Quem trabalha com gestão imobiliária sabe da importância que algumas ferramentas têm no dia a dia do processo de locação e venda de imóveis.
Automatizar os processos pode ser uma saída interessante, mas precisa ser feito de modo eficaz e com os mecanismos corretos.
A integração do Customer Relationship Management (CRM) e do Enterprise Resource Planning (ERP) pode ser uma ótima solução para diversos processos burocráticos de gestão. Além de oferecer várias vantagens, ela pode, ainda, ajudar de maneira imediata a melhorar os ganhos da sua empresa.
Por que a integração entre o CRM e o ERP é importante?
Por falta de planejamento e conhecimento, muitas empresas entram em projetos que trazem ainda mais dor de cabeça e deixam o que já era burocrático, ainda pior. O principal problema em usar um ERP e um CRM sem integração é a falta de comunicação entre setores.
E não, não estamos falando de pessoas que não se conversam, mas sim, de setores que precisam de uma integralização maior. Pois é a partir dessa integração entre os sistemas que alguns recursos podem ser aproveitados por completo.
Cuidados ao fazer essa integração
Com o aumento da popularidade dos sistemas de CRM, a integração entre este tipo de ferramenta com ERPs tem se tornado cada vez mais comum e bem vantajosa. Para que a operação ocorra com alta performance e qualidade é importante tomar alguns cuidados como:
- Definir os objetivos: É muito comum que as empresas tomem a decisão de contratar um CRM e integrá-lo ao ERP sem pensar nos objetivos dessa integração. Por isso, elas acabam com um escopo de projeto muito maior, demorado e custoso do que de fato seria necessário se tivesse feito a lição de casa;
- Escopo pouco pensado: Por falta de planejamento, muitas empresas acabam alterando o escopo de forma excessiva ao longo do projeto. Além de jogar fora horas de trabalho, em casos extremos, toda a ferramenta de integração precisa ser refeita.
Após essas duas importantes dicas, acompanhe abaixo alguns dos benefícios que este processo vai proporcionar à sua imobiliária.
Gestão imobiliária com agilidade nos processos e unificação das informações
A principal vantagem da integração entre os sistemas é a disponibilidade e atualização dos dados de forma rápida e ágil.
Todas as informações ficam à disposição dos envolvidos no processo de contrato de locação e são atualizadas automaticamente, ou seja, não existe a necessidade de verificar tudo, pois todos estes dados já estão na ponta dos dedos.
As plataformas, quando unidas, atuam da seguinte forma: o ERP gerencia tudo que acontece da empresa para dentro, ou seja, todos os processos internos; e o CRM gerencia tudo o que acontece da empresa para fora, ou seja, os procedimentos relacionados à locação e contato com o cliente.
Quanto melhor for o desempenho do seu sistema em facilitar os processos da imobiliária, maior será a produtividade de todos os setores. E você vai notar essa melhora quando o fato de se preocupar com tarefas operacionais e burocráticas não for mais uma realidade dentro da empresa.
Isto é, mais tempo e energia para desenvolvimento de estratégias para atender mais clientes, resultando em mais negociações e naturalmente mais receita.
Processos mais robustos, com mais segurança e menos erros
Agora, é possível ter plataformas unificadas nativamente com sistemas que administram desde a gestão do seu time, anúncios e etc, até o setor financeiro da sua imobiliária. Veja como acontece a jornada de locação com Plataformas Integradas:
Uma vez que as informações são inseridas no CRM, elas são integradas ao ERP e isso gera menos problemas e mais segurança. A troca de informação é mais segura, e sem a necessidade de alguém verificar ou confirmar os dados, o que gera menos erros.
Afinal, todos nós estamos suscetíveis a erros, por isso é inteligente usar a tecnologia a nosso favor para que isso não ocorra com tanta frequência.
Além disso, com fraudes e ataques cibernéticos ganhando força ultimamente, ter algo que traga segurança à sua gestão imobiliária é uma garantia.
Em soluções em ERP, além delas oferecerem um banco de dados unificados, também é possível contratar um serviço de hospedagem em nuvem. Sabe o que isso significa? Toda a responsabilidade em relação a segurança da sua aplicação está nas mãos da empresa que foi contratada para fazer o serviço.
A segurança oferecida para hospedagem em nuvem é muito melhor do que sua imobiliária ter um servidor interno ou planilhas de excel, que podem eventualmente ter problemas técnicos ou até mesmo a perda dos dados. Concorda?
Integração dos contratos de locação que vem do CRM para o ERP
No processo de contrato de locação existem muitas etapas que precisam ser feitas de modo repetitivo, ou seja, algumas informações são redigidas a cada novo procedimento, o que pode gerar possíveis erros e até mesmo a perda das informações no meio do caminho.
Com a plataforma de CRM que reúne esses dados pela primeira vez, na entrada do lead, essas informações seguem sem alteração até o final do processo, ou seja, no momento em que se integra no ERP as informações são puxadas direto do CRM, promovendo mais agilidade e menos erros.
Com uma integração que vem do CRM para o ERP ficou no passado ter que conferir, cliente por cliente, para garantir que nenhuma informação foi duplicada, anotada errada ou divergiu de um software para outro.
Todo esse trabalho manual não será mais necessário, pois os dados vão estar disponíveis em uma mesma plataforma, de maneira organizada e totalmente automatizada.
Essa medida diminui o retrabalho , já que os programas fazem tudo praticamente sozinhos. Muito bom, não é? E as vantagens não acabam por aqui não, continue a leitura e confira mais um ótimo benefício que você terá ao adotar essa integração de sistemas.
Redução dos custos durante a gestão imobiliária
Outra desvantagem de ter vários softwares na empresa, sem integração entre eles, é o custo gerado.
Cada um, separadamente, gera um valor de adesão, manutenção e suporte. Nesse caso a conta é simples: menos é mais. Quanto menos softwares forem utilizados para gerenciar os processos, mais dinheiro sobra para ser investido em outra área.
A integração de CRM e ERP surgiu exatamente para resolver esse problema. Por isso ela é uma saída inteligente e muito válida para qualquer empresa que queira crescer e diminuir os custos mensais que geralmente não são baixos.
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