Poucas pessoas imaginam que um profissional da construção civil possui as habilidades necessárias para trabalhar em uma startup que desenvolve transformação digital voltada para o mercado imobiliário. Para provar o contrário, convidamos o Gabriel, responsável pela parte de Software QA Tester da Arbo, para celebrar o dia do Engenheiro Civil.
Nessa conversa ele mostrou como é importante a interdisciplinaridade dentro de uma startup e como a sua formação contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades aqui na Arbo Imóveis.
A minha trajetória dentro da profissão
Meu nome é Gabriel Mercer, tenho 23 anos e sou Engenheiro Civil, natural de Ortigueira uma cidadezinha no interior do Paraná. Trabalho na Arbo desde janeiro de 2019, onde iniciei como estagiário, mas como aqui as coisas acontecem muito rápido, logo no primeiro mês já fui efetivado. Já fiz de tudo um pouco, desde o primeiro atendimento com o cliente final, suporte com os usuários do sistema, teste de software e atualmente trabalho com gestão de qualidade e desenvolvimento ágil.
Assim como todo estudante de engenharia civil, meu sonho durante a faculdade sempre foi trabalhar em uma grande empresa de construção civil, no ínicio do curso, era apenas esse o meu foco, tanto que no segundo ano consegui estágio um uma construtora e comecei a dar os meus primeiros passos na carreira com execução de obras públicas.
Foi uma ótima experiência, nela pude acompanhar 3 obras muito diferentes entre si, e em cada uma desenvolver uma habilidade bem específica. Graças à essas vivências tive a oportunidade de trabalhar em uma outra empresa, desta vez de médio porte na construção civil. E passados alguns meses realizei o sonho de todo estudante: trabalhar na maior empresa de construção civil de Londrina – PR, minha cidade atual. E para minha sorte essa empresa acredita que a capacitação dos funcionários é primordial para o sucesso e comigo não foi diferente, durante o período de estágio tive a oportunidade de realizar diversos cursos de capacitação na área projetos, logística e metodologias ágeis.
Gerenciamento de projetos e a engenharia civil
Durante a faculdade pouco se fala sobre gerenciamento de projetos, pelo menos no meu curso o foco não é exatamente esse, porém foi um tema que sempre me chamou a atenção, pois diferente do cálculo estrutural, orçamento e administração de obras, o gerenciamento de projetos enxerga todas as atividades desenvolvidas no canteiro de forma macro e compila todas as informações importantes para alcançar o objetivo que é a entrega da obra.
No fim das contas, no desenvolvimento de software não é muito diferente: nós também temos um cliente, os requisitos necessários, orçamento, recursos e mão de obra. A principal diferença é que nós conseguimos entregar nosso produto para o cliente e continuar construindo, é como se em um edifício residencial os moradores do primeiro andar já se mudassem antes que os outros andares estivessem prontos.
A engenharia dentro da Arbo
Minha principal função na Arbo é fazer com que o processo seja fluido e com o mínimo de interferências, é como se eu fosse um ponto de encontro entre os setores de marketing, tecnologia e desenvolvimento, suporte e atendimento. Meu trabalho é registrar os requisitos de cada um, separar por prioridades e administrar as demandas, é como se eu fosse um guarda de trânsito em um cruzamento com o semáforo estragado, se não tiver um cidadão ali no meio sinalizando e apitando todo mundo se atropela.
Ver também: QUEM FAZ A ARBO: Comunicação e relacionamento
Como acontece tudo isso na prática?
Utilizamos a metodologia ágil que consiste em separar as demandas do desenvolvimento em “sprints” que nada mais são do que as fatias de um todo. Dentro das sprints nós temos as atividades que podem ser de 3 tipos: Feature (quando é uma novidade) Bug (algum problema que precisa ser reparado) e Support (atividades de atendimento ao usuário).
Essas demandas chegam até mim e minha função é registrá-las no nosso software de gerenciamento de atividades, assim que cadastrada, essa tarefa recebe um número de identificação e entra direto no backlog que é basicamente o lugar onde ficam as tarefas que ainda não foram planejadas.
Depois de registradas as tarefas, elas são incluídas nas sprints quinzenais, ou seja, a cada 15 dias nós entregamos mais valor para o nosso cliente, lançando uma nova ferramenta, corrigindo algum problema ou realizando qualquer outro atendimento específico, é por isso que estamos crescendo tão rápido, porque estamos sempre fazendo algo novo.
Após todos estes processos a tarefa está pronta para entrar em teste e é nesta fase que podemos verificar o feedback do cliente com o objetivo de aprender com os erros ou com os acertos. Nossa principal inspiração é o autor Eric Ries que deu o nome desse processo de “Melhoria contínua – Construir, medir, aprender” é um ciclo infinito, sempre em busca de entregar a maior quantidade de valor possível para o nosso cliente e dessa forma acelerar a transformação digital no mercado imobiliário.
Transformação digital no mercado imobiliário
Aqui na Arbo, todos as pessoas trabalham com um objetivo bem específico: trazer a transformação digital para o mercado imobiliário. Atualmente tudo vem se transformando digitalmente, o modo como assistimos filmes, ouvimos música, utilizamos o banco, tudo está diferente e tudo é digital, entretanto, quando se fala de mercado imobiliário muitas atividades ainda são realizadas da maneira tradicional.
Para que uma empresa se transforme em digital ela precisa de infraestrutura, um time, muita resiliência e força de vontade. O que nós fazemos aqui na Arbo é facilitar essa transformação para pequenas médias e grandes imobiliárias e fazemos isso cuidando de toda cadeia, desde a pesquisa até a divulgação do imóvel nas principais plataformas imobiliárias.
Nós entregamos um site intuitivo e de fácil utilização com o que tem de mais moderno em UX, disponibilizamos um CRM para que a imobiliária consiga administrar os clientes e otimizamos o primeiro contato entre corretor e cliente de uma forma revolucionária, mesmo que o cliente não venha através do nosso site, e sim através de um portal ou rede social, nosso software classifica esse cliente, encaminha para a imobiliária responsável pelo imóvel, seleciona um corretor e encaminhamos um aviso para o Whatsapp do corretor solicitando que ele acesse o sistema online e realize o atendimento, caso o corretor não atenda o cliente em menos de 30 minutos, ele será automaticamente encaminhado para outro corretor e assim por diante até que ele seja atendido.
Um dos nossos slogans diz que o usuário não tem horário para procurar por um imóvel, mas a maioria das imobiliárias fecha as 18hrs, nós não, nós possibilitamos que esse cliente seja atendido 24hrs se assim a imobiliária quiser.
Gostou de conhecer a profissão de Engenharia e uma pouco mais sobre transformação digital? Qual a próxima profissão quer ver por aqui?
Acompanhe as nossas redes sociais (IG | Facebook).