24 de janeiro de 2021

Como é morar em Londrina?

Como é morar em Londrina?

Saiba as vantagens de morar em Londrina, a cidade mais amigável do sul do Brasil 

A maior cidade do interior do Paraná, é essa a estatística do IBGE para quem vai morar em Londrina, que tem só 85 anos, mas muita história para contar. Sua uma população é estimada em aproximadamente 575.377 mil habitantes, e a cidade é a segunda maior do estado, perdendo apenas para a capital Curitiba.

A pequena grande cidade no norte do estado guarda consigo outros nomes como Pequena Londres e Capital do Café. Desde que foi fundada, na década de 1930, a cidade floresceu e se ampliou progressivamente.

Pequena Londres 

Colonizada inicialmente por ingleses, ao perceberem a semelhança da capital da Inglaterra pela neblina e o clima da região, dominaram a cidade de Londrina, que significa “pequena Londres”.

Capital do café

O crescimento populacional e econômico se deu no início pelo plantio e comercialização do café, por isso ficou conhecida como “Capital do Café” por muitas décadas.

Isso influenciou muitos estrangeiros virem a morar na região de Londrina a procura de trabalho, que logo foi tomada por alemães, italianos, portugueses e japoneses.

Pela grande quantidade de campi universitários, muitos jovens e estudantes escolhem morar em Londrina para construir sua carreira acadêmica e acabam ficando na cidade.

Você pensa em morar em Londrina? Então confira alguns dos muitos e bons motivos para experimentar a vida nessa cidade que ao mesmo tempo é calma, tranquila e agitada, sendo encantadora!

Cidades amigável

Se você pensa em morar em Londrina, aqui está o primeiro motivo: o município foi considerado a terceira cidade mais amigável do país, sendo classificada entre as mais acolhedoras do Brasil de acordo com a agência de viagens Expedia, em 2016. Nada mal, né? 

Esse crédito todo se deu pela sua quantidade e qualidade de restaurantes, a hospitalidade da população e também os serviços oferecidos em hotéis, dados colhidos para o ranking da agência na pesquisa. Ou seja, residir em Londrina é contar com qualidade de vida, com certeza. 

Uma cidade onde as pessoas são agradáveis, possui vida noturna agitada, ensino, segurança, saúde e lazer que atendam a todos é um diferencial que poucas cidades brasileiras desse porte possuem. 

Mobilidade urbana para quem vai morar em Londrina

Sensação de cidade grande

Se você gosta de cidade grande, vai gostar de morar em Londrina. Pela sua quantidade de prédios, o município traz aquela sensação de cidade grande, sabe?  

Ao mesmo tempo, viver em Londrina também traz a sensação de pequena, isso porque de um local a outro, dizem que só leva 10 minutos para se deslocar. Isso se dá pela ótima mobilidade urbana que Londrina tem. A cidade cresceu bem rápido e em pouco tempo, recebendo muitas reformas em sua estrutura de ruas e estradas.

Trânsito

O transporte público e as novas formas de deslocamento, como caronas por aplicativos, também proporcionam uma boa fluidez do trânsito na cidade. Sem contar as ciclovias nos bairros mais populosos.

Atualmente, Londrina conta com 16 veículos do tipo Superbus, que são maiores, com mais infraestrutura, e que fazem parte do projeto do Sistema de Transporte Urbano BHLS. Contudo, para o andamento do projeto, reformas estão sendo feitas em diversos pontos da cidade para atender a capacidade do ônibus especial.

Com algumas obras já em andamento e outras finalizadas, morar em Londrina terá mais uma próxima vantagem: melhorias no sistema de transporte público, o que facilitará o trânsito e a mobilidade da população.

Alimentação para quem vai morar em Londrina

Se você gosta de comer bem, e de degustar uma variedade de sabores de culinária, esse é outro motivo para levar a vida em Londrina: fome e vontade de algum prato, em Londrina, ninguém passa! 

Para todos os gostos e bolsos 

Qualquer pessoa que mora em Londrina sabe: aqui existem opções de pratos para todos os gostos, todas as exigências e todos os bolsos. Culinárias estrangeiras, como a japonesa, a árabe, a italiana, a chinesa e também a mexicana.

Como uma típica cidade brasileira, Londrina sofre influência dos quatro cantos do mundo, e isso também refletiu na sua gastronomia. Muitos descendentes de colonizadores criaram restaurantes na cidade, trazendo sabores tradicionais e que se misturaram com a culinária nacional, resultando em misturas que agradam a todos os paladares.

E se você gosta também de lanches, sejam eles dos típicos carrinhos de rua, como o Reginaldo’s Lanches da Av. Paraná, ou das porções de botecos dos mais variados tipos, você encontra aqui também. Essa é outra vantagem de viver em Londrina: uma variedade de bares e restaurantes espera os londrinenses a cada esquina! (Fazer hiperlink com outra matéria sobre bares e restaurantes)

Morar em Londrina é querer degustar a cada semana um prato diferente, e aqui você pode! Bares e restaurantes por toda a cidade revelam um dado: o londrinense gosta e muito de comer bem! Confira os melhores bares e restaurantes com mais detalhes lendo nossa matéria completa.

Comércio

Londrina vive a base do comércio varejista. É o que movimenta a maior parte do PIB da cidade. Lojas de roupas, calçados, mercados e pequenos estabelecimentos estão espalhados pelos quatro cantos da cidade.

Se você gosta de fazer compras ou sempre estar atualizado com as novidades, vai adorar viver em Londrina. Só de andar pelo Calçadão da cidade, por exemplo, você encontra uma variedade de segmentos do comércio: vestuário de roupas e sapatos; Coisas para casa e decoração, como móveis; locais para saúde e beleza como salão de cabeleireiro, farmácias e mercados. Isso porque nem chegamos nos shoppings!

Shoppings para quem mora em Londrina

Quem reside em Londrina ou até mesmo visita a cidade sabe que os shoppings daqui são destaque. O primeiro deles, Catuaí Shopping, foi inaugurado em 1990 e é o maior shopping do sul do país em área bruta locável. Possui 270 lojas entre âncoras e satélites, praças de alimentação, cinema, serviços e lazer.

Viver Londrina oferece aos moradores finais de semana cheios de atividades para escolher: você pode passear nos shoppings, ir ao cinema, fazer compras ou até mesmo degustar aquele saboroso prato com calma na praça de alimentação. 

Como muitas cidades vizinhas não possuem shoppings centers, você facilmente encontra moradores de Maringá, Cambé, Rolândia, Ibiporã, entre outros, visitando os shoppings de Londrina para passear.

Atualmente existem inúmeros shoppings em Londrina, que atende toda a cidade na sua extensão. Os principais são: Catuaí Shopping, Aurora Shopping, Boulevard Londrina Shopping, Royal Plaza Shopping, Londrina Norte Shopping, Shopping Saul Elkind, Shopping Quintino, Camelódromo de Londrina, Planet Shopping, Shopping Com-tour, Armazém da Moda, entre outros.

Pontos turísticos para visitar em Londrina

O que não falta aos moradores de Londrina são muitos pontos turísticos para visitar, tanto históricos quanto de construções mais recentes. Eles são também opções para visitar no tempo livre. 

Alguns dos pontos turísticos mais conhecidos de Londrina são: a Praça Tomi Nakagawa, o Cine Teatro Ouro Verde, o Parque Governador Ney Braga, o Museu de Arte de Londrina, o Jardim Botânico, e o Museu Histórico e Praça Rocha Pombo.

Alguns lugares que também são muito apreciados pelos que vivem em Londrina e que utilizam os espaços para prática de esportes como caminhada, corrida ou pedalada, que são eles: Lago Igapó, Zerão, Barragem do Lago Igapó, entre outros.

Cultura

Se você gosta de eventos culturais, vai adorar morar em Londrina. A cidade conta com 13 festivais anuais. Dentre eles, e o mais famoso, destacamos o Filo (Festival Internacional de Londrina) que todo ano traz atrações do mundo inteiro. Os espaços utilizados principais para esses eventos são a Concha Acústica, o Cine Teatro Ouro Verde e o Teatro Zaqueu de Melo.

A cidade de Londrina também conta a Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina) que promove grande parte das atividades artísticas e culturais da cidade, dentre eles festivais, peças de teatro e apresentações de dança ao longo do ano.

Universidades para quem vai morar em Londrina

Cidade universitária 

Atualmente Londrina conta com 29 instituições de ensino superior. Bastante, não? É uma verdadeira cidade universitária

Isso significa que, além de uma variedade de opções para a educação superior, morar em Londrina é contar com muitos eventos e festas que atendam a esse público. São bares, baladas, casas de shows e festas organizadas pelos estudantes estão entre as principais atrações dos jovens da cidade.

Ensino básico

Mas isso também significa que a cidade conta com boas escolas do ensino básico, fundamental e médio, aliás, Londrina é outro destaque neste ponto. Escrevemos uma matéria completa sobre as melhores escolas de Londrina. Por isso, residir em Londrina tem inúmeras vantagens, entre elas, é uma boa cidade para se estabelecer e constituir uma família, juntando qualidade de vida, boas escolas e universidades, segurança e a sensação de cidade grande, apesar de pequena. 

Clima

Devido a sua localização, o clima de Londrina é classificado como subtropical úmido. Ou seja, conta com chuvas ao longo do ano todo, mas mais frequentes no verão. 

Aproveita todas as estações 

O que também reflete em temperaturas mais baixas no inverno e mais altas no verão. É o tipo de clima onde se aproveita todas as estações do ano. Por isso morar em Londrina é perfeito para quem aprecia tanto o tempo frio, mas também gosta do calor, sem extremos de nenhuma das partes.

Cidade segura

Apesar da população grande, a cidade de Londrina conta com uma taxa de violência baixa em relação a outras regiões do estado, o que é um ponto importante para se morar na cidade. 

O Paraná registrou queda de homicídios nos últimos anos, e a região de Londrina se destacou com maior redução por obter queda de 46% em 2018 em relação ao ano anterior. 

Confira nossa matéria sobre os bairros mais seguros de Londrina aqui.

Viu só como razões não faltam para você morar em Londrina? Uma cidade acolhedora, segura e que possui uma gama de atrações para se divertir no dia e nas noites, independente da idade ou do gosto.

Experimente morar em Londrina. Consulte o site da Arbo imóveis e veja as melhores opções de imóveis para quem quer morar bem na Cidade mais amigável do Sul do País. E para saber tudo o que precisa antes de comprar um imóvel em Londrina, leia nosso artigo detalhado aqui.

Postagens relacionadas

bairros-de-São-Bernardo-do-Campo

Os melhores bairros de São Bernardo do Campo

Saiba quais são as melhores regiões para você morar nessa grande cidade do ABC paulista! Todos os anos, novos moradores são atraídos para os bairros de São Bernardo do Campo. Isso se deve a ótimos índices de qualidade de vida e do desenvolvimento da economia da região. Se antes havia na cidade uma grande quantidade […]

parques-em-Osasco

Conheça os 10 melhores parques em Osasco

Quer fazer uma programação diferente no final de semana? Então confira os principais parques em Osasco, que possuem entrada gratuita e fácil acesso Combatem a poluição, facilitam o controle da temperatura urbana, oferecem ar de excelente qualidade e um ótimo local para passear com a família. Estas são algumas das vantagens dos grandes jardins localizados […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *