25 de junho de 2022

O que saber antes de realizar a mudança de casa

mudança-de-casa

Vai mudar de casa e não sabe por onde começar? Confira esse guia com todas as etapas que preparamos para você não se perder em nenhuma etapa do processo

Um dos passos mais importante na vida de uma pessoa é decidir realizar mudança de casa. Isso porque, além das diversas questões práticas, há muitos processos burocráticos que aparecem no caminho. 

E, para quem está nessa situação, nada melhor do que um pequeno guia para te ajudar em todas as etapas. É o que tentamos trazer neste texto do Blog da Arbo. Abaixo, você terá acesso a dicas sobre todas as etapas do processo de mudança de casa. 

Desde o que fazer antes, depois e durante a mudança, até questões com documentação e planejamento financeiro. 

Para começar, vamos listar os principais motivos que fazem com que as pessoas escolham fazer a mudança de casa. O objetivo desta lista é que, caso você ainda esteja na dúvida, possa identificar se está ou não na hora de começar a pensar na sua mudança.

Vamos lá? 

3 principais motivos que levam as pessoas a pensarem em mudança de casa

mudança-de-casa

Mais qualidade de vida 

Às vezes, pode ser que a sua vida profissional e familiar estejam estáveis, mas o seu lar ainda não esteja oferecendo tudo o que você precisa para ter qualidade de vida e comodidade. 

Isso é muito comum. Infelizmente, no Brasil, não são todos os bairros que oferecem segurança, opções de lazer e estrutura para os seus moradores. Por isso, muitas pessoas buscam essas características em um novo lugar.

Nova etapa na vida familiar 

Outro fator que pode indicar que é hora de procurar um novo lugar para morar é o crescimento familiar. Quando um casal decide morar junto ou com a chegada de um filho, principalmente. É um excelente momento para procurar um imóvel maior, com mais dormitórios e uma estrutura mais robusta. É nestes momentos também que o casal busca comprar o seu primeiro imóvel. O que, sem dúvida, é um grande passo na vida de qualquer pessoa. 

Está procurando imóveis e não sabe por onde começar? Conheça o Portal da Arbo. As melhores oportunidades imobiliárias da internet. 

Crescimento profissional 

Muitas pessoas decidem mudar de cidade ou de bairro por conta de oportunidades profissionais. Esse é um dos melhores motivos para decidir fazer uma mudança. Já que, realmente, algumas cidades e bairros oferecem mais oportunidades profissionais do que outros. E, quanto mais perto das oportunidades você estiver, mais fácil será aproveitá-las. 

Você pode ler mais sobre esse assunto no neste texto aqui: Quando fazer mudança é uma boa escolha?

Agora sim. Vamos supor que você já tenha analisado todas as possibilidades e decidiu que chegou a hora de procurar um novo lar para você e para toda a sua família. Quais são os próximos passos? O que levar em consideração na busca? 

Essa é uma dúvida muito comum. Mas, também pode ser definida rapidamente se você seguir algumas dicas simples. 

O que levar em consideração na hora de escolher um novo lar? 

mudança-de-casa

Em qual fase da vida você está? 

Analise com calma os porquês da sua mudança de casa para depois pensar qual é o tipo de imóvel ideal para você neste momento. Os erros nesta fase são muito comuns. 

Por exemplo, um casal, recém-casado, procura um imóvel que fique perto do trabalho deles, mas acabam alugando um apartamento muito grande, com vários dormitórios e espaços de lazer, mas longe do trabalho. Esse casal rapidamente irá se arrepender de mudar para este local. Pois não era esse o objetivo principal deles. 

Hoje em dia, é muito simples fazer buscas avançadas de imóveis na internet. Em alguns portais imobiliários você pode fazer filtros como cidades, bairros, metragem, quantidade de dormitórios, faixa de preço, etc. Dessa forma você pode, rapidamente, ver o que está disponível com as características ideais para você no momento. 

Quer fazer essa busca pelo imóvel perfeito agora?

Localização de qualidade é essencial 

Por algum motivo, uma boa localização vai ser essencial no seu dia a dia. Seja por estar em uma região com mais acessos a outras áreas da cidade, perto do trabalho ou das escolas dos filhos. É sempre importante entender qual é o momento da sua vida antes de escolher qual será o seu próximo bairro.

Até porque, ninguém gosta de escolher aquela casa (ou apartamento) dos sonhos e descobrir em poucos dias que a vizinhança é barulhenta e não tem a estrutura necessária para atender as tarefas básicas do dia a dia. 

Uma dica interessante sobre essa questão é visitar a sua nova rua, antes de mudar, em diferentes horários do dia. Dessa forma, você pode verificar os ruídos, segurança e movimentação durante todo o dia. 

Outro fator importante são os comércios. Pode ser uma ótima ideia verificar se existem supermercados, hospitais, centros comerciais e farmácias por perto. Isso facilita demais a vida no cotidiano. 

Escolha uma região com potencial de valorização

Assim como os imóveis, as diferentes regiões da cidade também passam por processos de valorização e desvalorização. Isso ocorre por conta da mudança da própria dinâmica de vida das cidades. 

Por exemplo, se na sua cidade as maiores empresas, comércios e áreas de lazer ficam localizadas mais próximas dos bairros centrais. Esses serão os locais mais valorizados. 

Essa valorização impacta diretamente no preço dos imóveis e dos aluguéis nestas regiões. O ideal é você procurar por bairros que vão valorizar no futuro. Dessa forma, você não gasta tanto dinheiro e pode ver o seu patrimônio valorizar muito no futuro. 

Na hora de escolher o imóvel, tenha cautela 

Estabelecer o tipo de casa (ou apartamento) é o ideal para a sua nova vida.

Essa etapa deve ser feita com muito cuidado. Afinal, trata-se da sua casa nos próximos anos ou, caso você opte por comprar, de seu bem para a vida inteira. 

Nos últimos anos, com os serviços online de alguns portais e imobiliárias, é comum as pessoas alugarem ou comprarem um imóvel sem visitar o local. 

Mas, essa é uma etapa essencial para você não ter problemas na hora da mudança. Por isso, visite seu novo lar em um dia que tenha tempo para verificar se tudo está do jeito que imaginou. 

Aproveite esse momento para pensar onde ficará cada item que levará para a casa nova. Caso tenha alguma dúvida em relação às medidas do espaço, pode ser uma boa ideia levar uma trena e anotar tudo. 

Além disso, pode ser que a sua nova casa precise de alguns reparos para se adequar a sua realidade. Realizando essa visita minuciosa, você pode já anotar tudo que será necessário para que seja perfeito no dia da mudança.

É uma ótima maneira também de ir se familiarizando com o seu novo bairro, vizinhos, conhecendo o trânsito, transporte público e as novas paisagens que farão parte do seu dia a dia. É um ótimo programa para quem está de mudança. 

Vai fazer mudança? Confira esses erros mais comuns 

mudança-de-casa

Agora, já está tudo pronto. Você decidiu pela troca de casa e escolheu a ideal para você. O próximo passo é colocar a mão na massa e começar a preparar tudo para a mudança. 

Como já explicamos acima, essa é uma fase para tratar com cuidado e, principalmente, antecedência.  E, para começar, que tal algumas dicas com alguns dos erros que as pessoas mais cometem nesta hora? 

Pensar em fazer todos os processos sozinho

Se você não tem o conhecimento técnico para fazer algumas atividades, como desmontar móveis, fazer pinturas de casas ou apartamentos e fazer o transporte de cargas, pode ser um grande erro fazer sua mudança por conta própria. 

Imagine, por exemplo, você ter que pintar o seu antigo apartamento novamente porque a pintura não ficou da cor esperada. 

Ou ficar com seu guarda-roupa preso em uma porta e ter que contar com ajuda de profissionais para tirá-lo de lá? Pois é. São situações muito comuns em mudanças e que fazem com que pessoas que querem economizar acabem gastando mais dinheiro do que o necessário. 

Por isso, não se esqueça: caso você não tenha certeza de como realizar um serviço de mudança, conte com a ajuda de profissionais e faça um investimento consciente e seguro. 

Não cuidar do processo de embalagem dos itens

A maioria das pessoas elege o ato de embalar os pertences como a atividade mais complicada de uma mudança. Isso porque, geralmente, é necessário recolher muitas e muitas caixas de papelão, com tamanhos e formas diferentes, para comportar toda a mudança de casa. 

E, acredite, por mais que você ache que é uma pessoa econômica, com poucos objetos pessoais, vai se surpreender com a quantidade de objetos em seu lar.

Por isso, na hora da embalagem, é importante ficar atento aos detalhes. Não deixe nada para última hora. Prepare tudo com antecedência para, no momento da mudança de casa, tudo já estar pronto para apenas ser carregado. 

Outro erro muito comum é deixar as caixas muito pesadas. Quem for carregar durante a mudança, seja uma equipe profissional ou você mesmo, pode não conseguir suportar todo o peso de uma caixa imensa. O ideal é dividir o peso em várias caixas menores. Dessa forma, o peso ficará melhor distribuído e não haverá transtornos na hora do carregamento. 

Descuidar da instalação/desinstalação de serviços

Mudanças de casa são sempre uma correria. São muitos detalhes para cuidar, uma nova rotina e atividades diárias. E, justamente por isso, muitas vezes, algumas pessoas se esquecem de fazer algo fundamental: solicitar o desligamento e o ligamento de serviços como água, luz e internet. 

Esse é um processo essencial para evitar transtornos, como chegar o dia da mudança e a sua casa nova não ter luz ou ainda você pagar mais um mês pela luz do imóvel antigo, por exemplo. 

Por isso, sempre se lembre de coordenar o corte dos serviços básicos do imóvel antigo e também a instalação dos mesmos na nova residência.

Entre os serviços mais comuns e que demandam essas observações, podemos citar: 

  • Água;
  • Gás;
  • Luz;
  • Telefone;
  • Televisão à cabo;
  • Internet.
  • Entregas e correspondências.

Além dos serviços essenciais, um dos passos mais importantes na vida de quem está mudando de casa é atualizar o endereço de entrega de faturas de cartões de crédito, celulares, planos de saúde, seguros, entre outros. 

Colocar isso em sua agenda vai evitar que você tenha problemas com atrasos, multas ou suspensão de serviços por falta de pagamento.

Não fazer o inventário da sua mudança 

Essa é, provavelmente, a etapa mais esquecida pela maioria das pessoas. Você sabe de cabeça todos os itens que vai transportar na sua mudança de casa? Muito provavelmente não, né?! Por isso, um passo essencial para qualquer pessoa que vai fazer uma mudança é realizar um inventário de todos os itens. 

Um inventário é o procedimento de identificação de todos os bens que você está transportando em sua mudança. Uma espécie de lista mesmo. Ele tem o objetivo de organizar e garantir que tudo que saiu da sua casa antiga vai chegar na nova sem prejuízos para você. 

Esse processo pode ser feito junto com a empresa de transportes ou por conta própria. O importante é que você saiba tudo o que será transportado no caminhão e confira se tudo chegou ao destino final conforme o combinado.

Mudança de casa: por onde começar? 

Uma das primeiras coisas que você deve fazer no seu apartamento novo é uma revisão geral da situação dele. Apesar de esse serviço ser feito por uma equipe de profissionais sempre que ocorre a troca de moradores em um imóvel, também é obrigação do morador verificar se tudo está funcionando bem no local. 

Veja abaixo alguns detalhes que são importantes para você prestar atenção: 

  • Fechaduras e maçanetas devem funcionar perfeitamente;
  • Verificar se há rachaduras, furos ou umidade em forros em telhados;
  • Observar se existem trincos, rachaduras ou outros problemas nas vidraças;
  • Estado dos revestimentos no piso e nas paredes;
  • Funcionamento de todas as torneiras;
  • Faça o teste em todas as tomadas da casa;
  • Presença de infiltração ou mofo;
  • Estado dos itens de acabamento, como peças de metal, pedras e elementos decorativos;
  • Tamanho dos cômodos e nivelamento das paredes; 
  • Funcionamento das luzes;
  • Parte hidráulica da casa. 

Lembre-se: mesmo que você esteja mudando para um apartamento que foi construído recentemente, que não recebeu outros moradores, é necessário realizar esse passo a passo. Afinal, a vistoria é a sua garantia de que você não terá mais problemas e dor de cabeça no futuro. 

Caso todos esses itens estejam funcionando corretamente, você já pode passar para a próxima etapa na sua mudança para um apartamento novo. 

Depois disso, é hora de organizar a mudança em si. Para fazer essa etapa de maneira planejada, é necessário seguir alguns passos. 

Organize todos os itens que for empacotar

O começo de uma mudança de casa pode ser um pouco desesperador. Mas, tenha calma. Comece separando as caixas, sacolas, bolsas e pastas para armazenar os seus pertences. Essa é uma tarefa que precisa ser feita o quanto antes para evitar que você chegue no dia da mudança e não tenha o suficiente para empacotar os seus itens. 

Marque o dia da mudança com sabedoria 

Você deve se preparar para ter bastante tempo livre durante esse dia. Afinal, uma mudança sempre exige dedicação. Por isso, caso seja de dia de semana, avise no trabalho com antecedência, desmarque compromissos ou tarefas e fique focado somente em sua mudança. 

Faça listas com as principais etapas

Para você não se esquecer de nada, faça uma lista geral da mudança. Esse método antigo ainda é o melhor para manter tudo em ordem na sua mudança. Você pode separar por cômodo ou pela pessoa responsável por cada caixa. 

Identifique tudo que for necessário 

Nunca se esqueça de fazer a identificação das caixas. Com isso, fica muito mais fácil de você ou quem for transportar as caixas saber de qual cômodo pertence os itens daquela caixa. 

Escolha uma empresa de confiança para fazer sua mudança

Como já explicamos acima, se você não tem o conhecimento técnico para fazer a mudança, deve escolher uma empresa especializada no ramo para realizar essa atividade para você.

É o caminho mais indicado para a maioria das pessoas, uma vez que, atividades como desmontar e montar móveis, empacotar e carregar objetos frágeis, geralmente exigem um conhecimento técnico que a maioria das pessoas não tem. Por conta disso, pode ser uma ótima ideia contar com profissionais para te ajudar. 

Confira se os seus móveis cabem na casa nova 

Um passo muito importante em todo o processo é conferir se os móveis da casa antiga cabem na nova. Pode parecer primário, mas muitas pessoas simplesmente se esquecem de conferir se tudo que estão levando cabe no seu novo lar. 

Caso não caiba, é uma boa oportunidade para pensar em renovar os seus móveis e doar ou vender os antigos. Já caso você prefira levar, confira se será necessário desmontá-los ou se você poderá levar inteiros na mudança. É muito importante saber se os móveis passam nas portas, janelas e corredores da casa nova. 

Quais são os primeiros passos na casa nova? 

mudança-de-casa

Uma vez que você esteja instalado na casa nova, chegou a hora mais gostosa de todas: organizar tudo e deixar o local com a sua cara. Essa é uma das fases mais prazerosas, mas, como todas as outras, também exige dedicação. 

Abaixo, confira o passo a passo para você seguir quando mudar para o seu apartamento novo. 

Arrume cômodo a cômodo ao fazer mudança

Essa forma de organização otimiza o processo e evita que os seus itens fiquem espalhados e misturados. 

A prioridade deve ser dos itens essenciais. Geladeiras, fogão, roupas e máquinas de lavar, são muito usados no dia a dia. Portanto, cuide para que eles estejam instalados e funcionando o mais rápido possível. Isto, com certeza, irá permitir que a sua nova residência esteja habitável o mais cedo possível.

Como já descrevemos acima, a identificação das caixas, vai te ajudar muito nesta hora. Conforme as caixas forem saindo do caminhão, você pode já ir posicionando em seus respectivos cômodos. Ter esse cuidado vai evitar aquele batalhão de caixas espalhadas pela casa. 

Quando você já sabe o lugar de cada item, a organização é simplificada e muito mais ágil. O importante é manter a casa sempre em ordem para que facilite o seu dia a dia. 

Os profissionais vão te ajudar também nesta etapa 

Essa dica também já apareceu por aqui. Mas, vale ressaltar: contrate profissionais caso você não tenha o conhecimento necessário para fazer a montagem de imóveis. Quem já precisou desmontar móveis como sofá, estantes ou mesas, sabe o quanto é complicado fazer a montagem novamente. Sem contar que se aventurar em fazer essa tarefa sozinho, pode danificar completamente os seus imóveis. 

Por isso, sempre conte com a ajuda de profissionais para te auxiliar, já que, apenas os profissionais estão cientes de todas as particularidades técnicas de cada tipo de montagem. Dessa forma, você garante um serviço de qualidade e sem prejuízos para o seu novo lar. 

Limpe tudo antes de guardar

Esse item vale, principalmente, para roupas, agasalhos e roupas de cama. Levar tudo limpo é sempre melhor, pois, quando se desfizer a mudança, não será necessário lavar tudo antes de guardar. Isso irá fazer com que seu processo de mudança de casa seja muito mais ágil e também menos cansativo.

Não se esqueça de aproveitar cada segundo

Nada é da noite para o dia. Por isso, lembre-se de ter paciência nesta nova fase. Nem tudo estará perfeito na primeira semana, mas também é uma grande oportunidade para implementar novas rotinas e atitudes. 

A dica aqui é começar a organização pelas prioridades. No primeiro dia, por exemplo, arrume a cozinha e o seu quarto pessoal, pois são os ambientes mais utilizados.

As roupas pedem sempre uma atenção especial. Portanto, comece pelas peças de cabide, aquelas que você usa no dia a dia para trabalhar. 

Seguindo esse guia simples, você verá a sua mudança de casa se desenvolver com muito mais facilidade. 

Mas, antes de a gente encerrar esse guia, que tal uma dica bônus para quem tem pet em casa e está pensando em fazer mudança? 

Vejo como preparar o seu pet para a mudança de casa 

Os animais domésticos são muito sensíveis às mudanças de ambientes e de rotinas. Isso acontece porque eles são animais de costumes e territórios. 

A primeira coisa que um cão, por exemplo, faz ao chegar em um novo ambiente é demarcar aquele território como “seu”. Esse é um processo herdado de seus ancestrais que viviam na natureza e precisavam brigar pelo espaço com outros animais. Portanto, eles demarcam o local com seus cheiros, pelos e espaços. O mesmo processo ocorre com os gatos. 

Por isso mesmo, é essencial que você cuide de seu pet neste momento. O dia da mudança especificamente pode ser bastante estressante para ele. 

Apesar de não ter muito como fazer de outra forma, mantenha ele perto de você ou longe da movimentação intensa. O ideal é que ele fique preso dentro de um cômodo, longe da mudança. 

Distraia ele com brinquedos, brincadeiras ou servindo sua comida preferida na hora da refeição. 

Caso você realmente não consiga mantê-lo calma, pode ser uma boa ideia considerar um hotel para pets ou a casa de um amigo. Por lá, ele vai manter uma rotina tranquila por algumas horas e vai se estressar muito menos. 

Caso seja um trajeto muito longo, como mudanças de cidades, por exemplo, a caixa de transporte para cachorro é uma grande ideia. Nos primeiros minutos na nova casa, feche bem todas as portas e janelas, e deixe seu pet explorar o novo local do jeito dele. Tente não controlá-lo muito nesta hora. Lembre-se: essa é uma grande mudança para ele também. 

Depois desse primeiro contato, existem ainda alguns cuidados que você pode ter para deixar o seu pet ainda mais à vontade nos primeiros dias no novo lar. 

Um dos principais é manter os itens pessoais dele em um lugar semelhante na casa nova. Isso ajuda porque, da mesma maneira que nós, os pets também possuem memória afetiva e apego pelos seus objetos. 

E aí, o que achou do nosso guia com dicas sobre como fazer mudança de casa de forma mais tranquila e segura? 

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também vão fazer uma mudança de casa em breve. 

E se você quiser saber mais informações sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e encontre os melhores empreendimentos. Lá você encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você pode também acessar outros artigos sobre a mudança de casa no Blog da Arbo. Como: Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns. Que tal?!

Para dúvidas do dia a dia, a nossa Central de Ajuda pode te ajudar nesse momento. Visite também o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família.

Postagens relacionadas

como-organizar-a-casa

Como organizar a casa após a mudança?

Depois de fazer toda a sua mudança, chegou a hora de organizar a sua nova. Quer saber dicas para tornar esse processo mais simples? Confira no texto. Você passou por todos os processos para fazer a sua mudança e agora não sabe como organizar a sua casa nova? Esse é realmente um momento que exige […]

bairro-universitario

Bairro universitário: veja vantagens e desvantagens

Se você vai se mudar de cidade e planeja encontrar um imóvel em um bairro universitário, precisa conhecer a rotina do local. É comum que, ao ingressar no ensino superior, muitos estudantes se mudem de cidade. Isso porque, muitas vezes, as universidades estão localizadas a uma distância considerável e o aluno se vê diante de […]

2 Comentários

    1. Olá, Francisca, bom dia! Tudo bem?

      Ficamos muito felizes que tenha gostado de nosso artigo e aproveitamos para te convidar a conhecer outros conteúdos que publicamos aqui no Blog da Arbo. Fique à vontade!

      Obrigada por nos acompanhar e por deixar seu feedback =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *