18 de abril de 2024

Saiba quais são as melhores escolas do Rio de Janeiro

melhores-escolas-rio-de-janeiro

Se você quer encontrar a melhor escola para seus filhos no Rio de Janeiro, fique com a gente e leia este post!

A educação dos filhos é uma prioridade, concorda? É importante você saber quais são as melhores escolas do Rio de Janeiro, para escolher a que vai oferecer a melhor experiência de aprendizado para as suas crianças.

Uma escolha como essa pode garantir um futuro cheio de conquistas para os pequenos. Pois ter como base uma educação que estimule à leitura, ao questionamento e ao raciocínio lógico, sem dúvida, faz toda a diferença.

Neste post reunimos as melhores escolas do Rio de Janeiro, tanto na rede privada como as melhores opções estaduais e federais cariocas. Confira!

  1. Escola Carolina Patrício
  2. Escola Mater
  3. Escola Eleva
  4. Colégio Santo Agostinho
  5. Colégio Estadual Chico Anysio
  6. Escola Municipal Friedenreich
  7. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

Saiba quais são as melhores escolas do Rio de Janeiro no setor privado

1- Escola Carolina Patrício

A Escola Carolina Patrício está localizada no bairro de São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. Em um lindo casarão com amplo espaço, a tradicional escola oferece berçário, educação infantil e ensino fundamental. A unidade se destaca por oferecer ensino de qualidade e atendimento atencioso e humanizado para crianças do Berçário 2.

A infraestrutura do berçário é completa e segura, com absoluta higiene e salas específicas para cada atividade, e não é por menos que o local está entre as melhores escolas do Rio de Janeiro, pois a instituição de ensino tem um ambiente lúdico, moderno, muito confortável e seguro, ideal para receber as crianças.

A Escola Carolina Patrício atende turmas do Fundamental I, que corresponde do 1° ao 5° ano, e oferece ensino de Língua Portuguesa, de Artes e Movimentos, Matemática, e Sociedade e Natureza.

2- Escola Mater

A Escola Mater – Colégio São Conrado é um dos mais antigos, tendo mais de 37 anos de história. A instituição recebe alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular.

É sem sombra de dúvida uma das melhores escolas do Rio de Janeiro, com um ensino integral, inovador e transformador. A escola trabalha com diversos recursos científicos e tecnológicos, com matérias do currículo nacional, regimes de externato e semi-internato e várias atividades extracurriculares, que contribuem para a boa formação dos alunos.

A infraestrutura da Escola Mater é incrível, com playground, piscina e quadras esportivas. A escola fica na Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 126.

3-Escola Eleva

Fundada em 2017 e com forte crescimento desde então, a Escola Eleva atende alunos da educação infantil ao ensino médio. É reconhecida por oferecer espaços modernos e mesclar um currículo acadêmico e habilidades socioemocionais. O ensino é bilíngue e em tempo integral, e por isso essa instituição não poderia ficar de fora da lista de  melhores escolas do Rio de Janeiro.

Conheça mais sobre a escola neste vídeo do canal Escola Eleva, disponível no Youtube.

Hoje há duas unidades no Rio de Janeiro: uma na Barra da Tijuca e outra em Botafogo. A Escola Eleva da Barra está localizada na Av. José Silva de Azevedo Neto, 309, e o projeto construído desde sua fundação foi pensado para priorizar ambientes que estimulam a criatividade e o prazer pela aprendizagem, seguindo tendências mundiais na educação. A Escola Eleva de Botafogo está localizada na Av. General Severiano, 159 e fica em um tradicional endereço da cidade do Rio de Janeiro. 

4- Colégio Santo Agostinho

O Colégio Santo Agostinho também possui duas unidades: o Instituto Cultural Santo Agostinho e o Novo Leblon, na Barra da Tijuca. Fundado em 1946, apoiado na filosofia agostiniana de seu fundador, o colégio oferece ensino fundamental e ensino médio.

Sua preocupação pedagógica intensa e o acompanhamento do desenvolvimento da educação levam seus alunos aos primeiros lugares nos vestibulares, e consequentemente também a coloca nessas opções das melhores escolas do Rio de Janeiro. 

A instituição educa desde crianças até alunos que se preparam para o Enem e para o vestibular. A proposta pedagógica é inovadora e sólida. A instituição possui ótima estrutura física, com laboratórios, capela, quadras esportivas, biblioteca e muito mais.

Melhores escolas do Rio de Janeiro no setor público

5- Colégio Estadual Chico Anysio 

O Colégio Estadual Chico Anysio oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos alunos, como por exemplo: internet, refeitório, biblioteca, laboratório de ciência, laboratório de informática, sala de leitura, auditório, sala do professor e alimentação.

Inaugurado em 2013, o colégio adotou o modelo de educação integral voltado para oferecer aos jovens as condições para desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais necessárias para viver no século 21. 

A instituição está entre as melhores escolas do Rio de Janeiro pois fornece a metodologia e a formação dos gestores, e mostrou um desempenho médio 50% melhor nas diversas disciplinas da matriz curricular do ensino médio, quando comparado às escolas avaliadas pelo Sistema de Avaliação Bimestral do Processo de Ensino e Aprendizagem (Saerjinho). 

Ela fica localizada na Rua Amaral, 26, na região do Andara.

6- Escola Municipal Friedenreich

Com 370 alunos divididos em 14 turmas da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Friendereich conquistou a avaliação de 7,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, ficando bem acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação que era de 6,8. Além disso, também está entre as melhores unidades consideradas pela Prefeitura do Rio. 

Com taxa zero de abandono, a escola oferece atividades dinâmicas, atrativas e inclusivas. Além das aulas tradicionais como Português, Matemática e Ciências, a unidade trabalha com as crianças artes cênicas, música, informática e até uma experimentação na Língua Alemã. Muito legal, não é?!

Das 144 mil escolas públicas do país, a escola foi a escolhida em 2019 para representar o Brasil na visita do então ministro da Educação de Bangladesh, Zakir Hossen, por ser um modelo de educação de qualidade, e é por isso que também está nessa nossa lista das melhores escolas do Rio de Janeiro!

7- Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) fica no bairro do Rio Comprido e é vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi inaugurado em abril de 1957, e tem por objetivo promover a educação básica e co-promover a formação de professores em parceria com os institutos básicos da Universidade.

O CAp-Uerj oferece formação integral aos estudantes da Educação Básica, dos ensinos fundamental e médio, bem como proporciona experiências de aula aos graduandos da Uerj, voltados à docência. 

Para auxiliar os alunos nas atividades virtuais na pandemia, a universidade desenvolveu o Programa de Suporte Digital, que distribuiu tablets e chips com acesso à internet àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

As vantagens de morar perto da escola dos filhos

Quando tudo voltar ao normal (ou ao novo normal), estudantes no Rio e dos quatro cantos do país vão retornar ao dia a dia nas instituições de ensino. E esse retorno impacta na hora de deslocar ou de morar próximo aos estudos escolares, e isso inclui, especialmente, qualidade de vida para pais e filhos. Além disso, morar perto de algumas das melhores escolas do Rio de Janeiro também valoriza os imóveis no mercado imobiliário, sabia?

Se você gostou desse conteúdo sobre as melhores escolas do Rio de Janeiro, temos certeza que vai adorar saber quais são os melhores bairros ou até mesmo os melhores restaurantes do Rio de Janeiro! Tem tudo aqui no Blog da Arbo, navegue e confira!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

bairros-nobres-belo-horizonte

Veja os bairros nobres de Belo Horizonte

Veja os bairros nobres de Belo Horizonte para morar, além de dicas e informações valiosas sobre cada região! Essa cidade proporciona uma qualidade de vida excepcional e por isso já são mais de 2,5 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE, e que ainda tem ganhado cada vez mais destaque quando o assunto é […]

morar na vila mariana

O que você precisa saber para morar na Vila Mariana

Procurando casa ou apartamento para morar na Vila Mariana? Saiba tudo sobre um dos bairros mais desenvolvidos de São Paulo! Morar na Vila Mariana significa ter todos os benefícios de uma das regiões mais desenvolvidas de São Paulo. Localizada na zona centro-sul da cidade, ela é habitada por pessoas com renda média de R$ 3.600, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *