19 de abril de 2024

Veja os melhores bairros de Campinas

melhores-bairros-de-campinas

Quer se mudar para uma cidade com alto nível de qualidade de vida? Antes de escolher o seu imóvel, conheça os melhores bairros de Campinas!

Muitos bairros de Campinas  contam com uma grande oferta imobiliária, gastronômica, cultural, comercial e acadêmica, o que faz dela um lar perfeito para viver e começar uma nova rotina.

Campinas está apenas a pouco mais de 90 km de São Paulo. A cidade está localizada quase que no centro do estado de São Paulo e também fica muito próxima de cidades do interior.

Com mais de um milhão de habitantes, a cidade tem sido um dos destinos mais desejados para se morar no Brasil. 

E se você também está pensando na possibilidade de morar neste incrível município, conheça agora os melhores bairros de Campinas. Cada um deles tem características próprias que agradam aos mais diversos gostos e atendem a diferentes interesses.

Antes de conhecer os melhores bairros de Campinas, veja o vídeo a seguir que apresenta diversos lugares importantes de cidade. A gravação, que está disponível no Youtube, foi publicado pelo canal Adriano Araujo em dezembro de 2019.

O que achou desse registro exuberante do pôr-do-sol em Campinas? As imagens mostram como o município é extenso e muito desenvolvido. Por isso que vale a pena conhecer pessoalmente.

A cidade conta com bairros pacatos e repletos de áreas verdes, e também, lugares mais movimentados e localidades próximas à região central e comercial. Que tal conferir quais são esses locais e conhecer mais sobre estes variados aspectos? Vamos lá!

  1. Jardim Chapadão
  2. Cambuí
  3. Taquaral
  4. Centro
  5. Guanabara
  6. Parque Prado
  7. Mansões Santo Antônio
  8. Botafogo

Melhores bairros de Campinas: Jardim Chapadão

Localizado em uma das áreas de maior altitude da cidade, esse é um dos bairros de Campinas que tem uma infraestrutura de ponta e conta com todos os tipos de lojas e estabelecimentos de conveniências necessários para o dia a dia da família, como mercado, farmácia, padaria e supermercado.

Além disso tudo, o bairro Jardim Chapadão é ideal para as famílias que têm crianças, pois lá você vai encontrar excelentes opções de lazer ao ar livre em áreas verdes. Neste bairro, localiza-se a Pedreira Chapadão — um respiro de natureza em meio à cidade urbana.

melhores bairros de campinas jardim chapadão
A pedreira do Chapadão oferece diversas opções de lazer e está localizada em um dos melhores bairros de Campinas

A pedreira  tem cerca de 130 mil metros quadrados. Além de uma praça central para shows, há outras atrações, como espelho d’água com cascata, canteiros e plantas, pista de cooper. Certamente, este é um local entre os bairros de Campinas que vale a pena conhecer!

No Jardim Chapadão também há um complexo militar, que faz parte a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e faz divisa com a Fazenda Chapadão, onde se localiza a 11ª Brigada de Infantaria Leve (GLO). Nas proximidades também estão o Instituto de Tecnologia de Alimentos e a Fazenda Santa Elisa, pertencente ao Instituto Agronômico de Campinas.

Cambuí

O Cambuí é um dos mais famosos e conhecidos entre os bairros de Campinas. Ele representa a área nobre da região, tem infraestrutura excelente e muitos lançamentos imobiliários.

Outro motivo para morar na região é a agradável sensação das ruas arborizadas. Porém os benefícios não se restringem apenas à beleza. A arborização urbana valoriza os imóveis da região, por ser um aspecto muito atrativo para os moradores.

No Youtube, o canal Vate Imóveis apresenta em vídeo os principais pontos do bairro. As imagens foram gravadas com a ajuda de um drone e, assim, é possível ver diversos detalhes de Cambuí. Veja como a região é bem arborizada e com opções de praças, de supermercados, de bares e de restaurantes.

O bairro Cambuí é considerado o coração da cidade entre os bairros de Campinas e figura entre os locais mais desejados para viver entre os campineiros. Isso se deve também ao seu charme interiorano, proporcionado por suas ruas de paralelepípedo.

A região reúne várias possibilidades de lazer e entretenimento, já que abriga bons restaurantes e bares da cidade, e seus atrativos caracterizam a vida noturna do município. Se este é uma questão que faz diferença para você, confira nosso post sobre os melhores restaurantes e bares de Campinas e se aprofunde mais neste assunto.

Espaços culturais 

Além da agitada vida noturna, este é um dos bairros de Campinas que oferece amplas escolhas de espaços culturais, como teatros (Teatro Escola Macunaíma, Arena e Carlito Maia) e museus, como o Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). 

O bairro também é ótimo para quem tem filhos, pois oferece algumas das melhores escolas privadas da cidade, como o Colégio Progresso, o Objetivo, e o Madre Cecília. Quem vai cursar o ensino superior pode optar por universidades no próprio bairro, como a Universidade Paulista (UNIP), Faculdades Unidas Metropolitanas (FMU) e a Universidade São Francisco. 

Taquaral, um dos melhores bairros de Campinas

O bairro Taquaral é um dos mais tradicionais entre os bairros de Campinas e conta com um comércio local que inclui supermercados, correios, escolas, academias, bancos e demais serviços, e que podem ser acessados a pé, com uma tranquila caminhada pelas ruas arborizadas. Como é um bairro vizinho ao Cambuí, os moradores podem acessar o centro da cidade com facilidade.

Lagoa do Taquaral

O bairro conta com um grande cartão-postal da região, a Lagoa do Taquaral, que faz parte do Parque Portugal. Muito arborizado e agradável, o local se destaca por ser um ambiente seguro e familiar, com características muito valorizadas ao procurar o local perfeito para se morar.

melhores bairros de campinas taquaral
A Lagoa do Taquaral, situada em um dos melhores bairros de Campinas, é um excelente espaço de lazer para os moradores da cidade

No quesito entretenimento e lazer, a área do Taquaral está nas mais populares entre os  bairros de Campinas na opinião de muitos campineiros. Lá é onde moradores de todas as idades se reúnem para praticar diferentes tipos de esportes, atividades físicas ou simplesmente caminhar ao ar livre.

Entre os equipamentos esportivos do Parque Portugal, destacam-se o Ginásio de Esportes Alberto Jordano Ribeiro, com quadras de vôlei e basquete e o Balneário Municipal Marlene Porto, que disponibiliza três piscinas abertas ao público. O parque também conta com pistas de cooper, kart, aeromodelismo e patinação, ciclovia e quadras poliesportivas.

Escolas bem avaliadas 

Este é um dos bairros de Campinas que possui instituições escolares bem avaliadas no Enem de Campinas, como o Colégio Poliedro, que está entre as 10 primeiras, a Escola Salesiana São José, Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Anglo e COC.

As universidades mais próximas são a Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Paulista e a São Francisco. Se você pretende se mudar para Campinas para estudar, confira nosso post sobre as melhores Faculdades de Campinas e saiba mais desse assunto.

Veja os melhores bairros de Campinas
A Mackenzie é uma das melhores faculdades do Brasil e, além disso, uma de suas unidades está em um dos melhores bairros de Campinas!

Quem procura por uma boa variedade de imóveis para escolher o que alugar também se surpreende com Taquaral, pois este é um dos bairros de Campinas que é muito bem dividido entre prédios e casas.  

Isso permite que o novo morador analise várias alternativas antes de decidir onde morar, desde apartamentos bem equipados e modernos em condomínios fechados até casas mais tradicionais à beira da rua. 

E o melhor de tudo é que essa vizinhança é muito bem localizada e com acesso rápido a outras áreas importantes de Campinas, como os bairros Cambuí, Jardim Flamboyant e Jardim Planalto.

O Centro também está entre os melhores bairros de Campinas 

Por fim, temos o centro de Campinas. Essa região é excelente para quem deseja aliar comodidade, praticidade e bons preços. Este é um ótimo local para quem trabalha ou estuda na região. Sua oferta de serviços é grande e permite fazer muita coisa no próprio entorno.

Além disso, os principais pontos de comércio ficam no Centro, o que torna mais fácil encontrar quaisquer produtos e serviços necessários. Isso inclui escolas, farmácias, mercados, entretenimento, shoppings e diversas outras opções. 

O canal TiscaGrau, no Youtube, publicou em outubro de 2017 um vídeo que mostra com mais detalhes o Centro de Campinas. Se você tem curiosidade em saber como são as ruas, os imóveis e o movimento do bairro, então confira o registro a seguir:

Este é um dos bairros de Campinas para aqueles que preferem uma rotina mais agitada, especialmente por conta do comércio. A Treze de Maio é praticamente uma versão reduzida da 25 de março, de São Paulo, e oferece lojas de praticamente todos os segmentos com preços competitivos. 

A oferta de restaurantes, padarias e lanchonetes também é alta, oferecendo interessantes pontos de encontro e variedades culinárias para todos os gostos.

melhores bairros de campinas centro
O Centro, um dos melhores bairros de Campinas, oferece uma bela vista aos habitantes

Guanabara

O Guanabara é, além de um dos melhores bairros de Campinas, um dos mais tradicionais. Com uma localização privilegiada na cidade, próxima ao Centro e aos bairros Cambuí e Taquaral, a região é servida por avenidas importantes, que concedem fácil acesso a diversas áreas do município

Uma das características mais marcantes do bairro Guanabara é abrigar diversos estabelecimentos de saúde, como hospitais e clínicas. Dessa forma, a região é conhecida por servir bem à população que precisa de cuidados especiais com relação à saúde, como os idosos, bem como aos funcionário que trabalham nesses locais.

Veja os melhores bairros de Campinas
Escolher um dos melhores bairros de Campinas significa morar com qualidade de vida

Mesmo que seja considerado um bairro residencial, o Guanabara não deixa a desejar quando o assunto são estabelecimentos comerciais. Isso porque a região abriga não somente lojas, mas também bancos, farmácias, academias, clubes e diversos supermercados.

Quem escolhe o Guanabara, por morar em um dos melhores bairros de Campinas, desfruta de uma excelente qualidade de vida em uma das principais cidades de São Paulo.

Parque Prado

Ao contrário do Guanabara, o Parque Prado é um bairro novo e conhecido por seu planejamento. A região é marcada pela presença de inúmeros condomínios verticais e horizontais, que atraem novos moradores todos os anos.

Situado na região Sul da cidade, o bairro está situado em uma localização estratégica, uma vez que conta com diversas vias importantes, que concedem fácil acesso a diversas regiões.

O Parque Prado, por ser considerado um bairro residencial, confere boa qualidade de vida aos seus moradores, especialmente aqueles que buscam privacidade – em decorrência dos condomínios verticais e horizontais.

Esse fator, entretanto, não significa que a região não conta com serviços comerciais. Muito pelo contrário: o Parque Prado conta com muitos estabelecimentos importantes e úteis para os moradores, como supermercados, lojas e farmácias.

Mansões Santo Antônio

O bairro Mansões Santo Antônio, como o próprio nome sugere, é um dos mais nobres de Campinas. Atualmente, essa é uma das regiões mais buscadas de toda a cidade, especialmente pelo público de alto padrão.

A localização do Mansões Santo Antônio é um de seus grandes diferenciais, uma vez que está situado nas proximidades do Parque Dom Pedro Shopping, da Unicamp, da Lagoa do Taquaral e muitos outros pontos importantes.

Veja os melhores bairros de Campinas
Os melhores bairros de Campinas, com certeza, oferecem o que você e sua família procuram

Devido à proximidade com a Unicamp, o Mansões Santo Antônio tem se tornado, a cada dia, um bairro universitário. Isso acontece, também, porque a região abriga diversas outras instituições de ensino superior, como a Uniesp, a Politécnica e a Anhanguera.

A qualidade de vida dos moradores do Mansões Santo Antônio é favorecida, também, pelas áreas de lazer situadas nas proximidades do bairro, com destaque para a Lagoa do Taquaral.

Botafogo

Se você deseja morar em uma região que tem tudo, precisa conhecer o Botafogo, um dos melhores bairros de Campinas. Localizado nas proximidades do Guanabara, o Botafogo abriga diversos estabelecimentos comerciais importantes.

Os serviços de saúde oferecidos no bairro são grandes destaques. Isso porque a região abriga diversos hospitais relevantes não somente para Campinas, mas para diversas cidades ao redor. O Hospital Santa Sofia e o Hospital Vera Cruz são considerados os principais.

O Botafogo é conhecido por ser agitado e, por isso, é um bom local para aqueles que gostam de se divertir em restaurantes, bares e casas noturnas.

Tenha paciência aos escolher onde morar entre os variados bairros de Campinas. Isso porque a cidade possui muitas ótimas regiões para morar com a família e se divertir com os amigos.

Observe que, na hora de escolher entre os melhores bairros de Campinas, você deve levar em consideração as suas preferências e dos seus familiares. Desse modo, vai ser bastante simples dar o sentido certo à sua busca por uma residência.

A escolha do bairro ideal

Como você pôde ver até aqui, diversos lugares da cidade têm condições de serem considerados os melhores bairros de Campinas. Claro que isso tem a ver com o perfil procurado, já que as várias localidades têm suas singularidades. 

Se você gostou do nosso conteúdo continue nos acompanhando aqui pelo Blog da Arbo Imóveis e sempre fique bem informado sobre as melhores cidades. Confira nossos posts também sobre os melhores pontos turísticos de Campinas e sobre tudo que você precisa saber para morar em Campinas.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

O-que-fazer-no-Rio-de-Janeiro

Saiba o que fazer no Rio de Janeiro

Você sabe o que fazer no Rio de Janeiro além de visitar os pontos turísticos? A cidade oferece muitas opções fora do circuito mais conhecido. Visitar o Rio de Janeiro é sempre uma experiência que rende muita diversão e bons momentos. A energia alegre da cidade contagia os turistas, e é impossível não aproveitar tudo […]

o-que-fazer-em-campinas

Saiba o que fazer em Campinas

Não sabe o que fazer em Campinas? Confira diversas opções de lazer e sai o que fazer para curtir essa cidade! Campinas é a 11ª cidade mais rica do Brasil, de acordo com um ranking elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E, por estar em uma colocação tão boa, você já deve […]

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *