29 de novembro de 2021

Apartamento novo: o que fazer antes de se mudar

apartamento-novo

Está pensando em se mudar para um apartamento novo? Confira algumas dicas para tornar esse processo o mais simples e seguro possível.

Quando o assunto é morar em um apartamento novo, o planejamento é essencial. Afinal, são tantos detalhes, tarefas e processos para se preocupar que, sem uma organização adequada, algo importante pode ser deixado de lado. 

Apesar da empolgação de começar a vida em um novo lar, as burocracias típicas desse processo não costumam ser prazerosas. Por isso, o recomendado é fazê-las logo de cara. Dessa forma, você se livra dessa parte e pode já começar a pensar em sua nova decoração. 

Então, para começar com as nossas dicas, vamos mostrar um pequeno checklist padrão das principais atividades burocráticas que você deve se preocupar ao mudar para um apartamento novo. 

Checklist burocrático

apartamento-novo

Basicamente, um apartamento novo exige do morador uma vistoria completa. Apesar de esse serviço ser feito por uma equipe de profissionais sempre que ocorre a troca de moradores em um imóvel, também é obrigação do morador verificar se tudo está funcionando bem no local. 

Veja abaixo alguns detalhes que são importantes para você prestar atenção: 

  • Fechaduras e maçanetas devem funcionar perfeitamente;
  • Verificar se há rachaduras, furos ou umidade em forros em telhados;
  • Observar se existem trincos, rachaduras ou outros problemas nas vidraças;
  • Estado dos revestimentos no piso e nas paredes;
  • Funcionamento de todas as torneiras;
  • Faça o teste em todas as tomadas da casa;
  • Presença de infiltração ou mofo;
  • Estado dos itens de acabamento, como peças de metal, pedras e elementos decorativos;
  • Tamanho dos cômodos e nivelamento das paredes; 
  • Funcionamento das luzes;
  • Parte hidráulica da casa. 

Lembre-se: mesmo que você esteja mudando para um apartamento que foi construído recentemente, que não recebeu outros moradores, é necessário realizar esse passo a passo. Afinal, a vistoria é a sua garantia de que você não terá mais problemas e dor de cabeça no futuro. 

Caso todos esses itens estejam funcionando corretamente, você já pode passar para a próxima etapa na sua mudança para um apartamento novo. 

Como organizar a mudança de um apartamento novo?

apartamento-novo

Depois de verificar que está tudo certo com os detalhes no seu novo lar, é hora de organizar a sua mudança. Nesta hora, é importante ter, principalmente, organização. Confira abaixo algumas dicas para realizar uma mudança sem dor de cabeça. 

1 – Organize tudo o que for preciso para empacotar seus pertences.

Separe as caixas, sacolas, bolsas e pastas para armazenar os seus pertences. Essa é uma tarefa que precisa ser feita o quanto antes para evitar que você chegue no dia da mudança e não tenha o suficiente para empacotar os seus itens. 

2 – Separe um dia que você não esteja muito ocupado para mudar. 

Você deve se preparar para ter bastante tempo livre durante esse dia. Afinal, uma mudança sempre exige dedicação. Por isso, caso seja de dia de semana, avise no trabalho com antecedência, desmarque compromissos ou tarefas e fique focado somente em sua mudança. 

3 – Listas, listas e…mais listas. 

Elas voltaram de novo às nossas dicas. Afinal, são tantas tarefas para fazer que você pode esquecer de algo. Para isso não acontecer, faça uma lista. Esse método antigo ainda é o melhor para manter tudo em ordem na sua mudança. Você pode separar por cômodo ou pela pessoa responsável por cada caixa. 

4 – Identifique tudo que for necessário. 

Nunca se esqueça de fazer a identificação das caixas. Com isso, fica muito mais fácil de você ou quem for transportar as caixas saber de qual cômodo pertence os itens daquela caixa. 

5 – Escolha uma empresa de confiança para fazer sua mudança para um apartamento novo

Se você não tem o conhecimento técnico para fazer a mudança, deve escolher uma empresa especializada no ramo para realizar essa atividade para você. É o caminho mais indicado para a maioria das pessoas, uma vez que, atividades como desmontar e montar móveis, empacotar e carregar objetos frágeis, geralmente exigem um conhecimento técnico que a maioria das pessoas não tem. Por conta disso, pode ser uma ótima ideia contar com profissionais para te ajudar. 

6 – Solicite a instalação/desistação de serviços

Algumas pessoas esquecem de fazer algo fundamental: solicitar o desligamento e o ligamento de serviços como água, luz e internet. 

Esse é um processo essencial para evitar transtornos, como chegar o dia da mudança e a sua casa nova não ter luz ou ainda você pagar mais um mês pela luz do imóvel antigo, por exemplo. 

Por isso, sempre se lembre de coordenar o corte dos serviços básicos do imóvel antigo e também a instalação dos mesmos na nova residência.

Além dos serviços essenciais, um dos passos mais importantes na vida de quem está mudando de casa é atualizar o endereço de entrega de faturas de cartões de crédito, celulares, planos de saúde, seguros, entre outros. 

Colocar isso em sua agenda vai evitar que você tenha problemas com atrasos, multas ou suspensão de serviços por falta de pagamento.

7 – Fazer o inventário da mudança 

Um inventário é o procedimento de identificação de todos os bens que você está transportando em sua mudança. Uma espécie de lista mesmo. Ele tem o objetivo de organizar e garantir que tudo que saiu da sua casa antiga vai chegar na nova sem prejuízos para você. 

Esse processo pode ser feito junto com a empresa de transportes ou por conta própria. O importante é que você saiba tudo o que será transportado no caminhão e confira se tudo chegou ao destino final conforme o combinado.

Quais os primeiros passos no apartamento novo? 

Depois que você já cuidou da parte burocrática da vistoria e também já realizou a sua mudança da maneira correta, chegou a hora de organizar o seu apartamento novo. 

Essa é uma das fases mais prazerosas, mas, como todas as outras, também exige dedicação. 

Abaixo, confira o passo a passo para você seguir quando mudar para o seu apartamento novo. 

Tente organizar a arrumação cômodo a cômodo

Comece atuando por cômodos. Essa forma de organização otimiza o processo e evita que os seus itens fiquem espalhados e misturados. 

A prioridade deve ser dos itens essenciais. Geladeiras, fogão, roupas e máquinas de lavar, são muito usados no dia a dia. Portanto, cuide para que eles estejam instalados e funcionando o mais rápido possível. Isto, com certeza, irá permitir que a sua nova residência esteja habitável o mais cedo possível.

Como já descrevemos acima, a identificação das caixas, vai te ajudar muito nesta hora. Conforme as caixas forem saindo do caminhão, você pode já ir posicionando em seus respectivos cômodos. Ter esse cuidado vai evitar aquele batalhão de caixas espalhadas pela casa. 

Quando você já sabe o lugar de cada item, a organização é simplificada e muito mais ágil. O importante é manter a casa sempre em ordem para que facilite o seu dia a dia. 

Conte com a ajuda de montadores e instaladores

Essa dica também já apareceu por aqui. Mas, vale ressaltar: contrate profissionais caso você não tenha o conhecimento necessário para fazer a montagem de imóveis. Quem já precisou desmontar móveis como sofá, estantes ou mesas, sabe o quanto é complicado fazer a montagem novamente. Sem contar que se aventurar em fazer essa tarefa sozinho, pode danificar completamente os seus imóveis. 

Por isso, sempre conte com a ajuda de profissionais para te auxiliar, já que, apenas os profissionais estão cientes de todas as particularidades técnicas de cada tipo de montagem. Dessa forma, você garante um serviço de qualidade e sem prejuízos para o seu novo lar. 

Apartamento novo é uma nova fase: aproveite cada momento

Nada é da noite para o dia. Por isso, lembre-se de ter paciência nesta nova fase. Nem tudo estará perfeito na primeira semana, mas também é uma grande oportunidade para implementar novas rotinas e atitudes. 

Por exemplo, caso você tenha o costume de separar o lixo reciclável, pode ser uma boa ideia começar a partir de agora. Ou, fazer uma limpeza mais constante da casa, deixá-la sempre organizada. Enfim, são muitas as oportunidades que esse novo ciclo em um apartamento novo traz para você.

A dica aqui é começar a organização pelas prioridades. No primeiro dia, por exemplo, arrume a cozinha e o seu quarto pessoal, pois são os ambientes mais utilizados.

As roupas pedem sempre uma atenção especial. Portanto, comece pelas peças de cabide, aquelas que você usa no dia a dia para trabalhar. 

Seguindo esse passo a passo, o seu processo de mudança será muito mais simples e menos estressante. Logo, seu apartamento novo terá a sua cara e será hora de curtir cada momento dentro dele. 

O que você achou das dicas? 

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também estão passando por esse momento. Você também pode acessar no Blog da Arbo mais alguns materiais sobre o assunto: Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns. Como organizar a casa após a mudança? Como organizar mudança: veja 5 dicas

E se você ainda está no processo de buscar o imóvel ideal para você, encontre diversas opções no Portal da Arbo. Compre ou alugue online e sem burocracia, com todo o suporte que você precisa.  Além disso, você também pode tirar as suas dúvidas sobre os mais diversos assuntos na nossa Central de Ajuda.

Postagens relacionadas

rodapé-embutido

Rodapé embutido: o que é e como fazer na sua casa?

Os projetos arquitetônicos trazem cada vez mais  propostas modernas e funcionais. Um exemplo é o rodapé embutido. Leia mais sobre o assunto este artigo! Há quem opte por não usar o rodapé na construção ou reforma da casa. Para quem gosta, esse item oferece suavidade no acabamento final de uma instalação do piso com a parede.  […]

truques para a organização da casa

Organização da casa: veja as principais dicas

A organização da casa é um aspecto muito importante para a qualidade de vida dos moradores. Para que seu imóvel esteja sempre arrumado, confira as dicas no texto abaixo  Manter a organização da casa em dia e deixar os ambientes limpos e arrumados é uma questão de hábito. Sim, pode acreditar! Além disso, é importante […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *