16 de abril de 2024

Gleba Palhano: saiba por que o bairro é um dos mais procurados de Londrina.

gleba palhano

A Gleba Palhano é um bairro procurado por muitos londrinenses quando o assunto é morar com qualidade de vida. Leia o texto para saber mais!

A Gleba Palhano é um bairro localizado na zona sul de Londrina, próxima ao centro da cidade. Ela é considerada uma das regiões mais valorizadas do município, que possui aproximadamente 575 mil habitantes.

veja imoveis ideais

Londrina é umas das 4 mais populosas da região sul do Brasil. O centro urbano do norte do Paraná tem forte desenvolvimento econômico, habitacional e cultural.

Neste artigo, vamos conhecer um dos bairros mais promissores da cidade, a Gleba Palhano. Vamos lá?

Como surgiu a cidade de Londrina?

A colonização da região Norte do Paraná teve início nos anos de 1904 e 1905, com fazendeiros, vindos de Minas Gerais e São Paulo a Cambará, atraídos pelo fértil solo de terra roxa. 

A partir de 1922 o governo do estado concedeu terras para algumas empresas privadas de colonização. E em 1924 surge a Companhia de Terras Norte do Paraná, subordinada da inglesa Paraná Plantations Ltd., responsável pela colonização de Londrina e região. 

No mesmo ano, em 1924, tem início a Missão Montagu, chefiado por Lord Lovat, um técnico em agricultura e reflorestamento. Da mesma forma como nós hoje nos impressionamos com a grande estrutura dos apartamentos em Londrina, na época, ele ficou impressionado com o solo norte-paranaense e acabou adquirindo duas glebas para instalar fazendas e máquinas de beneficiamento de algodão.

O empreendimento acabou fracassando e, por conta disso, a Companhia de Terras Norte do Paraná dividiu a região em pequenos lotes e decidiu colocá-los à venda, promovendo assim uma verdadeira reforma agrária e colonizando toda a região.

Na época isso foi um sucesso: muitos trabalhadores sem posses puderam ter acesso a esses pequenos lotes de terra, já que as condições de pagamento eram favoráveis às suas condições financeiras, e fizeram as suas moradias aqui em Londrina. 

Ao longo da história da cidade vários pontos se tornaram pontos turísticos, como o Museu Histórico de Londrina. Veja alguns dos pontos turísticos que fazem parte da história da cidade.

Se você quiser saber mias sobre a cidade de Londrina, assista ao vídeo Centro histórico – Londrina vista de cima – 85 anos, do Canal MultiTV, disponível no YouTube.

Como é o desenvolvimento da Gleba Palhano?

Segundo o  Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, o bairro é um dos mais promissores da cidade. Com crescimento vertical e horizontal, a região recebe edifícios de médio e alto padrão, além de uma variedade de edifícios de luxo. O bairro fica ao lado do Lago Igapó e possui, aproximadamente, população de 20.000 pessoas.

A região é jovem, teve seu boom nos últimos anos e é responsável por uma expansão comercial, imobiliária e gastronômica da cidade. Com a Gleba, uma nova onda de empreendimentos comerciais e condomínios residenciais surgiu, revelando uma região favorável ao crescimento e à novos negócios.

veja imoveis ideais

Antes de ser um bairro, a Gleba era uma gigantesca fazenda aberta de propriedade de Mábio Gonçalves Palhano. A família ainda possui muito mais terras em outras localizações da cidade.

Infraestrutura da Gleba Palhano

A região cresceu, e proporcionalmente, aumentaram suas opções de lazer e gastronomia. A região abriga o conhecido Aurora Shopping, galerias comerciais, bares, restaurantes e cafés.

Os bairros mais próximos da Gleba Palhano são o Centro, o Jardim Cláudia, o Bela Suiça, o Guanabara e o Alberto Zortéa.

A região também engloba áreas abertas e em contato com a natureza, como a Praça Pé Vermelha e o Lago Igapó. O bairro recepciona com entusiasmo novidades gastronômicas e culturais, como food trucks e eventos como o Blues no Lago.

As principais vias de acesso à Gleba Palhano são:

  • Avenida Madre Leônia Milito
  • Avenida Ayrton Senna da Silva
  • Avenida Presidente Castelo Branco
  • Rodovia Celso Garcia Cid

Escolas e colégios próximos à Gleba Palhano

Você pode matricular seus filhos em idade escolar em diversas escolas da região da Gleba Palhano. Confira algumas opções muito próximas ao bairro:

  • Colégio Universitário, localizado na Rua Ana Morena de Mello Menezes;
  • Colégio Dôminos, na Rua Carolina Vieira Neto;
  • Colégio Londrinense, na Avenida Juscelino Kubitscheck;
  • Escola Municipal Norman Prochet, na Rua Sucre;
  • Colégio PGD, na Rua Ulrico Zuinglio.

Sem falar na UEL (Universidade Estadual de Londrina), uma das melhores universidades do Paraná, localizada há apenas 3 quilômetros de distância, ou 5 minutos de carro, se você for pela Rodovia Celso Garcia Cid.

Localização e segurança

A morada na Gleba permite mobilidade, tranquilidade e segurança. As ruas são iluminadas e os diversos prédios com segurança 24h permitem um ambiente com monitoramento e tranquilidade para os moradores e moradoras.

A região da zona Sul permite fácil acesso a outros bairros da cidade, como o Centro e o entorno da Universidade Estadual de Londrina. O Catuaí Shopping Londrina, a cidade de Cambé e as PR-445 e PR-538 também estão nas redondezas.

A Gleba Palhano possuí vários mercados, mercearias, lojas e serviços de todos os tipos em seu interior. Você pode fazer compras no Super Muffato da Aevnida Madre Leônia Milito, ou ainda, no Super Muffato Gourmet do Shopping Aurora, que fica na Avenida Ayrton Senna da Silva.

Como é morar na Gleba Palhano?

Muitas pessoas escolhem a Gleba para chamar de lar por proporcionar integração entre moradia, emprego e lazer. Os centros comerciais do bairro movimentaram outras partes da cidade para a região, além dos novos empreendimentos na planta ou em construção que também encantaram novos habitantes que mudaram-se para a região.

vista gleba palhano
Gleba Palhano vista de cima e a grande quantidade de prédios da região

Além disso, serviços de saúde, academias, padarias e escolas abastecem a necessidade dos moradores e moradoras e permitem excelente qualidade de vida.

Morar na Gleba é ter tudo por perto, por um custo benefício excelente. O preço dos imóveis no bairro tem grande variação entre R$ 165.000 – R$ 5 milhões, aproximadamente. Os imóveis mais comuns são apartamentos ou casas em condomínios. Confira nossa seleção de imóveis para locação de até 2000 na Gleba.

Outro nicho imobiliário da Gleba são os prédios comerciais, com grande oferta de salas para locação para escritórios, empresas, consultórios e lojas. Você pode fazer consultas com diversas especialidades de médicos, além de também poder trabalhar em alguns dos escritórios com a vista mais bonita da cidade.

Quais são os melhores restaurantes da Gleba Palhano?

Morar na Gleba significa que você irá ter uma vida noturna e gastronômica movimentada. Isso porque o bairro possui diversas opções de bares e restaurantes, prontos para te proporcionar uma experiência incrível. Confira algumas das principais opções:

1 – Gracco Burguer

Aberta no final de 2020, originalmente no centro de Londrina, o Gracco Burguer oferece diversas opções de lanches prensados e artesanais, além de porções de coxinhas que acompanham o lanche e fazem muito sucesso entre os clientes.

Para os vegetarianos, a lanchonete oferece lanches com o Futuro Burguer, feito de um hambúrguer vegetal que imita a textura e o sabor da carne. O Gracco Burguer está localizado na Rua Caracas, nº 133, próximo à Avenida Higienópolis.

2 -Pizza Hut

O Pizza Hut é uma das maiores franquias de pizza do mundo, presentes em diversas cidades ao redor do planeta. Eles oferecem vários sabores de pizza com um sabor incrível e entrega em tempo recorde. O Pizza Hut Londrina fica na Avenida Madre Leônia Milito.

3 –Restaurante Caponata

O Restaurante Caponata é um dos melhores restaurantes da cidade de Londrina. Você vai comer as melhores massas da cidade neste restaurante, desde macarronadas até pizzas bem preparadas. E é claro que eles também contam com uma variedade de refeições em seu cardápio. O Caponata fica na Avenida Ayrton Senna, no 3º piso do Shopping Aurora.

5 –Domino’s Pizza

A Domino’s é uma rede de pizzarias internacional que tem diversos sabores extremamente deliciosos em seu cardápio. Ela está presente em diversas partes do mundo e em Londrina, está localizada na Avenida Ayrton Senna, ao lado do Shopping Aurora.

6 – Jerônimo Track

Jerônimo é uma rede de hamburguerias espalhadas por todo o Brasil, pertencente à mesma rede do restaurante Madero. Eles fazem diversos tipos de lanches e, inclusive, apresentam opções vegetarianas em seu cardápio com hambúrgueres de grão de bico, beterraba e cenoura. Eles estão na Avenida Ayrton Senna, nº 650.

7 –Palhano Gastro Park

O Palhano Gastro Park se tornou um point na Gleba Palhano por ter um clima agradável ao lado do Lago Igapó! Você encontra diversas opções gastrônomicas e ainda pode passear ao redor do lago. O Palhano Gastro Park fica na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1415.

Apartamentos para comprar ou alugar na Gleba Palhano

Se você está procurando apartamentos para comprar ou alugar na Gleba Palhano, você não pode deixar de acessar o Portal da Arbo. Lá você vai encontrar diversas opções de imóveis disponíveis na Gleba Palhano – Londrina.

Você pode contar com a ajuda de filtros e mapas especializados que te ajudam na hora de procurar o apartamento perfeito para suas necessidades. Acesse e alugue ou compre um apartamento diretamente pela Arbo!

gleba palhano
Gleba Palhano vista do lago Igapó de dia: para quem caminha no lago é uma ótima vista não é mesmo?

Como se organizar para a mudança?

Agora que você já sabe como é morar na Gleba Palhano em Londrina, veja algumas dicas que você deve saber ao se mudar para o bairro. Tenha em mente que a Gleba é um bairro formado quase que exclusivamente por prédios, portanto, você deve se lembrar de alguns pontos antes de se mudar.

  • Agendamento no prédio: Muitos condomínios de edifícios, ou quase todos, exigem que você agende um horário na portaria para se mudar. Isso porque os funcionários devem preparar os elevadores para fazer a mudança e devem registrar que ela irá acontecer, pois existe uma taxa para este tipo de serviço em prédios.
  • Agendamento na CMTU: Outro ponto que você deve levar em consideração é o agendamento de vagas na rua para o caminhão de mudança. Isso depende muito da localização do prédio para que você está mudando, por isso, se atente. O processo deve ser feito na CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina).

O que você achou deste conteúdo?

Pensando em mudanças? A Gleba pode ser sua nova localização. Indicamos a região para moradia e investimento. Deixe nos comentários o que você mais gostou de saber sobre o bairro Gleba Palhano de Londrina!

Aqui no Blog da Arbo você encontra diversos conteúdos sobre o mercado imobiliário, desde dicas de cálculo de aluguel, financiamentos e até mesmo artigos sobre decoração para seu novo apartamento! Acesse O que saber antes de comprar um apartamento em Londrina.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

bela praia para quem busca casa em guarapari

O que saber antes de comprar casa em Guarapari

Se você deseja comprar uma casa em Guarapari, precisa conhecer a cidade. Aqui você confere tudo que precisa saber antes de se mudar. O litoral capixaba atrai diversos turistas e moradores todos os anos. São diversas as praias e as opções de lazer na localização e, se você deseja comprar ou alugar uma casa em […]

escolas-particulares-em-Osasco

As 5 melhores escolas particulares em Osasco

Escolher um colégio para os filhos é uma tarefa difícil. Pensando nisso, trouxemos uma lista com as cinco principais escolas particulares em Osasco. Confira! Depois de escolher o melhor bairro para morar na região metropolitana de São Paulo, chega o momento de conhecer e avaliar as melhores instituições de ensino da região. E, para tomar […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *