24 de maio de 2022

Melhores faculdades de Porto Alegre

As melhores faculdades de Porto Alegre oferecem a realização do sonho do primeiro curso, com muitas opções em todas as áreas de conhecimento.

Terminou o ensino médio e agora está procurando a melhor faculdade para fazer uma graduação? Então vem com a gente, que hoje a Arbo preparou uma lista com algumas das melhores faculdades de Porto Alegre, para você começar a viver no mundo universitário. Confira!

Como funciona a avaliação de qualidade das faculdades? 

Para saber se uma faculdade é bem avaliada, você precisa conhecer as duas pontuações que o Ministério da Educação (MEC) dá para cada instituição de ensino superior, o IGC e o CI.

O IGC é o Índice Geral de Cursos, dado pelos professores e alunos da faculdade, somado com as notas dos formandos no ENADE (uma prova feita pelo MEC para avaliar o aprendizado dos estudantes).

Já o CI é o Conceito Institucional. Essa nota é dada pelo MEC depois de uma visita presencial à instituição de ensino. São analisadas as instalações físicas, a capacitação dos professores, a gestão da faculdade, entre outros critérios.

Os dois índices tem notas que vão de 0 a 5. Se a faculdade teve nota 5, significa que ela tem um excelente ensino. As notas 3 e 4 também são muito boas, mostrando que a instituição tem qualidade de ensino. Já as notas de 0 a 2 são insuficientes, e a faculdade precisa fazer melhorias para uma nova avaliação do MEC.

Agora que você já sabe como escolher, vamos conhecer algumas das melhores faculdades de Porto Alegre, para começar o ensino superior com o pé direito? 

UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está no ranking das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Com nota 4 nos índices IGC e CI, ela é considerada a segunda melhor universidade federal do país.

Com 88 opções disponíveis, a UFRGS tem cerca de 29 mil alunos estudando. Alguns cursos se destacam, como os de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Administração de Empresas. Mas todos que são oferecidos foram muito bem avaliados, e têm excelência de ensino.

A UFRGS também tem cursos de mestrado e doutorado em diversas áreas, e diversos programas de pesquisa e extensão, inclusive um observatório astronômico e um planetário. Os dois são abertos à comunidade para visitas, com entrada gratuita.

O vestibular é bem concorrido, então é bom se preparar bastante para garantir uma vaga. Alguns têm provas de habilitação específica antes do vestibular, como o de música. Vale a pena fazer um bom cursinho pré-vestibular e estudar bastante!

Saiba quais são os bairros mais seguros de Porto Alegre para morar

UFCSPA

Se você quer fazer um curso na área da saúde, então precisa conhecer a Fundação  Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Fundada há apenas 10 anos, essa instituição já conseguiu a nota máxima do MEC nos dois índices de avaliação. Ela também está no ranking das 10 melhores universidades federais do país. 

A instituição oferece 16 graduações, todas na área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Informática Biomédica, entre outros. Além disso, a UFCSPA também tem um programa de residência médica, e várias pós-graduações, inclusive de mestrado e doutorado.

Para concorrer a uma vaga, é necessário fazer o Enem e depois se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada), uma plataforma online em que você seleciona a instituição e o curso que  quer se candidatar. A classificação no SISU é feita de acordo com a nota do Enem. Todos são bem concorridos, então é bom se preparar com antecedência para arrasar no Enem!

Conheça os melhores restaurantes de Porto Alegre

PUCRS

Fundada em 1948, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) tem  55 cursos disponíveis em diversas áreas de conhecimento, e foi considerada na última avaliação do MEC  como a melhor universidade privada no sul do país, com nota 4 nos dois índices de avaliação.

Além das opções em graduação, A PUCRS também tem 23 cursos de mestrado e 22 de doutorado, e vários projetos de extensão, para que o estudante possa ampliar os conhecimentos aprendidos nas aulas e ter experiências práticas do mercado de trabalho.

Outro ponto positivo é que pelo menos 69% dos professores da universidade tem doutorado, isso garante um ensino de qualidade em todas as áreas.

Para os estudantes da área da saúde, a universidade mantém o Hospital São Lucas, que presta atendimento gratuito para a comunidade, e onde os alunos podem atuar com supervisão dos professores. 

Ficou interessado? Pois fique sabendo que a PUCRS tem vários programas de bolsa de estudos, descontos na mensalidade e um programa próprio de crédito estudantil. Vale a pena se informar mais e garantir a sua vaga.

Veja os melhores bairros de Porto Alegre

UERGS

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) oferece mais de 60 cursos de graduação, e também mestrado em diversas áreas. Além disso, os projetos de extensão também tem várias opções, inclusive com oferta de bolsas de estudo para os participantes.

Um dos destaques na universidade são os de Agronomia e Artes Visuais, avaliados entre os melhores no Rio Grande do Sul. 

A universidade também tem programas de auxílio financeiro para os estudantes com dificuldades financeiras, como o Prodiscência, que disponibiliza bolsas mensais para ajudar o aluno a pagar despesas com transporte e alimentação, e o programa de doação de computadores para quem não tem condições econômicas para comprá-los. 

Para conseguir uma vaga é preciso fazer o Enem e se inscrever no SISU, e claro, estudar bastante, pois as vagas são bem concorridas.

FADERGS

O Centro Universitário FADERGS conseguiu nota máxima na última avaliação do MEC, e está entre as melhores faculdades de Porto Alegre. 

A faculdade oferta mais de 50 cursos de graduação presencial e semipresencial. O foco principal dessa instituição é buscar a empregabilidade dos estudantes e incentivar o empreendedorismo. O destaque vai para o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o de Direito e de Administração, que são muito bem avaliados pela comunidade acadêmica e pelos próprios alunos. 

E se você quer algo com duração um pouco menor, a FADERGS também tem cursos com permanência de dois anos e meio, como Gestão de Negócios Digitais, Estética e Cosmética e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo. 

Ela também oferece bolsas de estudo, aceita algumas modalidades de crédito estudantil e bolsas do governo, como o FIES e o PROUNI, e tem convênio com empresas de financiamento privado, como a PRAVALER e CREDIES. 

Gostou de conhecer algumas das melhores faculdades de Porto Alegre ? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Melhores-restaurantes-de-BH

Melhores restaurantes de Belo Horizonte

Os melhores restaurantes de Belo Horizonte oferecem uma variedade que vai muito além do tradicional pão de queijo. As opções surpreendem! Quando a gente pensa em Belo Horizonte, uma das primeiras coisas que vem à mente é aquele pão de queijo delicioso, certo? Mas você pode se surpreender ao saber que, além da maravilhosa comida […]

melhores-praias-em-balneário-camboriú

As melhores praias em Balneário Camboriú

Para os amantes de mar, qualquer praia pode ser bem-vinda. Conheça um pouco mais sobre a costa de Balneário Camboriú A famosa cidade de Balneário Camboriú atrai milhares de pessoas todos os anos por conta do seu litoral. Localizada a apenas 80 km da capital do estado, no litoral de Santa Catarina, no sul do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *