28 de abril de 2024

Descubra a origem das portas de sua casa

portas-de-casa

Saiba como esse item tão essencial para as casas modernas nasceu e quais são os tipos mais usados nos dias de hoje. 

Atualmente, é impossível pensar em uma casa sem portas, não é mesmo? Essa é uma parte que 100% dos lares se preocupam em instalar. Mas, você sabe qual a origem das portas? Eles são bem antigos e, por mais estranho que possa parecer, foram criados para uma finalidade bem diferente da que estamos acostumados. 

Quer saber tudo sobre a origem das portas da sua casa? Então, continue com a gente neste post. 

Portas de casa: qual a origem? 

portas-de-casa

Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.

Os primeiros a concederem as portas da maneira que estamos acostumados, foram os gregos antigos. Pouco tempo depois, inclusive, foram os mesmos gregos que inventaram as portas automáticas. 

A invenção de Heron, de Alexandria, é o primeiro registro de automatização arquitetônica da história. 

Depois dessa época, nunca mais houve concepção de casas sem portas. No geral, encontramos registros de portas construídas com diversos materiais, embora a madeira seja o material mais popular. Outros materiais incluem alumínio, aço, ferro, plástico PVC e vidro.

Quais são os tipos de portas de casa mais comuns? 

portas-de-casa

Hoje em dia, como explicamos acima, existem muitas variações de portas disponíveis para as pessoas escolherem. O ideal é que você escolha um tipo que se adeque bem ao seu estilo de decoração. Isso faz toda a diferença na hora de compor a beleza do seu cômodo ou lar. 

Confira abaixo quais são os tipos de portas que mais fazem sucesso na decoração atual. 

Porta de abrir

O tipo de porta mais comum entre todos. Possui dobradiças verticais e precisa de um espaço livre para ser aberta do outro lado da casa ou do cômodo. Além de um bom espaço na parede para a instalação do batente.

Porta de correr

Como o próprio nome sugere, esse é o estilo de porta que, para ser aberto, corre sob trilhos. Tem a vantagem em relação a anterior de não precisar de um espaço para ser aberto. 

Porta basculante

Esse tipo de porta é muito comum em armários e garagens. Geralmente, possui abertura para cima, por meio de um basculante embutido. 

Porta pivotante

Tipo de porta mais comum para quem procura elegância para o seu ambiente. O pivotante  não necessita de dobradiças, pois fixa no batente com 2 pivôs e faz movimentos giratórios.

Geralmente, é usada nas entradas das casas e tem larguras maiores do que o padrão. É essencial para projetos de alto padrão e de luxo. 

Porta sanfonada

Talvez um dos tipos mais conhecidos no Brasil. Como o próprio nome já diz, esse tipo de porta lembra uma sanfona e tem as suas superfícies que se grudam ao abrir. É bem simples e tem a vantagem de ser bem econômica.

Porta camarão

Tem o mesmo princípio da porta sanfonada, mas com quantidade de dobradiças muito  menor. Além disso, geralmente é feita por um material mais durável, como a madeira. A porta camarão é indicada para ambientes com espaço reduzido.

portas-de-casa

Porta balcão

Tipo de porta que é muito indicado para espaços externos de sacadas, terraços ou varandas.

Tem a sua composição formada por duas folhas com ventilação, que são instaladas na parte externa, e duas folhas internas que trazem iluminação para o ambiente.

Porta holandesa

Tipo de porta que não é muito comum na arquitetura brasileira. Sendo comum mais no estilo europeu. Essa porta tem uma separação horizontal no meio, permite um controle maior da entrada e saída dos ambientes para quem tem animais de estimação, por exemplo.

Porta bang bang (ou vai e vem)

Modelo que não tem fechadura e é utilizado principalmente em cozinhas, bares e áreas de lazer.

Porta veneziana

O tipo de porta possui diversas aberturas horizontais, permitindo maior circulação de ar nos ambientes. Costuma ser utilizada em sacadas ou locais que não têm bastante circulação de ar.

Como escolher a porta de casa ideal? 

Agora que você já conhece tudo alguns modelos de portas que você pode escolher para a sua casa, que tal alguns passos para não errar na escolha? Confira abaixo. 

Para caprichar na decoração de interiores da sua casa, é necessário se atentar a diversos aspectos que vão desde o planejamento do espaço até a escolha de cada item. Os detalhes fazem toda a diferença, por isso, confira o passo a passo para criar um visual único e sofisticado para seu lar.

portas-de-casa

Tire as medidas do cômodo

Antes de escolher os modelos de porta, as cores das paredes ou qualquer outro item decorativo, é essencial ter a perfeita noção do espaço em que você vai trabalhar. Por isso, pegue uma trena para medir todo o ambiente que pretende decorar. Anote a altura do pé-direito e o comprimento das paredes.

A mobília precisa ser proporcional ao tamanho do cômodo, por isso, é importante considerar também o tamanho e a posição das portas e das janelas. Enquanto estiver fazendo a medição, você já conseguirá imaginar algumas alternativas interessantes.

Escolha um estilo decorativo

A escolha das portas e de todos os demais elementos também será guiada pelo estilo decorativo que você mais gosta. O Blog da Arbo já tem uma série de conteúdos explicando características de estilos variados e mostrando como aplicá-los ao seu imóvel. Você pode começar pelo nosso post sobre como escolher um estilo de decoração.

Para resumir, o ideal é que o visual do seu lar seja a representação da sua identidade. Isso pode ser refletido por vários aspectos, como a paleta de cores, o posicionamento e o estilo dos móveis, os recursos de iluminação e a maneira como os cômodos são divididos.

Busque referências

O passo seguinte é buscar referências visuais para se inspirar. Hoje é muito fácil encontrar conteúdos com dicas de decoração e muitas imagens. Depois de identificar o estilo decorativo que mais agrada, é só procurar por informações sobre ele para entender como implementá-lo.

Vamos supor que você tenha se interessado pela decoração minimalista, que é ideal para quem quer praticidade e funcionalidade. É interessante saber que um de seus componentes essenciais é o uso de cores neutras, como o branco, o preto e o bege. Além disso, os móveis priorizam as linhas retas e a economia de espaço, valorizando ambientes pequenos. 

Faça esboços

Pensando na melhor maneira de posicionar a mobília, ter uma representação visual de como o cômodo ficará depois de pronto vai ajudar bastante. Felizmente, não é necessário ser um expert dos desenhos para fazer isso, já que hoje temos muitos apps que ajudam a fazer isso.

Estabeleça um orçamento

portas-de-casa

A próxima etapa é estabelecer um orçamento, ou seja, procurar lojas especializadas e pesquisar o custo dos elementos que você gostaria de utilizar na escolha da sua porta. Obviamente, você vai encontrar uma infinidade de possibilidades com preços e padrões de qualidade distintos. 

Portanto, sua tarefa é definir prioridades: quais itens demandam um investimento maior? Será que algum elemento pode ser deixado de lado para viabilizar outro? É o momento de filtrar o que vale mais a pena e, claro, o que cabe no seu bolso.

E aí, gostou do conteúdo sobre portas de casa. O Blog da Arbo tem um monte de conteúdos para quem quer conhecer ainda mais sobre o tema e caprichar no visual do lar. Confira nosso post com tudo que você precisa saber para decorar sua casa.  

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

manutenção no aluguel de apartamento

Aluguel de apartamento: quem faz a manutenção?

O aluguel de apartamento exige cuidados básicos de manutenção. Entenda o que a legislação diz sobre as responsabilidades de inquilinos e proprietários. As relações entre inquilinos e proprietários durante o aluguel de apartamento é regulamentada pela lei 8.245/1991, conhecida como lei do inquilinato. É a partir dela que os contratos de locação são formulados, mas […]

Descubra quanto custa morar em república

Descubra quanto custa morar em república

Se você é universitário, deve considerar morar em república. De fato, essa é uma opção muito usual, especialmente no sentido financeiro. O ingresso no ensino superior é a realização de um sonho para muitos estudantes. É comum que, nesses casos, muitos precisem se mudar de sua cidade atual para as proximidades da instituição de ensino. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *