento em tecnologia como prioridade para melhorar as vendas de imóveis? O mundo continua mudando em um ritmo frenético e as empresas que não buscam se adaptar ao novo cenário estão correndo um sério risco.

Neste post do Blog da Arbo, listamos 5 dicas para alavancar as vendas de imobiliárias e corretores autônomos com o apoio de soluções tecnológicas. Confira!

  1. Tenha um site otimizado e responsivo
  2. Elabore uma estratégia de marketing abrangente
  3. Aperfeiçoe o gerenciamento do funil de vendas
  4. Capriche no atendimento
  5. Use Business Intelligence

1. Tenha um site otimizado e responsivo

Você já deve saber que o comportamento do consumidor mudou radicalmente com o acesso à internet em qualquer lugar e na palma da mão. Afinal, você mesmo mudou. Quem nunca deu aquela pesquisadinha no Google para saber mais sobre um produto ou serviço para saber se vale a pena mesmo?

Dentro desse contexto, as empresas que não estiverem preparadas para aparecer no site de buscas dificilmente vão melhorar as vendas. E, para conseguir uma posição de destaque, seu site precisa ser bem construído. Aliás, você sabia que o algoritmo do Google considera mais de 200 fatores para definir quais sites devem aparecer nas primeiras posições em uma busca?

Embora ninguém além do próprio Google saiba exatamente que fatores são esses, sabemos que alguns aspectos específicos pesam bastante. Seu site precisa oferecer uma experiência agradável ao usuário com carregamento rápido e design adaptável a tamanhos de tela variados. 

Além disso, ele precisa estar de acordo com os protocolos que garantem a segurança dos visitantes e fornecer conteúdo útil. Lembre-se que o objetivo do Google é levar a melhor resposta disponível para as pesquisas que o usuário faz. 

Se seu negócio ainda não tem um site próprio ou precisa de um melhor do que o atual, dê uma olhada em nosso artigo sobre como fazer um bom site para imobiliária.  

2. Elabore uma estratégia de marketing abrangente

Um bom site é apenas uma das partes de uma estratégia de marketing digital eficiente, que também deve envolver outros canais importantíssimos. Obviamente, é impossível falar desse assunto sem mencionar as redes sociais, especialmente o Facebook e o Instagram.

Aqui também vale a lógica de oferecer conteúdo relevante. Portanto, é interessante que as publicações de seus perfis não estejam limitadas apenas a anúncios. É claro que as mensagens de vendas mais diretas devem fazer parte da estratégia. Contudo ao focar apenas nelas, seu público tende a ser composto apenas por pessoas que já estão bem perto de virarem clientes.

Você pode ter lido a frase anterior e se perguntado: “Bem, mas isso não é algo bom? O que eu quero é exatamente isso, ter mais clientes e melhorar as vendas.”

A resposta é: sim e não. Atrair pessoas que já estão muito perto de comprar é excelente, mas é possível e necessário ir além, pois a jornada de compra no setor imobiliário costuma levar meses. O caminho, portanto, é produzir conteúdos que alcancem pessoas que ainda estão no começo da jornada.

Comprar um imóvel é uma coisa que não se repete com frequência. Para muitos, esse momento é a realização do sonho de uma vida toda. Sendo essa uma decisão tão importante, não parece normal que uma pessoa sem experiência no mercado tenha um monte de dúvidas? 

Geralmente, quando uma pessoa começa a pensar na compra de um imóvel, suas dúvidas são sobre os seguintes temas:

  • Documentação;
  • Taxas;
  • Impostos
  • Condições comerciais;
  • Financiamento.

Então, faça conteúdos que tirem essas dúvidas. Assim, você se posiciona logo de cara como uma referência do mercado imobiliário e aumenta suas chances de ser lembrado lá na frente, quando o cliente estiver pronto para comprar.  

Quanto aos anúncios, que vão mais direto ao ponto, também é possível usar a tecnologia para torná-los mais efetivos.  Na verdade, as próprias redes sociais fornecem ferramentas para aperfeiçoar suas campanhas.

Ao anunciar no Facebook, por exemplo, você pode direcionar o anúncio para públicos bem específicos graças aos diversos dados que a plataforma coleta de seus usuários. O mesmo vale para quem vai anunciar no Instagram ou no próprio Google.

3. Aperfeiçoe o gerenciamento do funil de vendas

O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é uma metodologia que representa a jornada do cliente. Quando utilizada de forma inteligente, essa ferramenta permite identificar gargalos nos processos de atendimento e na maneira como a empresa se comunica com o público.

A questão é que os gestores precisam saber como agir para que o lead adquirido se mova de uma etapa para outra do funil até que se torne, de fato, um cliente. De forma mais genérica, as etapas do funil são as seguintes:

  • Topo de funil;
  • Meio de funil;
  • Fundo de funil.

Contudo, é possível dividir essas três etapas em várias outras, de acordo com as características de cada modelo de negócio. O gerenciamento de tudo que acontece dentro do funil de vendas é feito por meio de sistemas de CRM (Customer Relationship Management).

O CRM desenvolvido pela Arbo para seus parceiros divide as etapas do funil nas seguintes etapas:

  • Aguardando atendimento;
  • Pré-atendimento;
  • Em atendimento;
  • Visita agendada;
  • Visita realizada;
  • Proposta;
  • Negociação;
  • Fechado.

No sistema desenvolvido pela Arbo, assim que um novo lead é captado por um dos diversos canais disponíveis, o corretor de imóveis o recebe por meio de um aplicativo para smartphone e pode dar início ao atendimento. A partir daí, todo o andamento da negociação é gerido por meio da plataforma, o que nos leva para a próxima dica.

4. Capriche no atendimento

Todos nós estamos cada vez mais acostumados a ter qualquer coisa à disposição em um piscar de olhos. Você não precisa mais esperar o horário de um programa de TV para poder assistir porque tudo está no streaming. Também não precisa mais ir ao banco para realizar procedimentos simples, quase tudo é feito via app.

Você não precisa ir ao supermercado fazer compras, nem buscar sua comida em um restaurante, pois os serviços de delivery se desenvolveram demais. Então, por que o cliente de uma imobiliária precisa ver seu tempo sendo desperdiçado com procedimentos demorados e burocracia desnecessária?

É aí que a tecnologia cumpre o papel de tornar tudo mais ágil. Voltando a tomar como exemplo o app da Arbo para corretores de imóveis, dá para imaginar o quanto o cliente se beneficia com um atendimento mais rápido. E, pensando pelo lado do próprio corretor e da imobiliária, imagine o tempo que se ganha com procedimentos automatizados.

Essas vantagens se refletem em transações imobiliárias mais práticas, seguras e felizes tanto para todos os envolvidos; Com boa parte do processo sendo feita de forma digital, incluindo a assinatura do contrato, a equipe de vendas pode se dedicar ao que realmente faz diferença: oferecer uma experiência de compra que encanta e fideliza o consumidor.

5. Use Business Intelligence 

Business Intelligence (BI) é um conceito que se refere ao uso estratégico de dados dentro de uma organização. Para isso, deve existir uma estrutura de coleta, armazenamento e processamento de dados que vêm de diversas fontes. Depois de processados, eles são convertidos em informações úteis para os gestores de uma empresa.

A aplicação do BI pode ocorrer em qualquer setor e contribui para aperfeiçoar cada processo dentro de um ciclo de melhoria contínua. Com isso, seu negócio desenvolve padrões de desempenho cada vez mais elevados, o que favorece o cliente e torna sua experiência mais completa e satisfatória. Dessa forma, melhorar as vendas é uma consequência de um trabalho abrangente de análise de dados.

De certa forma, o BI está envolvido em todas as atividades citadas nos tópicos anteriores. É por meio da análise de dados coletados de fontes diversas que a empresa consegue conhecer melhor seu público para direcionar as campanhas de marketing, otimizar processos e tomar decisões estratégicas no momento certo.

Todos os pontos abordados aqui atuam em conjunto para melhorar as vendas no setor imobiliário. É por isso que o investimento em tecnologia se tornou prioridade para assegurar a sobrevivência dos negócios no longo prazo.

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