Home Staging é o ato de preparar e transformar imóveis ocupados e
desocupados para vender ou locar.
O Home Staging exerce o papel principal, e a fotografia entra como
coadjuvante. Essas duas ações são necessárias para o sucesso da
comercialização de imóveis, porém sem o staging as imagens
transmitidas pela lente de uma câmera perdem a sua essência se o
imóvel fotografado estiver desorganizado, com pintura gasta entre
outros muitos fatores que são acusados demasiadamente em fotos,
vindo a prejudicar o interesse do comprador em conhecer o imóvel
pessoalmente.
Home Staging agrega valor imensurável na comercialização de imóveis
salientados com a manutenção, organização e a apresentação.
Home Staging não maquia imóveis. Home staging acentua a arquitetura
e os pontos positivos usando regras de psicologia, visual merchandising
e design, despertando o interesse do potencial comprador primeiro por
meio da fotografia em portais imobiliários, fator crucial para levar o
comprador até imóvel.
Não costumo usar analogias para explicar a importância do Home
Staging no mercado imobiliário, acho algo bem clichê, porém o exemplo
descrito abaixo faz com que esta técnica seja vista de uma maneira
mais clara e simples.
Vamos lá, pense no que você faz quando quer trocar de carro?
Certamente faz manutenção, funilaria e até coloca aquele cheirinho de
carro novo, não é?
E por que você investe tempo e dinheiro no seu carro para trocar por um
novo?
Como sabemos, os automóveis perdem o valor a partir do momento em
que são vendidos e estão fora das concessionárias.
Para que o seu carro não sofra uma alta depreciação, você dá “aquele
trato” para deixá-lo com aparência de bem conservado e cara de novo,
certo?
O mercado imobiliário funciona da mesma forma, porém os imóveis não
sofrem depreciação. Pelo contrário, são valorizados com o passar dos
anos.
É curioso pensar que o maior bem que uma pessoa adquire em sua vida
inteira é a sua casa própria. Porém, quando chega a hora de vender o
seu maior patrimônio, seja pelo motivo que for, este não é valorizado da
mesma maneira que um automóvel.
Quantas vezes eu já escutei: estou vendendo a minha casa, não preciso
fazer nada, quem comprar arruma e reforma do modo que quiser. Este
pensamento desvaloriza o imóvel.
Vamos imaginar que dois imóveis idênticos estão à venda no mesmo
condomínio:
O primeiro está em perfeitas condições e preparado para vender com
home staging. O segundo está necessitando de todos os cuidados
possíveis.
Qual deles tem a maior chance de ser comercializado primeiro sem
depreciação de valor?
Não preciso responder.
A definição de Home staging é simples: Potencialização, valorização e aceleração na comercialização de imóveis.
Se você está no mercado imobiliário como profissional, proprietário ou
investidor, conheça de perto os benefícios que esta ferramenta de
marketing chamada Home Staging, pode fazer para o seu imóvel.
Até a semana que vem!
Susana Damy
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