18 de abril de 2024

O que fazer em Osasco: 10 lugares para visitar

o-que-fazer-em-Osasco

Está pensando em se mudar para a região metropolitana de São Paulo e não sabe o que fazer em Osasco? Confira a lista com os melhores locais.

Se você pretende morar em uma cidade com quase 700 mil habitantes, precisa conhecer os lugares mais legais que todo morador e/ou turista não pode deixar de visitar. Osasco é, segundo dados de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a 8ª cidade mais populosa do estado de São Paulo e, com isso, possui inúmeras regiões fascinantes que você não pode deixar de visitar. Assim, chegou a hora de descobrir o que fazer no município.

Vale muito a pena visitar Osasco. A região, além de contar com os melhores restaurantes, escolas, faculdades e bares, contém excelentes atrativos. Que tal conhecer diferentes atividades para fazer na cidade?

Shoppings e parques estão na lista

Pet Parque Municipal de Osasco

O que fazer em Osasco

O Pet Parque Municipal de Osasco foi o primeiro parque da cidade destinado aos animais domésticos. O local possui uma ampla área verde e inclui aparelhos de exercícios, porta-saco de lixo para recolher os dejetos e bebedouro planejado para os pets.

Inicialmente, o parque foi criado para promover a comunicação entre os animais domésticos e, como consequência, também estimula a troca de experiências entre os tutores. O Pet Parque Municipal de Osasco está localizado na avenida Franz Voegeli, número 930, bairro Jardim Wilson.

Osasco Plaza Shopping

O Osasco Plaza Shopping foi inaugurado em 1995 e possui 48 mil m2 de área construída. O estabelecimento garante diversão para toda a família, visto que é uma das referências de atrações para crianças e adolescentes no município. 

Salas de cinema com filmes modernos, lojas de roupas e acessórios e ambientes confortáveis são algumas das qualidades que o Osasco Plaza Shopping proporciona aos seus visitantes.

Entre as mais de 200 lojas, é impossível não encontrar o melhor da moda. O amplo estacionamento, composto 1.200 vagas, facilita a rotina dos consumidores. E, ainda, não podemos nos esquecer da praça de alimentação, que oferece diversas opções para acabar com a sua fome.

A principal diferença entre o Osasco Plaza Shopping e os outros shoppings da cidade é a integração com o Calçadão de Osasco. Dessa forma, o trânsito em torno do estabelecimento é apenas de pedestres, o que promove mais bem-estar ao público.

O Shopping Osasco Plaza está localizado na área central, na rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, número 81. O local está situado a apenas 15 minutos de distância do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, outro lugar interessante para visitar.

Borboletário Municipal de Osasco

O que fazer em Osasco: 10 lugares para visitar

O Borboletário Municipal de Osasco está incorporado ao Parque Ana Luiza Moura de Freitas e possui vínculo com a Sema (Secretaria de Meio Ambiente de Osasco). O lugar proporciona ao público a oportunidade de estudar os períodos e os costumes das borboletas.

As visitas ao borboletário são divididas em pequenas turmas supervisionadas pelos profissionais do local. Durante a visitação, é possível observar 12 espécies de borboletas. Se ficou interessado em conhecer o Borboletário Municipal de Osasco, não deixe de conhecer o local, que está localizado na rua David Silva, número 111, no bairro Jardim Piratininga.

Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos

Quer aproveitar a calmaria ou, ainda, caminhar com a família enquanto observa uma ampla e linda área verde? Então o Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos é lugar ideal para você. O local também é conhecido como Parque da Fito ou como Jardim das Flores e, é claro,está entre os principais parques em Osasco.

Em 2010, o Parque da Fito passou a integrar o Ecomuseu, que tem como intuito a proteção e a divulgação biológica. A estrutura do museu conta com a Sala Verde, um espaço que possibilita que os visitantes aprendam sobre o meio ambiente. 

O parque abriga, ainda, um playground para as crianças, aparelhos de ginástica ao ar livre, lago, sanitários e quadra esportiva. O Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos está localizado na rua Georgina, número 64, no Jardim das Flores.

Shopping União de Osasco 

Lojas conceituais, vitrines modernas, amplos corredores e arquitetura arrojada. Essas são algumas das características do Shopping União de Osasco, que está há mais de 11 anos estabelecido na cidade. São 246 mil m2 de área construída para entreter os osasquenses.

O shopping sabe bem como proporcionar momentos de lazer. O lugar oferece salas de cinema, pista moderna de boliche e diversas atrações para divertir toda a família. E, se você se esqueceu de realizar as compras de alimentos do mês, o centro comercial dispõe de um amplo e completo hipermercado.

O que diferencia o Shopping União de Osasco dos demais são os estabelecimentos como Cinemark, Madero e Outback, que despertam atração em muitas pessoas. Além disso, o espaço conta com uma unidade do Poupatempo, um programa do Governo de São Paulo que agrega muitos serviços de utilidade pública à comunidade.

Entretanto, se o que te interessa é comer nos melhores fast foods, o Shopping União de Osasco acomoda mais de mil pessoas em sua praça de alimentação. E, ainda, você pode usufruir de todos esses benefícios sem se preocupar com o carro, visto que, nas duas primeiras horas, o estacionamento é gratuito. 

O Shopping União de Osasco é um dos melhores shoppings da cidade e está localizado na avenida dos Autonomistas, número 1400, na Vila Yara, muito próximo ao Museu Histórico Bradesco, outro lugar curioso para visitar. 

Melhores museus em Osasco

Museu Histórico Bradesco

Em 1983, quando o Bradesco comemorou 40 anos em Osasco, o banco organizou uma mostra com o resgate de documentos, fotos e objetos históricos. Esse valioso material ficou exposto na sede da empresa e, por consequência, essa iniciativa deu origem ao Museu Histórico Bradesco. A missão do espaço é proteger e divulgar a trajetória conquistada pela organização. 

Veja mais sobre o local neste vídeo do canal YDreams Global, disponível no Youtube.

Esse é um ótimo passeio para fazer com a família, já que proporciona entretenimento para todas as faixas etárias. O museu conta com mais de 150 mil peças no acervo e, também, desenvolve e apoia pesquisas internas e externas. 

O local está situado próximo ao Shopping União de Osasco, no bairro Cidade de Deus, muito conhecido na cidade. Veja mais informações sobre os melhores bairros de Osasco clicando aqui

Museu Dimitri Sensaud de Lavaud

O Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, também conhecido como Museu de Osasco, é uma excelente opção para moradores e turistas que não abrem mão de um passeio cultural, já que os acervos documentais e fotográficos relatam parte da história e da cultura do município. O lugar foi construído por Antônio Agu, a partir da solicitação do banqueiro Giovanni Brícola. A arquitetura do museu possui uma feição que remete aos chalés europeus.  

A família Sensaud de Lavaud residia no local antes de torná-lo um museu. Naquele período, Dimitri Sensaud de Lavaud construiu um avião ao lado do chalé e, logo após, o armazenou em um hangar. Assim, em 7 de janeiro de 1910, Dimitri levantou voo em frente ao que, hoje, é o Museu de Osasco. O voo de Dimitri Sensaud de Lavaud é considerado o primeiro de toda a América Latina.

O Museu Dimitri Sensaud de Lavaud está localizado na avenida dos Autonomistas, número 4.001, na Vila Nova Granada.  

Cartões-postais

Ponte Metálica

Um dos cartões-postais mais conhecidos de Osasco é a Ponte Metálica. O ponto turístico, que está localizado em uma das cidades da região metropolitana de São Paulo, possui aparência moderna e conta com uma grande estrutura de metal.

Veja imagens aéreas da Ponte Metálica neste vídeo do canal CK – Imagens Aéreas, disponível no Youtube.

Se você visitar ou morar em Osasco, precisa conhecer esse importante símbolo da cidade, que foi inaugurado em 1992, durante o mandato do prefeito Francisco Rossi. A ponte demorou cerca de dois anos para ser finalizada e sua inauguração contou com um show do cantor Fábio Júnior. Contudo, o espetáculo foi prejudicado por um intenso temporal.

O que poucas pessoas sabem é que a Ponte Metálica, na verdade, é apenas um apelido para Viaduto Reinaldo de Oliveira, o nome de batismo do cartão-postal. No total, o local possui 300 metros de extensão e sua edificação ficou sob responsabilidade de uma empresa mineira. A Ponte Metálica está localizada na avenida dos Autonomistas, número 333, na região central da cidade. 

Calçadão de Osasco

O Calçadão de Osasco é o segundo maior polo comercial da América Latina, perdendo apenas para a rua 25 de Março, localizada na capital paulista. Atualmente, o lugar possui cerca de 1.500 lojas, se somados os estabelecimentos ao redor e o Osasco Plaza Shopping, que está próximo ao local. 

Em 2019, um concurso de projetos arquitetônicos selecionou trabalhos para a revitalização do Calçadão. É por isso que, atualmente, o lugar está passando por reformas, bem como por construções de novas coberturas e praças, além de alterações no trânsito. O Calçadão de Osasco está situado na rua Antônio Agú, região central da cidade.

O futebol também está na lista do que fazer em Osasco

Estádio Municipal Prefeito José Liberatti

O Estádio Municipal Prefeito José Liberatti, mais conhecido como Rochdalão, foi inaugurado pelo prefeito Celso Antonio Giglio em 1996. O primeiro jogo em campo foi estreado por Corinthians e Palmeiras, sendo que o segundo time conquistou a vitória com o placar de 1×0. O estágio recebeu nome de José Liberatti em homenagem ao antigo prefeito da cidade, que assumiu o governo de Osasco em 31 de Janeiro de 1970.

O lugar já foi casa para muitos times da Grande São Paulo, mas, atualmente, apenas o Audax e o Grêmio Esportivo Osasco utilizam a área. O Estádio Municipal Prefeito José Liberatti está situado na avenida Brasil, número 1361, bairro Rochdale.

Já decidiu o que fazer em Osasco?

Com diversas opções, fica até difícil escolher o que fazer em Osasco. A cidade conta com os melhores empreendimentos, que estão localizados nos melhores bairros da cidade. Quem passar pela região vai se encantar com grandes possibilidades de entretenimento. 

Contudo, se você está procurando casas para alugar em Osasco, saiba tudo o que precisa neste artigo. O Blog da Arbo também conta com outros conteúdos interessantes sobre a cidade. Confira!

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo e ficar por dentro de diversas questões relacionadas ao mercado imobiliário.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

restaurantes em santo andre

11 restaurantes em Santo André que você deve conhecer!

São tantos restaurantes em Santo André que fica até difícil escolher. Por isso, veja algumas indicações que vão te ajudar nesta escolha! Se você está pensando em se mudar para a cidade de Santo André, no ABC paulista, não pode deixar de conhecer os melhores restaurantes de Santo André para ter ótimas experiências gastronômicas com […]

o-que-fazer-em-londrina

O que fazer em Londrina – O melhor da cidade

Conheça as melhores opções do que fazer em Londrina para se divertir na capital do café Londrina é definitivamente um ótimo lugar para viver. As inúmeras opções de atividades para se divertir, seja de dia ou de noite, são vantagens incontestáveis de morar na pequena Londres. O município, que possui diversas alternativas de lazer, agrada […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *